31/05/2016

ASLEY GONÇALVES UMA DAS ATRAÇÕES DO "ALDEIA MUSICAL" NA FESTA DA CIDADE DE XIQUE-XIQUE.

Fiquem ligados esse ano o Aldeia Musical começa dia 09 de Junho, um dia antes da Festa da Cidade. Assim o público terá a oportunidade te curtir artistas de outras tribos como rock, reggae, pop e muito mais. A partir das 16:00 hs tem show do cantor folk Ireceense Asley Gonçalves & Banda na quadra do Colégio Senhor do Bonfim no palco do Aldeia Musical. O cantor Asley Gonçalves já se apresentou durante o evento do Aldeia Musical em 2015, desta vez o músico se apresentará com sua banda completa e abrilhantará ainda mais sua apresentação. Junte sua tribo e venha fazer parte dessa diversidade cultural no evento alternativo Aldeia Musical durante a Festa da Cidade de Xique-Xique 2016 .

FONTE: XIQUESAMPA .

APÓS SER ENCONTRADO COM SINAIS DE ESPANCAMENTO XIQUEXIQUENSE MORRE NO HOSPITAL REGIONAL DE IRECÊ.

O fato ocorreu no dia 15 de maio quando um homem identificado como Bonifácio Ferreira da Silva foi espancado com um objeto contundente e levado para Irecê.

O irmão da vítima prestou depoimento na DT – Delegacia Territorial de Polícia Civil 14ª Coorpin, onde o mesmo relatou que seu irmão havia sido encontrado nas imediações da Travessa Djalma Bessa nessa sede da UOE com o rosto transfigurado. Informou também a vítima tinha surtos de perseguição e fazia uso de bebidas alcoólicas.  O fato aconteceu no último domingo do dia (15\05). O rapaz foi vitimado com objeto contundente onde foi constatada que sua face estava transfigurada, a vítima foi encaminhada para o Hospital Regional de Irecê, porém durante a manhã desta segunda-feira (30), Bonifácio Ferreira da Silva não resistiu aos ferimentos e lamentavelmente veio a óbito no Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho de Irecê-Bahia. A motivação do crime se encontra desconhecida bem como a autoria. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil e pelo (DHPP) – Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa.

Por: Rawan Machado e Adriano Brito.

Fonte: Página Xique-Xique e Blog Xiquesampa .

28/05/2016

PARANGOLÉ UMA DAS PRINCIPAIS ATRAÇÕES DA FESTA DA FESTA DA CIDADE DE XIQUE-XIQUE 2016.

Os meninos do Parangolé vivem aprontando pelo Brasil afora, conquistando cada vez mais fãs por onde passam, desta vez o cantor Tony Salles e sua trupe estão preparando um novo CD recheado de sucesso e músicas novas para animar e agitar os nosso dias. Ainda sem titulo mais com o repertório na ponta da língua o Parango vai lançar em breve o novo CD com mais de 15 músicas, dentre estas 9 inéditas que os meninos estão loucos para começar a executá-las e ver todo mundo cantando com o Parango. “Nascimento de mais um filho, ansiedade, expectativa, felicidade, é uma mistura de emoções e sensações, passamos todo o tempo estudando com cuidado cada canção para que elas continuem escrevendo a história do Parango, não há presente melhor do que ouvir uma multidão cantando a sua canção”, descreveu este momento Tony Salles líder do Parango. E como nós já sabemos que tudo que o parangolé faz vira sucesso, vamos ficar daqui controlando a nossa ansiedade para já já curtirmos o som de uma das maiores bandas de pagode da nossas música. Solta o Parango Brasil. Parangolé vai fazer o público de Xique-Xique balançar no circuito do Avenida JJ Seabra .

Festa da Cidade de Xique-Xique 2016 .
Produção: BWR Entretenimento .
Realização: Prefeitura Municipal de Xique-Xique .

FONTE: XIQUESAMPA .

MAIS DE 30 TONELADAS DE MACONHA É INCINERADA PELA POLÍCIA NO VALE DO SÃO FRANCISCO, EM XIQUE-XIQUE.

A CIPE/Semiárido em combate ao plantio e tráfico de maconha, realizou na madrugada desta sexta-feira (27), por volta das 04hs a 'Operação Terra Limpa' em Xique-Xique no Vale do São Francisco.

Em Xique-Xique na madrugada do dia (27/05), sexta-feira, por volta das 04hs, deu-se início mais uma edição da 'Operação Terra Limpa' tal qual, tem como objetividade combater o plantio e tráfico de maconha no Vale do São Francisco. Uma guarnição formada por 10 (dez) policiais da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE/Semiárido) se deslocaram até o povoado do "Camboeiro", em Xique-Xique, sendo percorridos 45 Km de viatura e mais 20 km a pé, em progressão pela caatinga fechada até chegar na lagoa do "Chamorra" onde foram localizados três plantios de maconha com 84 mil pés da ERVA, medindo em torno de 1,90m de altura, já pronta para colheita, além de acampamento para 10 pessoas, gêneros alimentícios, sistema de irrigação com motor, canos, adubo e defensivos agrícolas. Nos plantios nenhum traficante foi encontrado e toda droga foi erradicada e incinerada pelos policiais, preservando amostra para apresentação na Delegacia Territorial de Polícia Civil 14a Coorpin.
Adaptação: Página Xique-Xique e Blog Xiquesampa.
Por: Rawan Machado | Correspondente do Blog Xiquesampa.

Fotos: CIPE/Semiárido .
Fonte: CIPE/Semiárido - Xique-Xique-BA

AÇOITA POVO DE COPIXABA E REGIÃO! É NESTE DOMINGO 8° MEGA ENCONTRO DE COPIXABENSES E REGIÃO EM SAMPA.

Ta chegando o grande dia da Festa Estourada, é o 8° Encontro dos Copixabenses neste domingo Dia 29 de Maio a partir do meio-dia no Novo Rancho Leste Forro na Av. Sapopemba, 10.665 em frente ao Terminal de Ônibus Sapopemba. Já chegaram um pessoal direto do distrito de Copixaba, Retiro da Picada (Xique Xique), como também uma galera de Morpará pra esse grande evento. Bora imbuir e deixa cair as folhas Gilmerio Queiroz Amorim e Luana Melo.

Programação Oficial .

13:30 Thyago Rybeiro 
15:00 Forrozão Pegada 
17:00 Marquinhos Coral
18:30 Namoro.com
20:00 Capa de Revista 
21:30 Fernando Tchesco.

Organização: Gilmerio Queiroz (Mero Produções).

FONTE: XIQUESAMPA .

27/05/2016

IGOR KANNÁRIO UMA DAS PRINCIPAIS ATRAÇÕES DA FESTA DA CIDADE DE XIQUE-XIQUE 2016.

O show de Igor Kannário vem sendo comentado como o mais aguardado da Festa da Cidade de Xique-Xique 2016 .

 Anderson Machado de Jesus, mais conhecido pelo nome artístico Igor Kannário! O Cantor nasceu em Salvador no dia 29 de novembro de 1984, o artista é um cantor brasileiro de pagode, conhecido como o "Príncipe do Gueto" que segundo o próprio vem por se identificar com a favela. Kannário morou quase a vida toda no bairro humilde e violento da Liberdade, periferia de Salvador. Começou aos 8 anos. Com essa idade, tocava bateria e era backing vocal na banda Eclipse do Samba. O vocalista da banda brigou com o produtor e Igor tomou o microfone principal pela primeira vez. Depois do Eclipse do Samba, Kannário passou por Coisas do Samba, Patrulha do Samba e Swing do P. Esse último onde ele mais se destacou no cenário pagodeiro baiano. 

