28/02/2016

LAPÃO VAI RECEBER FÁBRICA DE ÓLEO DE MAMONA .

Com investimentos de R$ 10 milhões de reais, a unidade terá capacidade de produção de mil toneladas/mês.

O secretário de agricultura, Vítor Bonfim, assinou protocolo de intenções com a Indústria e Comércio de Óleo de Mamona LTDA (OLMA), que formaliza o início das tratativas para instalação da uma unidade industrial voltada a fabricação de óleo e torta de mamona no município do Lapão, território de identidade de Irecê. A iniciativa é uma parceria do Governo do Estado com a OLMA, através das Secretarias da Agricultura (SEAGRI), de Desenvolvimento Econômico (SDE) e da Fazenda (SEFAZ), por meio do Desenvolve, com a concessão de incentivos fiscais, como o adiamento do prazo de pagamento de parte dos impostos e do ICMS nas aquisições de bens e equipamentos. “Nossa intenção é fomentar a agroindustrialização, agregando valor ao produto final, com o objetivo de  ampliar a geração de emprego e renda e reduzir as desigualdades regionais e sociais do Estado, sendo, portanto, fundamental estimular novos investimentos. 

A unidade industrial deverá proporcionar um incremento na base produtiva regional, resultando no desenvolvimento não só do município de Lapão, mas de todo o território de identidade de Irecê", afirmou o secretário. Com investimentos de R$ 10 milhões de reais, a unidade terá  capacidade de produção de mil toneladas/mês. Haverá ainda um trabalho voltado ao treinamento e a capacitação de mão-de-obra especializada, prioritariamente local, a ser aproveitada no processo fabril.  “Vamos aderir ao Programa Estadual de Incentivo à Concessão de Estágio e Primeira Experiência Profissional, direcionado a estudantes e egressos da Rede Estadual de Educação Profissional e a jovens e adolescentes qualificados por programas do governo do Estado”, disse o diretor da OLMA, Jan Christoph Brockhausen.

FONTE: IRECÊ REPÓRTER .

27/02/2016

BARRA: EMPRESAS DE TOPOGRAFIA REALIZAM TRABALHO PARA CONSTRUÇÃO DA PONTE SOBRE O VELHO CHICO .

Ribeirinhos sonham com a conclusão de uma ponte sobre o Rio São Francisco entre os municípios de Xique-Xique/Barra .

Desde a última segunda-feira (22), as  Empresas de Topografias Sondagens, chegaram à Barra para cumprir mais uma etapa no processo, do projeto de construção da Ponte sobre o Rio São Francisco. Esta obra é agora o maior sonho do povo da Barra e região. Segundo informações da empresa Autopista Fluminense, esta é uma das ultimas etapas antes da licitação, que poderá ocorrer ainda este ano. Vale destacar que o Prefeito da Barra,Artur Silva e toda Sua Equipe de Governo, juntamente com os Vereadores da Base e os Deputados Cacá Leão(Federal) e Antônio Henrique(Estadual) e o grande líder,o Vice-Governador João Leão, estão empenhados em fazer com que este sonho se torne realidade. O prefeito Artur não descansa um só minuto, procurando melhorar a vida do seu povo. Para o Vice-Governador João Leão “Faremos de tudo para construir esta ponte que tanto o povo da Barra e da Região sonha.Estamos empanhados para realizar esta obra tão importante, não só para a Bahia, mas também para o país” .

Por João Néris DRT 4145-BA ,

FONTE: CORREIO DO OESTE .

25/02/2016

TROCA DE PARTIDO! DEPUTADO ESTADUAL REINALDO BRAGA TROCARÁ O PR PELO PSL .

Reinaldo Braga foi candidato a Deputado Estadual da Bahia pelo Partido da República e foi eleito obtendo 53.743 votos (0.78%).

