[NEWS][6]

r
v
xique-xique

GÊNIO RIO NEGRO, UM DOS MELHORES CRAQUES DO FUTEBOL XIQUEXIQUENSE!

Gênio e seu filho Felipe, até hoje o craque mantém a forma jogando um bom futebol nos campos de Taguatinga-DF.

Genivaldo Barbara de Sousa nasceu no dia 16 de Junho de 1970, Gênio do Rio Negro como é mais conhecido é homem é evangélico da Igreja Batista do 7° Dia, casado e pai de três filhos. O craque começou no futebol no Palmeiras de Zé Grande e Ju um time que tinha Manoel Messias, Reizinho (Pai de Sidny), Cicero e muitos outros. Do Palmeiras foi parar no time do Baneb tinha jogadores como Tim, Maninho Carnicinha, João de Samuel, Everaldo Esquerdinha, Sergio Maneca, o goleiro era Foguete, segundo Gênio o Foguete colocava a bola pra lá do meio do campo com a mão. Foi no Baneb que Gênio conheceu uma das pessoas mais marcantes da vida dele que foi o saudoso professor Almir e que ajudou muito a trajetória do jogador no início. Do Baneb jogou jogou no Guarani de Pedro Nogueira por duas temporadas e de la foi jogar no Brasinha, la conheceu um dos seus melhores parceiros no futebol que foi o volante Rochinha. E foi com as excelente atuações pelo Brasinha que Gênio chamou a atenção do técnico da Seleção Xiquexiquense o professor Carlos Santos. Do Brasinha foi jogar no Cruzeiro, mas com apelas três jogos pelo clube foi suspenso por um ano por Mirlan Oliveira (Hoje vereador) que na época era presidente da liga de futebol. Na época houve uma confusão em um jogo e Gênio estava assistindo da arquibancada e foi um dos acusados a jogar a pedra no campo e ter acertado  juiz e por isso foi punido.

Nesse período de afastamento o craque já despertava a atenção da crônica esportiva, na época o radialista Quinzinho da Rádio Difuzora e Valmir da Rádio Regional de Irecê e muitos profissionais do rádio enalteciam o jogador que ganhava fama na micro-região. Com seu afastamento de um ano foi jogar no Vasco de Central e segundo ele foi um dos melhores campeonatos que disputou, o Vasco de Central tinha o patrocínio de Procópio que era dono de uma padaria em Xique-Xique e foi com a ajuda dele que a equipe montou um timaço com Gênio, seu irmão Von, Lourivam e Maguim de João Dourado e foram campeões pelo time. Nesse período ele estava afastado de jogar o campeonato municipal mas não estava impedido de jogar pela seleção, com raiva de pelo seu afastamento foi convencido por Mirlan e Luizão a jogar pela seleção. Voltou pra seleção e ajudou a equipe a ser vice-campeã. A decisão foi em dois jogos com o primeiro em Xique-Xique vencendo por 1 X 0 com gol de falta marcado por ele. No segundo jogo não atuou por que era adventista, a seleção Xiquexiquense acabou sendo derrotada por 2 X 0. Muitos queriam ver Gênio jogar, mas nesse ano Dinho da Barra foi escolhido o melhor jogador da Copa do Feijão. Gênio não parava de ganhar convites para jogar em outras cidades e foi disputar o municipal em Gentio do Ouro pela equipe do Santo Inácio e levou com ele seu irmão Von e Amilton, em Gentio do Ouro Gênio foi jogador e técnico ao mesmo tempo e foi a primeira vez que o município disputava a então Copa do Feijão ficando em 1° lugar no grupo que tinha Barra, Xique-Xique, Itaguaçu da Bahia, Central e Gentio do Ouro. Gentio do Ouro chegou a desclassificar a seleção de Xique-Xique com um gol dele de falta, na Copa do Feijão desse ano a equipe de Gentio do Ouro ficou em 4° lugar na classificação geral.

Gênio então começava a perambular no futebol, foi jogar no Colo-Colo do povoado de Achado de Irecê junto com Rochinha. Foram campeões em Irecê, segundo o radialista Quinzinho da Rádio Difusora de Irecê o campo estava lotado com mais de 10.000 pessoas, o time empatou no tempo normal com um gol de Gênio e nos penaltys foram campeões. O fato curioso foi que naquele dia o povo colocava dinheiro no calção do craque Gênio, saiu de lá com muita grana. Jogou e foi campeão no time do Real em João Dourado e campeão pela Portuguesa em Barra-BA. A melhor Seleção de Xique-Xique que jogou ele montou com: Chiquinho de Uibaí, Zé Rodrigues, Dão da Barra, Everaldo Esquerdinha e Dinho da Barra, Rochinha e Ion, Diu, Gênio, Jojó e Valdo. Essa equipe ainda Tinha o goleiro Gilberto, Lee, Tenente, Paulo Sérgio, Neguinho The-Flash e Bira. Gênio morou em São Paulo e chegou a jogar profissionalmente em dois clubes de divisões inferiores nos times do Barretos FC e no Americana ambos da 3° divisão do campeonato paulista. De São Paulo foi morar em Taguatinga-DF onde reside atualmente e foi campeão pelo Taguatinga, jogou e foi campeão municipal em Aparecida de Goiânia-GO. Seu maior sonho é um dia retornar pra Xique-Xique, estar do lado dos seus pais, irmãos e sua família, ajudar o time do Rio Negro a ter uma estrutura digna, formar jogadores e viver ao lado dos seus familiares. "Sinto saudades dos meus tempos de futebol em Xique-Xique e região, o tempo passou muito rápido, graças Deus tive uma passagem muito boa por onde joguei e feliz por ter conquistado muito amigos no esporte. Sou abençoado por isso e por ter uma linda família", disse o craque Gênio.

Por Adriano Brito.

FONTE: XIQUESAMPA.

Jornal Centro Oeste Bahia '

O oeste da Bahia se encontra aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Tenha responsabilidade em seus comentários, não nos responsabilizamos por conteúdos impróprios .

Start typing and press Enter to search