Chegou a fama até criar a banda A Bronkka em 2009, com a qual alcançou o estrelato da periferia e acabou saindo para ir para carreira solo no final de 2012. Levou a banda toda com ele, que já o acompanha desde o início da carreira, em 2016 o cantor fez turnê na europa.  No carnaval de Salvador de 2015 conquistou o Troféu Dodô e Osmar de Artista Revelação Masculino do Carnaval do carnaval baiano. No ano de 2016 o bloco "pipoca do Kannário" em que ele puxava foi o destaque do carnaval, tendo o maior público em toda a festa, com um clima muito bom e de paz, como pediu o cantor. Nesse bloco a galera foi à loucura, principalmente ao cantar a música "depois de nós é nós de novo" levando o público ao delírio. 

Festa da Cidade de Xique-Xique 2016 .
Produção: BWR Entretenimento .
Realização: Prefeitura Municipal de Xique-Xique .

FONTE: XIQUESAMPA .

BLOG XIQUESAMPA CHEGA A 50 MIL ACESSOS MENSAIS.

Os gráficos mostram maiores acessos em Xique Xique, São Paulo, Barra, Salvador e Irecê. Os Estados da Bahia, São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro e Minas Gerais são os que mais visitam nosso Blog. No requisito Pais o Brasil lidera fácil, seguido de Portugal, Estados Unidos, Espanha e Itália. O Blog Xiquesampa foi criado no dia 04 de Abril de 2009 por Adriano Brito, filho de Xique-Xique residente em São Paulo a quase 20anos, por isso a denominação Xiquesampa (Xiquexiquenses em Sampa). Visite-nos acessando: www.xiquesampa.blogspot.com.br .

FONTE: XIQUESAMPA .

PROGRAMAÇÃO DAS ATRAÇÕES NO BOTECO MACEDO!

Quinta-Feira (Hoje): Helder Miranda.
Sexta-Feira: Helder Miranda e Renato Wandinni. 
Sábado: Banda Flor do Ketu .

O Boteco Macedo é a mais nova opção de lazer em Xique Xique, cardápio de primeira, servindo petiscos, os mais variados caldos, sanduíches, espetinhos, açaí na tigela, todos os tipos de bebidas e muito mais. Mesas de madeira, espaço amplo e agradável. Venha bater um papo agradável, saborear um delicioso petisco e tomar aquela cerveja estupidamente gelada. 

O mais novo empreendimento de nossa cidade abri todos os dias a partir das 17:00 hs, fica localizado na Av. JJ. Seabra do lado do Supermercado Macedo (Antiga Yamaha).

Organização: Tarcisio Macedo, Washington Macedo e Walterdário.
Apoio Cultural: Xiquesampa de Adriano Brito.

FONTE: XIQUESAMPA.

26/05/2016

TAYRONE UMA DAS PRINCIPAIS ATRAÇÕES DA FESTA DA CIDADE DE XIQUE-XIQUE 2016.

Tayrone é natural de Cachoeira na Bahia, porém mora desde criança na cidade de Candeias, também na Bahia. 

Tayrone nasceu e cresceu em barracos de lona, por causa da origem cigana de sua família. Filho de Antônio Machado (in memorian) e Miriam Cardoso Machado, Tayrone Cigano começou sua carreira aos 14 anos cantando em bares e pequenas casas noturnas sempre com um repertório repleto de músicas românticas. Mas foi com o inovador arrocha, ritmo criado pelos artistas baianos, que ele se tornou uma febre em todo o nordeste, com uma média de público de 15 mil pessoas. Hoje, aos 24 anos de idade, Tayrone desponta com hits como "Doméstica" seu primeiro sucesso, "Volte Amor" sucesso que até hoje permanece nas primeiras posições das rádios do nordeste, "Paixão Proibida" e o mais novo sucesso "Sou Teu" que é o carro-chefe do DVD gravado em Caruaru, no interior de Pernambuco, além do novo trabalho lançado no final de 2009 com a gravação do DVD em Campina Grande despontando com "40 graus de Amor" e um repertório inovado e muito mais romântico.

Além de intérprete, ele também é um excelente compositor. Suas criações, ritmo e todo o seu carisma vêm aos poucos conquistando um importante espaço no cenário musical do país. No palco, Tayrone com a participação de músicos e dançarinos profissionais completando o show com ritmo e som em perfeita harmonia. Inteligente, criativo e dono de uma voz inconfundível, verdadeiro fenômeno musical. O cantor Leonardo recentemente gravou o sucesso Volte Amor, de autoria de Tayrone, além de muitos outros artistas que cantam e cantaram sua música nos shows, como Saia Rodada, Cavaleiros do Forró, Aviões do Forró, Cláudia Leitte  e outros. 

Festa da Cidade de Xique-Xique 2016 .
Produção: BWR Entretenimento. 
Realização: Prefeitura Municipal de Xique-Xique .

FONTE: XIQUESAMPA .

24/05/2016

JOGADOR XIQUEXIQUENSE SÉRGIO MANOEL ACERTA COM A CHAPECOENSE.

Sérgio Manoel defendeu o Água Santa no Paulistão e teve passagem pelo Coritiba por três temporadas, foi campeão paranaense e vice-campeão da Copa do Brasil.

Mais um reforço foi acertado pela Chapecoense para a disputa do Campeonato Brasileiro. É o volante Sérgio Manoel, que deve assinar com o Verdão do Oeste até o fim desta temporada. O jogador de 26 anos estava no Água Santa, onde disputou o Paulista. No entanto, a principal passagem do jogador foi pelo Coritiba. Sérgio Manoel é o sétimo reforço da Chape para a disputa da Série A. O jogador também defendeu as cores do do Mirassol, Paysandu e Atlético-GO. O anúncio oficial da chegada do volante ao Verdão deve ocorrer nos próximos dias. 

Sérgio Manoel Barbosa Santos, mais conhecido como Sérgio Manoel, nasceu dia  8 de setembro de 1989 em Xique-Xique (Bahia), tem 1,77 m de altura e pesa 82 kg. Começou a carreira no Nacional de São Paulo, depois jogou por Atlético de Araçatuba (SP), Batatais (SP), Rio Preto (SP),  Mirassol (SP), Coritiba (PR), Paysandú (PA), Atlético Goianiense (GO),  Água Santa (SP) e acertou com a Chapecoense até o Campeonato Brasileiro da Série A .

FONTE: XIQUESAMPA E GLOBO.COM

PREFEITURA DE IRECÊ DIVULGA AS GRANDES ATRAÇÕES PARA O FORRÓ DO MERCADÃO

A prefeitura de Irecê acaba de lançar oficialmente as grandes atrações o Forró do Mercadão. "Uma iniciativa da administração municipal desde o ano de 2013, o qual, deu certo e virou tradição na cidade de Irecê". Diz postagem feita na página Oficial da prefeitura na rede social facebook.





Confira abaixo toda programação:

Dia 23 – Agnaldo Timóteo e artistas locais

Dia 24 – Almir Bezerra (Ex Fevers) e artistas locais
Dia 25 – Jerry Adriani e artistas locais
Dia 26 – Bartô Galeno e artistas locais
Dia 27 – Zezo e artistas locais

Por: Rawan Machado | Correspondente: Blog Xiquesampa |

Fonte: Xiquesampa e Página Xique-Xique

XIQUE-XIQUE-BA: EM CONFRONTO COM A POLÍCIA, BANDIDO É MORTO A TIROS E OUTRO É PRESO EM FLAGRANTE

De acordo com informações repassadas ao Página Xique-Xique e Blog Xiquesampa pela Polícia Civil, durante a manhã desta segunda-feira (23), dois elementos trocaram tiros com os policiais. 

