31/12/2016

PONTO CIDADÃO DE XIQUE-XIQUE FUNCIONA PLENAMENTE E CONCRETIZA SONHO DA POPULAÇÃO.

O acesso à cidadania é uma das maiores conquistas de um povo. Agora os moradores de Xique-Xique podem tirar Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho, antecedentes criminais, recadastramento previdenciário do Estado e acesso ao SineBahia, posto de intermediação de mão de obra no Ponto Cidadão. Xique-Xique, Itaguaçu da Bahia e diversos municípios da região não precisam mais se deslocar até Irecê para tirar documentos. Serão emitidas mensalmente 1.100 Carteiras de Identidade, 660 CPFs, 660 Carteiras de Trabalho , 660 antecedentes criminais, 1.760 intermediações de mão de obra e seguro-desemprego.

FONTE: ASCOM/PMXX.

30/12/2016

TRANSPARÊNCIA EM BARRA (BA)! ARTUR SILVA ENTREGA TODA FROTA DE VEÍCULOS EM PERFEITAS CONDIÇÕES.

Nesta sexta-feira (30), a equipe do prefeito Artur Silva da cidade de Barra (BA) realizou uma exposição e entrega da frota dos veículos adquiridos na sua gestão, os veículos ficaram expostos na Praça Barão de Cotegipe (Praça do Coreto) e foram entregues a equipe do prefeito eleito Deonísio Ferreira (PSDB). Em entrevista a Rádio Comunitária Rio Grande Fm, o prefeito Artur Silva ressaltou que deixa sua gestão com muitas obras realizadas no município ao longo de 8 anos governo. 

Informações e Fotos: Tv Interativa Barra-Ba.

FONTE: XIQUESAMPA.

29/12/2016

REVEILLON 2017 EM XIQUE-XIQUE NO CARRANCA HOTEL COM LIMÃO COM MEL E MALA 100 ALÇA.

Dia 31 de Dezembro Xique-Xique vai bombar! Um dos melhores reveillons de todos os tempos com duas super bandas de forró com shows de Limão com Mel e Mala 100 Alça no Carranca Grande Hotel a partir das 22:00 Hs. Imperdível. Compre logo seu Ingresso antecipado no Boteco & Lanchonete Macedo na Avenida J.J Seabra e Postos Autorizados. 

Organização: Washington Produções.

FONTE: XIQUESAMPA.

28/12/2016

REINALDO FILHO DIVULGA NOMES DE ALGUNS SECRETÁRIOS QUE FARÃO PARTE DE SUA GESTÃO EM XIQUE-XIQUE.

Por meio do seu Facebook oficial o prefeito eleito de Xique-Xique Reinaldo Braga Filho (Reinaldinho) divulgou na última segunda-feira (27) os nomes dos primeiros secretários que farão parte de sua administração a partir de 01 de janeiro de 2017. Segundo Reinaldinho, os nomes foram escolhidos com muita responsabilidade e o cuidado de escolher pessoas capacitados para seus cargos e acima de tudo nomes conhecidos, que respeitam a população Xiquexiquense, amantes de nossa terra. "Vamos começar com todo gás e determinação para fazer o melhor, pois agora, é tempo de Xique-Xique voltar a crescer", disse Reinaldinho.

Conheça os nomes dos primeiros secretários escolhidos por Reinaldinho: 

 Secretaria da Saúde: Michell Oliveira, 29 anos é Fonoaudiólogo e empresário. Sempre lutando por melhorias para a saúde, foi um dos responsáveis pela campanha de ajuda para reforma do Hospital Julieta Viana.

Secretaria de Administração, Planejamento e Finanças: Osvaldo Barbosa, 66 anos, formado em Administração Pública com ênfase em gestão Municipal, foi Secretário de Administração e Finanças na gestão Eser Rocha e nas duas de Reinaldinho. Chefe de setor do departamento de pessoal - RH e chefe de setor da gerência de logística, da CONDER, participou da equipe de elaboração do Planejamento Estratégico da Prefeitura de Salvador como representante das Prefeituras-Bairro e Coordenador Administrativo na Procuradoria-Geral de Salvador na primeira gestão de ACM Neto. 