O Partido Social Liberal (PSL) se iguala ao Democratas e passará a ter a terceira maior bancada na Assembleia Legislativa da Bahia (AL), após o ingresso do presidente da Casa, deputado Marcelo Nilo, que arrastou com ele mais quatro parlamentares, além de um deputado licenciado. Nas eleições de 2014, o PSL emplacou apenas uma cadeira no Legislativo baiano. Além de Nelson Leal, eleito pelo partido, e Marcelo Nilo, que comandará a legenda no estado, passam a integrar a bancada os deputados estaduais Euclides Fernandes e Paulo Câmera, que também deixarão o PDT; Reinaldo Braga, que trocará o PR pelo PSL; e Jurandy Oliveira, que se desfilou do PRP. O deputado licenciado e atual secretário de Agricultura do Estado, Vitor Bonfim, também deixará o PDT e se filiará ao PSL, mas atualmente a sua cadeira está ocupada pelo suplente, o deputado Bira Corôa, que integra a bancada do PT.

Caso Bonfim retome o mandato, a bancada do PSL passa a ter sete deputados. Além de aumentar o número de cadeiras no parlamento baiano, a entrada de Nilo rende ao PSL duas secretarias de Estado e uma empresa pública: a Embasa. O atual chefe da Seagri, Vitor Bonfim, e o secretário da Administração Penitenciária e Ressocialização, Nestor Duarte, também acompanham Nilo em seu novo partido. O presidente da Empresa Baiana de Saneamento, Rogério Cedraz, teoricamente, foi uma indicação do presidente da AL. Ontem, Marcelo Nilo reuniu a imprensa na sede do Legislativo baiano para oficializar o seu ingresso no PSL, após uma longa peregrinação na busca por um abrigo partidário. O ex-pedetista chegou acompanhado de quatro dos seis deputados – Paulo Câmera não participou da coletiva. Marcelo Nilo afirmou que os cargos ocupados pela PDT serão reivindicados ao governador Rui Costa (PT) pela nova força governista. (TB) .

FONTE: XIQUESAMPA .

MUNICÍPIO DE ITAGUAÇU DA BAHIA COMPLETA 27 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA .

Itaguaçu da Bahia é um município da Microrregião de Barra, na Mesorregião do Vale São-Franciscano da Bahia, no estado da Bahia, no Brasil. 

O município de Itaguaçu da Bahia completou neste dia 24 de fevereiro 27 anos de emancipação política. O distrito foi criado com o nome Tiririca do Luisinho por lei municipal de 1900, subordinado ao município de Xique-Xique em 24 de fevereiro de 1989, elevado à categoria de município com a denominação de Itaguaçu da Bahia pela Lei Estadual nº 4839 de 24 de fevereiro de 1989 "Itaguaçu" é um termo de origem tupi que significa "pedra grande", pela junção de itá (pedra) e gûasu (grande). O povoado mais antigo é de Várzea Grande, para onde vieram os primeiros criadores de gado bovino, devido a facilidade em abastecerem-se de água naquela localidade. Ali chegaram inicialmente os Ferreira de Brito, famílias até hoje, com descendentes no povoado. Em seguida as famílias Carvalho, Pereira e Machado vieram para uma localidade mais próxima da serra, onde havia uma vereda e ali fundaram um povoado de nome Tiririca do Luizinho, pois a preocupação constante neste semi-árido desde o tempos mais remoto, sempre foi água. Durante muito tempo este povoado, ficou isolado das outras localidades devido as distância a serem percorridas em lombos de burro, os povoados mais próximo estavam na região da hoje Hidrolândia (Riacho de Areia), Canabrava (Uibaí), Traíras (Central), Lagoas (Presidente Dutra) e Gabriel (São Gabriel). 

Devido a este isolamento as pessoas de Tiririca desenvolverem um modo bastante peculiar de se expressarem, não chegando a ser um dialeto, porém em toda região, falado apenas pelos Tiriricanos. Existiram pessoas que se tornaram conhecidos em outras regiões e até a nível estadual. Como é o caso do professor Joaquim ou Joaquim Professor, como ficou conhecido. Com a sua dedicação, muito maior que conhecimento, consegui transmitir os rudimentos do conhecimento a muitos dos seus discípulos. Também aqui, viveu um político de grande prestígio à época. Na época dos coronéis, o Sr. José Peregrino de Souza, popularmente conhecido por Cazuzão, que pertencia ao grupo político dos Vianas em Salvador, que também naquelas datas, eram muito poderosos no cenário político estadual e até federal, fazendo com que a palavra ou ordem dada pelo “chefe” local, Cazuzão, não tivesse discussão, era cumprida imediatamente sob pena de punição severa.  A economia, inicialmente voltada quase que exclusivamente para criação de gado, bovino, caprino e eqüino, criados de forma extensiva. Evoluíram mais tarde, para a colocação daqueles animais no mercado regional, sistema comercial este, muito próximo do escambo, pois normalmente ao invés de dinheiro em espécie, sempre traziam outros produtos para serem negociados no povoado .

