31/01/2017

SÉRIE PREFEITOS DE XIQUE-XIQUE! JOÃO DURÃES.

Prefeito João Ferreira Filho (JOÃO DURÃES) teve seu mandato como prefeito de 1° de fevereiro de 1973 a 1° de fevereiro de 1977. João Ferreira Filho ou como era mais conhecido JOÃO DURÃES, nasceu no dia 17.08.1918 em Oliveira dos Brejinhos (BA), filho de João José Ferreira e de Norberta Alves Ferreira. Ainda adolescente seus pais se transferiram, no início da década de 1930, para o distrito de Santo Inácio na Chapada Diamantina, atraídos pelos garimpos de ouro e diamantes explorados naquela localidade. Quando, após concluir o curso primário se preparava para estudar em Salvador ocorreu o falecimento prematuro de seu genitor, o que obrigou João Durães a permanecer em Santo Inácio, trabalhando para ajudar sua mãe a criar seus irmãos. Em 1936 tornou-se serventuário da Justiça, no cargo de Oficial do Registro Civil das Pessoas Naturais do Cartório da vila de Santo Inácio. Na década de 1940 a família de João Durães se transferiu para a cidade de Xique-Xique (BA), onde começou a trabalhar na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT. Durante a sua vida, João Durães foi comerciante, agropecuarista, garimpeiro, comprador de pedras e metais preciosos, serventuário da Justiça Estadual, funcionário público federal e político. 

Atraído pela política partidária candidatou-se a uma cadeira de vereador tendo sido eleito no pleito de 03.10.1962, para um mandato de 1963-1967. Buscou seu segundo mandato no pleito de 15.11.66 e foi eleito para legislatura 1967-1971. Como vereador deu uma grande parcela de apoio e contribuição à campanha de construção do Hospital Julieta Viana, que foi inaugurado no dia 13 de junho de 1970. Participou, também da mobilização para a criação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Chique-Chique, fato ocorrido no dia 13.05.1971. Nas eleições municipais de 15 de novembro de 1972, foi eleito prefeito, tendo governado a cidade de fevereiro de 1973 a fevereiro de 1977. Durante sua administração à frente do Poder Executivo Municipal, a Câmara Municipal teve a seguinte representação:Antenor Miranda da Silva, Arlindo de Oliveira, Clóvis Peregrino de Souza, Domingos Alves da Costa, Edvando de Assunção Fontoura, João Pinheiro Bastos, Oswaldo Marques da Rocha, Samuel Rodrigues Soares e Sandoval Avelino de Oliveira. O prefeito João Durães sempre atribui que a maior conquista de sua administração foi ter conseguido junto ao governador do estado da Bahia Antonio Carlos Magalhães (1971-1975) o prolongamento da Rodovia BA–052, até Xique-Xique, já que o projeto original previa o final da estrada na cidade de Irecê. 

O cidadão e prefeito João Durães faleceu no dia 14 de janeiro de 2002, na cidade de Xique-Xique e está sepultado no cemitério local. A Câmara Municipal o homenageou dando seu nome à antiga Praça do Cinqüentenário, situada entre as ruas Aurora e Virgílio Bessa. Durante a sua gestão como prefeito municipal João Durães tomou as seguintes providências:

I) Assinou Decreto Municipal n° 121, de 1° de abril de 1973, desapropriando um terreno, para construção de um posto de saúde;
II) Assinou Decreto Municipal n° 133, em 02 de abril de 1973, nomeando o professor Pascoal Neri de Souza para o cargo de vice-diretor do Colégio Municipal Senhor do Bonfim;
III) Assinou Decreto Municipal n° 135, de 15 de junho de 1973, nomeando o cirurgião-dentista Miguel Sodré Neto para o cargo de diretor-geral do Colégio Municipal Senhor do Bonfim, em substituição ao médico Dr. Hélcio Bessa.
IV) Construiu inúmeras escolas em algumas localidades do interior do município e na sede.
V) Beneficiou a zona rural com estradas vicinais da maior importância; construiu pontes, poços artesianos e tubulares na região da caatinga, minimizando os efeitos dos insistentes anos ruins causados pelas secas e pelas longas estiagens. A inauguração da pavimentação asfáltica da rodovia BA.52, ligando Xique-Xique a Salvador e que ficou conhecida com a "Estrada do Feijão" aconteceu no dia 12 de novembro de 1974, na gestão do prefeito João Ferreira Filho, conhecido como João Durães e contou com a presença do governador do Estado Antônio Carlos Magalhães e toda a sua equipe do governo. Na foto vemos o momento em que o povo de Xique-Xique (BA) recepcionava o Governador Antônio Carlos Magalhães.

FONTE: XIQUESAMPA.

30/01/2017

COMO ESTA SUA SAÚDE? PROCURE A CDM EM XIQUE-XIQUE E IRECÊ.

Início do ano é um excelente momento para realizar seu check-up! Nós da equipe CDM estamos sempre prontos para cuidar de sua saúde. Faça seus exames de imagem e laboratório em nossas clínicas CDM localizadas tanto em Xique-Xique como em Irecê. Em Xique Xique estamos na Avenida J.J Seabra, 59. Telefones: 74-3661-1528 e 99934-6125 (WhatsApp). Em Irecê estamos na Rua Lafaiete Coutinho, 123. Tel: 74 3641-3781.

FONTE: XIQUESAMPA.

29/01/2017

VOCÊ SABIA QUE A PRAÇA DA CALDEIRA SE CHAMA PRAÇA 6 DE JULHO?

A Praça 6 de julho conhecida como Praça da Caldeira e que também na sua inauguração em 06 de julho de 1932 era chamada como Praça do Pirulito. 

A Praça 06 de Julho fica localizada atrás da Igreja do Senhor do Bonfim é um dos mais importantes logradouros da cidade, pois a sua inauguração, no dia 6 de julho de 1932, pelo Intendente Municipal Coronel José de Souza Nogueira (1930/1933), foi uma homenagem ao centenário da cidade de Xique-Xique (BA). A Caldeira que ali está afixada forneceu energia elétrica para a cidade de 1936 até o ano de 1951, quando a cidade passou a contar com energia fornecida por um motor a diesel. A conservação desse equipamento foi muito feliz por preservar a memória da cidade.

