29/01/2016

FORTES CHUVAS! PREFEITURA DE XIQUE-XIQUE DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E CANCELA O CARNAVAL .

Em entrevista ao Jornal Para Todos da Rádio Cactus Fm nesta quinta-feira (28), o prefeito de Xique-Xique Ricardo Magalhães decretou situação de emergência e cancelou o carnaval devido as fortes chuvas .

As chuvas que castigam a região oeste da bahia tem deixado muitos municípios praticamente em baixo de água. Em Xique-Xique as fortes chuvas atingiram toda a região do município, vários riachos transbordaram, estradas estão praticamente intransitaveis. Desde do começo de janeiro de 2016 já foram registrados mais de 600mm de chuva. Na sede do município, a Avenida Barão do Rio Branco no centro onde fica o Cais (Foto) ficou inundada. O caos toma conta de Xique-Xique, cidade com uma população de cerca de 50.000 habitantes, ruas estão alagadas, o trânsito esta complicado, várias casas e comércios alagadas. Devido ao grande volume de água muitas pessoas estão desabrigadas e sendo alojadas em colégios e prédios escolares. 

No bairro de Santa Marta moradores encontram um jacaré (Foto) de aproximadamente 1 metro de comprimento. A prefeitura também ofereceu prédios escolares para acolher os desabrigados. Por conta dos alagamentos e o dos problemas causadas pelas chuvas, o início do ano letivo que começaria dia 01 de fevereiro foi adiado para o dia 11 de fevereiro, o prefeito Ricardo Magalhães cancelou o carnaval de rua. “Não dá para pensar em festa diante de uma situação dessa. O foco é ajudar as famílias e depois das chuvas trabalhar para reparar os danos, o bloco carnavalesco que quiser fazer seu carnaval esta liberado. Todas as secretarias estão envolvida nos trabalhos para atender esses problemas, as Secretaria de Agricultura, Saúde e Educação. Estamos fazendo uma campanha, qualquer pessoa que quiser fazer sua doação de alimentos para às pessoas desabrigadas e que estão abrigadas nas instituições de ensino podem entrar em contato com a Secretaria de Assistência Social, toda ajuda será bem vinda". Disse o prefeito Dr. Ricardo Magalhães à rádio comunitária Cactus FM de Xique-Xique. Ainda segundo o gestor da cidade, a Prefeitura de Xique-Xique irá arcar com as despesas como por exemplo na alimentação para aquelas pessoas prestarem serviço voluntário nas instituições de ensino aos desabrigados"  revelou o prefeito Ricardo Magalhães em entrevista ao Jornal ParaTodos da Rádio Cactus Fm. 

FONTE: XIQUESAMPA .

26/01/2016

CARNALAPÃO 2016! COMEÇA NESTA QUINTA-FEIRA (28) UM DOS MAIORES CARNAVAIS FORA DE ÉPOCA DO INTERIOR DA BAHIA.

Em sua 61ª edição, o Carnalapão 2016 da cidade de Lapão-BA será mais uma vez o melhor em estrutura e animação.

Começa dia 28 de janeiro e vai até o dia 31 um dos maiores carnavais fora de época da Bahia. Com atrações de grande sucesso em todo o estado e a nível nacional, o Carnalapão promete muita animação com Tayrone, Babado Novo, Kart Love, Pathanka, Kibalanço, Selva Branca, Dubiram, Neide Vital, Amor e Vinho e muitas outras atrações. A Segurança será a maior já executada em festas desse porte, como foi apresentado pelo Capitão Leandro Burbos, Capitão Matos e o Tenente Azevedo, durante a coletiva. Serão mais de 900 homens nas 4 noites, além de uma frota de carros e viaturas de apoio, como também motos e monitoramento com câmeras em todo o circuito e principais ruas da cidade. Lapão, cada dia melhor, esperando por você .

Programação: 

QUINTA FEIRA 28-01: Selva Branca, Dubiran e Neide Vital .

SEXTA FEIRA 29-01: Tayrone, Duas Medidas, Selva Branca e Amor e Vinho .

SÁBADO 30-01: Pachanka, Neide Vital, Dubiran e Kart Love .

DOMINGO 31-01: Babado Novo, Kibalanço, Mesa Virada e Neide Vital .

FONTE: ASCOM/PREFEITURA DE LAPÃO .