Destaca-se também o povoado de Rio Verde localizado na beira da BA 052 e o povoado quilombola de Barreiros. No esporte a Seleção de Itaguaçu da Bahia se destaca no Futsal onde já foi campeã da Copa do Sertão, além da seleção de futebol, capoeira e outros esportes. A cidade possui um hospital, boas escolas e distante a 6 Km da BA 052. A população do município ampliou, entre os Censos Demográficos de 2000 e 2010, à taxa de 1,56% ao ano, passando de 11.320 para 13.209 habitantes, para 2015 sua população fora estimada em 18.325 habitantes. O primeiro prefeito eleito de Itaguaçu da Bahia foi Ney Alves, Carvalho, o município de Itaguaçu da Bahia esta localizado na micro-região de Barra-Ba. A microrregião de Barra é uma das microrregiões do estado brasileiro da Bahia pertencente à mesorregião Vale São-Franciscano da Bahia. Sua população foi estimada em 2015 pelo IBGE era de 184.505 habitantes e está dividida em sete municípios. Possui uma área total de 32.155,675 m². Barra, Buritirama, Ibotirama, Itaguaçu da Bahia, Morpará, Muquém de São Francisco e Xique-Xique. O prefeito atual é Adão Carvalho (Adãozinho) e o vice-prefeito é Juliano Carvalho .

FONTE: XIQUESAMPA .

24/02/2016

SECRETÁRIA DO MEIO AMBIENTE DE XIQUE-XIQUE REALIZA A SEGUNDA ETAPA DO PEIXAMENTO NA LAGOA DE ITAPARICA.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável desenvolveu a II Ação de Peixamento (repovoamento) nas águas da Lagoa de Itaparica em 18/02, junto com a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), professores e alunos do Curso de Engenharia de Pesca da Uneb e Grupo Demollay de Xique-Xique. A iniciativa visa repovoar o estoque pesqueiro no berçário natural da lagoa, que já recebeu 50 mil alevinos das espécies curimatã pacu. Antes da Ação de Peixamento na Lagoa de Itaparica o engenheiro da Codevasf Antonio do Nascimento,explicou como são produzidos os alevinos e relatou a grande importância da preservação das espécies e do rio para a população ribeirinha.Ele também ressaltou a grande importância da participação dos jovens e alunos na atividade de peixamento como também a atuação da Codevasf na causa da proteção do Velho Chico, focando nesta ação social e ambiental, que está entre as suas principais atividades na região.

O Professor William Tonini do Curso de Engenharia de Pesca da Uneb observou que “A Ação de Peixamento ganha uma grande oportunidade de compreender a temática da preservação do meio ambiente, ressaltando a importância da participação da sociedade, fortalecendo o vínculo dela com o rio e a conscientização para a necessidade de preservação das espécies. O Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Geraldo Freire, relatou que o “O rio São Francisco significa vida, por isso é importante devolver esse peixe e povoar o rio.As espécies de peixes são essenciais diante das questões ambientais, da vegetação que margeia o rio e também dos ribeirinhos, para que possam desfrutar o rio com vida, em boas condições para as futuras gerações”, declarou o secretário.

FONTE: ASCOM/PMXX .

23/02/2016

DEPUTADO FEDERAL BEBETO GALVÃO REUNIU-SE COM DIRETORES DO SINTEPAV-BA EM SALVADOR .