Nos anos 80 um senhora com problemas mentais morou debaixo de uma das figueiras, ela se chamava Dionísia, vivia rodeado de latas e cachorros, não pertubava ninguém. A praça tinha uma curiosidade, todos os dias às 18:00 em posto um enxame de andorinhas lotavam as arvores pra descansarem, dormia sempre esse horário. Dessa pequena Praça, partem duas importantes ruas de Xique-Xique: a Rua Ruy Barbosa e a Rua Gois Calmon, sem se falar na Avenida J.J Seabra que lhe fica ao lado. É nessa Praça que fica situado o Clube Beneficente dos Operários, fundado no dia 15 de agosto de 1935 e que continua em plena atividade beneficiando os seus sócios. Foi nessa Praça que o nosso escultor Carlos Roldão, expôs a sua obra "Cristo Crucificado". Além de ser vizinha a agência do Banco do Nordeste.

FONTE: XIQUESAMPA.

MAIS DE UM MILHÃO DE BAIANOS TERÃO DIREITO AO SAQUE DO FGTS.

A notícia de que o governo liberou o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) de contas inativas até 2015 – que deixaram de receber depósitos devido à rescisão do contrato de trabalho – deixou muita gente animada. Uma pesquisa divulgada pela ONG Instituto Fundo Devido ao Trabalhador (IFDT) afirma que 1.137.950 trabalhadores baianos terão direito a sacar  esses recursos. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o trabalhador poderá sacar os valores depositados em todas as contas cujo contrato de trabalho foi extinto até 31 de dezembro de 2015. Na Bahia, o montante de recursos que poderá ser sacado pelos mais de um milhão de trabalhadores é de R$ 986.050 milhões. 

O período para efetuar esse saque vai de 13 de março a 31 de julho de 2017. De acordo com a pesquisa, serão sacados uma média de R$ 197.210 milhões por mês, entre março e julho. O cronograma de saques deve ser divulgado, no mês que vem, pela Caixa Econômica Federal, assim como os locais em que os recursos poderão ser retirados. O trabalhador pode saber se sua conta está inativa consultando o seu extrato e verificando se a data de afastamento é anterior a 31 de dezembro de 2015. O calendário de saques irá levar em conta a data de nascimento. Entretanto, enquanto o cronograma não é liberado, os beneficiários podem consultar o seu saldo no site da Caixa ou do próprio FGTS. O saldo pode ser consultado também em um aplicativo para smarthphones e tablets, disponíveis nas lojas para Android, iOS e Windows.

FONTE: O CORREIO.

27/01/2017

GENTIO DO OURO GANHARÁ UNIDADES DO SINEBAHIA E CREDIBAHIA.

O secretário Álvaro Gomes também sinalizou a possibilidade da criação de uma Agenda Municipal do Trabalho Decente no município. 

Realizar a intermediação de 500 vagas, por meio do SineBahia Móvel, para a construção de parques eólicos na região do município de Gentio do Ouro, na Chapada Diamantina, foi um dos pedidos do recém-eleito prefeito daquele município, Robério Gomes Cunha, ao secretário do Trabalho e Esporte, Álvaro Gomes, em reunião realizada no dia (16/01), na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). “Só na região de Gentio do Ouro, serão oito parques eólicos. A demanda para a construção dessas torres é grande, por conta disso, viemos solicitar a ida do SineBahia Móvel para realizar essa intermediação, além de cursos de qualificação no segmento”, explica o prefeito. 

Na ocasião, foi assinado um protocolo de intenção para a implantação de uma unidade do Programa de Microcrédito do Estado da Bahia (CrediBahia) e confirmada a instalação de uma unidade do SineBahia para a emissão de documentos no município. O secretário Álvaro Gomes sinalizou a possibilidade da criação de uma Agenda Municipal do Trabalho Decente no município. “Além disso, seguindo a orientação do governador Rui Costa de interiorizar as ações do Estado, dentro do possível, vamos atuar também no segmento esportivo em Gentio do Ouro”, sinaliza o secretário. Participaram da reunião, o gestor de convênios do município de Gentio do Ouro, Carlos Araújo; representante do Sindicato dos Trabalhadores Ruais do município, Adão Moreira Paiva e o coordenador das Unidades do SineBahia, Júlio Cézar Batista.

Foto: Reinaldo Alcântara.

FONTE: ASCOM PM GENTIO DO OURO.

26/01/2017

SAUDADES DAS BRONCAS E DOS CONSELHOS DA SAUDOSA PROFESSORA DETINHA VIANA.

Gildete de Souza Viana (Professora Detinha Viana) Nasceu em Xiquexique no dia 24 de outubro de 1940, filha do Sr. Gentil de Souza Viana e de D. Maria Pastora Viana. Foi alfabetizada na Escola Pariticular da Profa. Sinforosa e concluiu o Curso Primário nas Escolas Reunidas Cezar Zama. Ante a ausência de um Ginásio em Xiquexique, instituição que somente passaria a contar no ano de 1959, Detinha Viana fez o curso ginasial nas cidades ribeirinhas de Juazeiro e Remanso, ambas no Estado da Bahia. Concluindo o Curso Ginasial e desejando continuar com os estudos, Detinha Viana se deslocou para a cidade da Barra (BA)., onde no Colégio Santa Eufrásia, das freiras, concluiu, em 1960, o curso normal para o Magistério Primário. 

Abraçando a carreira de professora primária, a Profa. Detinha Viana iniciou o magistério na Escola Princesa Izabel, no ano letivo de 1961, atualmente extinta, tendo em seguida trabalhado nas Escola Municipal da Ilha do Miradouro (1962 e 1963), Escola Municipal Rosa Levita (1964 e 1965), diretora do Serviço de Merenda Escolar (1966 a 1969), Coordenadora do Ensino religioso (1972 a 1976), professora do Colégio Municipal Senhor do Bonfim (1977) e vice-diretora do Colégio Municipal Senhor do Bonfim (1978). Entretanto, grande parte da carreira profissional da Profa. Detinha Viana foi de dedicação exclusiva ao Colégio Municipal Senhor do Bonfim, de Xiquexique, sendo sua diretora a partir do ano de 1983 até a sua aposentadoria com mais de 30 anos de serviços prestados à educação dos jovens xiquexiquenses. A Profa. Gildete de Souza Viana faleceu, no dia 24 de agosto de 2009, na cidade do Salvador (BA), e seu corpo está sepultado no cemitério de Xiquexique.

