29/09/2015

CANDIDATOS! DIA 04 DE OUTUBRO TEM ELEIÇÃO PRA CONSELHEIRO TUTELAR DE XIQUE-XIQUE .

Você já escolheu em quem vai votar para conselheiro tutelar de Xique-Xique? Dia 04 de outubro tem eleição pra conselheiro tutelar de Xique-Xique! 

Veja aqui a relação dos candidatos que sendo eleitos assumiram o cargo de 2016 a 2020. É obrigatório levar o título de eleitor e documento com foto, o eleitor poderá votar em apenas um candidato. A eleição será no Colégio Municipal Senhor do Bonfim das 08:00 às 17:00 hs. O seu voto faz a diferença na vida das meninas e meninos de Xique-Xique. São os conselheiros tutelares que cuidam dos direitos da criança e do adolescente no Brasil.

FONTE: XIQUESAMPA E ASCOM/PMXX .

28/09/2015

O SUCESSO DO EMPREENDEDOR HILSTON RIBEIRO COM O MOLHO DE PIMENTA "CARVALHO" PRODUZIDO EM XIQUE-XIQUE.

Os Molhos de Pimenta "Carvalho" são produzidos em Xique-Xique e comercializados em Supermercados e nos comércios de Xique-Xique e Região .

Os Molhos de Pimenta Carvalho são fabricados sobre a supervisão do empreendedor Xiquexiquense Hilston Ribeiro, os molhos são produzidos em dois sabores: Alho e Mostarda! Todos os dois sabores são produzidos com as pimentas Bhult Jolokia e 7 pot, uso azeite terrano extra virgem, a diferença é uma uso um tempero a base se especiarias e alho e a outra uso o molho de mostarda. Essas pimentas são duas das quatro mais ardidas no mundo. Ardem cerca de 10 a 12 vezes mais que a pimenta malagueta. O molho de Pimenta Carvalho agora são envasados com lacre, confira antes de adquirir e aproveite seu molho. Recentemente foram produzidos 30 unidades de uma edição especial do Molho Barbecue, feita com Bhult Jolokia Chocolate e Molho BBQ caseiro, todas as unidades foram vendidos em pouco tempo .

A demanda da compra dos Molhos "Carvalho" estão em alta, muitos comércios em nossa cidade e região já possuem os Molhos "Carvalho" como por exemplo o Bar Xique-Xique em Salvador, Espetinho na Av. JJ. Seabra, Bar da Lió e vários outros estabelecimentos de nossa cidade, região e em outros estados. "Olha Adriano Brito, anteontem fiz 90 garrafinhas do molho de nossa pimenta em menos de 24h já tinha acabado. A partir da semana que vem vou ampliar a nossa produção e fornecer em mais locais de nossa cidade e região" disse Hilston Ribeiro que recentemente fechou uma parceria com um fornecedor de poupas de pimenta 

Adquira seu Molho de Pimenta Carvalho:

Neto Cunha em Barreiras: 77 9135-2764
Tarcísio Barreto em Juazeiro: 74 9110-6554
Perez Senna em Salvador: 75 9939-3320
Rafael Barreto em Brasília: 61 9873-6089
Vinicius Soriano em Feira de Santana: 75189-8034
Salésio Dourado em Irecê e Canarana: 74 9154-0508
Link da Página no Facebook: https://www.facebook.com/Carvalho-molho-de-pimenta-1497795093865013/timeline/

Indústria Carvalho de Pimentas: 
Rua Nilton Silva Teixeira, n° 137 (Antiga Rua 1), Bairro Polivalente, telefone: 74 9916-4818 ou 74 9113-9270 (WhatsApp)-Xique-Xique-BA .

Por Adriano Brito .

FONTE: XIQUESAMPA .

27/09/2015

PREFEITO ARTUR FILHO DE BARRA-BA FOI ENTREVISTADO POR JORGE MEIRA NA RÁDIO FM XIQUE-XIQUE .

Neste sábado (26) o Prefeito Artur Filho da cidade de Barra-BA junto com alguns secretários foi entrevistado pelo Radialista Jorge Meira do Programa Espaço Aberto pela Rádio Fm Xique-Xique.

Artur Filho falou dos 7 anos a frente da gestão do município de Barra, dos avanços e das dificuldades! "Pra mim foi uma surpresa, não esperava que seria candidato a prefeito do município que nasci, e ser eleito duas vezes pelo povo e representa-los é maravilhoso. Como todo município encontramos muitas dificuldades, a maioria da população não entende nossas dificuldades. Muitas obras estão no meio do caminho devido a falta de verba do governo federal. Recebemos as primeiras parcelas das verbas, damos inicio a uma obra, mas o andamento desses projetos não da continuidade devido a demorar no repasse dessas verbas pelo governo federal, muitos de nossa população pensam que somos nós que enrolamos pra terminar as obras e não é assim", disse Artur Filho. Nos do Blog Xiquesampa fizemos uma pergunta a Artur Filho sobre como anda o projeto de construção de uma ponte sobre o Rio São Francisco interligando a cidade de Barra a Xique-Xique, já que muitos políticos em época de política prometem e nada. "Olha Adriano Brito, muito boa a sua pergunta, gostaria de dizer ao povo de Barra que fomos várias vezes ao gabinete de Jacques Wagner solicitar essa ponte, alem de facilitar o escoamento agrícola de toda região oeste baiano é também de suma importância no trafego rodoviário, vindo aqui pra Xique-Xique sofremos com a demora das balças, alem do perigo que é atravessar dessa maneira". disse Artur Filho .