No último final de semana o Deputado Federal Bebeto Galvão (PSB) reuniu-se com diretores do Sintepav-Ba pra falar da campanha salarial 2016 e da busca por melhorias salarias para a classe trabalhadora. "Sempre que tenho a oportunidade de me reunir com lideres sindicais, faço questão de reforçar que os trabalhadores não podem abrir mão de elevar o grau de avaliação política sobre o seu papel de cidadão e de agente de transformação social no mundo. E isso voltei a falar durante reunião com diretores do Sintepav-Ba neste fim de semana para avaliar nossa campanha salarial de 2016, uma campanha inclusive que vai além de buscar melhorias salariais, mas também debater sobre o nosso papel na sociedade", disse Bebeto Galvão .

Por Facebook de Bebeto Galvão .

FONTE: XIQUESAMPA .

22/02/2016

MERO´S BAR! DOMINGO (28) TEM INAUGURAÇÃO DO MAIS NOVO POINT DE XIQUE-XIQUE E REGIÃO EM SÃO PAULO .

Domingo dia 28 de Fevereiro tem inauguração do Mero´s Bar, o mais novo point de Copixaba, Retiro da Picada, Xique-Xique e região em Sampa! É Domingo a partir das 14:00 com grande show da Banda Xiquexiquense 4 Fases radicada em São Paulo, entrada Vip, é só consumir. Contamos com a presença de todos conterrâneos e amigos. Bora Bodar e Imbuar rs, domingo é farra, pinga e foguete. Tô Ébrio rs .

Mero´s Bar: Rua Doutor Olavo Egídio, 691 em Santana .
Organização: Gilmerio Queiroz Amorim e Luana Melo.
Apoio Cultural: Blog Xiquesampa de Adriano Brito .

FONTE: XIQUESAMPA .

21/02/2016

MINERADORA BRAZIRON APRESENTA RELATÓRIO FINAL DA JAZIDA DO MORRO DO URUBU EM XIQUE-XIQUE .

A mineradora BrazIron é uma empresa Australiana que tem sua subsidiária, a BR Ferro Mineração S.A. no Projeto de Minério de Ferro em Xique-Xique/BA e adquiriu 100% de participação nos direitos de exploração de minério de ferro no município, o que dará o controle total de seu principal projeto. Desde 2007 a empresa já investiu mais de 8 milhões de dólares neste projeto e a “Jazida Morro do Urubu”, possui uma logística excepcional, localizada a 10 km do Rio São Francisco em área navegável dando acesso à ferrovia e ao porto de Aratu e apresenta minério limpo com baixas impurezas, pouco ou nenhum fósforo ou alumínio, o que indica que a atividade irá gerar um baixo impacto ambiental.

A Empresa BrazIron concluiu seu programa de sondagem no prospecto Mina Morro do Urubu, e realizou visita técnica e reunião junto a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável em 18/02/2016 para apresentar o relatório final através do geólogo Pedro Fonseca. A empresa já tem a autorização do município, faltando agora a licença ambiental do INEMA para que a primeira fase de exploração do ferro inicie. A ideia da empresa é de colocar a jazida do Morro do Urubu produzindo logo que a licença ambiental seja autorizada, o que deverá gerar inúmeros empregos diretos e indiretos, melhoria da renda da população, dinamizando a economia e a renda per capita local com o aquecimento do comércio regional e o setor de serviços, o que promoverá o desenvolvimento econômico equilibrado do município como também a melhoria da infraestrutura geral de hospitais, escolas, praças, suprimentos, inclusive na pavimentação de estradas.

Fonte: Ascom/PMXX .

19/02/2016

ESPETÁCULO TEATRAL LEVA ARTE ÀS RUAS DE SANTO INÁCIO EM GENTIO DO OURO-BA .

A dupla de atores Ariã Santana e Antônio Meira, realizou no distrito de Santo Inácio apresentação de peça teatral na rua, de fronte a Igreja do padroeiro Santo Inácio de Loyola. Intitulada “De Chapéu e Coração, Histórias de Paixão”, a peça, arrancou aplausos da platéia que assistia atenta a cada movimento dos artistas. O espetáculo foi apresentado através de três contos de domínio público, transcritos para uma dramaturgia em cordel, características e sensibilidades do Vale do Jequitinhonha, seus mitos, cores e canções. 
Os personagens inspirados no imaginário popular da região são compostos através dos corpos dos dois atores que interpretam e cantam as aspirações do sertanejo mineiro, na imagem figuras caricatas que vivenciam as relações sociais e intersubjetivas marcadas pelo poder, amor, fé e ganância; conflitos da lida, relidos em versos, prosa e melodia para todas as idades e espaços. O contexto cultural retratado pela encenação toma as ruas e engendra no cotidiano a esfera espetacular presente no arsenal material, corporal e simbólico da “Mineiridade”.