Por Adriano Brito.
Foto: Arquivo cedido por Fagner Matias.

FONTE: XIQUESAMPA.

BLOG XIQUESAMPA DE ADRIANO BRITO DE CARA NOVA!

Blog Xiquesampa de cara nova, obrigado Fillis Entretenimento pela parceria! A nova versão do Blog Xiquesampa (www.xiquesampa.blogspot.com.br), nota 1000. Agora com muito mais conteúdo e interatividade. Acessem: www.xiquesampa.blogspot.com.br, reparoximando Xiquexiquenses, região, bahia, brasil e o mundo. Muito obrigado pela parceria, estamos juntos a divulgar XiqueXique Xique, Barra, Gentio Do Ouro, Itaguaçu da Bahia, Morpará...enfim nosso sertão. Graças a pessoas como você Rawan Machado, Rai Machado, Edson Nogueira Ribeiro, Cassimiro Machado Neto, Juarez Chaves, Jorge Meira, Nelly Vasconcelos, Jotta Enne, Danton Gustavo Gomes Sampaio, Gleilma Rodrigues, José Neto, Washington Macedo, Cdm Xique-Xique e muitos outros nosso Blog e Fanpages é sucesso. Muito obrigado mesmo. Abração. Adrino Brito.

25/01/2017

GERIS RODRIGUES A 35 ANOS NA "CANTINA" DO COLÉGIO SENHOR DO BONFIM.

Muitos aqui se lembram de quando era hora do recreio em suas escolas, em minha época o sino era tocado para anunciar a entrada, intervalo e saída das atividades educacionais. Especificamente falando da "Cantina" do Colégio Municipal Senhor do Bonfim quero homenagear nosso amigo Geris Rodrigues a frente da Cantina do CMSB a mais de 35 anos. No intervalo a Cantina lotava, era complicado comprar um geladinho, ksuco, bolo de fubá, pão com carne, pirulito, salada...Tive a honra de visita-lo em julho de 2016, e pra minha surpresa tava lotado a Cantina e Geris do mesmo jeito atendendo com a mesma simplicidade.

Por Adriano Brito.

FONTE: XIQUESAMPA.

23/01/2017

RESTAURANTE SUPREMO SABOR EM XIQUE-XIQUE SELF-SERVICE & QUENTINHA LIGHT A PARTIR DE R$ 10,00.

O Restaurante Self-Service Supremo Sabor em Xique-Xique completou no último dia 16 de janeiro um ano de sucessos em nossa terra, fornecendo quentinhas saudáveis com diversas opções de cardápios, tudo isso para quem se preocupa se alimentar com qualidade, cuidando da sua saúde e bem estar. O Restaurante Self-Service Supremo Sabor fornece quentinhas tradicionais, light e especializadas para quem quer tratar algum problema de saúde ou até mesmo dietas para emagrecimento, toda alimentação com higiene e a supervisão do nutricionista Cristiano Martins Pereira. Dias tradicionais no Restaurante Supremo Sabor: Todas as ás quintas, sextas e sábados é servido acarajé após às 18:00 hs. As sextas tem comida baiana e aos sábados a melhor feijoada de Xique-Xique acompanhada de uma deliciosa caipirinha por prato.

Promoção no Restaurante Supremo Sabor: No pacote "Quentinha FIT" o cliente escolhe semanal ou mensal, pagando por sua quentinha a partir de R$10,00 por dia, podendo pagar diariamente, semanalmente ou mensalmente para sua maior comodidade. No pacote "Quentinha Família" uma super promoção, comprando à partir de duas quentinhas o cliente leva inteiramente grátis mais uma quentinha, ou seja compra duas e leva três. O Restaurante Self-Service Supremo Sabor fica na Avenida J.J Seabra, 256, funcionando para o almoço de segunda a sábado das 11:00 às 15:00 hs, aceita-se reservas para  eventos corporativos, privados ou grupo de pessoas aos domingos e feriados. Entregas a Domicílio. Aceita-se todos os cartões de crédito, débito, alimentação e refeição.

Disk Quentinhas

74 3661-5183/ 
71 99103-9863 TIM (WhatsApp)
74 99926-8943 VIVO.

Por Adriano Brito.

FONTE: XIQUESAMPA.

22/01/2017

TOP DENTE & PILATES STUDIO COMPLETA 1 ANO DE ATIVIDADES EM XIQUE-XIQUE.

Com slogan "Top Dente, a número 1 de seu Sorriso e Pilates Studio em atividade física com prazer os proprietários Rodrigo Teixeira e Vanessa Teixeira agradecem a Deus, clientes e amigos que usam e recomendam seus serviços. A Top Dente & Pilates Studio completou no dia 06/01/2017 um ano de sucesso e de atividades em nossa cidade. Equipe sempre aberta a sugestões e críticas para prestar o melhor serviço. A Top Dente Pilates Studio se destaca em Xique Xique pelo acolhimento,esclarecimento de diagnóstico e tratamento, agilidade na prestação de serviços , novidades no seguimento de Saúde Preventiva, Reabilitadora e Estética. Bem localizado, rua bem iluminada com monitoramento visando segurança, ambiente climatizado com acessibilidade para pessoas com limitações motoras, rua ampla para estacionamento, sistema informatizado, diversas modalidades de pagamentos ( dinheiro, cartão e boleto), agenda consultas por WhatsApp e telefones.