Um ouvinte perguntou a Artur Filho se o candidato a vice-prefeito de sua base aliada pode ser Ezequias Silveira (Presidente do PT). O prefeito Artur Filho respondeu dizendo que existe a possibilidade e que seu grupo vai escolher aquele que mais tem as características de representar o povo. No tocante as obras da cidade, Artur Filho disse que as obras na cidade esta a todo vapor. "Olha já construímos 5 creches de quando assumir e mais duas novas iremos entregar, asfaltamos várias ruas da sede do município e da zona rural, reformamos e inauguramos praças, aumentamos o número e demos suporte pra aumentar os atendimentos no tocante a saúde, mas claro nem tudo é perfeito, temos dois grandes problemas a resolver que é a questão da Fazenda Cristo Rei que esta irregular e precisamos resolver o quanto antes isso, temos um projeto e reurbanizar uma lagoa no centro da cidade que esta muito poluída, vamos limpar toda área, fazer paisagismo, colocar quiosques e iluminar. Nossa intenção é essa, já temos o projeto e vamos da continuidade em parceria com o governo federal. Alem de recuperar várias estradas da zona rural", disse Artur Filho que finalizou a entrevista dizendo que o cargo de Prefeito de um município não é fácil, são muitas viagens pra Salvador, Brasília, interior do município e muitos outros trabalhos. "As vezes me procuram na cidade e não me encontram devido a meu número de compromissos, mas a população pode falar com os secretários, vereadores e assessores. Já estou no segundo mandado e se Deus quiser não sairei mais candidato, precisamos da oportunidade a outras pessoas. Quero agradecer a toda população de Barra-Ba, aos ouvintes, a todos que ligaram e participaram, a Jorge Meira e a Fm Xique-Xique pelo espaço", finalizou o Prefeito de Barra (BA) Artur Filho .

Por Adriano Brito .

FONTE: XIQUESAMPA .

26/09/2015

LOJAS AMERICANAS EM XIQUE-XIQUE! MINISTÉRIO PÚBLICO AJUÍZA AÇÃO PARA PROTEGER PATRIMÔNIO HISTÓRICO .

Os promotores de Justiça Marco Aurélio Amado e Pablo Almeida demonstra preocupação na proteção e preservação de imóveis históricos de Xique Xique. 

O Ministério Público estadual, por meio dos promotores de Justiça Marco Aurélio Amado e Pablo Almeida, ajuizou na última terça-feira, dia 22, ação civil pública com pedido liminar com o objetivo de garantir a proteção de imóveis históricos localizados na zona central da cidade de Xique Xique, na região do Vale do São Francisco. Segundo a ação, os prédios de números 132 e 144, na Praça Dom Máximo, estão sob ameaça de demolição pela Lojas Americanas S.A. e pelos proprietários José Custódio de Morais Chaves e Juarez Morais Chaves, com a concordância da Prefeitura Municipal. Os promotores destacam que estudos realizados pelo Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia (Ipac) atestam que os dois imóveis, embora não sejam tombados, “são possuidores de relevância histórico-cultural”, e, portanto, a demolição deles causaria perda da ambiência e referências históricas do centro antigo do município . 

Conforme a ação, o Município teria emitido parecer jurídico apontando não haver impedimento legal para a demolição em resposta a uma consulta das Lojas Americanas, que teria planos de instalar uma filial na Praça. Os promotores argumentam que “a omissão do Poder Público em proteger bens históricos e culturais não pode produzir o efeito de autorizar a destruição destes. Estaríamos diante de um duplo erro, omissão somada à destruição”, escrevem. Além disso, eles destacam que o tombamento administrativo apenas reconhece um valor já existente. Marco Aurélio e Pablo Almeida pedem à Justiça que proíba, liminarmente, o Município, os proprietários e as Lojas Americanas de demolir ou reformar imóveis do Centro Antigo da cidade, sem prévios pareceres do Ipac e do Conselho de Cultura de Xique-Xique, e que mande suspender qualquer obra ou demolição em imóveis listados pelo Ipac, especialmente nos prédios 132 e 144, além de outros citados na ação. É pedido ainda decisão liminar para impelir o Município a realizar o processo administrativo de tombamento formal dos imóveis apontados pelo Instituto. A Lojas Americanas pretende gerar em torno de 40 empregos.

FONTE: MUNICÍPIOS BAIANOS .

NESTE DOMINGO TEM COMPETIÇÃO NA REGATA ECOLÓGICA NO POVOADO DE MARRECA VELHA EM XIQUE-XIQUE .

Neste sábado o povoado de Marreca Velha em Xique Xique aconteceu a abertura da IV Regata Ecológica com Gincana, a escolha da Miss Regata, Teatro com a Companhia Jubac de Teatro e Shows Musicais. Neste domingo (27) a partir das 09:00 hs acontece as competições da Regata nas águas do Rio São Francisco. São competições nas modalidades de Barco a Vela Masculino e Feminino, Remo Duplo Feminino, Remo Individual Masculino, Voga Duplo Masculino e Lance de Tarrafa Masculino. Alem de competições de Tecedeira de Redes, entrega de Premiações e no final das competições o encerramento com Shows Musicais.

FONTE: XIQUESAMPA .

24/09/2015

TAVARES! NOVO TENENTE DA 5° CIA DA POLICIA MILITAR FALA NA SEÇÃO DA CÂMARA DE VEREADORES .

"Meu partido politico é a policia militar da bahia", disse o Tenente Tavares, que assumiu a 5° CIA de policia militar em Xique-Xique no dia 18/08/15 .

Ouvindo a seção da câmara de vereadores pela excelente transmissão da Rádio Cactus Fm, a seção  da câmara de vereadores nesta quinta-feira teve um requerimento do vereador Nino Meira na qual convidou o militar Tavares, novo Tenente da 5° CIA de nossa cidade a debater a questão de segurança em nossa cidade. Filho de pessoas humildes, o Tenente Tavares é filho de pessoas humildes, o pai é carpinteiro e a mãe é dona de casa, oriundos do estado do Pernambuco. "Vim pra Xique-Xique pra aplicar a lei e trabalhar em parceria com a comunidade, quem tem que ter medo da polícia é o problemático, com quem anda errado", disse o Tenente Tavares, nesse período foram 18 ocorrências, três apreensões e um homicídio. O debate com o Tenente Tavares e vereadores foi focado muito na questão das abordagens a motoqueiros, isso por que, muitos andam irregularmente como pilotar sem capacetes, alta velocidade, sem carteira de habilitação, documentação irregular, menores na direção e muitos outras irregularidades. "Vamos parar com o "Coitadismo", vamos deixar de ignorância! A população precisa da policia e não o contrário", disse o Tenente Tavares .