Fonte: Conexão Gentio do Ouro
Fotos: Cincinato Imagens .

17/02/2016

PREFEITURA DE XIQUE-XIQUE CONVIDA ASSOCIAÇÕES, COOPERATIVAS E COMUNIDADES PARA REUNIÃO TÉCNICA COM PRODUTORES.

A Prefeitura Municipal de Xique-Xique através da Secretária Municipal de Agricultura convida convida associações, cooperativas e comunidades tradicionais para participar de uma audiência pública para tratar da assistência técnica aos produtores rurais nesta sexta-feira (19) a partir das 08:30 hs no Parque Aquático Ponta das Pedras .

FONTE: XIQUESAMPA .

16/02/2016

CANTOR INÁCIO LOIOLA FARÁ UMA PARTICIPAÇÃO NA NOVELA VELHO CHICO DA REDE GLOBO .

O cantor e poeta Inácio Loiola nascido em Santo Inácio (Gentio do Ouro-BA) fará participação em 'Velho Chico' próxima novela das 9 da Rede Globo. 

Com as gravações marcadas para o dia 21/02, Loiola terá participação com papel de nordestino. Nascido em Santo Inácio, distrito de Gentio do Ouro, o cantor e compositor Inácio Cesar Loiola foi selecionado para gravação de algumas cenas da nova trama global na faixa das 21h que substituirá a novela Regra do Jogo. Com gravações marcadas para o dia 21/02, Loiola terá participação com o papel de um nordestino que viaja no vapor (Embarcação movida por uma caldeira que faz funcionar pelo vapor) rumo ao sul do país junto com a família do Senhor Saruê Vilela, um coronel e político da cidade de Grotas de São Francisco.
O coronel Saruê será interpretado pelo ator Tarcísio Meira. “O que me levou a aceitar foi à possibilidade de entregar o meu trabalho musical ao diretor pessoalmente, já que vou filmar com ele por dois dias” diz Loiola. A trama é uma saga que atravessa gerações - a história começa no final dos anos 60 e se estende até hoje. A novela mostra o romance proibido entre herdeiros de famílias rivais. A novela conta com 70 atores selecionados em mais de 400 testes para participações nos capítulos iniciais.

FONTE: CONEXÃO GENTIO DO OURO .

COMEÇA NESTA SEXTA-FEIRA (19) MAIS UM ITAGUAÇU FEST, A FESTA DA CIDADE DE ITAGUAÇU DA BAHIA.

Começa nesta sexta-feira mais uma edição da tradicional Festa da Cidade de Itaguaçu da Bahia o Itaguaçu Fest. No palco e nos trios elétricos atrações de sucesso nacional se apresentarão para os Itaguaçuenses e visitantes. Tayrone Cigano, Duas Medidas, Papazoni, Os Clones, Menina Faceira, Selva Branca, Patricia Molhada, Chica 7, Mesa Virada, Neide Vital, Amor & Vinho, Kybalanço, Amor de Morena, Explosão do Amor, Jhony Santana, Carlos Ney e Souza dos Teclados são as atrações do Itaguaçu Fest 2016 nos dias 19, 20 e 21 de Fevereiro na cidade de Itaguaçu da Bahia. Abraço Adãozinho e Juliano Carvalho (Prefeito e Vice-Prefeito) .

FONTE: XIQUESAMPA .

13/02/2016

EMPRESÁRIOS INICIAM AÇÕES PARA IMPLANTAR SISTEMA DE IRRIGAÇÃO NO PROJETO BAIXIO DE XIQUE-XIQUE .