No seguimento da fisioterapia tem a Exclusividade da Acupuntura, Ventoterapia, drenagem linfática, treino funcional, Studio completou-se Pilates, com esteira elétrica e plataforma vibratória, *ACOMPANHAMENTO COM NUTRICIONISTA, Clube Pilates - Clube de Vantagens ( cliente paga 3 meses consecutivos e ganha 50% de desconto no quarto mês, combate a Sindrome de Burnout que acomete principalmente professores e muito mais! Na odontologia com Dentista que usam a filosofia de atendimento Top Dente. Sendo a primeira e até então única clinica com sala temática Odontopediatrica ( infanto juvenil), Top Ortodontia ( tratamento de aparelho dentário que o cliente sabe quanto tempo vai levar o tratamento e quanto vai custar, sem surpresas) e aplicação de Botox e preenchimento facial. Localizado em frente ao estádio de futebol Dr. Helcio Bessa no centro de Xique Xique. Informações: 74 3661-5257 e 99905-6766.

FONTE: XIQUESAMPA.

INVESTIMENTO! DIA 29/01/17 TEM LANÇAMENTO DE VENDAS NO CONDOMÍNIO DO "PARENTE" EM XIQUE-XIQUE.

Condomínio Sossego do Parente com portaria 24 horas monitorado por mais de 20 câmeras de segurança e dois portões eletrônicos.

Sua família merece o melhor, só no Condomínio Sossego do Parente você encontra a mais completa infraestrutura de Xique-Xique, com área de lazer completa, praça de convivência com fonte de água, quadra com iluminação, piscina adulta e infantil, área de churrasqueira, playground infantil, ruas arborizadas e muito mais, um espaço agradável para você e sua família. Visite o canteiro de obras na localizado na BA 052 a 2 Km do centro de Xique-Xique. É muito fácil investir, terrenos com 10x25 ou seja 250 metros quadrados. A vista por apenas R$ 60.000,00, sendo 20% com entrada parcelada em até 03X  e o saldo em 100 parcelas fixas de 479,99. Dia 29 janeiro o empresário All Martini Nogueira  o popular "Parente" fará o lançamento de vendas.

Informações e Vendas: 

71 99990-6877 (Whatsapp)
74 99939-2101 ( Vivo )
74 99118-7983 ( Tim )
74 99808-5108 (Whatsapp)
E-mail: sossegodoparente@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/sossegodoparente/

Por Adriano Brito.

FONTE: XIQUESAMPA.

21/01/2017

BANDIDOS ARROBAM E INVADEM FÓRUM DE XIQUE-XIQUE!

Bandidos invadiram na madrugada de quinta-feira (19), o Fórum Conselheiro Luiz Viana, da Comarca de Xique-Xique, na Bahia. De acordo com a polícia, os meliantes invadiram o Fórum da cidade e fizeram uma verdadeira bagunça no local. Segundo relatos de alguns funcionários, nada foi roubado ou furtado do local. Mas, em contato com a redação do Página Xique-Xique, a polícia informou que ainda é muito cedo para afirmar isso, pois a perícia foi acionada e está investigando o fato, só assim será possível saber se realmente algo foi levado pelos criminosos. Entretanto, segundo a polícia, um levantamento está sendo realizado para apurar o caso e tentar identificar os suspeitos. 

Até o momento, não há informações de quantas pessoas teriam participado do crime. Em um vídeo enviado ao Página Xique-Xique por uma internauta, mostra como ficou o Fórum após a invasão dos bandidos. O vídeo mostra armários e portas de vidros quebrados, ventiladores jogados no chão, pedações de tijolos no piso além de um grande buraco na parede deixado pelos elementos. No vídeo é possível visualizar marcas de sapatos, possivelmente dos bandidos. Até a sala onde fica a juíza foi afetada.

Por: Rawan Machado.

FONTE: PÁGINA XIQUE-XIQUE.

AUDIÊNCIA PÚBLICA DEFINE NOVIDADES DO IF BAIANO DE XIQUE-XIQUE! AULAS COMEÇARAM ESSE SEMESTRE.

Nesta sexta-feira (20) houve Audiência Pública do IF Baiano no auditório do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães para anunciar novidades para a população de Xique-Xique. O evento contou com a presença do prefeito Reinaldo Braga Filho, do diretor geral do IF Baiano campus de Xique-Xique José Alberto Souza e o Secretário Municipal da Educação e Cultura Adoniran Leite. O IF Baiano é um sonho antigo da população Xiquexiquense, no final de 2011 a prefeitura de Xique-Xique fez a doação do terreno e a topografia para a construção do campus. A audiência pública teve como objetivo possibilitar à sociedade o direito de manifestação sobre os cursos a serem ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF Baiano), Campus Xique-Xique, dando maior transparência ao processo de implantação dos cursos, o que permitiu a participação dos interessados por meio da apresentação de críticas, sugestões e dúvidas surgidas a partir da análise do material de
apoio disponibilizado. 

A expectativa é que ainda esse semestre tenha processo seletivo e que alguns cursos seja iniciados no mês de março, já os cursos técnicos estão previstos para iniciarem no mês de abril. O IF Baiano a principio irá funcionar provisoriamente na escola municipal Domingos Alves da Costa (Antiga Escola Dr. Djalma Bessa) que foi cedido pelo município que desmembrou seus alunos para outras. A prefeitura de Xique-Xique fará uma reforma geral no imóvel no valor de R$ 80.000,00 para o que IF Baiano de Xique-Xique comecem suas atividades, beneficiando alunos de Xique-Xique e região. "Não vamos ficar esperando os términos da construção, pra isso vamos dar tudo suporte para que o IF Baiano comecem suas atividades", disse o prefeito Reinaldo Braga Filho.

Por Adriano Brito.

FONTE: XIQUESAMPA.

15/01/2017

"MUTIRÃO DA LIMPEZA" RETIRA MAIS DE 660 TONELADAS DE LIXO DAS RUAS EM XIQUE-XIQUE.