Muito questionado sobre suas abordagens, Tenente Tavares disse que pretende educar a população fazendo blitz educativas. "Não tem como adivinhar quem é cidadão ou quem é bandido, temos que abordar a todos, vamos acabar com quem anda irregular, com a barulheira, com quem andar errado", disse Tenente Tavares que também teve o convite que se transferir para a Caesa. Na questão de coibir a marginalidade, o Tenente Tavares disse que Xique-Xique por ter uma população de 50.000 habitantes e 10 bairros só possui somente uma viatura, pasmem senhores somente uma viatura e apenas 14 policiais. Segundo o Tenente Tavares a cidade de Xique-Xique teria que ter no minimo 5 viaturas e 30 policiais e sugeriu pros vereadores que reforcem aos deputados que representa a cidade que procurem o secretário de segurança pública pra e solicitem o aumento do efetivo policial e o número de viaturas na cidade. Julia Rodrigues (Presidente do Consegue) enfatizou a questão da lei seca que não funciona em Xique-Xique. Vim pra Diminuir a violência, crimes e toda ação irregular daqueles que andem errado" disse o Tenente Tavares que disse que conta com a ajuda e a colaboração da população Xiquexiquense .

Foto: Gilson Júnior .

FONTE: XIQUESAMPA .

23/09/2015

A REALIZAÇÃO DE UM SONHO DE ADEILTON SANTOS! ESTÚDIO MUSIC CENTER GRAVADORA & STUDIO .








Studio de Gravação! Um novo empreendimento do Locutor Adeilton Santos em Xique Xique. 


Inaugurado em julho, o radialista Adeilton Santos realizou um dos seus sonhos com a construção do seu studio de gravação. O studio Music Center Gravadora & Studio (Aqui a estrela é você), grava e produz vinhetas, gravação musical, spots para radio, vinhetas para radio, comerciais, jingles, moto som, carro de som e vários tipos de gravações. Adeilton Santon também apresenta eventos como shows, comícios, feiras e muito mais. Faça um visita e comprove: Rua Monsenhor Costa em cima da Farmácia Vida. Informações: 74 9120-8171 e 77 9961-6016. "Um dia vou poder Dizer Demorou mais Venci, pode ser que ainda Demore". Adeilton Santos, o vozeirão da Bahia .

FONTE: XIQUESAMPA .

22/09/2015

XIQUE-XIQUE (BA) JÁ RECEBE O SINAL DIGITAL DA TV OESTE .

O município de Xique Xique agora já possui o sinal digital da Tv Oeste que transmite a programação da Rede Globo desde 12/09. 

O sinal digital tem capacidade de transmitir vários canais de emissoras e a população anseia que logo outros canais cheguem gratuitamente e com qualidade aos domicílios. Para pegar o sinal digital é simples: basta ligar o televisor a uma antena, que poderá ser coletiva, no caso de um prédio, e no caso de uma casa, externa ou interna. Tudo o que você precisa é ter uma antena de UHF ligada ao televisor com conversor integrado ou com um conversor externo, adquirido em lojas especializadas. Depois de instalada a antena, ela deve ser apontada para a direção do ponto de transmissão e, quando encontrado o sinal, girada até encontrar imagem estável. Em geral a antena externa é a melhor opção para captação, porque apresenta melhor recepção do sinal.

FONTE: ASCOM/PMXX .

20/09/2015

XIQUE-XIQUE REALIZA COMPETIÇÃO DE KARATÊ INTERESTILOS NO GINÁSIO DE ESPORTES PINHEIRINHO .

O Blog do Charles acompanhou neste domingo (20) a XXI competição de Karatê Interestilos realizado pela academia Xique-Xique Karatê Clube, tendo como representantes maiores o professor Davi e a professora Kátia Guedes .

O evento foi realizado no Ginásio de Esportes Pinheirinho tendo seu início às 09:40 hs desta manhã e término por volta das 14hs. Este evento contou com a participação de academias das cidades circunvizinhas, tais como: Irecê, Buritirama, Jacobina, dentre outras. Cada academia disputou com garra, força e determinação com o intuito de conquistar os melhores lugares no pódio e é claro proporcionar ao público ali presente uma maneira diferente de entretenimento com a arte do karatê. Inicialmente foi cantado o Hino Nacional Brasileiro seguido do Hino da cidade anfitriã, Xique-Xique. Em seguida foram apresentados brevemente ao público os professores responsáveis pelas respectivas academias. Após a apresentação houve a saudação por parte dos caratecas aos professores e alunos. Primeiro houve a demonstração de kata individual, onde os atletas puderam apresentar as suas habilidades ao passo que estavam sendo julgados pelos professores que ali se faziam presentes . 

Após a apresentação de kata passou-se para a segunda etapa, na qual os caratecas participaram do kumitê (combate ou luta). Vários foram os caratecas que participaram do kumitê, desde faixa branca até a faixa preta. Todos disputaram com garra e espírito de atletas demonstrando o que havia aprendido com seus respectivos professores. A primeira categoria a disputar foi a infanto-juvenil, seguindo a ordem de idade dos atletas, sendo última categoria  a participar os esportistas com graduação maior. Dessa forma, seguiu-se durante toda a competição a disputa acirrada pelas medalhas, onde os atletas da academia "Xique-Xique Karatê Clube" conquistaram algumas medalhas importantes tanto para a equipe como para a própria cidade anfitriã. Ao término das demonstrações de kata e kumité foram feitas as premiações dos caratecas no pódio e em seguida os professores Davi e Kátia Guedes agradeceram a participação das academias convidadas bem como o público presente que lotaram as dependências do Ginásio de Esportes Pinheirinho . 

FOTO: BLOG DO CHARLES .

CÂMERAS DE MONITORAMENTO DE SEGURANÇA FORAM INSTALADAS EM XIQUE-XIQUE .

O prefeito de Xique-Xique, autorizou a instalação de oito câmeras de videomonitoramento na cidade. As câmeras foram colocadas sexta-feira(18/09) em pontos estratégicos como entrada e saída da cidade, próximo a escolas, área comercial e praças públicas. “A escolha dos locais levou em conta as estatísticas da polícia militar e civil. O objetivo da instalação será reduzir os índices de criminalidade e dar segurança à população. A presença de câmeras monitorando a cidade vai inibir a marginalidade na prática de crimes, mas no caso de acontecer, as imagens serão usadas para identificar os suspeitos,” explicou o prefeito .

