21/02/2016

MINERADORA BRAZIRON APRESENTA RELATÓRIO FINAL DA JAZIDA DO MORRO DO URUBU EM XIQUE-XIQUE .

A mineradora BrazIron é uma empresa Australiana que tem sua subsidiária, a BR Ferro Mineração S.A. no Projeto de Minério de Ferro em Xique-Xique/BA e adquiriu 100% de participação nos direitos de exploração de minério de ferro no município, o que dará o controle total de seu principal projeto. Desde 2007 a empresa já investiu mais de 8 milhões de dólares neste projeto e a “Jazida Morro do Urubu”, possui uma logística excepcional, localizada a 10 km do Rio São Francisco em área navegável dando acesso à ferrovia e ao porto de Aratu e apresenta minério limpo com baixas impurezas, pouco ou nenhum fósforo ou alumínio, o que indica que a atividade irá gerar um baixo impacto ambiental.

A Empresa BrazIron concluiu seu programa de sondagem no prospecto Mina Morro do Urubu, e realizou visita técnica e reunião junto a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável em 18/02/2016 para apresentar o relatório final através do geólogo Pedro Fonseca. A empresa já tem a autorização do município, faltando agora a licença ambiental do INEMA para que a primeira fase de exploração do ferro inicie. A ideia da empresa é de colocar a jazida do Morro do Urubu produzindo logo que a licença ambiental seja autorizada, o que deverá gerar inúmeros empregos diretos e indiretos, melhoria da renda da população, dinamizando a economia e a renda per capita local com o aquecimento do comércio regional e o setor de serviços, o que promoverá o desenvolvimento econômico equilibrado do município como também a melhoria da infraestrutura geral de hospitais, escolas, praças, suprimentos, inclusive na pavimentação de estradas.

Fonte: Ascom/PMXX .

Um comentário:

  1. Sinceramente não acredito na viabilidade econômica desse empreendimento visto o atual cenário econômico da China! A Vale, que tem áreas de auto teor, está tomando prejuízo, imagine em Xique-Xique!

    ResponderExcluir

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.