Um homem identificado como Edilson Roque dos Santos, 25 anos, foi alvejado com disparos de arma de fogo.  Por volta das 10hs desta segunda-feira (23), a Polícia Militar foi informada que um grupo de indivíduos se preparavam para roubar comércios nesta sede da UOE, os elementos estariam em uma motocicleta. A (GU) da Polícia Militar realizou diligências na cidade na tentativa de prender os suspeitos, no entanto, duas pessoas suspeitas receberam ordem dos policiais para estacionar o veículo que estava em posse dos mesmos, porém, a ordem foi ignorada.  Iniciou-se então uma perseguição onde os bandidos, na tentativa de escapar da polícia colidiram o veículo em outro veículo . 

Após a colisão, os marginais fugiram a pé tomando direções diferentes sendo perseguidos por policiais que fracionaram a guarnição. O indivíduo identificado como Edilson Roque dos Santos, entrou em confronto com a polícia, revidando à injusta agressão o indivíduo foi alvejado e veio a óbito no local, enquanto que o outro elemento identificado como Marcel Tadeu José dos Santos foi apreendido a autuado em flagrante por tentativa de roubo, tendo confessado que planejavam assaltar um posto da Coelba que fica localizado na Rua Virgílio Bessa nessa cidade.


Por: Rawan Machado | Correspondente Blog Xiquesampa |

Fonte: Página Xique-Xique e Blog Xiquesampa

23/05/2016

PROJETO SOCIAL VIVER MELHOR COMPLETA ONZE ANOS! "FAZER O BEM SEM OLHAR A QUEM".

"Fazer o Bem sem Olhar à quem" Esse é ou slogan da Associação Filantrópica Viver Melhor, presidido pelo Radialista Marlon Brando, levando uma missão de cumprir ao longo de 11 anos um projeto social em beneficio das comunidades, com apoio de voluntários e colaboradores cumprindo um trabalho simples com um só objetivo que é contribuir com a sociedade para de alguma forma levar cidadania as camadas menos favorecidas. Neste final de semana o Projeto Social Viver Melhor esteve presente na Associação Bom Viver, houve distribuição de brindes, a participação especial do teólogo e pastor Roberto Rivelino e show com Renato Wandinny. "Estamos apenas começando", disse Marlon Brando Presidente Associação Filantrópica Viver Melhor . 

Por Gilson Junior, Relações Públicas - DRT 0914 .
Colaboração no Texto; Adriano Brito .

FONTE: XIQUESAMPA .

CIPE/SEMIÁRIDO: COMBATE AO PLANTIO E TRÁFICO DE MACONHA NO VALE DO RIO SÃO FRANCISCO.

CIPE/Semiárido em combate ao crime realiza operação ‘Terra Limpa’, com o objetivo de combater o plantio e tráfico de maconha no Vale do Rio São Francisco.

Durante a madrugada deste domingo (22/05), por volta das 04:00 hs, deu-se início mais uma edição da Operação "Terra Limpa", desencadeada pela Cipe/Semiárido que tem como objetivo Combater o plantio e tráfico de maconha no Vale do Rio São Francisco, onde 17 Policiais se deslocaram ao povoado de ‘Riacho do Meio’, situado em Xique-Xique (BA) a 120 Km da Sede do município por estrada vicinal, afim de averiguar uma denúncia de plantio de maconha. Chegando ao local foram encontrados 57.600 pés da erva medindo de 1,30 a 2,0m já no ponto de colheita e sementeira,  demonstrando que a ação criminosa seria contínua. 

A droga era irrigada através do sistema de "Gotejamento" e foram encontrados centenas de sacos para embalagens, canos, motor, gêneros alimentícios, dois acampamentos, 3,550 kg pronta para consumo, pulverizador, mangueiras e ferramentas agrícolas. Vários elementos que se encontravam no local fugiram pela caatinga antes da chegada da Tropa. A erva foi totalmente erradicada e incinerada no local preservando amostra apresentada na Delegacia de Xique -Xique. A operação que teve início às 04:00 hs foi concluída por volta das 18:00 hs, deixando os moradores da região satisfeitos, em razão do medo imposto pelos traficantes além do roubo de animais e ameaças aos sertanejos.

Por Rawan Machado/Correspondente Colaborador do Blog Xiquesampa.

Fonte: CIPE/Semiárido - Xique-Xique-BA.

22/05/2016

DONA MARIA MADALENA DA ILHA DO PESTANA EM XIQUE-XIQUE JÁ REALIZOU MAIS DE 1500 PARTOS.

Uma "Parteira" de verdade! D. Maria Madalena da Ilha do Pestana no município de Xique-Xique (BA) já realizou mais de 1500 partos no Baixo Médio São Francisco.

Quem já passou pela Ilha do Pestana já deve ter ouvido falar da parteira Dona Maria Madalena, a mesma já realizou mais de 1500 partos, e até hoje esses partos ainda são realizados. Várias crianças já vieram ao mundo graças ao dom que Dona Maria Madalena possui, quando os partos são mais complicados e não tem jeito da parteira ajudar, Dona Maria já direciona a família da gestante para um hospital mais próximo. Dona Maria mora na Ilha do Pestana pertencente ao município de Xique-Xique BA, mas mesmo assim muitas pessoas de lugares e cidades vizinhas sempre recorrem ao trabalho voluntário de Dona Maria Madalena .

Colaboração e Fotos: Cincinato Oliveira .

FONTE: XIQUESAMPA .

EDSON GOMES O REI DO REGGAE BRASILEIRO UMA DAS ATRAÇÕES DA FESTA DA CIDADE DE XIQUE-XIQUE 2016.

Nascido no município de Cachoeira (BA), ele pensava em ser jogador de futebol, mas aos 16 anos de idade, após ganhar um festival de música em sua cidade, resolveu seguir a carreira artística. Devido as dificuldades ele teve que abandonar os estudos. Em 1982, Edson viaja para São Paulo, e arranja um emprego na área da construção civil. Foi escolhido como o melhor intérprete do Festival Canta Bahia com a música “Rasta”, levou o Troféu Caymmi e gravou um compacto. Em 1988, gravou o álbum Reggae Resistência lançado pela gravadora EMI de onde saiu o seu primeiro sucesso a canção “Samarina”, com seu estilo já definido como um roots reggae engajado, influenciado por Bob Marley e Jimmy Cliff. No ano de 1990, foi lançado o disco Recôncavo. 

Em 1992 sai o álbum Campo de Batalha, e seu sucesso se espalha pela região nordeste e por todo o país. Em 1996 Edson foi convidado para abrir o show de Alpha Blondy, em Salvador. Tocou para 22 mil pessoas que cantaram as suas músicas, sendo o maior evento de reggae da Bahia naquele ano. O quarto disco de Edson intitulado Reggae Fatal, lançado em 1995, álbum foi um sucesso de vendas e tem como destaque a canção “Isaac”. No ano de 1999 Apocalypse, deste destacam-se “Camelô”, “O País é Culpado” e “Apocalypse”. Ainda em 1999 Edson deixa a gravadora EMI, que lança uma coletânea intitulada Meus Momentos que resgata os sucessos antigos de Edson. Edson Gomes é o Rei do Reggae Brasileiro, um dos melhores letristas do Brasil. Edson Gomes promete balançar a galera com seu reggae de qualidade .