A Prefeitura Municipal de Xique-Xique junto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, acompanhou em 05/02 o Grupo Tomazetti que veio ao município para desenvolver a instalação de 5.000 hectares com sistema de irrigação por pivô central em áreas de 100 hectares. Na oportunidade os empresários visitaram o Parque Eólico Assuruá para viabilizar a ideia de implantar torres de energia eólica para atender a região do Baixio. O Grupo Tomazetti, será representado pela Associação de Produtores Rurais Irriga Bahia. A empresa assinou contrato em 2015, para Concessão de Direito Real de Uso (CDRU) da etapa 2 do Projeto Baixio. O valor de outorga da CDRU é da ordem de R$ 31,1 milhões. 

Na etapa 2, a exploração agrícola prevista é a de grãos, com estimativa de produção de 83 mil toneladas. A expectativa é que sejam gerados inúmeros empregos diretos e indiretos. O presidente da Irriga Bahia, Moacir Tomazetti, relatou as suas expectativas quanto ao projeto. “Estamos bastante animados com o projeto”. Temos larga experiência em agricultura, e nossa meta é melhorar as condições econômicas da região e principalmente gerar empregos. Existe ainda a possibilidade da CODEVASF transferir para a empresa os pequenos lotes que restaram do último edital, para serem utilizados pelos pequenos produtores que receberão todo o suporte necessário para que possam produzir com abundância e qualidade tal qual o Grupo Tomazetti.

FONTE: ASCOM/PMXX .

11/02/2016

FISCAIS COM AJUDA DA POLÍCIA MILITAR FISCALIZA E APREENDE PEIXES NO MERCADO DE PEIXE DE XIQUE-XIQUE .

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realizou em 05/02 a segunda etapa da Operação Piracema. Com o apoio da 5ª Companhia de Polícia Militar, a equipe de fiscais da secretaria fiscalizou o Mercado do Peixe, onde ficou constatado que algumas espécies de peixes comercializados eram nativas do Rio São Francisco e, portanto não poderiam ser comercializados por conta do defeso. Os fiscais confiscaram todo o pescado irregular, e levaram para o Cras do BNH onde foi realizada a distribuição para as pessoas mais carentes do bairro.

FONTE: ASCOM/PMXX .

06/02/2016

GOLEIRO XIQUEXIQUENSE LUCIANO PASSA POR CIRURGIA NO BRAÇO E ESTA FORA DO CAMPEONATO PERNAMBUCANO 2016 .

O goleiro Luciano do time do Salgueiro/PE passou por cirurgia no braço esquerdo e teve alta nesta terça-feira (2). O procedimento foi realizado no Hospital Regional de Salgueiro. A recuperação do atleta passou para cinco meses devido a perda óssea que teve na fratura. Após a fratura no braço esquerdo ocorrida na partida de estreia do Carcará no Pernambucano 2016 dia 31/01 na vitória de 1X0 do Salgueiro contra o Sport. O goleiro do tricolor do Sertão Luciano passou por cirurgia no Hospital Regional de Salgueiro para fazer a estabilização do osso ulnar e dar início a sua recuperação. Na foto o Goleiro Luciano junto ao médico do clube, Carlos Frederico Barros, antes da cirurgia. A operação durou um pouco mais de uma hora e foi realizada pelo cirurgião ortopedista, Clécio Sá. 

Foi necessário colocar um fixador interno e também seis parafusos, pois na fratura o goleiro teve perda de parte do osso. O médico do Salgueiro, Carlos Frederico Barros, acompanhou o procedimento. - Foi uma cirurgia rápida, o que demorou foi pegar a anestesia, mas deu tudo certo. Agora Luciano está com uma tala engessada e uma tipoia para dar apoio. Sua alta está prevista para a manhã desta terça-feira – conta Dr. Carlos. O período de recuperação, que antes estava previsto para três meses, será mais longo, cerca de quatro a cinco meses. Após a retirada da imobilização, Luciano dará início a fisioterapia. - O processo de recuperação de Luciano tem que ser mais lento. O cuidado deve ser maior por ele ser goleiro, profissional, e qualquer atropelo neste processo pode trazer consequências para ele quando voltar para o campo – explica o médico do Carcará.

Foto: Carlos Frederico Barros / Arquivo Pessoal .

FONTE: ASCOM/SALGUEIRO ATLÉTICO CLUBE .

03/02/2016

XIQUE-XIQUE: PEIXAMENTO É REALIZADO NA LAGOA DE ITAPARICA .