Secretaria da Educação e Cultura: Adoniran Leite, 34 anos, é Mestre em Letras pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Graduação em Letras Vernáculas, em Pedagogia e Especialização em Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Especialização em Gestão Educacional pela Faculdade Batista Brasileira e em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa pela Faculdade Hélio Rocha. Licenciatura em Matemática pela Faculdade Integrada de Araguatins. É professor de Língua Portuguesa e Matemática nas redes públicas estadual e municipal na cidade de Xique-Xique/BA.

Secretaria de Obras, Infraestrutura, Transportes e Serviços Públicos: Consélio Sousa, 43 anos, é Técnico em Contabilidade, já foi gerente de compras e almoxarifado na primeira gestão de Reinaldinho e Chefe de Gabinete na segunda. Trabalhou também como Encarregado de serviços gerais na Construtora da Aliança Engenharia SPE Ltda.

Procuradoria do Município: Guilherme Lapa, 43 anos, é Advogado formado pela UEFS. Foi Chefe da Administração da Câmara Municipal de Xique-Xique, Defensor Público, Assessor Parlamentar na Câmara Municipal de Feira de Santana, Advogado do CREAS em Xique-Xique, Assistente da Procuradoria Jurídica da Prefeitura de Xique-Xique.

Procuradoria do Município: Janides Pinheiro (Jandinho), 32 anos - É advogado formado pela Unit, pós-graduado em Ciências Criminais pela LFG, tem cursos de Direito Processual Civil, Direito Administrativo e Carreiras Juridicas. Foi gerente do Prevfogo/Ibama, Assessor Jurídico do Centro de Referência Especializada de Assistências Social - CREAS e é sócio-proprietário do Pinheiro & Almeida - advogados associados

Chefia de Gabinete: Jefferson Bastos, 41 anos, formado em Administração e pós-graduado em Auditoria e Gestão Ambiental, foi responsável pelo setor de convênios nas duas gestões de Reinaldinho e coordenador das Prefeituras-Bairro na primeira gestão de ACM Neto em Salvador.

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social: Marlon Brando, 43 anos, é formado em Teologia e Técnico em Contabilidade, radialista, ex-vereador em João Dourado, foi assessor no Governo do Distrito Federal e idealizador do vários projetos sociais na cidade Xique-Xique nos últimos anos.

FONTE: XIQUESAMPA.

23/12/2016

ACARAJÉ DA TEREZINHA AGORA ESTA LOCALIZADO NA PRAÇA DA ALIMENTAÇÃO NO QUIOSQUE NUMERO 10.

Novo ponto do ACARAJÉ da Terezinha agora esta localizado na Praça da Alimentação na Rua Aurora. O quiosque da Terezinha é o quiosque numero 10 e fica em frente a casa de Jadilson Celular. O quiosque da Terezinha estará aberto ao público todos os dias a partir das 18:00 para quem quiser saborear o delicioso ACARAJÉ da Terezinha, gulozemas do tabuleiro e o melhor atendimento. Terezinha e Elaine Rodrigues esperam por vocês.

Disk Acarajé: 74 99804-2612.

FONTE: XIQUESAMPA.

18/12/2016

DIA 23 DE DEZEMBRO TEM NATAL DO CARRANCA COM OS CLONES DO BRASIL, PATRICIA & BANDA E ALLAN CHOK & ERICA.

A Washington Macedo Produções traz até o Carranca Grande Hotel em XiqueXique a Banda Os Clones do Brasil junto com Patricia & Banda e Alan Chok & Erica no Natal do Carranca dia 23 de Dezembro a partir das 23:00. Vendas de ingressos antecipados no Boteco & Lanchonete Macedo e postos autorizados. Você não pode ficar de fora, venha e traga seus amigos e familiares. Organização: Washington Macedo. E vem ai o Reveillon do Carranca Grande Hotel.

Serviço: Carranca Grande Hotel fica Av. Antônio Carlos Magalhães, 374. O Carranca Grande Hotel tem uma equipe profissional e hospitaleira, para sua comodidade dispõe de estacionamento privativo e wi-fi gratuito para seus hóspedes. As instalações incluem piscina adulta e infantil ao ar livre e pula-pula para crianças. Palco para shows, banheiros e câmeras de segurança. O hotel possui um restaurante com cardápio regional, bebidas nacionais e importadas para melhor lhe servir. Todos os 32 apartamentos são equipados com ventiladores e tv. Duas suítes com ar condicionado e tv a cabo. O café da manhã está incluso para os hóspedes até as 09:30 da manhã. Os bancos e centro comercial estão há apenas 500 metros, a Rodoviária está a apenas 50 metros e o Aeroporto a 5 km. Como forma de pagamento você poderá usar o seu cartão de crédito e débito.