"Essas câmeras são de longo alcance, mais de 1 Km e uma ótima resolução, alem de um ângulo de 360°. Pra Xique Xique ta mais que adequado, mas claro que se tiver mais câmeras dessas, principalmente nos bairros com o maior foco de violência elas servirão pra combater, identificar e punir os vagabundos que não tem compromisso com a sociedade", Adriano Brito .

FONTE: ASCOM/PMXX .

CORRETORA DE IMÓVEIS XIQUEXIQUENSE PRI SOUZA FALA DAS VENDAS DOS LOTES E RESIDENCIAL EM XIQUE-XIQUE .

A corretora Xiquexiquense Pri Souza é uma das responsáveis pelas vendas dos lotes e residencial construídos pela WL Construtora em Xique-Xique .

A corretora de imóveis nascida em Xique-Xique Pri Souza, residente em São Paulo falou ao Portal Xiquesampa da grande procura e vendas dos lotes e residencial que esta sendo construído pela WL Construtora em Xique-Xique. Segundo Pri Souza, mesmo com a crise no Brasil onde afeta todas as áreas comerciais a expectativa da procura e das vendas dos lotes e do residencial em nossa terra estão ótimas. "Tive uma grande procura e fiz bons agendamentos com clientes de nossa terra e de outras cidades que querem investir num empreendimento valorizado como esse que esta sendo construído em nossa cidade. A WL Construtora ta revolucionando o setor imobiliário em nossa micro-região de Irecê onde ta construindo um residencial com torres de alto padrão pra nossa região, prédios com sacadas, asfaltados e vários itens de lazer. Em Xique-Xique não será diferente, quem comprar um terreno ou um imóvel pode ter certeza que fará um bom negócio e um excelente investimento", disse Pri Souza ao Portal Xiquesampa. Maiores informações entre em contato com a Pri Souza pelo WhatsApp (11 98865-8711) .

A WL Construtora esta comercializando 3.700 lotes com pavimentação asfáltica e também a venda o condomínio Jardim Imperial com 138 lotes dispondo de itens de lazer como: piscina, quadra poliesportiva, campo society, parque infantil, salão de jogos e muito mais. Os loteamentos e condomínio estão localizados próximo ao Aeroporto, IFbaiano e próxima a antiga Construção da Escola Agrotécnica. Adquira já o seu. Vendas e Construção: Wl Construtora com sede em Irecê e filial em Xique-Xique na Rua Monsenhor Coata 224, informações, ligue: 74-9940-6595 ( vivo), Tim 74-9115-4518 ou 3661-273 Gerente de Vendas: José Neto. Ou com nossos corretores de imoveis como a Pri Souza (11 98865-8711) , Felix Junior, ou mais informações com Adriano Brito, Du (11 98526-8414) e Jose Milton Pereira Miranda (Dequinha)11 97482-1986 .

Veja como financiar: 

1. Lote: de 7x20 ou R$ 20.000,00! Entrada de R$ 2.000,00 e 180 vezes de R$ 100,00 .
2. Lote: de 8x20 ou R$23.000,00! Entrada de R$3.000,00 e 200 parcelas de R$ 100,00 .
3. Lote: 10x20 ou R$30.000,00! Entrada de R$ 3.000,00 e 180 parcelas de R$150,00 .
4. Lote 12x25 ou R$ 43.000,00! Entrada de R$ 5.000,00 e 50 parcelas de R$ 760,00 .
5.Condomínio 10x25 ou R$52.000,00! Entrada de R$ 12.000,00 e 80x R$500,00.

Por Adriano Brito .
Divulgação: Blog e Facebook Xiquesampa .

FONTE: XIQUESAMPA .

BREJEIRO DA BARRA: O SOFRIMENTO DE UM POVO ESQUECIDO, POR FILLIS NIORGES .

Os chamados Brejos no oeste da Bahia como em algumas comunidades da cidade de Barra Bahia também carinhosamente chamada de Barra do Rio Grande, onde pessoas vivem como seus antepassados do século XVIII (18), em casas de palha e esquecidos pela sociedade, nos famosos brejos da Barra, onde residem mais de 19 mil pessoas. Uma das comunidades que também sofre com esse problema é o brejo da Mutuca. Muitas famílias esquecidas, sem perspectiva de vida, estado de calamidade pura, pessoas que sonham e lutam pela vida. Ainda existem Brejos sem energia elétrica, sem infraestrutura adequada. O brejeiro vem sofrendo, aquém a qualidade de vida que os outros Estados brasileiros possuem. Extremamente comovente, e o que foi feito? nada. As escolas totalmente desassistidas de infraestrutura, alguns brejos sem transporte, dignidade. 

As crianças são transportadas para a escola em um veículo a gás e é muito quente, sem nenhuma condição de de trafegar, e as vezes o quebra na estrada, diz moradores. As péssimas estradas de alguns brejos é a causadora do atraso no escoamento da produção dos pequenos agricultores. Segundo informações, o governo municipal já possuem a verba para dar continuidade da estrada e das casas do programa do governo, más faz 88 anos e que até o presente momento nada foi feito. Todos vivem em péssimas condições em casas de palhas, correndo risco de incêndios como já aconteceu. Por falta de estrada pessoas não conseguem ter socorro á tempo, enquanto a cidade está cada vez mais crescendo, a papulação rural está esquecida. Alguns brejos são principais responsáveis no abastecimento da cidade com seus produtos produzidos por eles como: farinha, água ardente, rapadura, óleo de buriti e outros.

Fotos: Gilvânia (Vânia) .
Por Fillis Niorges (Nação Barrense) .

FONTE: REDE BARRA .

19/09/2015

XIQUE-XIQUE! INCÊNDIO DE GRANDES PROPORÇÕES NA LAGOA DE ITAPARICA É INVESTIGADO .

Criminoso? Incêndio na lagoa de itaparica em Xique-Xique atingiu vários carnaubais e uma extensa área da lagoa .

Uma denúncia anônima feita a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável na manhã de segunda-feira (14/09) relatando que na Lagoa de Itaparica havia um grande incêndio, pra averiguar as informações, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável em parceria com o órgão fiscalizador estadual INEMA visitaram os arredores da Lagoa de Itaparica na tentativa de diagnosticar as causas do incêndio de grandes proporções que causou a queimada de uma extensa área e identificar os responsáveis por esse crime ambiental. Até o fechamento dessa edição não se sabe as causas da origem das chamas. A investigação continua na tentativa de identificar e punir os culpados. Se alguém souber de alguma informação que possa colaborar com a investigação entre em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável pelo telefone (074) 3661-1456, se preferir dirija-se a Prefeitura Municipal de Xique-Xique e colabore com as investigações .