FONTE: XIQUESAMPA .

DEFINIDAS AS ATRAÇÕES LOCAIS, REGIONAL E PROGRAMAÇÃO OFICIAL DA FESTA DA CIDADE DE XIQUE-XIQUE 2016.

Patricia Molhado, A Resposta, No Break, Samb@rt, Agnaldo Feitosa, Morena Sertaneja, Embalo-Xique, Flor do Ketu e Boca Som Brasileiro são as atrações locais. E mais Banda Kybalanço de Irecê e a excelente Banda Licor com Mel de Fortaleza (CE). A grande novidade fica por conta do retorno aos palcos da Banda Samb@rt tendo no comando vocal Sócrates Júnior (Koka Show). A Banda promete fazer um pagodão refinado com seus grooves de primeira qualidade, e mais Aldeia Musical no Encontro de Todas as Tribos. O evento será de 10 a 13 de Junho. A produção da Festa da Cidade tem a assinatura da BWR Entretenimento e uma realização da Prefeitura Municipal de Xique Xique.

Programação Oficial da Festa da Cidade de Xique-Xique 2016:

Sexta-Feira dia 10/06: Batista Lima, A Resposta, Selva Brana e No Break .

Sábado dia 11/06: Edson Gomes, DJ Arhur Valleti, Agnaldo Feitosa, Parangolé, Samb@rt e Morena Sertaneja.

Domingo dia 12/06: Tayrone, Licor com Mel, Embalo-Xique, Vingadora, Flor do Ketu e Patricia Molhado.

Segunda-Feira dia 13/06: Léo Santana, Os Clones, Igor Kannário, Bom Som Brasileiro e Kybalanço.

FONTE: XIQUESAMPA .

21/05/2016

LÉO SANTANA UMA DAS GRANDES ATRAÇÕES DA FESTA DA CIDADE DE XIQUE-XIQUE 2016.

Leandro Silva de Santana nasceu dia 22/04/1988 em Salvador, mais conhecido como Léo Santana, é um cantor e compositor brasileiro. Léo ingressou com a carreira solo após o carnaval 2014, deixando a banda Parangolé, que já existe há mais de dezesseis anos e veio ter reconhecimento nacional no final do ano de 2009, com o sucesso da canção "Rebolation". Léo Santana tornou-se compositor ao escrever a canção "Rebolation", além de "Negro Lindo" e "Quebradinha". No Salvador Fest 2010, o cantor entrou junto com a banda para o Guinness Book colocando mais de 100 mil pessoas para dançar o "Rebolation". Após o carnaval de 2014 Léo Santana se lançou em carreira solo. Com a música Fenômeno, o cantor faz diversas aparições em programas de tv de todo Brasil. Esse será um dos shows mais aguardados da Festa da Cidade de Xique Xique 2016. 

Produção: BWR Entretenimento. 
Realização: Prefeitura Municipal de Xique Xique. 
Apoio Cultural: Blog Xiquesampa Adriano Brito.

FONTE: XIQUESAMPA .

SÉRIE XIQUEXIQUENSES ILUSTRES: DEPUTADO DILSON NOGUEIRA.

Dilson de Souza Nogueira, nasceu no dia 9 de setembro de 1933, filho do Sr. Hermenegildo de Souza Nogueira e de D. Erotides Bessa Nogueira. Depois de estudar o curso primário em sua terra natal, Dílson foi estudar os cursos ginasial, científico e superior (de Farmácia), na cidade de Salvador (BA). Concluído o curso superior pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia, Salvador-BA. Dílson ingressou no quadro de servidores públicos estaduais da Bahia. Casou com a Sr. Maria Cristina Nogueira e da união tiveram duas filhas: Anete e Vânia.Dílso n Nogueira ingressou na carreira político-partidária, candidatando-se a uma vaga para deputado estadual, nas eleições de 1966, elegendo-se. Cumpriu  mandatos na Assembleia Legislativa da Bahia nos períodos de 1967/1970, 1971/1974 e 1975/1979. No cumprimento normal do terceiro mandato, o deputado estadual Dílson  Nogueira surpreendeu  a seus eleitores por ter  renunciado ao mandato e a sua carreira política, após três mandatos consecutivos e doze anos representando o município e a região de Xique-Xique na Assembleia Legislativa da Bahia.Nome: Dilson de Souza Nogueira. Homenageado com seu nome em logradouro público em Gentio do Ouro-BA.

Atividade Profissional: Oficial de gabinete do ministro Luis Vianna Filho, chefe do gabinete civil do governo Marechal Castelo Branco. Farmacêutico do Instituto de Assistência e Previdência dos Servidores do Estado da Bahia - IAPSEB, onde se aposentou. Em Xique-Xique, instalou o Hospital Julieta Viana, 1970, e o Ginásio Polivalente, um dos fundadores da Sociedade Assistencial e de várias escolas primárias. Sócio do Laboratório de Análises Clínicas - LABOCLISA, 1962-2000, membro do Conselho de Farmácia da Bahia.

Mandato Eletivo: Eleito deputado estadual pela Aliança Renovadora Nacional-ARENA, 1967-1971, reeleito ARENA, 1971-1975 e 1975-1979.

Filiação Partidária: ARENA;

Atividade Parlamentar: Na Assembléia Legislativa, 4° secretário da Mesa Diretora (1969-1970); titular das comissões: Educação e Cultura, Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social e Serviços Públicos (1969-1973), Educação, Saúde e Serviços Públicos (1974), Finanças, Orçamento e Contas (1971-1973), Orçamento e Fiscalização Financeira (1967-1968), Constituição e Justiça (1975-1978), Agricultura e Incentivo Rural (1977-1978), relator de Constituição e Justiça (1975); suplente das Comissões: Economia e Finanças (1967-1968), Turismo e Empreendimentos Sociais (1978), Constituição e Justiça (1969-1971, 1973-1974), Desenvolvimento Econômico (1975-1976).

FONTE: XIQUESAMPA, ASSEMBLÉIA DA BAHIA E BLOG XIQUE-XIQUE.

DIA 10 DE JUNHO TEM PROCISSÃO DA FÉ EM XIQUE-XIQUE COM IMAGEM DO SENHOR DO BONFIM VINDO DE SALVADOR.

Dia 10 de junho tem procissão da fé às 08:00 hs da manhã com saída da Rodoviária e Missa Campal na Praça 06 de Julho (Praça da Caldeira). A imagem do nosso padroeiro Senhor do Bonfim vem direto de Salvador para a Paróquia de Xique Xique​. O Senhor do Bonfim vem trazer paz, bençãos e misericórdia para nosso povo. Dai-nos a graça divina , da justiça e da concórdia!!! Seja bem vindo Senhor do Bonfim Nosso Padroeiro.

FONTE: XIQUESAMPA .

20/05/2016

FEIRANTE MORRE EM ACIDENTE DE CARRO EM RIO VERDE 1 DE ITAGUAÇU .

No início da noite desta quinta-feira (19), um trágico acidente de trânsito tirou a vida de um feirante conhecido por ‘Novinho’. 

O acidente ocorreu na rodovia BA-052, imediações da comunidade de Rio Verde 1, em Itaguaçu da Bahia. Segundo a polícia, o pneu do veículo que a vítima conduzia estourou, momento que ele perdeu o controle da direção e capotou várias vezes. Na hora da tragédia, o motorista foi jogado para fora do automóvel. ‘Novinho’ residia na cidade de Irecê, e ia com destino a Barra do Rio Grande. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica foi para o local onde removeu o corpo para o Instituto Médico Legal de Irecê.