A Lagoa de Itaparica é a maior e mais importante das margens do Rio São Francisco . 
Funciona como berçário natural para a reprodução de organismos aquáticos. É fundamental para reposição do estoque pesqueiro do Rio São Francisco. Por isto a pesca é terminantemente proibida por todo o ano, e não somente na época do “Defeso”. Em 2015 vimos essa importante Lagoa ficar totalmente seca, o que afetou a vida dos pescadores e da economia local. A CODEVASF e a Prefeitura Municipal de Xique-Xique através da Secretaria de Meio Ambiente realizaram nessa semana o peixamento, com a inclusão de 20 mil filhotes de Curimatã e Pacus nas águas da Lagoa de Itaparica, que voltou a encher com as águas das últimas chuvas em toda região ribeirinha. O peixamento irá colaborar para o aumento da quantidade de peixes e, consequentemente, ajudará a revigorar a economia local, assim como a natureza. Com projetos como este, o rio ganha mais vida, mais alimento para a população e a possibilidade de gerar renda.
FOTO: XIQUESAMPA .
FONTE: ASCOM/PM XIQUE-XIQUE .

02/02/2016

GOLEIRO XIQUEXIQUENSE BRUNO LUXÚRIA VEM FAZENDO SUCESSO NO FUTEBOL AMADOR DE MOGI DAS CRUZES-SP.

Nascido em Xique Xique na Bahia, o futebol fez parte da vida de Bruno desde cedo. Único filho homem em uma familia de quatro filhos, veio para São Paulo com 15 anos de idade morar na cidade de Itaquaquecetuba, mas logo teve que voltar para a Bahia, retornando à São Paulo em 2013 para morar na Vila Estação, aqui em Mogi das Cruzes.

Pegar penalti em partida decisiva é a glória de todo goleiro, ainda mais quando o time consegue o titulo. Bruno Carvalho, ou Bruno Luxúria, foi o responsável por este feito na final do campeonato da Associação de Clubes de 2015, na primeira final na nova Arena Nogueirão. No momento do penalti, o resultado ainda era de zero a zero e a defesa fez com que o panorama do jogo mudasse e se tornou um dos grandes motivos da conquista do titulo do Vila Estação frente ao Império. Na Bahia, Bruno teve a oportunidade de jogar no Fluminense de Feira de Santana com apenas 13 anos, mas devido à uma fratura teve que interromper os treinos voltando à sua cidade natal. A fratura e a saudade da família foram os principais motivos para que Bruno não retornasse ao Fluminense, pois de sua cidade até Feira de Santana a viagem era de 10 horas. Seu tratamento deveria ser de 6 meses, mas com muito menos tempo Bruno já estava voltando aos campos, jogando a Copa do Sertão pela seleção da cidade onde morava, chamada Itaguaçú. A inspiração de Bruno para jogar em uma posição muito difícil veio de um amigo chamado Charles (Tola), que era titular no time do Rio Verde, na cidade de Itaguaçú. 