A Lagoa de Itaparica em Xique-Xique é uma Área de Proteção Ambiental (APA) localizada nas escarpas e fraldas da grande Chapada Diamantina sentido a cidade de Gentio do Ouro e tem uma extensão de 78.550 ha. A Lagoa de Itaparica é conhecida por suas belezas naturais, pela sua biodiversidade e pela presença constante dos carnaubais e plantas aquáticas como a vitória- régia. Além do belo visual oferecido em grande parte do ano, a lagoa de Itaparica atrai pescadores profissionais e amadores, pois ali se refugiam os maiores exemplares de peixes como surubim e dourado, desejados por todos.

Por Adriano Brito .

FONTE: XIQUESAMPA .

EMOCIONADO, BEBETO GALVÃO É HOMENAGEADO DURANTE O 1° ENCONTRO DE CIPISTA DA PESADA EM SALVADOR-BA .

Emerson Gomes (Diretor Sintepav-BA), Kerlly Dias (Sintepav-BA), Bebeto Galvão (Deputado Federal e Presidente do Sintepav-BA) e Gleilma Rodrigues (Sintepav-BA) durante o 1° Encontro de Cipistas da Pesada realizado no Portobello Ondina Praia Hotel na cidade de Salvador-BA .

O 1º Encontro de Cipistas da Pesada voltado para os trabalhadores da construção pesada e montagem industrial da Bahia, que teve início nesta quinta-feira (17), contou com a participação de diversas instituições. Durante a mesa de abertura do evento estiveram presentes o Vice-presidente do Sintepav BA, Irailson Warneaux (Gazo), o Procurador chefe do MPT, Alberto Balazeiro, o Chefe do setor de segurança do trabalho, Flávio Nunes, o representante do Sinicon, Ailton Costa, o Presidente do Sinduscon, Carlos Passos, o Chefe do centro regional da Fundacentro BA, Aldo Batista, o diretor da Força Sindical BA, Emerson Gomes e o economista do Dieese, Gustavo Palmeira. O evento voltado por um tema de grande relevância ao tratar das questões de segurança e saúde no trabalho. “Essa é uma das áreas de maior investimento do sindicato, nossas ações têm como objetivo zerar os acidentes nas obras e o primeiro encontro de cipistas irá realizar um debate que vise melhorar as condições de trabalho nas diversas obras do estado”, destacou Irailson Warneaux (Gazo). A Cipa construindo esse conceito” e “Assedio moral no trabalho: conhecendo e combatendo!”. O evento terminou neste sexta-feira (18) conta com a presença de 250 cipistas de toda Bahia .

Bebeto Galvão é Homenageado no 1º Encontro de Cipistas da Pesada: O Presidente do Sintepav-Ba e Deputado Federal Bebeto Galvão (PSB) foi homenageado durante o segundo dia do 1º Encontro de Cipistas da Pesada. A homenagem a Bebeto Galvão foi feita pelo Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho (DSST) do Sintepav-BA, responsável pela coordenação do evento, através do cipista Edgar Xavier Moraes, que entregou uma placa pelo relevante trabalho do sindicalista em defesa da segurança e saúde dos trabalhadores no congresso nacional. Entre as ações mais recentes do deputado, está o combate ao projeto do decreto legislativo 1408/2013, que pretende extinguir a NR 12, cuja finalidade é garantir a segurança dos trabalhadores que operam máquinas e equipamentos de todos os tipos. Emocionado, Bebeto Galvão, agradeceu a homenagem e declarou que o seu mandato está a serviço da classe trabalhadora .

FONTE: XIQUESAMPA .

16/09/2015

EM ENCONTRO COM MINISTRO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL BEBETO GALVÃO EXIGE SOLUÇÃO PARA FIM DA GREVE DO INSS.

Como parte do nosso compromisso com a classe trabalhadora da Previdência que estão em greve há mais de dois meses, o Deputado Federal Bebeto Galvão esteve nesta quarta-feira (16) com o ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Ganas, para exigir uma solução urgentemente para a situação e que as reivindicações da categoria sejam atendidas. "Não dá mais para ficar nessa situação, com os servidores sem serem atendidos e a população prejudicada sem os serviços. Além disso, tratamos de uma questão urgente da Previdência para a cidade de Piritiba (BA), junto com o prefeito da cidade Ivan Cedraz. Veja só a cidade de Piritiba está com uma agência do INSS totalmente pronta para funcionar, inclusive com imobiliário montado, mas está parada por falta de recursos humanos, pasmem. O ministro nos garantiu que nos próximos dias apresentará uma solução para que agência funcione", disse Bebeto Galvão . 

FONTE: XIQUESAMPA .

NEM A "GAROA" SEGUROU OS XIQUEXIQUENSES QUE LOTARAM O CMTC CLUBE NO 15° XIQUE-CHOPP .

Cantor Renan Brasil do Regaço do Forró canta e cumprimenta a galera Xiquexiquense durante show e gravação do DvD da Banda no Xique-Chopp 2015 .

No último domingo (13) a cidade de São Paulo (Terra da Garoa) foi palco de um dos melhores eventos dos últimos tempos! O 15° Xique-Chopp superou todas as expectativas, o Clube da Cmtc ficou pequeno pra tanto Xiquexiquense. No palco a Banda Forró Só Nois dos Xiquexiquenses Gilvan e Mary Lima (Ex Regaço do Forró) abriram o evento, na sequência Thyago Rybeiro a revelação de Brotas de Macaúbas jogou duro na apresentação, depois grande show de Reinaldo Bis, na sequencia nosso artista com seu talento maravilhoso Agnaldo Feitosa (A misericórdia do Forró) levantou a galera com sua voz e seu rebolado (Misericórdia), a galera Xiquexiquense foi ao delírio, celulares ligados, eram fotos e filmagens, Agnaldo Feitosa foi ovacionado, jogou duro.