Informações: 74 3661-5350.

FONTE: XIQUESAMPA.

CONJUNTO APOLO DE XIQUE-XIQUE FEZ MUITOS SUCESSO NA BAHIA E PIAUÍ.

O Conjunto Apolo de Xique-Xique era chamado de Beatles do Nordeste! Isso por seu repertória romântico que levaram a fazer sucesso na Bahia e Piauí.

O primeiro dos irmãos a incentivar os demais a tocar foi o popular "Macho Veio" incentivado pelo tio Flavio que era violeiro e depois ele comprou o primeiro violão e aprendeu a tocar com os colegas de farra. Principalmente Pivid. Faziam farra no Xique-Xique todo. A primeira Banda quem criou foi Reilson Baraúna e o nome da Banda era os "COMETAS" em 1969. Depois de um ano Reilson mudou o nome da Banda para Thisparedes. Reilson tomou emprestado o radio Orbofom de Cícero Padeiro que era usado caixa amplificada, também usava o amplificador da operaria e amplificador do Colégio senhor do Bonfim. Reilson fez a farda e inaugurou o conjunto na Operaria. O nome era Festa de Arromba. O presidente da Operaria era o senhor Mariano. Depois dessa festa apareceu dois novos componentes: Nivaldo do Sax e Hermes do Trobone. Os primeiros componentes foram (Nelson Cambuy) Reilson Baraúna, Chiquinho Findiga, Edvaldo de Bela, Helio Cambuy, Nivaldo e Hermes. Depois de sete meses terminou o conjunto Thisparedes como era chamado. Ficou oito meses sem tocar. Chegou o circo de Garrincha em Xique Xique, tinha a Banda, mas não tinha quem tocasse. Ele convidou para tocar quize noite no circo. Depois o dono do circo ofereceu os aparelhos e nós compramos. Formamos o Conjunto e Edilton Rapadura colocou o nome APOLO. Ele leu em uma história grega: APOLO, Deus da arte e da beleza. Aí veio o Conjunto Apolo.

O primeiro baile tocado pela banda Apolo foi na Sociedade Beneficente de Operários, foram três bailes. O quarto baile foi no Clube Recreativo Sete de Setembro. Depois desse baile a Banda Apolo comprou um SAX para Hermes e uma bateria para Paixão. Esses instrumentos foram comprados em Juazeiro-BA por Edilton Rapadura. A Banda ensaiou por quinze dias e foi a primeira participação de Hermes e Paixão. O Conjunto na época era formada por quatro irmãos: Hermes, Helio, Nelson e Paixão. Depois de cinco anos ingressou no Conjunto Erisvaldo no Órgão Eletrônico, Cosme na Percussão e Coruja na Guitarra Base. O Conjunto Apolo se apresentava todos com uniformes da banda era uma coleção de seis fardas e era utilizadas nas apresentações. Os ensaios aconteciam na casa de Dona Rosalina Nunes mais conhecida como Rosinha Canã (Mãe de Nelson e os demais). Ela era a empresaria da Banda, também ficava na porta na Rua 24 de outubro, todas as tardes dos ensaios, porque a aporta ficava repleta de gente. A primeira vagem da Banda Apolo foi na cidade de Gentio Do Ouro, depois Central, Lapão, Jussara, Irecê...Tocava por toda a região e depois se apresentarão nas cidades de Santa Rita de Cássia, Barreiras, Formosa do Rio Preto, Riachão das Neves, Serra Dourada e Cotegipe. Se apresentaram também em cidades do Piauí como: Terezina, Floriano São Raimundo Nonato, Corrente, Uruçuí, Bom Jesus do Gurugueia, Eliseu Martins, Caracol e muitas outras cidades onde se apresentaram por pouco mais de dez anos: O estilo da Banda era Renato & Seus Blue Caps, Os incríveis, Goldembois, The-Fivers, Demetrios, Roberto Carlos, Jerry Adriano, Erasmo Carlos, Vanderleia, Cely Campelo, Ronivon, Os Boleros de Altemar Dutra, Trio Irakitã, Agnaldo Timóteo, Carlos Gonzaga, as versões do Beatles e Luiz Gonzaga. 