23/01/2016

EX-DIRETOR DO SAAE DE XIQUE-XIQUE GAL PESSOA CONCEDE ENTREVISTA AO JORNAL PAGINA REVISTA .

Gal Pessoa foi eleito vereador mas assumiu a direção do Saae durante 3 anos! Retornou ao cargo de vereador neste ano de 2016 .

Primeiro, busquei parceiros, pois sozinhos não chegamos a lugar algum. Foi com a ajuda de toda equipe do SAAE que em três anos de gestão, levantamos um SAAE falido, prestes a entrar em colapso. Hoje temos um órgão enxuto, uma empresa capaz de autossustentar-se e que, com alguns investimentos poderá levar à população de Xique-Xique um serviço de qualidade no abastecimento de água.O SAAE é uma empresa viável que tem capacidade de autossustentar-se e, com certeza, com superávit. Nosso primeiro desafio foi mostrar ao prefeito municipal, através de dados, que o SAAE era viável para Xique-Xique, para que o mesmo não fosse repassado para a EMBASA. E o gestor, acatou acertadamente. A partir daí, começamos a trabalhar para tirar o SAAE do fundo do poço, e bastou aplicar corretamente o dinheiro arrecadado, fazendo economias para pagar dívidas vencidas, deixadas por gestões passadas, que retomamos o crédito e limpamos o nome do SAAE; assim, as coisas começaram a se encaixar e o SAAE, que teve até contas de energia cortadas por falta de pagamento em gestão passada, passou a ter receitas, que foram investidas para melhorias em muitas áreas. Mas o nosso maior investimento foi, sem dúvidas, respeito e valorização dos funcionários, que passaram a vestir a camisa da autarquia e trabalhar com satisfação; daí, nasceram os maiores resultados positivos para a população, e assim, o SAAE passou a ser visto como uma empresa viável e de sucesso. Mas o povo também teve uma parcela de responsabilidade pelo nosso sucesso, pois foi compreensivo nos momentos difíceis e nos apoiou, entendendo que não poderíamos mudar em três anos, o que não fizeram em décadas. Confira entrevista completa acessando: http://www.paginarevista.com.br/new_post_ex-diretor-do-saae-gal-pessoa-concede-entrevista.html .

FONTE: PAGINA REVISTA .

18/01/2016

BEBETO GALVÃO PARABENIZA ESCOLHA DE SERGIO MURILO PARA DIREÇÃO DA CEPLAC .

O deputado federal Bebeto Galvão (PSB) fez questão de exaltar a escolha do engenheiro agrônomo Sérgio Murilo para o cargo de diretor-geral da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac).

O parlamentar parabeniza a nomeação de Sergio Murilo, que é um servidor de carreira da Ceplac para ocupar a direção da instituição, além de ser um legitimo extensionista que conhece profundamente a funcionalidade da comissão. “Homem da região cacaueira, filho da terra, que leva a Brasília esse nosso sentimento regional de que a Ceplac é indispensável para a vida da região sul. Nosso mandato está a disposição para ajudar a construir uma agenda propositiva para que a Ceplac volte a assumir o protagonismo que lhe cabe”, declara Bebeto.

FONTE: BLOG AGRAVO .

15/01/2016

BARRAGEM DE SANTO INÁCIO EM GENTIO DO OURO É ATINGIDA POR LAMA DE EMPRESA EÓLICA .

Efeito Mariana! Barragem de Santo Inácio em Gentio do Ouro é atingida por "lama" depois das obras da empresa de energia eólica .

Essa imagem idêntico ao desastre da cidade de Mariana-MG foi registrada nesta quinta-feira (14) pelo fotografo Carlos Omar em uma barragem no distrito de Santo Inácio em Gentio do Ouro (BA). Triste, muito triste os cenários deixados pela empresa de energia eólica por causa das obras da implantação da energia eólica que estão fazendo nesse município. É uma pena percorrer os caminhos da serra e nos deparar com essa realidade. O "progresso" chegou e com ele a degradação do meio ambiente, triste realidade. "Um verdadeiro absurdo, espero que a secretaria do meio ambiente da Bahia tome as devidas providências, isso é só o começo dos inúmeros impactos ambientais que serão causados na região",disse indignada Jaciara Rodrigues em sua conta no facebook . 