Logo após, um dos shows mais aguardados da noite, a outra Banda Xiquexiquense Regaço DO Forró gravou seu DvD que em breve estará a venda pra todo o Brasil. Os conterrâneos Cosmo, Renan Brazil e Marcinha da Banda Regaço do Forró arrebentaram com suas canções românticas, a galera cantava junto com a banda, foi sensacional, show de gente grande. Logo o Rei da Cacimbinha botou pra lascar, arrebentou, levou muita animação, sucumbiu o Clube da Cmtc, arrebentou. Muitos Xiquexiquenses vieram diretamente da Bahia pro evento como Gleilma Rodrigues, Joviano Pereira Neto, Márcio Barreto, Pablo Pinheiro, Valter Paz, Aélio, Badeco com seu ônibus lotado de conterrâneos e muita gente do interior de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Gostaria aqui de parabenizar mais uma vez a Jose Pereira e sua esposa Lindacy pela excelente organização, a Adeildo Bonfim que mais uma vez arrebentou na apresentação do evento,a todos conterrâneos e amigos que compareceram ao evento. Em 2016 tem mais.

Por Adriano Brito .
Fotos: Luciano Melo do Jornal do Forró .

Fonte: Xiquesampa Adriano Brito .

PRAÇA DA RUA AURORA EM XIQUE-XIQUE AVANÇA COM AS OBRAS DE REVITALIZAÇÃO .

A Prefeitura de Xique-Xique e a Conder (Governo do Estado) avança nas obras onde 80% da requalificação geral da Praça da Rua Aurora já foi concluída, orçada em R$ 299.836,77.

A obra da praça da rua aurora será um espaço multiuso que atenderá desde as crianças até os adultos e contempla a implantação de bancos, canteiros paisagísticos, parque infantil e quiosques que serão disponibilizados a comerciantes do ramo de alimentação. A obra concluída irá proporcionar a socialização dos moradores e visitantes que poderão utilizar o espaço para o lazer em Xique Xique. Para o gestor (Ricardo Magalhães), é muito importante investir em bem estar numa cidade. “Nós tínhamos aqui uma área que estava ocupada sem adequação correta, após essa revitalização o espaço se transformará num local de acesso a diversão e o bem estar dos nossos moradores", ressaltou.

Fonte: Ascom/PMXX .

11/09/2015

VISITEM O STAND DE VENDAS DOS LOTES E RESIDENCIAL QUE ESTARÁ NO XIQUE-CHOPP 2015 .

Atenção galera de Xique Xique, Barra, Gentio Do Ouro, Central, Lapão, Gameleira da Lapa e todos que forem ao 15° Encontro de Xiquexiquenses em São Paulo. 

A WL Construtora e Incorporadora de Irece avisa que estará com um Stand de Vendas e para maiores informações no dia do evento das 14:00 às 18:00 hs com a Corretora de Imóveis Xiquexiquense Pri Souza representando a Wl Construtora e o gerente de vendas José Neto junto com o coordenador Jose Milton Pereira Miranda (Dequinha). É a oportunidade pra quem quer investir em Xique Xique em um lote com pavimentação asfáltica ou um residencial com vários itens de lazer e segurança pra você e sua família.

Veja como financiar: 

1. Lote: de 7x20 ou R$ 20.000,00! Entrada de R$ 2.000,00 e 180 vezes de R$ 100,00 .
2. Lote: de 8x20 ou R$23.000,00! Entrada de R$3.000,00 e 200 parcelas de R$ 100,00 .
3. Lote: 10x20 ou R$30.000,00! Entrada de R$ 3.000,00 e 180 parcelas de R$150,00 .
4. Lote 12x25 ou R$ 43.000,00! Entrada de R$ 5.000,00 e 50 parcelas de R$ 760,00 .
5.Condomínio 10x25 ou R$52.000,00! Entrada de R$ 12.000,00 e 80x R$500,00.

Fotos: Cincinato De Oliveira Souza .

FONTE: XIQUESAMPA .

10/09/2015

JOGADOR XIQUEXIQUENSE SERGIO MANOEL É APRESENTADO AO PAYSANDU PARA A DISPUTA DO BRASILEIRÃO SERIE B.

Parabéns ao nosso conterrâneo e jogador profissional Sergio Manoel agora apresentado oficialmente ao time no Paysandu! Boa sorte e que Deus te proteja e te abençoe. Vale lembrar que que outro filho de Xique Xique o jogador Sidny (Nascido na Ilha do do Meio e que jogou no Salgueiro, Náutico, Sport...e até no Livorno da Itália) também jogou pelo Paysandu em 2011 onde ganhou o trofeu camisa 13 de melhor Lateral-direito do Campeonato Paraense de Futebol pela TV RBA, filiada da Rede Bandeirantes no Pará .

FONTE: XIQUESAMPA .

09/09/2015

TA CHEGANDO 15º XIQUE-CHOPP! É DIA 13 DE SETEMBRO, MEGA ENCONTRO DE XIQUEXIQUENSES EM SÃO PAULO .

Domingo dia 13 de setembro a partir do meio-dia acontece o Xique-Chopp 2015! É o 15° Mega Encontro de Xiquexiquenses em São Paulo no Clube da CMTC na Avenida Cruzeiro do Sul, 808, a 5 minutos do Metrô Armênio. 

Atrações: Rei da Cacimbinha, Regaço do Forró (Gravação do DvD), Banda Vingadora, Agnaldo Feitosa, Thyago Ribeiro, Forró Só Nois e Reinaldo Bis. 

Apresentação: Adeildo Bonfim & Mano Novo.

Ingressos antecipados:

* Xique-Xique Bar na Rua Cumaru, 108-Cidade Nitro Operária próximo a Ikezaqui em São Miguel Paulista. Informações: 11 2956-4285 e 2131-4624 ou 9 8602-2129 e 95070-2064 (Falar com Pereira), ou 11 97416-3481 ou 98712-5410 (Lindacy) .

* Lojas Mano Véio & Mano Novo: Rua Coronel Trancoso, 68-Brás. Informações: 11 2618-4145.

* Pelo Site: www.gameleiradalapa.com.br .

FONTE: XIQUESAMPA .