O Conjunto Apolo teve seu final por que os componentes foram se casando e afastando, tendo outros compromissos. O primeiro que saiu foi Helio que tinha se mudado para Belo Horizonte, depois Hermes para Barreiras e Erisvaldo formou sua própria banda. Na sequência Nelson resolveu tocar sozinho como Nelson e seus Teclados. Quando aparecia alguém interessado em aprender Nelson dava aulas e muitos aprenderam com o mestre, dentre muitos músicos como Baixinho, Carimbo, David, Bau, Cleber de mestre Helio, Carlinhos de Flozinho, Agnaldo Feitosa e muitos outros. Até hoje ensino a tocar vários instrumentos musicas, cobrando por aula ou por mês. Querendo pode entrar em contato Nelson 74 99947-7761 ou procurar na Travessa Djalma Bessa nº 879. Cadê as Palmas. Quando estive em Xique-Xique em 2006 conversei com Nelson por mais de 2 horas, quiz saber do sucesso que a banda Apolo fazia nos anos 70 e 80. Fiquei surpreso, eles eram comparados com Os Fives ou Betles do Nordeste.Parabéns Nelson, nosso ícone da música popular Xiquexiquense.

FONTE: XIQUESAMPA.

14/12/2016

J.MACEDO REFRIGERAÇÃO! EMPRESÁRIO JÓ MACEDO INAUGURA MAIS UMA EMPRESA EM XIQUE-XIQUE.

O empresário Jó Macedo é um exímio investidor em Xique Xique! Dentre suas empresas estão o Hotel J.Macedo, Carranca Grande Hotel, Centro Empresarial Dário Macedo, J. Macedo Material de Construção, Clube Espaço Livre e mais empreendimentos e todos investidos em nossa terra gerando emprego e renda ao município. Jó Macedo é um visionário, empreendedor que acredita em sua terra e desa vez vai inaugurar a J. Macedo Refrigeração, uma loja de venda de peças e aparelhos de ar, peças de máquinas de lavar, geladeira, instalação e manutenção de ar condicionado a comercialização de linha automotiva. Para isso Jó Macedo conta com uma equipe de instaladores contando um profissional com mais de 10 anos de experiência profissional em São Paulo.

Municípios, instituições, pessoas físicas e jurídicas procure a J. Macedo Refrigeração e faça seu orçamento. A J. Macedo Refrigeração será inaugurada nesta quinta-feira, a empresa fica na Rua Rosa Baraúna, vizinho ao Hotel J. Macedo. Simplicidade e acreditar em sua terra faz de Jó Macedo um empresário de sucesso. "Essa é minha área, obrigado Jó Macedo por nossa parceria, nós da Frigelar (www.frigelar.com.br) estamos a disposição no que for preciso conte comigo sempre. Parabéns Jó Macedo por investir e acreditar em nossa terra", abraço do amigo Adriano Brito.

FONTE: XIQUESAMPA.

13/12/2016

GRAVE SEU CD, ARRANJOS E MUITOS MAIS NO STUDIO CD SOM DE CARLINHOS MOURA.

Vai gravar seu Cd, arranjos, acompanhamentos musicais e muitos mais? Procure o Studio CD Som do musico Xiquexiquense Carlinhos Moura em São Paulo. Experiência comprovada a mais de 10 anos gravando Cds com qualidade e profissionalismo. Agende uma visita e contatos pra shows: 11 96979-0730/95346-0293. Escute Carlinhos Moura no Palcomp3: https://www.palcomp3.com/carlinhosmoura/.

FONTE: XIQUESAMPA.

11/12/2016

POVO DE XIQUE-XIQUE PRESTAM HOMENAGEM EMOCIONANTE AO JOGADOR SÉRGIO MANOEL!

Uma comissão formada pelo padre Claudio, Professor Jeames Santos (Ninho), Márcio Barreto, José Neto, Marcos de Olavo, Tarcisio Meira, Maninho Carnicinha, Ligian Santos, Michell Oliveira, Professora Solange e Terezinha do Acarajé junto com o povo de Xique Xique fizeram uma linda e emocionante homenagem a seu filho ilustre neste domingo (11), o jogador da Chapecoense Sérgio Manoel. O evento contou com uma missa, caminhada, orações, jogos e um abraço simbólico no estádio Dr. Hélcio Bessa, contou com a presença de parentes de Sérgio Manoel como seu pai Gilson Barbosa e Terezinha Barbosa (Terezinha do Acarajé). Homenagem justa e merecida.