Fonte: Central Notícia.

CORPO DE MULHER É ENCONTRADO PRÓXIMO A CIDADE DE XIQUE-XIQUE .

Um corpo em estado avançado de decomposição foi encontrado dentro de um imóvel abandonado, onde funcionou um antigo posto de combustível, próximo a cidade de Xique-Xique. Populares avistaram o corpo e acionaram  a polícia. O cadáver de uma mulher jovem foi levado para o Instituto Médico Legal de Irecê (IML) para ser necropsiado. Segundo a polícia, ela provavelmente foi assassinada a pedradas, já que a cabeça estava esfacelada. Até o fechamento desta matéria, o corpo ainda não havia sido identificado.

Fonte: Central Notícia .

CIPE SEMIÁRIDO FAZ APREENSÃO DE DROGAS, PRODUTOS ROUBADOS E TRAFICANTES SÃO PRESOS EM XIQUE-XIQUE.

Por volta das 13:00 hs de quarta-feira (18) uma guarnição desta UOE realizando rondas pelo interior de Xique-Xique abordou uma moto pop sem placa na Rua Virgílio Bessa conduzida por um menor de iniciais J.N.S onde  encontraram 35 gramas de maconha e R$ 9,00 em dinheiro, questionado pelo policias a origem da droga o menor entregou dizendo que comprava o produto fruto de droga no Bairro do BNH Novo que era vendido por um casal. Os policiais partiu em diligencia para o local indicado que encontrou uma senhora de iniciais M.R.S e o senhor J.R.C.N, os mediantes ao avistarem a viatura tentaram evadir-se do local sem sucesso, a senhora ainda tentou de todas as formas se desfazer de uma sacola com 1024 Kg de maconha. Em poder do casal ainda foram encontrados R$ 1.526,00 em dinheiro, 30 pedras de crack embalados para consumo, 05 aparelhos celulares, 03 facas tipo peixeira, armas brancas (Facão e Canivete), 01 espingarda tipo bate-bucha e uma moto fan 125 de cor vermelha placa PJJ 6409. 

Mediante a prisão do casal de traficantes, os policias foram alertados por populares que a casa vizinha também era uma boca de fumo, os policiais ao revistarem o local encontraram um homem de inicias ECN que era filho do casal de traficantes, no local foram encontrados 929 gramas de maconha e mais uma moto. Os três traficantes foram presos e apresentados ao delegado Alex Rosa e estão a disposição da justiça na cadeia do município .

FONTE: XIQUESAMPA.

GRANDE ATRAÇÃO! BATISTA LIMA UMA DAS ATRAÇÕES DA FESTA DA CIDADE DE XIQUE-XIQUE 2016 .

O cantor Batista Lima será uma das atrações da tradicional Festa da Cidade de Xique Xique 2016! Os fãs da Banda Limão com Mel se lembram muito do cantor que ficou pouco mais de 20 anos na Banda, desde de 2014 com carreira solo, o cantor romântico de forró Batista Lima levará o público de Xique Xique e turistas ao delírio com suas canções já consagradas no cenário nacional. Será uma das atrações mais esperadas da tradicional Festa da Cidade que acontecerá de 10 a 13 de junho. Produção: BWR Entretenimento. Realização: Prefeitura Municipal de Xique-Xique.

FONTE: XIQUESAMPA .

19/05/2016

GIGANTES DA MPB XIQUEXIQUENSE! NESTA SEXTA-FEIRA TEM GRUPO "NAMORADOS DA LUA" NO BAR DE LIÓ .

O Grupo Namorados da Lua formado pelos três cantores Cássio Machado (Ex-Banda Reverson) Helder Miranda e Marcello Moraes (Ex-Swingueira) se apresentam nesta sexta-feira (20) no Bar da Lió em Xique Xique a partir das 21:30 hs. O Grupo Namorados da Lua foi formado no dia 07 de maio com uma proposta musical de som de barzinhos, mesclando MpB de qualidade com as três vozes dos grandes cantores Xiquexiquense Cássio Machado, Hélder Miranda e Marcello Moraes e mais Wesley completando a formação do grupo. "Três amigos e sensacionais músicos! Que bom essa proposta musical, reunir esses três grandes músicos Xiquexiquense fortalece nossa cultura musical. Parabéns pelo projeto. Quando soube pensei logo na mesma junção que fizeram o Daniel Diau, Paulinha Abelha e Silvania (Ex-Calcinha Preta) e também o Alexandre Pires (Ex-Só Pra Contrariar), Luiz Carlos (Raça Negra) e o Bello (Ex-ExaltaSamba). Favor sigam essa linha, pois vocês são excelentes músicos". Adriano Brito. 

Grupo Namorados da Lua, Contatos pra Shows: 74 99137-1753.
Apoio Cultural: Blog Xiquesampa .

FONTE: XIQUESAMPA .

BANDA VINGADORA UMA DAS ATRAÇÕES DA FESTA DA CIDADE DE XIQUE-XIQUE 2016 .

Banda Vingadora é uma banda musical brasileira de arrocha, pagode baiano e funk melody, formada em 2014, na cidade de Itabuna, na Bahia. O grupo formado em fevereiro de 2014, começou sua carreira nas tradicionais festas do interior da Bahia, chamadas de "Paredões de som" onde conseguiu ser a banda preferida destas festas, a banda conseguiu fazer grande sucesso nos bares e nas festas de Itabuna. O grupo só lançou seu primeiro videoclipe em dezembro de 2014, com a música "Fazer o Crau" e ficou conhecido no Nordeste com a música "A Minha Mãe Deixa", que foi apontada como o hino da festa de São João de 2015 e que ganhou ainda mais popularidade depois da vocalista Tays Reis cantar a música ao lado da cantora Ivete Sangalo a coreografia da música Minha Mãe Deixa foi criada por FitDance. 

No restante do Brasil alcançou a fama com o hit "Paredão Metralhadora", considerada a música do Carnaval de 2016. Sucesso no Youtube, o videoclipe de "Paredão Metralhadora" foi inspirado no filme Mad Max e seu investimento foi de R$200 mil. Em 11 de fevereiro de 2016 foi divulgado pela TV Bahia o resultado da música vencedora da Pesquisa Bahia Folia e o resultado foi "Paredão Metralhadora" da Banda Vingadora. A vocalista Banda Vingadora no dia 1 de março de 2016 gravou uma coreografia para a música "Eu Tento Evitar" na academia Well, em Salvador na Bahia "Eu Tento Evitar" pretende ser o novo sucesso da Banda que será uma das atrações da Festa da Cidade de Xique Xique 2016.

FONTE: XIQUESAMPA .

17/05/2016

CANTOR CENTRALENSE DUBIRAN TEM CARRO FURTADO EM IRECÊ E RECUPERADO HORAS DEPOIS .

O cantor Dubiran teve seu veículo furtado em frente sua residência em Irecê. O carro uma S10, ano 2004, foi recuperado horas depois. 

Dubiran Araújo nasceu em Central-BA e reside atualmente em Irecê. Grande profissional, um músico excelente. Dubiran começou a tocar em São Paulo onde morou por alguns anos, depois morou em Xique-Xique (BA), e foi se apresentando nas casas de shows, barzinhos e eventos de Xique-Xique que sua fama e sucesso se espalhou na micro-região de Irecê e oeste baiano. Seu show é um dos mais exigidos pelo público axezeiro.