08/09/2015

DEPOIS DE MIRASSOL, CORITIBA E ATLÉTICO DE GOIÁS, XIQUEXIQUENSE SERGIO MANOEL ACERTA COM O PAYSANDU.

Paysandu contrata o meia-atacante Roni (ex-São Paulo e Ponte Preta) e o volante Sergio Manoel​ (ex-Coritiba e Atlético Goianiense). 

A diretoria de futebol do Paysandu Sport Club anunciou na noite deste domingo (06/09/2015), a contratação de mais dois atletas para reforçar o elenco para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série B de 2015. Trata-se do meia-atacante Roni, ex-São Paulo e Ponte Preta e do volante Sergio Manoel​ ex-Atlético Goianiense. Sérgio Manoel jogou no Mirassol nos anos de 2011 e 2012 antes de se transferir para o Coritiba, vice-campeão da Copa do Brasil e Campeão Paranaense em 2013. Em 2015, Sérgio Manoel chegou ao Atlético Goianiense, por empréstimo, para a disputa do Campeonato Goiano onde estava atuando até o momento, a poucos dias o Goiás cogitou a contração do jogador. Sérgio Manoel tem 25 anos e 1,77 metros de altura. Sérgio Manoel viajou para Belém-PA nesta segunda-feira (07/09/2015) pra se apresentar a sua nova equipe.

Sergio Manoel Barbosa Santos, mais conhecido como Sérgio Manoel, nasceu em Xique Xique​ no dia 08 de setembro de 1989, sobrinho do ex-jogador Maneca do time do Baneb e da Seleção Xiquexiquense. Sergio Manoel atua como Volante. Clubes em que atuou: Nacional-SP, Atlético de Araçatuba-SP, Batatais-SP, Rio Preto-SP, Mirassol-SP, Coritiba-PR, Atlético-GO e agora Paysandu-PA. Boa sorte Serginho .

Por Adriano Brito​ .

Fonte: Xiquesampa​ .

07/09/2015

PARABÉNS RÁDIO CACTUS FM COMUNITÁRIA DE XIQUE-XIQUE QUE HOJE COMPLETA 13 ANOS NO AR.

Neste dia 07/09/15, dia da Independência do Brasil, a Rádio Cactus Fm da cidade de Xique Xique​ esta completando 13 anos de atividades em nossa cidade! 

A Rádio Comunitária é um tipo especial de emissora sonora em FM, sem fins lucrativos, com potência limitada a 25 watts criada para proporcionar informação. Nesse período no ar a Rádio Cactus FM Comunitária revelou grandes talentos profissionais na área de radiojornalismo, aparelhos de última geração, transmissões de jogos e eventos com uma esquipe de alta qualidade, alem de transmitir todas as quintas-feiras a seção da câmara de vereadores, o Jornal Para Todos vai ao ar do meio dia ás 14:00 hs interagindo com a população e com os milhares de ouvintes. Recentemente a Rádio Cactus Fm comprou dois novos aparelhos: Uma mesa de som profissional console no valor de R$ 12.000,00 e um aparelho display por R$ 270,00. O display são painéis de estúdio, chamados de On Air ou No Ar, é a forma mais fácil de evitar interrupções nas gravações do estúdio ou ruídos externos. São utilizadas em primeiro lugar para sinalizar o status em que o estúdio está: se está em gravação ou não. Ideal e imprescindíveis para rádios, estúdios de TV, rádio ou produtoras. O Studio recebeu o nome de Professor Carlos Santos que é um dos diretores da Rádio Cactus Fm e também ex-prefeito de nossa cidade. O professor Carlsos Santos foi que Batalhou pela concessão, a qual foi entregue em suas mãos pelo Deputado Félix Mendonça e em 07 de setembro de 2002 a Rádio Cactus Fm Comunitária entraria no ar na cidade de Xique-Xique. Lídice Santos​ é a diretora geral da ADcx.

História da Rádio Cactus Fm Comunitária: Em 1998, um grupo de interessados de implantar um serviço de radiodifusão, comprometido em livremente divulgar e defender os interesses da comunidade, resolveu constituir uma associação para manter e gerir uma rádio comunitária. A ADCX (Associação de Desenvolvimento Comunitário de Xique-Xique) tem seus estatutos devidamente registrados no cartório de registros, documentos imóveis e títulos de Xiquexique - BA com data de 09/06/1998 recebeu a inscrição de CNPJ 02.578.450/0001-91. Em 24.11.98 encaminhou para o Ministério das comunicações requerimento, para habilitação de RADCOM. É filiada da ABRARTC (Associação Brasileira de Rádios e TV”s Comunitárias) desde 19.11.1998 a qual viabilizou o projeto técnico para o Ministério das Comunicações que o aprovou. No dia 06/05/2002 recebe autorização definitiva (por 10 anos) para funcionamento no Canal 200 –Identificação: ZYS 512, Freqüência de 87,9 MHz Stério. Embora, anteriormente, com autorização precária fornecida pela Câmara dos Deputados a Cactus esteve no ar. O fato foi denunciado e a PF em diligência, apreendeu diversos equipamentos. Finalmente, desde, 07/09/2002 está prestando um serviço radiofônico aplaudido pelos ouvintes, dos quais tem recebido constante colaborações com sugestões, tanto na composição da grade de programação,(aprovada pelo Conselho de Programação) bem como, com algumas vinhetas, como por exemplo: “Pequena na potência, grande na audiência” “Cactus – qualidade que você ouve e entende” .

Ouça a Rádio Cactus Fm: www.cactusfm.com.br,

Por Adriano Brito​,
Colaboração: Jotta Enne​.

Fonte: Xiquesampa​ .

PREFEITURA DE XIQUE-XIQUE CONVIDA A POPULAÇÃO PARA A CERIMÔNIA DE DESFILE DE SETE DE SETEMBRO .

A Prefeitura de Xique Xique através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura tem a honra de convidar V.Sa. e família para participarem da cerimônia do desfile cívico nesta segunda-feira dia 07 de setembro em comemoração ao dia da Independência do Brasil. A cerimônia começará a partir das 08:00hs da manhã na Praça Dom Máximo em frente a Prefeitura de Xique-Xique.

FONTE: ASCOM/PMXX .

06/09/2015

CRIME BÁRBARO! JOVEM DE 23 ANOS É ASSASSINADO A PEDRADAS EM XIQUE-XIQUE .