"A situação que ocorreu em Mariana, além da cor da água, em nada se assemelha a de Santo Inácio. Duas situações bem diferentes. Não houve rompimento de barragem; não há presença de materiais contaminantes (metais pesados); não houve aterramento do leito do riacho. O que existe, de fato, é material argiloso em suspensão. Querer comparar situações diferentes, neste caso, não passa de sensacionalismo. Foi feito estradas tem boeiros com a encontrada leva o barro junto ai vai colorindo  a água. Segundo o funcionário a cor ficou barrenta devido a enchorrada que levou a água a desinbocar na barragem", disse um funcionário que trabalha na empresa eólica .

FOTO: CARLOS OMAR .
FONTE: XIQUESAMPA .

GOLEIRO NASCIDO EM XIQUE-XIQUE LUCIANO COMEMORA SUA 11º TEMPORADA NO TIME DO SALGUEIRO.

Goleiro Luciano (Foto: Emerson Rocha) Luciano está confiante em mais uma temporada pelo Salgueiro .

Dos 20 jogadores que permaneceram no Salgueiro, nenhum conhece mais o Carcará do que Luciano. O goleiro nascido na cidade de Xique-Xique (BA) iniciou sua 11ª temporada no clube. Para o jogador de 32 anos, o segredo da longevidade está na organização e nos bons resultados que a equipe vem conseguindo. Vice-campeão e eleito melhor goleiro do Pernambucano do ano passado, o camisa 1 confia em mais uma temporada vitoriosa com o tricolor salgueirense. "Eu fico feliz em estar na 11ª temporada pelo Salgueiro. Nesses dez anos o clube conseguiu muitas coisas boas. Se mantém muito tempo na Série C, esteve na Série B, foi vice-campeão pernambucano, então, isso motiva o cara a ficar mais tempo no clube. Este ano a nossa equipe está motivada, a diretoria segurou a base e reforçou com algumas peças para chegar forte no Pernambucano – acredita Luciano". 

Além da manutenção da base do time, Luciano acredita que o trabalho que vem sendo desenvolvido pela comissão técnica do Salgueiro durante a pré-temporada pode ser fundamental para o desempenho do clube nas quatro competições que participará ao longo do ano.  "Acredito que vai sem um bom ano, a agenda está cheia de jogos, mas a diretoria contratou bem, manteve a comissão e o preparador físico (Glaydson Cássio) está fazendo uma grande pré-temporada, para o grupo aguentar o ano todo. O Salgueiro hoje tem uma comissão técnica muito boa. Tem um excelente preparador de goleiros (Gilmar Gomes), um preparador físico que é inteligente. Nos últimos anos você pode ver que as contusões são difíceis de acontecer no Salgueiro. O clube tem que agradecer ao Sérgio China (treinador) e a esses caras, que são suporte para o clube. O Salgueiro economiza muito com contratação porque poucos jogadores se machucam. Por isso, acredito que vai ser um bom ano analisa o goleiro". A estreia do Salgueiro em 2016 vai ser no dia 31, pelo hexagonal do título do Campeonato Pernambucano. Na Copa do Nordeste, o Carcará entra em campo pela primeira vez no dia 13 de fevereiro, contra o Imperatriz/MA. O time também disputa a Copa do Brasil, onde encara a Ferroviária/SP na primeira fase e no Campeonato Brasileiro da Série C.

Foto: Emerson Rocha .
Fonte: Globo.com .

11/01/2016

ESTRUTURA DE ALTO NÍVEL! INAUGURADO EM XIQUE-XIQUE A TOP DENTE E PILATES STUDIOS .

Top Dente e Pilates Studio Inauguram espaço próprio com uma excelente estrutura e de alto nível em Xique-Xique .

Xique-Xique ganhou um espaço de alto nível para a prática de Pilates e tratamento bucal adulto e infantil. A TopDente e o Pilates Studio foram idealizados por Rodrigo e Vanessa Teixeira e foram apresentados aos cidadãos Xiquexiquenses dia 06 de janeiro de 2016. Estiveram presentes: familiares, amigos, colegas de trabalho e colaboradores. Segundo Rodrigo e Vanessa Teixeira, estamos felizes sob as bênçãos de Deus e com a torcida dos amigos, O espaço começa a funcionar nesta segunda-feira (11/01) na Travessa Adão Bastos, 468, Centro (Em frente a entrada do Estádio Municipal Dr. Hélcio Bessa) . 
Para maiores informações acesse: 
https://www.facebook.com/rodrigolimasb/?fref=ts
(74) 3661-5257

FOTOS: CINCINATO IMAGENS .
FONTE: TV XIQUESAMPA .