FONTE: XIQUESAMPA .

16/05/2016

CONTRATE O ÓTIMO SHOW DA BANDA XIQUEXIQUENSE REGAÇO DO FORRÓ PRA TODO O BRASIL .


Cosmo, Marcinha e Renan Brasil agradecem a todos os fãs pela realização desse sonho com o lançamento do DvD da Banda Regaço Do Forró! "Nosso sonho é fazer o show de lançamento em Xique-Xique, nossa terra natal. Breve turnê de lançamento do DvD na Bahia e em todo o Brasil. Abraço a todos os fãs e amigos da Banda Regaço Do Forró", disse Cosmo ao Portal Xiquesampa.

Informações: 11 96791-3797 (Zap) Falar com Cosmo.
Divulgação: Xiquesampa de Adriano Brito .
Ouça aqui Regaço DO Forró: https://www.palcomp3.com/BandaRegacodoforro/

FONTE: XIQUESAMPA .

15/05/2016

FESTA DA CIDADE! PREFEITURA DE XIQUE-XIQUE DIVULGA AS PRINCIPAIS ATRAÇÕES DA FESTA DA CIDADE 2016.

Prefeitura de Xique-Xique divulga as principais atrações da tradicional "Festa da Cidade" que acontecerá nos dias 10, 11, 12 e 13 de junho de 2016. 

A Prefeitura Municipal de Xique-Xique divulgou neste domingo (15) as principais atrações para a realização da tradicional "Festa da Cidade" entre os dias 10, 11, 12 e 13 de junho de 2016 em Xique-Xique. Alem das atrações de renome nacional, bandas locais e regionais animarão a festa da cidade. E mais, palco, som, iluminação, trios elétricos, sanitários químicos, barracas padronizadas e muito mais. Foram confirmados as Bandas A Vingadora, Batista Lima, Edson Gomes, Tayrone, Igor Kannário, Léo Santana, Os Clones, Parangolé, Selva Branca, DJ Athur Valleti, Licor com Mel alem de atrações locais e Regionais e mais Aldeia Musical no encontro de todas as tribos.

Produção: BWR Entretenimento .
Realização: Prefeitura Municipal de Xique-Xique .

FONTE: XIQUESAMPA .

GRANDES ATRAÇÕES DO SÃO JOÃO DE IRECÊ JÁ FORAM DIVULGADAS! ATÉ O MOMENTO NENHUMA BANDA DE FORRÓ.

O Arraiá das Caraíbas em Irecê é um dos maiores e melhores São João da Bahia! Por se tratar de uma comemoração de festejo junina, ate o momento a Prefeitura Municipal de Irecê divulgou excelentes tradições, já foram confirmados: Lucas Lucco, Jerry Adriani, Zezo, Eduardo Costa, Paula Fernandes e Pablo, mas até o momento do fechamento desta edição nenhuma banda de forró como manda a tradição junina foi divulgada. Um certeza é que além do palco principal na Praça do Forró, a prefeitura do município realiza o São João do Mercadão e o São João dos Bairros . 

No final dos anos 80 o Arraia das Caraíbas timidamente abria espaço pra atrações sertanejas como Zezé de Camargo & Luciano e Leandro & Leonardo e Chitãozinho & Chororó, mas era muito mais atrações com bandas e cantores de forró com Limão com Mel, Magníficos, Mastruz com Leite, Clemilda, Sandro Becker, Genival Lacerda, Calcinha Preta, Zé Duarte, eram sempre convidados. O certo é que o Arraia das Caraíbas em Irecê são 30 dias de atrações, uma melhor do que a outra, mas ultimamente as atrações sertanejas vem ganhando mais espaço do que as bandas de forró, de uma certa forma quebrando o protocolo de "festa junina". Mas que não deixa de ser um dos melhores Arraias da Bahia em público e atrações. A Prefeitura de Irecê promete divulgar a programação oficial a partir desta segunda-feira (16), esperamos que seguindo a tradição junina mais bandas de forró sejam divulgadas.

Por Adriano Brito .

FONTE: XIQUESAMPA .

HOSPITAL MUNICIPAL DE IRECÊ SERÁ EM BREVE REABERTO PELA PREFEITURA .

Hospital Municipal será reaberto pela prefeitura de Irecê! Também será construída a unidade do CAPS AD, com investimento de mais de 2 milhões de reais.

O Hospital Municipal de Irecê, um grande sonho da comunidade local, será entregue em breve à população ireceense. O projeto de reforma e ampliação contou com investimentos através de recursos próprios do município.  A reabertura da Unidade Médica foi um compromisso do atual prefeito Luiz Pimentel Sobral. “O Hospital Municipal, que foi fechado em 2008, é um patrimônio do povo de Irecê e que nunca deveria ter sido fechado”, observou o prefeito. O Hospital Municipal será equipado para realizar cirurgias de pequena e média complexidades e vai reforçar a Rede de Saúde de Irecê - que já conta com 18 Unidades de Atendimento Básico, UPA 24h, Central de Regulação do SAMU 192 e Casa de Parto. Outra importante obra também já foi iniciada pela Prefeitura na área de Saúde. Trata-se da construção do CAPS AD, que vai receber um investimento de mais de 2 milhões de reais.

FONTE: ASCOM/PREFEITURA DE IRECÊ.

DIA 03 DE JULHO TEM 23° FESTA DOS EX-ALUNOS DA ESCOLA AGROTÉCNICA FEDERAL DE CATU (IFBAIANO).

De 1994 a 1996 morei e estudei na Escola Agrotécnica Federal da cidade de Catu-Ba hoje IF Baiano Catu (Cidade a 70 Km de Salvador). Fui o orador da turma de formandos de Técnico em Agropecuária de 1996 que teve como paraninfo de turma o Deputado Federal Cláudio Cajado. Os primeiros Xiquexiquenses a estudarem nesta instituição foram Gegê Teixeira (Irmão de Lula Teixeira) e Luiz Rodrigues Correia (Filho do saudoso Zequinha e irmão de Lalá). Alem de mim, outros filhos de Xique Xique e região passaram estudaram nesta importante instituição federal como: Heronildo Leite, Edimilson Carvalho, Iran Wilker, Djalma Ribeiro De Souza Júnior, Osvanei Figueiredo, Marcelo Leandro Rodrigues, Flávio Bastos, Leda, Waldick, Fernando de João Mamão, Perez, Vilma Dias, Ernandes, Edmundo Filho e Cristiane. Outros conterrâneos passaram também por la. Foram 3 anos de estudos práticos no campo e teóricos, organizamos muitos eventos estudantil, também joguei pela seleção de futebol de campo, salão e handebol da EAFC que foi muito importante em minha vida,convivi com alunos de todo o Brasil e por isso cultivo até hoje grandes amizades, mesmo que distante as redes sociais nos mantém muitos próximos. Saudades, Adriano Brito (TA 96).

FONTE: XIQUESAMPA .

14/05/2016

GRANDE INAUGURAÇÃO DA 1° DAS 4 QUADRAS DE XIQUE-XIQUE! SERÁ ENTREGUE A QUADRA DA ESCOLA ANITA DE CARVALHO.