A prefeitura de Xique-Xique através da Secretário Municipal de Obras e Transportes comandada por Consélio Sousa vem fazendo um ótimo trabalho de recolhimento do lixo em nossa cidade. Com a campanha do Mutirão da Limpeza realizada desde do dia 09 de janeiro, segundo a assessoria de comunicação do município foram recolhidos até o momento mais de 660 toneladas de entulhos, lixos, resto de podas e bens inservíveis descartados pela população. O Mutirão da Limpeza segue até o dia 20 de janeiro e faz parte de uma das metas do governo do prefeito Reinaldo Braga Filho neste início de mandato. A ação propõe aos moradores Xiquexiquenses que tiverem algo inutilizável para descartá-lo nas portas de suas residências, sob a garantia de que sua coleta será providenciada. Fique atento e colabore com as nossas equipes na sua rua. 

Prefeitura de Xique-Xique! Tempo de Voltar a Crescer.

FONTE: XIQUESAMPA.

14/01/2017

RECORDAR É VIVER! SAUDADES DOS BAILES NO SKINA BAR EM XIQUE-XIQUE.

Pra quem não sabe, os antigos Cine Bonfim e Gemix onde hojé é uma igreja já foi uma das melhores casa de shows de Xique-Xique e região. 

Nos anos 90 o empresário All Martini fundou um dos melhores points de Xique-Xique, nascia o Skina Bar. Bandas como Oliveiras, Lordão, Vera Cruz, Cristal Grafitti, The Jet Sons, Preces, Flor de Cactus, Extra de Mari, Faces, Fabilu, Terremoto, Trem de Luxo, Joedson, Kleber Som Five, Zé Molhado e muitas ótimas bandas e artistas se apresentavam no Skina Bar. Eram tardes e noites dançantes que até hoje deixa saudades. Uma época em que havia muitos bailes no Cari, Carranca, Clube Sete de Setembro, JWN e Operária. Boates como Status, Escalla de Helção, kalimba, Parafuso, Rasga Saia, Alternativa, Disk D90, Show Pana Bar, Maluco Beleza, Video Jovem e os mais antigos Casarão e Clube 54 embalavam as noites Xiquexiquense. O público se concentravam nessas boates, ficavam no aquecimento ate por volta da meia-noite pra depois partirem pros bailes. O Skina Bar foi palco de encontro de muitas bandas, amigos e visitantes, muitos casais se conheceram no Skina Bar, mas também tiveram muitas indagas e fuás, mas All Martinni até hoje é lembrado não só pelo apelido de Parente, mas também por ter uma das melhores casas de shows de Xique-Xique e região.

Por Adriano Brito.

FONTE: XIQUESAMPA.

08/01/2017

DE QUEM É A CULPA? CADÊ O DINHEIRO PÚBLICO QUE TAVA AQUI? PRAÇA DA ORLA VIVE ABANDONADA EM XIQUE-XIQUE.

A partir de hoje publicaremos e mostraremos obras e projetos do município que estão parados. A partir de hoje publicaremos e mostraremos obras e projetos do município que estão parados. Você é nosso repórter, nos envie fotos e informações de uma escola, praça, posto de saúde, ruas, reformas....ou o que esta parado. Temos que recriminar aqueles que brincam com o dinheiro público. Pra começar vamos publicar sobre a Praça da Orla da Ponta das Pedras que estava sendo construída próxima ao Parque Aquático em Xique-Xique. Poucas coisas mudaram. A construção não teve andamento, a proliferação do mato e da vegetação que se alastrou, tomando conta da Praça da Orla que esta totalmente abandonada, atrapalhando a vista do rio. A ventania levou grande parte das telhas e as construções que foram iniciadas agora servem de banheiro público. 

A construção da praça é uma das etapas do projeto de “urbanização e construção da infraestrutura na orla fluvial”, convênio da Prefeitura com o Ministério do Turismo. Valor total do convênio: R$ 702.975,00, sendo R$ 682.500,00 do MTur e R$ 20.475,00 do Município (informações obtidas no Portal dos Convênios - SICONV). Não é possível que vamos ver a vegetação e uma estrutura dessas com altos valores investidos sendo deteriorados. Xique-Xique não merece ser destruída com obras pelo meio do caminho. Queremos já o término dessa praça e que deem conta da grana desse projeto. Queremos saber de quem é a culpa, do governo municipal, estadual ou municipal?Texto baseado no publipost de Layno Sampaio Pedra e adaptação de Adriano Brito.

FONTE: XIQUESAMPA.

CHEGOU EM XIQUE-XIQUE A CASA DO PEIXE! SÃO PEIXES COMPLETAMENTE BENEFICIADOS.

Chegou mais uma novidade em Xique-Xique, a Casa do Peixe, são peixes criados na ração, completamente beneficiados, selecionados e com qualidade! A Casa do Peixe fica na Av. J.J. Seabra, Centro, n°286. De frente ao Supermercado Macedo (Smart). 

Informações: 74 98821-6709/99936-1446 e 99950-4753 (WhatsApp). 
E-mail: alepescados@outlook.com

FONTE: XIQUESAMPA.

07/01/2017

J. MACEDO REFRIGERAÇÃO EM XIQUE-XIQUE! PEÇAS, INSTALAÇÃO, AUTOMOTIVA E MATERIAIS PARA PÍSCINAS.

Xique-Xique já tem sua loja especializada em refrigeração residencial, automotiva e materiais para piscinas! Procure a J. Macedo Refrigeração, Ar Condicionado Residencial, Automotivo e Materiais para Piscinas. Vendas de Peças e Aparelhos, Instalação e Manutenção, localizado na Rua Rosa Baraúna, vizinho ao Hotel J. Macedo. 

Informações pelo WhatsApp: 74 99965-6444 (Vivo). 
Organização: Jó Macedo.

FONTE: XIQUESAMPA.

VEREADORES CAPINAM EM FRENTE DA CÂMARA DE VEREADORES DE LUIS EDUARDO MAGALHÃES (BA).

A Câmara Municipal da cidade de Luis Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia, está de recesso até o início do mês de Fevereiro, entretanto, os vereadores já começaram a trabalhar e de uma forma a chamar a atenção dos luiseduardenses; começaram nada mais nada menos do que limpando e capinando toda a frente do prédio da Câmara Municipal. De acordo com o blog local 'Sigi Vilares', todos os vereadores participaram da operação com direito a enxadas e foices onde retiraram lixo, e objetos acumulados no local além de realizarem a capina do mato que crescia defronte ao prédio.

