24/02/2017

ESCOLA DE SAMBA DE SILVIO BANDEIRA EM XIQUE-XIQUE COMPLETARÁ 50 ANOS.

Associação Recreativa e Escola de Samba Mocidade Independente de Xique-Xique-BA (ESMIXX) foi criada no dia 18 de dezembro do ano de 1967, na oportunidade estiveram presentes Silvio Carlos Sampaio Bandeira, Ademar José Chastinet Duarte, Antônio Sampaio Bandeira, Sebastião Sampaio Bandeira, Pedro Bessa, e outros. O primeiro noma da escola de samba era "Batucada Ritmo de Samba”, com registro em livro próprio, devidamente assinado pelos sócios fundadores na assembléia de constituição da referida entidade. Dando prosseguimento ao ato, foi unânime a escolha por todos do Sr. Sílvio Carlos Sampaio Bandeira para dirigir os destinos da Batucada em todos os sentidos. Em seguida o Sr. Silvio Bandeira agradeceu a todos pela escolha e confiança que todos lhe depositaram, prometendo que tudo faria pelo crescimento e engrandecimento da Batucada. Desta feita foi convidado pelo Sr. Silvio os Srs. Sebastião Sampaio Bandeira, Antônio Sampaio Bandeira, Ademar José Chastinet Duarte para comporem a mesa. 

Assim sendo, foram os mesmo nomeados respectivamente, vice-presidente, secretário e tesoureiro. As cores da Bandeira da escola serão as mesmas originárias da fundação em 18 de dezembro de 1967, ou seja: Azul, vermelha e branca. O primeiro ato de Sr. Presidente foi a indicação de três moças representando a Batucada, para angariar dinheiro numa promoção para a escolha da rainha do carnaval e para aquisição dos instrumentos. No dia 10 de janeiro de 1984, em nova assembléia, escolheu-se novo nome, passando a se chamar “Escola de Samba Mocidade Independente de Xique-Xique”. Em 2017 a Escola de Samba Mocidade Independente de Xique-Xique vai completar 50 anos de existência sendo essa agremiação um patrimônio cultural do município. São 50 anos desfilando nos carnavais pelas principais ruas de Xique-Xique com sua bateria afiada sobre a coordenação do seu presidente e maestro Silvio Bandeira.

Pesquisa: Adriano Brito.

FONTE: XIQUESAMPA.

2 comentários:

  1. Grande Adriano Brito, nosso historiador da nossa cidade Xique-Xique parabéns meu amigo pelas suas reportagem, que fazem nós recordarmos e viver

    Um abração
    Cristóvão

    ResponderExcluir
  2. Valeu meu amigo Cristóvão! Sempre bom poder contribuir com nossa história. Abração.

    ResponderExcluir

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.