Bruno sendo reserva sempre teve o amigo como referência e a inspiração era de chegar a titularidade no time, conseguindo algum tempo depois. Desde que veio morar em Mogi, na Vila Estação, Bruno começou a acompanhar o time do bairro, mas sem jogar, apenas quem era mais próximo sabia que ele era goleiro, até que participou da Copa São Francisco em 2015 pelo time do Aeroporto e em partida justamente contra o Vila, foi oficialmente apresentado ao time dos sonhos, fechando o gol. A surpresa foi enorme pelos integrantes do Vila pois tinham um excelente goleiro no mesmo bairro e não o conheciam e à partir deste momento Bruno passou a ser o goleiro oficial do Vila Estação em todos os campeonatos. O apelido Luxúria foi dado pela dona do bar que Bruno frequentava, pois quando veio da Bahia para Mogi a banda com o mesmo nome estava fazendo sucesso no Nordeste e aqui ainda ninguém conhecia, mas sempre que ouvia tocando no bar, como um bom baiano, Bruno começava a dançar, ganhando o apelido. Por falta de condições financeiras e pela proximidade à familia, Bruno desistiu de tentar a carreira no futebol e mesmo quando veio para São Paulo não realizou teste em nenhum clube, mas mesmo com 21 anos, Bruno ainda acredita que pode ter a oportunidade de jogar. Ele tem como ídolo o goleiro são paulino, Rogerio Ceni, e vê como time ideal para jogar o Santos Futebol Clube, como time internacional é fã do Manchester United.
Sobre a participação no time do Vila Estação, ele ressalta a união e amizade que encontrou ali dentro, "sem palavras, somos todos amigos", comenta Bruno. No campeonato da Associação no ano passado, Bruno participou de quase todos os jogos, tendo que ficar de fora na semifinal contra o Bem Bolado para retornar à Bahia, para registrar sua filha Yasmim, que agora tem 4 meses. Sobre a partida decisiva do campeonato de 2015, Bruno não imaginava que conseguiriam chegar até a final e jogar na recém inaugurada Arena Nogueirão. No jogo Bruno foi responsável por ter defendido o penalti ainda no primeiro tempo que, se convertido colocaria o Império na frente dificultando ainda mais a busca do Vila pelo titulo daquele ano. "Na hora do penalti apenas uma coisa vinha à minha mente, tenho que pegar, tenho que pegar", era a única coisa que havia em seus pensamentos. Após defender o penalti, Bruno revela que chorou de emoção e a sua defesa fez com que o time do Vila tivesse mais confiança de que poderia chegar a conquistar o titulo. "Quero agradecer o Léo, que jogou no gol quando fui viajar e pegou os penaltis que nos colocou na final. Agradeço também aos amigos e irmãos Paulo e Paulinho, ao Lobão, ao Valmir Hammer e à toda torcida do Vila", agradece Bruno em suas palavras finais da entrevista.

FONTE: FUTEBOL MOGIANO .

POPULAÇÃO XIQUEXIQUENSE SE MOBILIZA E ARRECADA DONATIVOS PARA DESABRIGADOS DA CHUVA .

A população Xiquexiquense junta-se a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social para ajudar os desabrigados pelas chuvas. Após o decreto de situação de emergência, os bombeiros civis, secretários municipais, servidores públicos e população, se uniram em uma ação solidária em prol das vítimas alojadas nas escolas públicas. Para ajudar os atingidos pelas chuvas, os interessados podem entregar as doações de alimentos, roupas, calçados, colchões e água na sede da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social e no Prédio da Prefeitura Municipal para dar uma melhor assistência ao povo necessitado.

FONTE: ASCOM/PMXX .

01/02/2016

DEPUTADO FEDERAL BEBETO GALVÃO PRESTIGIA A ABERTURA DOS TRABALHOS DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA BAHIA .

"Nesta segunda prestigiei a sessão solene de abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa da Bahia, com a tradicional leitura do discurso do governador do Estado. Momento também de reafirmação de alianças e atuação politica em defesa das regiões do estado", Bebeto Galvão.

FONTE: XIQUESAMPA .

AGRICULTORES DO BAIXIO DE XIQUE-XIQUE GANHAM AUTORIZAÇÃO OFICIAL PARA USO DOS LOTES .

Após um rigoroso edital de seleção pública, agricultores familiares do Projeto Baixio de Xique-Xique (Batizado como Baixio de Irecê) receberam, na última sexta-feira (29) os contratos da Concessão de Direito Real de Uso (CDRU) dos lotes. 

Ao total, foram 19 trabalhadores contemplados com o documento, que permite explorar as terras e garantir recursos junto aos órgãos de financiamentos. Os contratos foram publicados no Diário Oficial da União, em 11 de janeiro. A entrega dos documentos foi realizada na sede da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Irecê. O ato contou com a presença do diretor do órgão, Luiz Alberto Barbosa, e de representantes do Banco do Nordeste. Ainda na ocasião, foram distribuídos sementes para os agricultores. O presidente da Associação dos Irrigantes do Baixio de Irecê, Ocelmário Pereira Gomes, resumiu o sentimento de alegria dos associados. “É um momento histórico, esperamos anos por essa conquista, por este direito que é nosso e agora ninguém pode tomar. É do projeto que a gente tira o nosso sustento e ainda gera emprego e renda, estamos em festa”, comemora o presidente.

FONTE: CENTRAL NOTÍCIA .