Por Ivan Newton.
Foto: Blog Sigi Vilares.

FONTE: FOLHA INFORMATIVA.

TV INTERATIVA (NGT) DE BARRA (BA) EXIBIRÁ SEUS PROGRAMAS PELO YOUTUBE.

A Tv Interativa de Barra (BA) começa o ano com muitas novidades! Os programas de telejornais serão exibidos no canal no YouTube da Tv interativa, em pílulas pelas redes sociais e na tv aberta. Com uma linguagem atual e dinâmica, o programa é novo no formato, novo no conteúdo e certamente vai despertar e prender a atenção da audiência", destaca o diretor executivo da Ngt Interativa Barra. Trata-se de um novo formato de levar as notícias até você, de uma maneira ágil e dinâmica. Os fatos mais importantes do dia, saúde, esporte, economia, política, religião, etc... Um trabalho que está começando, e que estamos fazendo do nosso empenho e dedicação nossas maiores ferramentas para colocar nossos projetos em prática. Esperamos que goste, compartilhe e se inscreva em nosso canal. www.tvinterativaba.com.br.

FONTE: XIQUESAMPA.

06/01/2017

HOMEM SAI DO PAIUÍ PARA COMPRAR TECIDO E DESAPARECE EM IRECÊ.

Piauiense desaparece misteriosamente em Irecê/BA (Foto: Acervo pessoal).

Um homem identificado por Elias Onório Sobrinho saiu da pequena cidade de Júlio Borges, no Sudoeste Piauiense, divisa com o estado da Bahia, para fazer compras no comércio de Irecê.De acordo com a polícia, ele chegou em Irecê no dia 26 de dezembro para comprar tecidos e outros produtos que seriam para utilizados numa festa de formatura que vai ser realizada no próximo domingo, dia 08 de janeiro. A esposa dele, Glaucia de Sousa Farias, compareceu na tarde desta sexta-feira (06) na Delegacia de Polícia Civil de Irecê, onde registrou a ocorrência.

Segundo ela, desde que chegou em Irecê, o marido não mandou mais notícias. Glaucia informou à polícia que Elias não tem o costume de sair e não dar informações por onde estar. A situação é preocupante. Já faz dez dias que o piauiense desapareceu. O telefone dele é este, (77) 99935 3269. Chama, mas ninguém atende e, às vezes está desligado. Qualquer notícia ajuda, podem ligar para a delegacia mais próxima, ou para os telefones da dona de casa Glaucia (89)  981085623 e (89) 3553-0082. Ainda conforme depoimento de Glaucia, o marido veio para Irecê de motocicleta e, levaria a mercadoria numa bolsa.

FONTE: CENTRAL NOTÍCIAS.

BOMBA! EM ENTREVISTA POLÊMICA, RICARDO MAGALHÃES DETONA ATUAL PREFEITO REINALDINHO.

No dia 04 de Janeiro de 2017 publicamos uma matéria que fala da faxina no prédio da prefeitura de Xique-Xique feita pelo prefeito Reinaldo Filho (Reinaldinho). 
    Nesta quinta-feira (5), o ex-gestor do município de Xique-Xique, Ricardo Magalhães, entrou em contato com o Blog Xiquesampa, pedindo um direito de resposta. "Olha Adriano Brito, não sei se o que o atual prefeito de Xique-Xique, Reinaldinho, sente por mim é amor ou é ódio, só pode! Disse Ricardo Magalhães. Na transição de governo não sequer há diálogo com ele, ele se acha um “Deus”. Ele vive dizendo que não tinha a mesa de mármore com as cadeiras e duas poltronas, ele é tão mentiroso que essa semana ele apareceu em uma foto com seus secretários sentados nas cadeiras, debruçados na mesma mesa que o mesmo disse não existir. Ele alega que não encontrou nenhum computador, deixei quase 40 computadores na prefeitura, na recepção tinha um, na sala de administração tinha um, na sala da saúde tinha oito computadores, na sala de contabilidade tinha seis computadores, na sala da procuradoria eram três computadores, na sala de licitações eram dois, na sala de arquivos tinha um computador, na sala do IBGE que ele jogou os imóveis fora, tinha um computador na sala de identidade e outro na antessala tinha mais dois, na sala de monitoramento das câmeras tinha um computador, na sala de tributos tinha um, na sala da agricultura tinha um, na sala de patrimônio tinha três computadores, na sala de meio ambiente tinha um. Quando entreguei a prefeitura a equipe dele deixei a cozinha intacta, foi só ele assumir já roubaram até o botijão do último domingo.

Essa atitude de Reinaldinho foi de um irresponsável, coisa de palhaço, destruir o patrimônio público, móveis comprados com dinheiro público. Chamei os concursados em realizaram o concurso público em 2014 legalmente. O que Reinaldinho quer é contratar sem licitação, dar boa vida aos amigos “desfiladores” de lanchas e carrões na avenida. O Blog Xiquesampa perguntou para Ricardo Magalhães o porque de muitos carros, máquinas e ambulâncias estarem deterioradas, o ex-gestor disse: "Esses veículos são do governo do estado, na minha gestão compramos 20 veículos entre carros, máquinas pesadas, uma ambulância e três ônibus com recursos próprios e fora que já foi disponibilizada uma ambulância para o município, emenda de autoria do deputado, Eduardo Salles, que chegará a cidade até fevereiro". A equipe do Xiquesampa perguntou também ao ex-prefeito sobre a vinda dos amigos médicos e o novo Hospital que o mesmo avia anunciado com o Vice-governador da Bahia, João Leão, (PP/BA, e o deputado federal, Cacá Leão, (PP), em entrevista, o ex-gestor nos disse que a crise econômica foi crucial para o projeto andar a passos largos, mas logo que a economia estabilizar Xique-Xique terá um hospital digno com um afetivo de médicos aumentados. Com relação ao Parque Aquático que está deteriorado, foi uma chuva de vento que ocorreu no mês de dezembro de 2016 que causou danificação. Não só o parque, mas também o muro do estádio de futebol, casas e propriedades particulares foram prejudicados.

