Header Ads

ad

MUNICÍPIO DE ITAGUAÇU DA BAHIA COMPLETA 27 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA .

Itaguaçu da Bahia é um município da Microrregião de Barra, na Mesorregião do Vale São-Franciscano da Bahia, no estado da Bahia, no Brasil. 

O município de Itaguaçu da Bahia completou neste dia 24 de fevereiro 27 anos de emancipação política. O distrito foi criado com o nome Tiririca do Luisinho por lei municipal de 1900, subordinado ao município de Xique-Xique em 24 de fevereiro de 1989, elevado à categoria de município com a denominação de Itaguaçu da Bahia pela Lei Estadual nº 4839 de 24 de fevereiro de 1989 "Itaguaçu" é um termo de origem tupi que significa "pedra grande", pela junção de itá (pedra) e gûasu (grande). O povoado mais antigo é de Várzea Grande, para onde vieram os primeiros criadores de gado bovino, devido a facilidade em abastecerem-se de água naquela localidade. Ali chegaram inicialmente os Ferreira de Brito, famílias até hoje, com descendentes no povoado. Em seguida as famílias Carvalho, Pereira e Machado vieram para uma localidade mais próxima da serra, onde havia uma vereda e ali fundaram um povoado de nome Tiririca do Luizinho, pois a preocupação constante neste semi-árido desde o tempos mais remoto, sempre foi água. Durante muito tempo este povoado, ficou isolado das outras localidades devido as distância a serem percorridas em lombos de burro, os povoados mais próximo estavam na região da hoje Hidrolândia (Riacho de Areia), Canabrava (Uibaí), Traíras (Central), Lagoas (Presidente Dutra) e Gabriel (São Gabriel). 

Devido a este isolamento as pessoas de Tiririca desenvolverem um modo bastante peculiar de se expressarem, não chegando a ser um dialeto, porém em toda região, falado apenas pelos Tiriricanos. Existiram pessoas que se tornaram conhecidos em outras regiões e até a nível estadual. Como é o caso do professor Joaquim ou Joaquim Professor, como ficou conhecido. Com a sua dedicação, muito maior que conhecimento, consegui transmitir os rudimentos do conhecimento a muitos dos seus discípulos. Também aqui, viveu um político de grande prestígio à época. Na época dos coronéis, o Sr. José Peregrino de Souza, popularmente conhecido por Cazuzão, que pertencia ao grupo político dos Vianas em Salvador, que também naquelas datas, eram muito poderosos no cenário político estadual e até federal, fazendo com que a palavra ou ordem dada pelo “chefe” local, Cazuzão, não tivesse discussão, era cumprida imediatamente sob pena de punição severa.  A economia, inicialmente voltada quase que exclusivamente para criação de gado, bovino, caprino e eqüino, criados de forma extensiva. Evoluíram mais tarde, para a colocação daqueles animais no mercado regional, sistema comercial este, muito próximo do escambo, pois normalmente ao invés de dinheiro em espécie, sempre traziam outros produtos para serem negociados no povoado .

Destaca-se também o povoado de Rio Verde localizado na beira da BA 052 e o povoado quilombola de Barreiros. No esporte a Seleção de Itaguaçu da Bahia se destaca no Futsal onde já foi campeã da Copa do Sertão, além da seleção de futebol, capoeira e outros esportes. A cidade possui um hospital, boas escolas e distante a 6 Km da BA 052. A população do município ampliou, entre os Censos Demográficos de 2000 e 2010, à taxa de 1,56% ao ano, passando de 11.320 para 13.209 habitantes, para 2015 sua população fora estimada em 18.325 habitantes. O primeiro prefeito eleito de Itaguaçu da Bahia foi Ney Alves, Carvalho, o município de Itaguaçu da Bahia esta localizado na micro-região de Barra-Ba. A microrregião de Barra é uma das microrregiões do estado brasileiro da Bahia pertencente à mesorregião Vale São-Franciscano da Bahia. Sua população foi estimada em 2015 pelo IBGE era de 184.505 habitantes e está dividida em sete municípios. Possui uma área total de 32.155,675 m². Barra, Buritirama, Ibotirama, Itaguaçu da Bahia, Morpará, Muquém de São Francisco e Xique-Xique. O prefeito atual é Adão Carvalho (Adãozinho) e o vice-prefeito é Juliano Carvalho .

FONTE: XIQUESAMPA .

2 comentários:

  1. Parabéns! Ao criador do texto,pois, me orgulho de ser tiriricana, bisneta de Antônio Ferreira de Brito, os primeiros moradores deste lugar.

    ResponderExcluir
  2. Bom texto!
    Os políticos tem que ter mais responsabilidade e deixar de lado essa velha política assistencialista e realmente fazer coisas para o desenvolvimento do município, pois infelizmente é muito pobre e os bolsos deles cada vez mais cheio!!
    Acorda Itaguaçu!!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO!!! Tenha responsabilidade em seus comentários, não nos responsabilizamos por conteúdos impróprios .