FONTE: XIQUESAMPA.

10/12/2016

JUDOCA XIQUEXIQUENSE MAY OLIVEIRA CONQUISTA PELA 4° VEZ TITULO DE MELHOR JUDOCA BAIANA.

As amigas May Oliveira e Gleilma Rodrigues na entrega do troféu melhores do ano 2016 da Federação Baiana de Judô. 

Neste sábado a judoca May Oliveira do Esporte Clube Vitória nascida em Xique Xique conquistou pela 4° vez o titulo de melhor atleta de 2016. Gleilma Rodrigues foi convidada ao evento e representou o Sintepav-Ba um dos patrocinadores da nossa conterrânea e comentou: "É com enorme satisfação que agradeço a nossa querida judoca, Hepta campeã Baiana, e Bi campeã Brasileira (região III) e nossa conterrânea @mazinhajudo pelo convite pessoal a mim e ao Sintepav/Ba de participar e privilegiar um momento único e especial como esse. Ganhando troféu pela 4° vez consecutiva. Sucesso sempre", disse Gleilma Rodrigues. Parabéns May Oliveira, atleta exemplar! Parabéns também ao Sintepav Bahia. e o Deputado Bebeto Galvão representados por Gleilma Rodrigues por sempre colaborarem com nossa conterrânea.

FONTE: XIQUESAMPA.

CONHEÇA A HISTÓRIA E VISITE A ILHA DE MUCAMBO DOS VENTOS EM BARRA-BA.

A denominação do nome "Mucambo dos Ventos"  terra remanescente quilombola que entre os anos de 1903 e 1908, teve como principal personagem uma senhora chamada Mucambo, descendente de escrava e se chamava "Mucambo", moradora da referida Ilha. Essa localidade é comum ventar muito forte, ventos que assopram, da areia formando as maiores dunas de água doce da america do sul, dizem que os ventos em Mucambo fala. A horigem de sua denominação deu-se quando as pessoas se dirigiam para esta localidade diziam que iam pra "Mucambo dos Ventos", dai ficou até hoje o nome do povoado de Ilha do Mucambo dos Ventos pertencente ao município de Barra, porém vizinho ao município de Xique-Xique. Com uma população de famílias descendentes de escravos que vivem do cultivo de banana, jaca e mandioca. Mucambo dos Ventos fica próximo a Ilha do Gado Bravo e Ibiraba. Mucambo dos Ventos era de origem quilombola e  hoje habitada por descendentes de escravos. É comum os ribeirinhos contam até hoje causos fantásticos envolvendo pescarias, assombrações, mistérios, lutas, mitos e lendas do velho chico, representando  uma identidade particular, única, dos heroicos descendentes de antigos escravos.

Lenda de Romãozinho em Mucambo dos Ventos: Segundo a lenda, Romãozinho era um menino endiabrado, filho de um casal de lavradores. O pai trabalhava de sol-a-sol na roça e romãozinho era encarregado de levar-lhe diariamente a refeição. A mãe sofria muito com as traquinagens do filho e a brutalidade do marido que a espancava por qualquer "dá cá aquela palha". Romãozinho gostava de ver sua mãe apanhar e, por isso, provocava brigas entre os seus pais. Todos os dias que ia levar a comida para seu pai na roça, o capeta do menino comia a metade pelo caminho, razão pela qual o pai tinha sempre um motivo para espancar a mulher quando chegava em casa á noite, alegando que ela era uma pessoa mesquinha e que queria matá-lo de fome. 

A mulher retrucava que mandava comida suficiente e isso aumentava a raiva do marido. Certo dia, a pobre mãe matou uma galinha e preparou a capricho, mandando-a inteirinha para o marido. Romãozinho comeu tudo no caminho e chegando ao local do trabalho, onde o pai, faminto, o esperava, apresentou-lhe apenas os ossos da galinha, disse: ela manda dizer que se contente com os ossos, pois a carne guardou para o vigário. Mal acabou de ouvir o que o filho lhe dizia, o homem saiu como louco e, chegando em casa, matou a mulher. No momento exato em que o marido matava a esposa, o mau filho estourou, deixando atrás de si um horrível cheiro de enxofre. Desse dia em diante Romãozinho começou a aparecer às pessoas, fazendo boiadas arrebentarem os currais, virando panelas no fogo, furando vasilhames de água e jogando pedras nos telhados das casas. Ele virou bicho aos doze anos de idade e quando toma birra com uma pessoa ela tem que se mudar de terra.

