[NEWS][6]

r
v
xique-xique

SÉRIE PREFEITOS DE XIQUE-XIQUE! JOÃO DURÃES.

Prefeito João Ferreira Filho (JOÃO DURÃES) teve seu mandato como prefeito de 1° de fevereiro de 1973 a 1° de fevereiro de 1977. João Ferreira Filho ou como era mais conhecido JOÃO DURÃES, nasceu no dia 17.08.1918 em Oliveira dos Brejinhos (BA), filho de João José Ferreira e de Norberta Alves Ferreira. Ainda adolescente seus pais se transferiram, no início da década de 1930, para o distrito de Santo Inácio na Chapada Diamantina, atraídos pelos garimpos de ouro e diamantes explorados naquela localidade. Quando, após concluir o curso primário se preparava para estudar em Salvador ocorreu o falecimento prematuro de seu genitor, o que obrigou João Durães a permanecer em Santo Inácio, trabalhando para ajudar sua mãe a criar seus irmãos. Em 1936 tornou-se serventuário da Justiça, no cargo de Oficial do Registro Civil das Pessoas Naturais do Cartório da vila de Santo Inácio. Na década de 1940 a família de João Durães se transferiu para a cidade de Xique-Xique (BA), onde começou a trabalhar na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT. Durante a sua vida, João Durães foi comerciante, agropecuarista, garimpeiro, comprador de pedras e metais preciosos, serventuário da Justiça Estadual, funcionário público federal e político. 

Atraído pela política partidária candidatou-se a uma cadeira de vereador tendo sido eleito no pleito de 03.10.1962, para um mandato de 1963-1967. Buscou seu segundo mandato no pleito de 15.11.66 e foi eleito para legislatura 1967-1971. Como vereador deu uma grande parcela de apoio e contribuição à campanha de construção do Hospital Julieta Viana, que foi inaugurado no dia 13 de junho de 1970. Participou, também da mobilização para a criação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Chique-Chique, fato ocorrido no dia 13.05.1971. Nas eleições municipais de 15 de novembro de 1972, foi eleito prefeito, tendo governado a cidade de fevereiro de 1973 a fevereiro de 1977. Durante sua administração à frente do Poder Executivo Municipal, a Câmara Municipal teve a seguinte representação:Antenor Miranda da Silva, Arlindo de Oliveira, Clóvis Peregrino de Souza, Domingos Alves da Costa, Edvando de Assunção Fontoura, João Pinheiro Bastos, Oswaldo Marques da Rocha, Samuel Rodrigues Soares e Sandoval Avelino de Oliveira. O prefeito João Durães sempre atribui que a maior conquista de sua administração foi ter conseguido junto ao governador do estado da Bahia Antonio Carlos Magalhães (1971-1975) o prolongamento da Rodovia BA–052, até Xique-Xique, já que o projeto original previa o final da estrada na cidade de Irecê. 

O cidadão e prefeito João Durães faleceu no dia 14 de janeiro de 2002, na cidade de Xique-Xique e está sepultado no cemitério local. A Câmara Municipal o homenageou dando seu nome à antiga Praça do Cinqüentenário, situada entre as ruas Aurora e Virgílio Bessa. Durante a sua gestão como prefeito municipal João Durães tomou as seguintes providências:

I) Assinou Decreto Municipal n° 121, de 1° de abril de 1973, desapropriando um terreno, para construção de um posto de saúde;
II) Assinou Decreto Municipal n° 133, em 02 de abril de 1973, nomeando o professor Pascoal Neri de Souza para o cargo de vice-diretor do Colégio Municipal Senhor do Bonfim;
III) Assinou Decreto Municipal n° 135, de 15 de junho de 1973, nomeando o cirurgião-dentista Miguel Sodré Neto para o cargo de diretor-geral do Colégio Municipal Senhor do Bonfim, em substituição ao médico Dr. Hélcio Bessa.
IV) Construiu inúmeras escolas em algumas localidades do interior do município e na sede.
V) Beneficiou a zona rural com estradas vicinais da maior importância; construiu pontes, poços artesianos e tubulares na região da caatinga, minimizando os efeitos dos insistentes anos ruins causados pelas secas e pelas longas estiagens. A inauguração da pavimentação asfáltica da rodovia BA.52, ligando Xique-Xique a Salvador e que ficou conhecida com a "Estrada do Feijão" aconteceu no dia 12 de novembro de 1974, na gestão do prefeito João Ferreira Filho, conhecido como João Durães e contou com a presença do governador do Estado Antônio Carlos Magalhães e toda a sua equipe do governo. Na foto vemos o momento em que o povo de Xique-Xique (BA) recepcionava o Governador Antônio Carlos Magalhães.

FONTE: XIQUESAMPA.

Jornal Centro Oeste Bahia '

O oeste da Bahia se encontra aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Tenha responsabilidade em seus comentários, não nos responsabilizamos por conteúdos impróprios .

Start typing and press Enter to search