29/01/2017

VOCÊ SABIA QUE A PRAÇA DA CALDEIRA SE CHAMA PRAÇA 6 DE JULHO?

A Praça 6 de julho conhecida como Praça da Caldeira e que também na sua inauguração em 06 de julho de 1932 era chamada como Praça do Pirulito. 

A Praça 06 de Julho fica localizada atrás da Igreja do Senhor do Bonfim é um dos mais importantes logradouros da cidade, pois a sua inauguração, no dia 6 de julho de 1932, pelo Intendente Municipal Coronel José de Souza Nogueira (1930/1933), foi uma homenagem ao centenário da cidade de Xique-Xique (BA). A Caldeira que ali está afixada forneceu energia elétrica para a cidade de 1936 até o ano de 1951, quando a cidade passou a contar com energia fornecida por um motor a diesel. A conservação desse equipamento foi muito feliz por preservar a memória da cidade.

Nos anos 80 um senhora com problemas mentais morou debaixo de uma das figueiras, ela se chamava Dionísia, vivia rodeado de latas e cachorros, não pertubava ninguém. A praça tinha uma curiosidade, todos os dias às 18:00 em posto um enxame de andorinhas lotavam as arvores pra descansarem, dormia sempre esse horário. Dessa pequena Praça, partem duas importantes ruas de Xique-Xique: a Rua Ruy Barbosa e a Rua Gois Calmon, sem se falar na Avenida J.J Seabra que lhe fica ao lado. É nessa Praça que fica situado o Clube Beneficente dos Operários, fundado no dia 15 de agosto de 1935 e que continua em plena atividade beneficiando os seus sócios. Foi nessa Praça que o nosso escultor Carlos Roldão, expôs a sua obra "Cristo Crucificado". Além de ser vizinha a agência do Banco do Nordeste.

FONTE: XIQUESAMPA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.