03/01/2016

CONHEÇA O POVOADO QUILOMBOLA DE BARREIROS EM ITAGUAÇU DA BAHIA .

Esta é a praça principal no povoado quilombola de Barreiros em Itaguaçu da Bahia na região norte do estado .

Apesar de todas as adversidades, os quilombolas da comunidade de Barreiros, povoado de Itaguaçu da Bahia, a 570 km de Salvador, tentam, por meio da cultura, manter ou resgatar as tradições de seus ancestrais. No Colégio Municipal Antônio Carlos Magalhães, os jovens constituíram grupos de reisado, dança e capoeira. Os ensaios acontecem todas as tardes. A falta de cobertura das políticas públicas é a regra. Para percorrer os 18km da BA-426 até a comunidade, é preciso pagar por um transporte coletivo alternativo, já que os moradores não são servidos por nenhuma linha de ônibus regular. Pra se deslocar até a sede em Itaguaçu, a passagem custa em média R$ 10. Até a cidade de Xique-Xique, custa R$ 25. ponto chamado. Um dos lugares mais conhecidos em Barreiros é a "Baixa dos Negros", era para onde os escravos refugiados se deslocavam ao fugirem da senzala. No tocante à religiosidade, pouca gente é fiel às manifestações afros, muitos deixaram de lado o candomblé e a umbanda por causa do estigma de ser considerado "coisa do diabo" e hoje professam outras religiões, como a católica e evangélica. Graças a uma iniciativa da Associação de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Quilombolas João Pereira Gomes, a comunidade passou a produzir bolos e biscoitos, além de outros produtos comestíveis, derivados da mandioca, num total de aproximadamente quatro toneladas por dia de mandioca beneficiada. Quase tudo que é produzido na comunidade é adquirido pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Outra parte é distribuída entre a própria população carente. Na cozinha, localizada nos fundos da Associação, trabalham 11 mulheres das 6h da manhã às 14h. O esforço é compensado ao fim do dia.

Barreiros é um povoado quilombola, no município de Itaguaçu da Bahia formado basicamente por agricultores, que têm uma história em comum. Quase todos são descendentes de escravos que, no passado, trabalhavam nas fazendas da região. Os séculos passaram e a tradição de lavrar a terra permanece viva na comunidade. O principal produto agrícola da região é a mandioca, cultivada em quase todos os sítios. Somando Barreiros e algumas outras comunidades vizinhas, a área plantada fica em torno de 200 hectares. Além de plantar e colher a mandioca, as famílias da região sempre tiveram o costume de produzir farinha em mutirão. O problema é que, em um lugarejo tão pobre e distante, vender a produção sempre foi um problema. A falta de comprador criava um problema crônico: os agricultores produziam pouco, a casa de farinha funcionava em marcha lenta e as famílias passavam necessidades. 

A realidade começou a mudar há mais de três anos, após a profissionalização da produção por meio de um projeto desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e também a compra, por parte da Conab, através do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA). "Dentre outras coisas, a iniciativa tornou mais fácil o escoamento do que nós produzíamos", explica Marilza Pereira Gomes, presidente da Associação. Segundo a líder quilombola, os cursos abriram a mente das pessoas para questões como acesso ao mercado e à própria manipulação dos alimentos". Biscoito, bolacha de goma, bolo de tapioca cozida, pudim e sorvete são apenas alguns dos cerca de 30 itens produzidos pela comunidade.

FONTE: XIQUESAMPA .

VICE-PREFEITO DE ITAGUAÇU DA BAHIA JULIANO CARVALHO PRESTIGIA E ENTREGA TROFÉUS EM MUNDINHO .

No dia 31 de dezembro de 2015, antes de ir passar a virada do ano na sede de Itaguaçu da Bahia, o vice-prefeito Juliano Carvalho esteve presente com amigos e familiares no povoado de Mundinho (Itaguaçu da Bahia). Juliano Carvalho e uma multidão prestigiaram a final do campeonato society, entre as equipes do Bahia (De Morrinhos de Jussara) e do Grêmio (De Maxixe de Central). Na oportunidade Juliano Carvalho teve a honra de entregar o troféu de vice-campeão a equipe do Grêmio. "Vejo que é hora da juventude ter seu espaço na política. Temos projetos bons para nosso município e nosso povo, projetos dentro da nossa realidade e aplicabilidade".

FONTE: XIQUESAMPA .