Mulher procura por parentes em Mucambo dos Ventos: Olá povo de mucambo dos ventos, me ajude  a  encontrar minha família. Estou a procura de meus tios Aristides Alves da Silva, Adelina Alves da Silva, Vitalina Alves da Silva e outras da mesma família. Sou filha de Joaquim Alves da Silva, atualmente moro na cidade de Pratania em São Paulo. Quem tiver informações me envie e-mails para: tnatalina361@gmail.com e teresasilva25@ig.com.br. Obrigado, Teresa.

Por Adriano Brito.
Fotos: Cincinato Oliveira.

FONTE: XIQUESAMPA.

08/12/2016

XIQUEXIQUENSES FARÃO HOMENAGENS A SÉRGIO MANOEL COM MISSA SOLENE, CAMINHADA, JOGOS E ORAÇÕES.

Neste domingo (11) o jogador Xiquexiquense Sérgio Manoel falecido no desastre aéreo do voo da Chapecoense no dia 29 de novembro será homenageado pela paróquia do senhor do bonfim e população. Uma comissão formada pelo padre Claudio, Professor Jeames (Ninho), Marcinho de Lecy, Tarcisio Meira, Maninho Carnicinha, Ligian Santos, Michell Oliveira, Professora Solange e Terezinha do Acarajé estão organizando uma linda homenagem pra Sérgio Manoel neste domingo (11/12). O evento terá missa, caminhada, jogos e um abraço simbólico no estádio Dr. Hélcio Bessa. O evento contará com a presença de parentes de Sérgio Manoel como seu pai Gilson Barbosa e Terezinha Barbosa (Terezinha do Acarajé). A organização pedem aos amigos, professores e pessoas que conheciam Sérgio Manoel para comparecer e abrilhantar nesta homenagem ao nosso conterrâneo que tanto nos orgulhou.

Programação:

Domingo dia 11 de Dezembro:

Dás 07:00 às 08:15 hs: Missa com o padre Xiquexiquense Claudio na Igreja Senhor do Bonfim em frente a Praça Dom Máximo.

Das 08:30 às 09:00 hs: Caminhada da Igreja do Senhor do Bonfim até o Estádio Dr. Hélcio Bessa, 71 crianças irão soltar balões brancos simbolizando os nomes das 71 vitimas do acidente que vitimou jogadores, comissão técnica, jornalistas e tripulantes, logo após um abraço simbólico no meio do gramado do estádio.

Das 09:30 às 10:10 hs: Jogo entre Estrela Azul X Escolinha do Professor Morato de Ibititá (Categoria SUB 11, 12 e 13).

Das 10:20 às 11:00 hs: Jogo Entre Estrela Azul X Escolinha do Professor Morato de Ibititá (Categoria SUB 14, 15, 16 e 17).

Das 11:10 às 12:00 (Meio-Dia): Grande clássico futebolístico entre o atual campeão municipal Rio Negro time que Sérgio Manoel jogou na adolescência X Estrela Azul Hepta Campeão Xiquexiquense, time que mais ganhou títulos no esporte de Xique-Xique.

Informações: Jeames Santos (Ninho).

FONTE: XIQUESAMPA.

06/12/2016

CHUVA CAUSA ESTRAGOS E DESABAMENTOS EM XIQUE-XIQUE.

Ventos Fortes! Uma parte do muro do Estádio Dr. Hélcio Bessa em Xique-Xique veio ao chão com a forte chuva desta terça-feira (06/12).