A prefeitura de Xique Xique convida a todos para grande inauguração da Quadra Poliesportiva Professor Marcos Vinícius de Carvalho da Escola Professor Anita de Carvalho e Silva neste sábado às 19:00 hs! O nome da quadra é em homenagem ao saudoso Marcos Vieirinha. A animação fica por conta do Grupo Amigos do Samba. Você é nosso convidado especial para conferir a entrega da primeira das quatro novas quadras poliesportivas da cidade. "Estudei na Escola Anita, tenho recordações maravilhosas. O tocar do sino pela Diretora Clélia Guedes, a fila pra pegar a merenda no recreio, os doces de pirulito da saudosa Tia Naná, os ensinamentos das professoras Tia Marineide, Marichinha, Geni, Rosa, Isabel...a festa de São João na escola onde os alunos dançavam a quadrilha a caráter, as brincadeiras no pé de bage, pé amêndoa, os babas no campinho no recrio ou após as aulas. São umas das gratas recordações que tenho dessa importante escola de nossa cidade", Adriano de Brito.

FONTE: XIQUESAMPA E ASCOM PM XIQUE-XIQUE.

13/05/2016

PREFEITURA DE XIQUE-XIQUE REALIZA A FEIRA DE SAÚDE NESTA SEXTA (13) NO BAIRRO DO BNH NOVO.

Nesta sexta-feira (13) acontecerá a Feira da Saúde no Bairro do BNH Novo em Xique Xique. Os atendimentos médicos para várias especialidades na comunidade começam a partir das 08:00 da manhã e vão até as 17:00 hs. Serão realizados consultas, testes rápidos, grupos sanguíneos, exame preventivo, vacinas, teste de glicemia, avaliação antropométrica, aferição de pressão arterial, palestras e muito mais. Os atendimentos são exclusivos para os moradores do Bairro BNH Novo. Você que é da comunidade, não deixe de participar. A Feira da Saúde no Bairro do BNH Novo é uma realização da Prefeitura Municipal de Xique Xique.

FONTE: XIQUESAMPA E ASCOM PM XIQUE-XIQUE .

12/05/2016

CENTRALENSE É ESPANCADO ATÉ A MORTE EM XIQUE-XIQUE.

Gilnei Bonfim Santos, natural de Central (BA), foi alvejado com golpes de  arma branca , faca, e espancado na cidade de Xique-Xique. O caso ocorreu na segunda-feira (09). Ele ainda foi socorrido para o Setor de Emergência do Hospital Regional de Irecê onde permanecia internado até a noite de terça-feira (10), quando lamentavelmente não resistiu aos ferimentos. A autoria do crime ainda é desconhecida. A Polícia Civil vai instaurar inquérito para apurar o homicídio.

FONTE: CENTRAL NOTÍCIA .

IFBAIANO DE XIQUE-XIQUE! EDUARDO SALLES COMEMORA LIBERAÇÃO DE RECURSOS E FUNCIONAMENTO.

O IFBaiano oferece 3.055 vagas anuais na Bahia para estudantes do ensino médio, superior e pós-graduação.

Em Brasília na última segunda-feira (9), o Deputado Estadual Eduardo Salles participou, juntamente com o reitor do IF Baiano, Geovani Nascimento, da cerimônia de inauguração do Campus de Serrinha. Durante o evento, o parlamentar comemorou a notícia de que a SETEC/MEC (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação) autorizou o funcionamento dos Campi do IFBaiano em Xique-Xique, Alagoinhas e Itaberaba. Na prática, a autorização dada pelo Ministério da Educação permitiu a liberação orçamentária de 40% dos recursos necessários para o término das obras de construção das unidades de Xique-Xique e Itaberaba, na ordem de R$ 15 milhões. O valor, conforme o reitor, permitirá atualização e adequação dos projetos à quantia liberada pelo Ministério da Educação. Geovani Nascimento acredita que vai poder realizar uma nova licitação para o reinício das obras o mais rápido possível. Outro ponto comemorado pelo deputado e o reitor foi a liberação de recursos para o início das aulas. 

Enquanto as sedes do IFBaiano não ficam prontas, as salas de aula funcionarão em instalações provisórias. Segundo Carlindo Rodrigues, diretor do Campus de Xique-Xique, após as diversas reuniões realizadas com as presenças do Prefeito de Xique-Xique Ricardo Magalhães, do Deputado Estadual Eduardo Salles, do Deputado Federal Cacá Leão e do Vice-Governador João Leão, a expectativa é que as aulas no município comecem no segundo semestre, mesmo sem o término das obras da sede própria. “Estamos finalizando com a Prefeitura a cessão de salas para realizarmos as aulas”, explicou Carlindo Rodrigues. Em Xique-Xique, neste primeiro momento, serão oferecidos cursos de FIC (Formação Inicial Continuada) de operador de irrigação, agricultor familiar, auxiliar agropecuário e auxiliar técnico em agroecologia. “Serão 350 vagas disponíveis”, afirma Carlindo Rodrigues.

Obras: A construção da sede própria do IFBaiano está paralisada porque a empresa que venceu a licitação declarou falência e suspendeu os trabalhos. Conforme Carlindo Rodrigues, ainda são necessários em torno de R$ 15 milhões para finalizar as construções dos módulos pedagógicos, administrativo e o laboratório. “Como deputado representante de Xique-Xique, tenho muito interesse em ver o IFBaiano funcionando e criando oportunidades para os jovens de Xique-Xique”, disse Eduardo Salles.

FONTE: ASCOM/EDUARDO SALLES .

11/05/2016

IRECÊ TERÁ CURSO DE MEDICINA E HOSPITAL UNIVERSITÁRIO A PARTIR DE 2016.

O Hospital Regional Mário Dourado Sobrinho, localizado em Irecê, deve se tornar um hospital universitário a partir de 2016, com a instalação de um curso de medicina no município. Fruto da iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) em habilitar o município junto ao Ministério da Educação (MEC), a estratégia, assinada nesta quinta-feira (7), pretende equilibrar regionalmente o número de médicos por habitantes, com faculdades em locais de difícil fixação dos profissionais, segundo o secretário da Saúde Fábio Vilas-Boas. "Estamos fazendo a nossa parte, que é possibilitar o fortalecimento do Sistema Único de Saúde e expandir sua regionalização", afirmou em nota. 

Neste ano, foi lançado um edital de chamamento para que 22 cidades em todo o país recebam cursos particulares de medicina, como parte do Programa Mais Médicos. O prefeito de Irecê, Luiz Sobral, afirmou que a intenção é que haja uma robusta incorporação de mão de obra qualificada, representada pelos estudantes e professores, além dos benefícios inegáveis ao município e região, que contará com um atendimento cada vez mais digno. Parte dos 120 leitos do hospital serão oferecidos pelo estado, além da estrutura de serviços, ações e programas de saúde necessários para implantação da instituição de ensino que se credenciar junto ao MEC.

Fonte: Bahia Notícias .

10/05/2016

EDUARDO COSTA É CONFIRMADO NO SÃO JOÃO DE IRECÊ 2016.


As atrações serão anunciadas uma a uma diariamente pela assessoria de comunicação, compondo a grade do São João de Irecê.

A Prefeitura de Irecê acaba de confirmar o cantor sertanejo Eduardo Costa para o São João de Irecê. O artista lançou seu primeiro DVD/CD pela Universal Music gravado em novembro de 2006 em Belo Horizonte/MG. A música de trabalho "Me Apaixonei" foi sucesso em todo Brasil. O álbum vendeu mais de 500 mil cópias. Outras atrações deverão ser anunciadas nas próximas horas, compondo a grade do São João de Irecê. 

FONTE: CARAÍBAS FM .

09/05/2016

MAIS UM ASSASSINATO EM XIQUE-XIQUE! JOVEM É MORTO POR GOLPES DE FACA.