Para finalizar Adriano Brito do Blog Xiquesampa perguntou a Ricardo Magalhães o porquê de ser chamado pelo atual grupo político, hoje situação, de o pior prefeito da história de Xique-Xique. "Adriano Brito, como que fui o pior prefeito da história? Deixei 23 milhões da educação disponível no caixa da prefeitura, desses 23 milhões tem 20% bloqueados pela justiça, deixei 1.300,000,00 (Um milhão e trezentos mil reais) de recursos livres da repatriação disponível no caixa, na saúde deixei 500.000 (Quinhentos mil reais) em equipamentos novos na caixa como maca, ar condicionado, mesas, televisão e cadeiras de dentista. Quando assumi em 2012 a prefeitura tinha divida com a maioria dos comerciantes só em um posto de gasolina foi 300.000 que o dono até hoje não recebeu, está na justiça. Construir a maior obra pra Xique-Xique que foi o Ponto Cidadão beneficiando um raio 100 mil pessoas, pois as pessoas de cidades vizinhas terão que vim a nossa cidade tirar seus documentos, em parceria com o governo federal e recursos dos municípios construímos quatro quadras cobertas, fomos o município na Bahia que mais construiu poços artesianos, ao total entregamos 40 poços, entregamos duas academias de saúde, três postos de saúde na zona rural, construímos mais de 20.000 metros de calçamentos, entreguei a praça de alimentação na Rua Aurora, entregamos barcos e kits de irrigação, pavimentamos 3.700 metros da Rua 6, reformamos escolas, construir duas escola na zona rural com verba de mais de 1 milhão de reais cada, entreguei a sede própria do CREAS. Deixamos 330.000,00 pra finalizar a Orla na ponta das pedras, já esta disponível uma verba da doada por Cacá Leão pra construção da Praça do Chafariz no Bairro Senhor do Bonfim (BNH Velho), já esta disponível uma verba de 1.800.000,00 pra construção da Praça da Juventude só falta o novo gestor construir.

"Sou um gestor que não saio devendo a comerciante nenhum, o atual gestor vive pendurado em uma liminar que a qualquer momento pode ser derrubada pelo tribunal de contas dos municípios e ministério público e ter novas eleições em Xique-Xique. As contas de Reinaldinho foram rejeitadas no governo anterior, essa liminar pode cair a qualquer momento e ele vai ter que devolver os dois milhões do povo, dinheiro público. Estou com a consciência tranquila, não devemos a nenhum comerciante, não pretendo me candidatar a nada, quero colaborar com nosso grupo, sou concursado e vou continuar na minha rotina de trabalho. Não vou construir clínica em Irecê ou Luís Eduardo Magalhães como falam. Meu governo não foi de palhaçada como o atual gestor gosta de trabalhar, na minha gestão quem não queria trabalhar se desentendia comigo, não dei boa vida a ninguém só por que era do meu grupo, se não trabalhassem estavam fora do cargo empossado e foi assim. Honrei e tratei o município honestamente, por isso estou tranquilo", finalizou Ricardo Magalhães.

FONTE: XIQUESAMPA.

04/01/2017

REINALDINHO ASSUME GESTÃO DE XIQUE-XIQUE FAZENDO FAXINA GERAL NO PRÉDIO DA PREFEITURA.

Em seu 1° dia de gestão a frente do município de Xique-Xique o prefeito Reinaldo Filho (Reinaldinho) fez uma faxina geral no Edifício José Peregrino.

O entulho com móveis, faixas, ferro velhos foi colocado na rua em frente a prefeitura. Em sua página do Facebook Reinaldinho escreveu: "Prezados amigos, hoje as 8hs entrei no prédio da prefeitura municipal de Xique-Xique. Tenho que confessar: me surpreendi negativamente. A prefeitura está totalmente sucateada. No gabinete do prefeito não encontrei cadeira para sentar, computador nem acesso a internet. A maioria dos computadores e impressoras da Prefeitura Municipal de Xique-Xique estão sem condições de uso. Determinamos uma grande faxina em todo o prédio da prefeitura e amanhã iremos incluí-la retirando um total de 10 toneladas de lixo, papéis velhos e bens inservíveis. Mas, a população pode ficar tranquila. Conosco o povo sabe: o dinheiro aparece e rende mais. Depois de arrumar a casa vamos começar as obras. Forte Abraço". Disse Reinaldinho em seu Facebook. O ex-gestor Ricardo Magalhães respondeu as postagens do prefeito atual ao site Central Noticias.

FONTE: XIQUESAMPA.

DOIS ÔNIBUS DA EMTRAM QUE VIAJAVA DE SÃO PAULO A IRECÊ SÃO ASSALTADOS EM CRISTALINA (GO).

Dois ônibus da Emtram que partiram de São Paulo nesta terça-feira (3) às 08:30 e 09:00 hs respectivamente foram assaltados entre as cidades de Cristalina e Luziânia no estado de Goiás. Uma uma passageira que viajava no ônibus das 08:30 hs nos informou que assaltantes entraram nos veículos por volta das 02:30 da madrugada desta quarta-feira em um trecho entre as cidades de Cristalina e Luziânia e momentos depois anunciaram o assalto, levaram celulares, relógios, dinheiro e algumas malas do bagageiro, um dos passageiros foi agredido com uma coronhada.

Pra complicar a vida dos passageiros os bandidos levaram a chave do ônibus. No outro ônibus um dos bandidos efetuou um disparou de arma de fogo pro alto. Os passageiros foram socorridos às 06:00 da manhã.  Não houve vitimas com gravidade, mas o susto e a perda material foi grande. Em contato com o Blog Xiquesampa uma passageira nos relatou os fatos: "Foi terrível, pensei que poderia acontecer coisa pior, mas graças a Deus estamos todos bem", disse AANN que viajava de férias pra cidade de Xique-Xique (BA).

FONTE: XIQUESAMPA.

03/01/2017

RENASCENDO DAS CINZAS! ELETROMIL REFERÊNCIA EM ELETRÔNICOS E PAPELARIA EM XIQUE-XIQUE.