Uma forte chuva de grandes proporções atingiu o município de Xique-Xique nesta tarde de terça-feira (06/12). Vários estabelecimentos comerciais e residenciais tiveram seus telhados destruídos, raios, trovões e granizos aliada a força da chuva e dos ventos derrubaram um parte do muro do estádio Dr. Hélcio Bessa, o muro da escola Polivalente. Uma torre de telefonia da "OI" ficou partida ao meio, várias arvores vieram ao chão, galhos caíram sobre carros e motos, uma parte da cobertura do SAMU veio ao chão, o prédio da Colonia de Pescadores também teve seu teto destruído assim como a sala de informática. O Hospital Julieta que em 2014 teve sua reforma feita por doações e mão de obra pelo povo sofreu enormes danos em sua estrutura. O estrago foi muito grande, postes de energia desabou com a força dos ventos, ruas e casas ficaram alagadas. Por algumas horas a cidade teve sua energia interrompida. Não houve vitimas. Segundo o site Climatempo a previsão é mais chuvas para Xique Xique e região até sexta-feira (09/12). 

Por Adriano Brito.

Fotos: Edson Nogueira/Marcello Moraes.

FONTE: XIQUESAMPA.

03/12/2016

TIME DO ASAS DE XIQUE-XIQUE PRESTA HOMENAGEM AS VITIMAS DO ACIDENTE DA CHAPECOENSE.

Neste sábado (03/12/16), a equipe da Associação Amigos do Society aos Sábados (ASAS) do presidente Sergio Luiz Carvalho Bandeira, além de lembrar do acontecido que vitimou 76 seres humanos, a equipe do Asas prestou homenagem ao Xiquexiquense Sérgio Manoel, jogador da Chapecoense, que nos deixou precocemente, no dia 29/11/16. Quando a Associação construir, nas suas dependências sociais, o campo de futebol Society chamar-se-à ARENA SÉRGIO MANOEL. Uma justa homenagem a quem elevou o nome de nossa cidade, no futebol. #forçachape.

FONTE: XIQUESAMPA.

CORPO DO JOGADOR XIQUEXIQUENSE SÉRGIO MANOEL SERÁ ENTERRADO EM JANDIRA-SP NA MANHÃ DESTE DOMINGO!

O corpo do Xiquexiquense Sérgio Manoel, um dos 19 jogadores da Chapecoense que morreram no desastre aéreo na Colômbia, será velado em Itapevi te pela manhã deste domingo (04/12), onde mora parte da família. As informações são de familiares e amigos do atleta, que esperam pela liberação do corpo em Chapecó. Antes de vir para Itapevi, o corpo será velado na Arena Condá, em Chapecó, junto com os demais jogadores, de la seguira para o Aeroporto do Galeão do Rio de Janeiro. Ao chegar em Itapevi, o corpo será colocado em cima da viatura de bombeiros e passará pelas vias mais importantes da cidade até chegar a tardezinha no ginásio João Salvarani onde será velado ate pela manhã. A previsão é que o corpo de Sérgio Manoel chegue por volta do meio-dia e seja enterrado na tarde domingo no cemitério Alphacampus em Jandira próximo a Itapevi em cerimônia restrita apenas à família e aos amigos mais próximos. O jazigo foi cedido pela administração do cemitério à família do atleta. Nascido em Xique-Xique, na Bahia, o atleta passou a infância e juventude em Itapevi, onde também iniciou sua carreira, em times da várzea, como Avaí e Estrela.

Sérgio Manoel disputou muitos campeonatos de divisões inferiores no interior paulista. Foi assim em pelo time do Nacional da capital paulista de 2005 a 2009 ate chegar ao Atlético Araçatuba-SP no segundo semestre deste mesmo ano, em 2010 no Batatais-SP. E foi na temporada 2010-2011 que seu futebol começou a se destacar atuando pelo Mirassol-SP onde disputou a elite do Paulistão em 2011, chegando a ser escolhido em os 22 atletas da seleção do campeonato paulista. Graças a seus bom futebol chamou a atenção do Corinthians mas o jogador acabou fechando contrato com o Coritiba onde atuou de 2012 a 2014. No Coritiba Sergio Manoel teve dois graves problemas de contusão onde ficou afastado dos gramados por pouco mais de 1 ano. Nesse período afastado sofreu com o medo de não poder voltar a atuar, mas a luta de Serginho foi recompensada em 2014 o Atlético de Goiás o contratou para disputa do campeonato Goiano. Em 2015 Sergio Manoel disputou o campeonato Paraense pelo Paysandu. No inicio deste ano de 2016 fechou contrato com o time do Água Santa-SP onde disputou a elite do futebol paulista pela segunda vez onde se destacou chamando a atenção de times como a Chapecoense para a disputado do campeonato Brasileiro.

FONTE: XIQUESAMPA.