O Crime aconteceu por volta das 04:00 hs da manhã desta segunda-feira (9), em Xique-Xique, nas imediações da Escola José Petitinga. 

Diogo dos Santos Barreto, 24 anos, foi vitimado com golpes de arma branca na região do tórax. Segundo informações, a vítima estava em um bar situado na Rua Quintino Bocaiuva, quando começou uma discussão onde o autor do crime acabou desferindo contra Diogo golpes de faca, tipo peixeira. Na tentativa de escapar do autor do homicídio, o rapaz de 24 anos correu até às imediações da Escola José Petitinga, mas acabou vindo a óbito na porta da escola. A Polícia Civil informou que a vítima tinha passagem pela polícia, no entanto não se sabe o que teria provocado o assassinato de Diogo dos Santos Barreto. O corpo da vítima foi encontrado por populares onde logo em seguida a Polícia Civil foi acionada. O corpo de Diogo foi encaminhado ao IML – Instituto Médico Legal onde será necropsiado. A Polícia Civil investiga o caso para chegar até o autor do crime.

FONTE: PÁGINA XIQUE-XIQUE .

JOÃO ROCHA É ELEITO NOVO DIRETOR DA UNEB CAMPUS IV EM JACOBINA.


O professor João Rocha que foi diretor por 8 anos da Uneb Campus XXIV em Xique-Xique, e uniu-se também com a ex-diretora e professora do Campus IV Ione Jatobá para desenvolver proposta que contempla ensinos, pesquisa e extensão. Alem de promover o Campus de Jacobina, reformas estruturais, valorização dos técnicos e funcionários e atenção direta da demanda discentes desejando uma boa sorte a nova gestão do campus IV da cidade de Jacobina. Parabéns a Ione Jatobá e a João Rocha que foi eleito como novo diretor da UNEB Campus IV de Jacobina. Esperamos que a comunidade acadêmica possa esta mais perto da comunidade .

FONTE: XIQUESAMPA .

08/05/2016

POLÍCIA MILITAR É RECEBIDA A BALA EM XIQUE-XIQUE .

O 7º BPM e 5ª Cia de Xique-Xique recebe denúncia via telefone relatando que um indivíduo estava com arma de fogo efetuando disparos contra algumas pessoas.

Após a chegada da Polícia Militar no Bairro ‘Ponta da Ilha’, às margens do Rio São Francisco, a Guarnição (GU) da cidade foi recebida a tiros. Segundo a polícia, a pessoa de iniciais J.A.S, 45 anos, estava em posse de uma arma de fogo, o qual, estava efetuando disparos contra algumas pessoas da localidade. O fato ocorreu por volta das 13hs deste sábado (7),  onde uma guarnição da PM prontamente se deslocou até o local em que o indivíduo se encontrava, porém, ao avistar a viatura, o mesmo efetuou disparos e, na tentativa de escapar da polícia, atravessou o rio, no entanto, os policiais seguiram em busca do meliante e, novamente foram recebidos a tiros pelo acusado. Revidando a injusta agressão, o acusado foi alvejado no braço esquerdo. Sendo conduzido até a DT – Delegacia Territorial da cidade de Xique-Xique e apresentado ao delegado.

Da Redação: Página Xique-Xique.
Informações: Polícia Militar .

FONTE: PÁGINA XIQUE-XIQUE .

05/05/2016

SECA NO VELHO CHICO! PREFEITURA DE XIQUE-XIQUE REALIZA APROFUNDAMENTO DO CANAL DO GUAXINIM.

A Prefeitura Municipal de Xique Xique realizando desde o dia 03 de Maio de 2016 o aprofundamento do Canal do Guaxinim que leva as águas para Xique-Xique e o distrito de Nova Iguira e várias áreas irrigadas. Em pleno mês de maio o Rio São Francisco já baixou muito o nível e para evitar a falta de água no município essa ação visa minimizar os problemas decorrentes da seca.

FONTE: ASCOM/PMXX .

02/05/2016

DR. TRAJANO E NEGUINHO DO SINDICATO SÃO PRÉ-CANDIDATOS A PREFEITO E VICE-PREFEITO EM BARRA-BA.

Nesta segunda-feira (02) foi anunciado o nome de Dr. Trajano como Prefeito e Edmilson Evangelista o popular Neguinho do Sindicado como Vice-Prefeito pela coligação PP e PT no município de Barra-Ba. Dr. Trajano que é o atual vice-prefeito tendo Dr. Artur Filho como Prefeito de Barra. Já Edmilson Evangelista é o atual Presidente do Sindicado dos trabalhadores rurais de Barra. Com a chapa formado por Dr. Trajano e Neguinho do Sindicato a coligação terá o apoio do Governador Rui Costa, do Vice-Governador João Leão e do Deputado Federal Cacá Leão e mais militantes do PP, PT e de outros partidos se configurando uma chapa forte a disputar as eleições municipais de 2016 em Barra-Ba.

Foto: Ezequias Silveira .

FONTE: XIQUESAMPA .

01/05/2016

XIQUE-XIQUE! PROFESSORA ROSA SILVA LANÇA LIVRO DE POESIAS ROMÂNTICAS .

Maria Rosa Ferreira da Silva, ensina na rede pública de Xique-Xique a crianças! “A capacidade e a criatividade de escrever nunca poderá morrer”. Rosa Silva.

A professora, e poetisa Maria Rosa Ferreira da Silva, 47 anos, conhecida popularmente como (Rosa), nascida no dia 16 de fevereiro de 1970, filha de Carmelita Francisca Pinheiro e Bartolomeu Ferreira da Silva, ambos naturais da cidade de Xique-Xique, a cerca de 517 km da capital baiana, lançou à 1ª edição do seu livro de poesias. Segundo Rosa, o livro conta diversas poesias românticas. Desde os 7 anos de idade que escreve poesias, porém, somente no ano de 2015 que a professora Xiquexiquense Rosa Silva se tornou uma verdadeira escritora.

Na obra a poetisa exalta todo o seu amor em forma de poesia, delineando seus poemas aos costumes e tradições da sua época e sua vida. O livro da poetisa  tem o patrocínio do Jornal Página Xique-Xique de Rawan Machado. A  2ª edição do seu livro de poesias sairá ainda nesta semana, um livro que conta não somente poesias, mas sim frases de amor, prozas, músicas diversas, etc. 

Telefones para contato: (74) 99969-1961 ou (74) 3661-2687 (Rosa Silva) .
Endereço: Rua Floriano Peixoto, Nº 424, Cep: 47400-000- Xique-Xique-Bahia, Brasil
Valor do livro: 1ª EDIÇÃO: R$ 20,00
2ª EDIÇÃO: R$ 35,00 - Em Breve .

FONTE: PÁGINA XIQUE-XIQUE .

DIA 21 DE MAIO TEM SHOWS DE AGNALDO FEITOSA E DEILSON CAFÉ NO CLUBE ARCO-ÍRIS EM RIO VERDE I.

Alô galera de Rio Verde I em Itaguaçu da Bahia, dia 21 de Maio tem dois grandes shows com Agnaldo Feitosa (A Misericórdia do Forró) e Deilson Café dos Teclados no Clube Arco-Íris a partir das 22:00 hs. Ingressos a preços populares pagando apenas R$ 10,00 Homens e R$ 5,00 Mulheres. Clube Arco-Íris, valorizando e incentivando os artistas de nossa região a mostrarem seus talentos .

Clube Arco-Íris: Organização Umberto Freitas .

FONTE: XIQUESAMPA .