Conjunto habitacional Raul Braga (Bnh Novo) fica na região leste da cidade .

Um jovem de 23 anos foi encontrado morto a pedradas na cidade de Xique-Xique! Diego Alves dos Santos, 23 anos, foi morto a pedradas. Segundo informações da Polícia Civil da cidade, a vítima foi encontrado morto neste domingo (6) na Rua 52 no Conjunto Habitacional Raul Braga, mais conhecido como Bairro do BNH Novo localizado na zona leste da cidade. O DPT (Departamento de Polícia Técnica) de Irecê-BA foi acionada para fazer a remoção do corpo e logo em seguida será necropsiado. De acordo com informações da Polícia Civil, Diego Alves dos Santos não havia passagem pela polícia. Até o momento a autoria do homicídio se encontra desconhecido. Acredita que poderia ter sido um acerto de contas. Mas, ainda não se sabe de fato qual seria a motivação do homicídio. A Polícia Civil e o Departamento de Polícia Técnica de Irecê investigam o caso.

Por Rawan Machado .
Foto: Cincinato Imagens .

FONTE: PÁGINA XIQUE-XIQUE .

05/09/2015

CONFIRMADO! NETO LX (GORDINHO GOSTOSO) NO PARQUE AQUÁTICO PONTA DAS PEDRAS DIA 31 DE OUTUBRO .

Confirmado Neto LX no Parque Aquático! O show mais esperado em Xique-Xique .

A BWR Entretenimento apresenta: Grande show com Neto LX (Gordinho Gostoso) dia 31 de outubro a partir das 23:00 hs no Parque Aquático Ponta das Pedras em Xique Xique.

Realização: BWR Entretenimento .
Apoio Cultural: Xiquesampa de Adriano Brito .

FONTE: XIQUESAMPA .

PREFEITURA DE XIQUE-XIQUE CONVIDA A POPULAÇÃO PARA PARTICIPAR DO SETEMBRO AMARELO E REUNIÃO COM TÉCNICOS DA CAR.

Convite: A Secretaria Municipal de Saúde através do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), convida a comunidade para participar da caminhada do Setembro Amarelo no dia Mundial de Prevenção ao suicídio.

Local de concentração – Praça da Bíblia .
Data- 10 de setembro
Horário – 07:30h

Convite: A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca convida Presidentes de Associações e Cooperativas para participarem de uma reunião com os técnicos da CAR, para apresentação do Projeto Bahia Produtiva para dar apoio técnico e financeiro às Associações e Cooperativas de Xique-Xique.

Local – Auditório da Secretaria de Educação e Cultura
Data- 10 de setembro de 2015
Horário – 09h00 hs .

Fonte: Ascom/PMXX .

03/09/2015

DIAP APONTA BEBETO GALVÃO COMO DEPUTADO EM ASCENSÃO DO CONGRESSO NACIONAL .

Com pouco mais de seis meses de mandato, o deputado federal Bebeto Galvão (PSB) já foi incluído na lista dos deputados em “ascensão”, divulgada pela 22ª edição do Cabeças do Congresso, realizada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, que aponta anualmente os parlamentares mais influentes do Brasil. De acordo com o DIAP, pode-se afirmar que o parlamentares em ascensão estão entre os 150 mais influentes do Congresso Nacional.A pesquisa apura a atuação dos deputados e senadores, tomando como critérios atributos como “capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão”. 

Estreante no Congresso, Bebeto foi eleito deputado em ascensão por conseguir bom desempenho nas missões partidárias, políticas e institucionais que tem recebido no Congresso, sobretudo na área de defesa pelos direitos dos trabalhadores e na discussão de temas de desenvolvimento econômico.No ranking geral, o Diap elegeu apenas três deputados baianos na categoria “ascensão”, que são Bebeto (PSB), Cláudio Cajado (DEM) e Lúcio Vieira Lima (PMDB). Já na lista dos “cabeças”, o Diap apontou oito baianos: senadora Lídice da Mata (PSB), senador Walter Pinheiro (PT), os deputados Afonso Florence (PT), Alice Portugal (PCdoB), Artur Maia (SD), Daniel Almeida (PCdoB), Jorge Sola (PT) e José Carlos Aleluia (DEM).

FONTE: POLÍTICA LIVRE .

EQUIPAMENTOS DE GINÁSTICA DO CALÇADÃO SÃO RECUPERADOS EM XIQUE-XIQUE!

Os equipamentos que haviam sido danificados na academia ao ar livre do Calçadão foram recuperados pela Prefeitura Municipal de Xique Xique​ através das Secretarias de Obras e Serviços Públicos e Esporte e Lazer. Esses equipamentos já foram instalados e a comunidade já pode utilizá-los. Solicita-se a população que conserve os equipamentos que fazem parte do patrimônio público e que tem como objetivo possibilitar e incentivar a prática de exercícios físicos, além de contribuir para a socialização dos usuários.

FONTE: ASCOM/PMXX .

01/09/2015

PREFEITURA DE XIQUE-XIQUE FAZ DOAÇÃO DE KITS DE IRRIGAÇÃO AO PEQUENO AGRICULTOR .

Prefeitura de Xique-Xique entrega kits de irrigação para o pequeno agricultor .

A Prefeitura Municipal de Xique-Xique junto a Secretaria Municipal de Agricultura em uma parceria firmada com o governo do estado através da Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), distribui kits de irrigação para apoiar o agricultor familiar ribeirinho, que possui acesso à água de manancial perene próximo de sua propriedade, mas não tem como utilizá-la na agricultura irrigada. Cada kit doado tem capacidade para irrigar dois hectares de terra e os produtores recebem o apoio técnico necessário para a orientação quanto à instalação e operação dos sistemas, bem como quanto às técnicas adequadas de cultivo irrigado, por meio da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e pela prefeitura local. Na região rural do município a Associação de Nova Iguira, já comemora o sucesso do investimento e adquiriu uma máquina para o beneficiamento da mandioca produzida, além da produção de pimentão, milho, abóbora e melão, onde 10% é consumido pelos associados e o restante da produção comercializada, proporcionando bem-estar social, garantia do alimento, emprego, renda e desenvolvimento para a região.

FONTE: ASCOM/PMXX .