A Eletromil eletrônicos e papelaria encontra-se em novo endereço a Rua João Guimarães, 206, próximo ao lojão São Francisco, visite nos e confira! 

A Eletromil tem tudo em papelaria pra voltar as aulas, eletrônicos, instrumentos musicais e esportivos, celulares, e muito mais. A Eletromil foi criada no dia 18 de maio de 2005 pelos empresários José Olimpio e Eliete Ribeiro com uma pequena loja de semi-novos, aos poucos foi se restruturando. Aos poucos Eletromil já comercializava eletrônicos como celulares, notebooks, impressoras, etc. 

Mas na madrugada do dia 27 de outubro de 2013, um sexta-feira deixou Xiquexiquenses assustados com um grande susto, a loja Elétromil pegou fogo, ocasionando uma destruição em massa de celulares, computadores e acessórios, bem como todo o estoque da loja. A cidade de Xique-Xique não existe corpo de bombeiros, mas mesmo assim, um mutirão de moradores ajudaram a apagar o incêndio com um carro-pipa, mas nada puderam fazer. Mas graças a força de vontade dos empreendedores Jose Olimpio e Eliete Ribeiro que busca a excelência na qualidade dos seus produtos e no atendimento a Eletromil renasceu das cinzas e hoje é referência em vendas de eletrônicos e materiais de papelaria. Sejam todos bem vindos.

Disk Eletromil:  74 3661-2757 e 74 99999-9275 (WhatsApp).

FONTE: XIQUESAMPA.

02/01/2017

INAUGURADO A J. MACEDO REFRIGERAÇÃO E HOTEL J. MACEDO RECEBE PRÊMIO DA SEC. DE TURISMO.

Foi com as benças do Padre Claudio Nogueira que foi inaugurado hoje as 10:30 hs a J. Macedo Refrigeração em Xique Xique. A cerimonia de inauguração de mais um empreendimento do empresário Jó Macedo contou com a presença de políticos, convidados e imprensa local. Na oportunidade o Padre Claudio fez uma oração abençoando o local, os convidados saborearam salgados e sucos, alem de discurso de Jó Macedo e do vereador Esermilson Rocha. A J.Macedo Refrigeração emprega diretamente quatro funcionários, a empresa comercializa peças e aparelhos de ar, peças de máquinas de lavar, geladeira, instalação e manutenção de ar condicionado, comercialização de linha automotiva e instalação de piscinas. Para isso Jó Macedo conta com uma equipe de instaladores contando com um profissional com mais de 10 anos de experiência vivenciada em São Paulo. A J. Macedo Refrigeração fica na Rua Rosa Baraúna, vizinho ao Hotel J. Macedo. Simplicidade e acreditar em sua terra faz de Jó Macedo um empresário de sucesso.

Hotel J. Macedo Recebe Prêmio de Excelência da Secretária de Turismo da Bahia: O empresário Jó Macedo teve mais uma alegria, em novembro de 2016 o Hotel J. Macedo recebeu da Secretaria de Turismo o prêmio de excelência. O Hotel J. Macedo foi avaliado pelo programa de controle de qualidade da Secretária de Turismo do Estado da Bahia, através da Superintendência de Serviços Turísticos/Diretoria de Regulação e Certificação de Serviços Turísticos recebido em novembro de 2016 tendo obtido o conceito de Excelente. Esse foi um prêmio entregue aos melhores hotéis da Bahia. Parabéns Jó Macedo por investir e acreditar em nossa terra", abraço Adriano Brito.

FONTE: XIQUESAMPA.

ZUMBA, BALLET ADULTO E INFANTIL EM XIQUE-XIQUE TEM NOME, PROCURE A ACADEMIA LANE DANCE.

Laninha Cruz, natural de Xique-Xique após se especializar em diversas atividades coreografas e dança, cria em Xique-Xique a Lane Dance. Inaugurada em agosto em 2015 esta academia de dança é a realização do sonho de Laninha Cruz, com 31 anos, trilhou seu sonho como bailarina profissional do Cantor Silvano Salles, Banda de Pagode Selakuatro, TV Aratu e em diversas academias de Salvador. Laninha percebeu que a cidade era muito carente na área da academia de dança e resolveu investir no seu sonho. A academia iniciou em um espaço pequeno no qual cabia apenas 10 pessoas por turma, mas a demanda foi crescendo e ela saiu em busca de um espaço maior que trouxesse conforto e comodidade para suas alunas.

É uma academia de dança voltada para mulheres de todas as idades, possibilitando assim momentos de descontração e alegria aquelas que frequentam suas aulas. A Zumba foi escolhida como carro chefe de sua academia pois a mesma é indicada para a perda de peso e manutenção da saúde. A 6 meses atrás, Laninha resolveu expandir o seu sonho e passou a trabalhar com crianças, sua grande paixão. Hoje ela está com duas turmas infantis que englobam crianças dos 2 aos 13 anos. A dança infantil possibilita que a criança desenvolva a sua coordenação motora com maior facilidade, auxiliando no desenvolvimento cognitivo da mesma. O balé infantil Lane dance faz inúmeras apresentações na cidade e a cada dia cresce mais e mais.

Laninha Cruz – (74) 99920-7842 – Vivo e Whatsapp.

FONTE: XIQUESAMPA.

VEREADOR DIKA XIQUE-XIQUE AGRADECE SEUS PAIS VALDU E MARIZA EM DISCUSO DE POSSE EM JUNDIAÍ-SP.

Pela primeira vez na história um Xiquexiquense é eleito vereador na cidade de Jundiaí, região metropolitana de São Paulo. Adriano Santana dos Santos o popular Dika Xique Xique (40 anos), nasceu no dia 22 de Janeiro de 1976 no município de Xique-Xique (BA), mas reside em Jundiaí-SP a mais de 20 anos. Dika Xique-Xique é muito popular em Jundiaí-SP, além de ser um desportista, empreendedor e idealizador de projetos sociais com crianças e dependentes químicos. Em seu discurso ao ser empossado que contou com a presença de familiares e conterrâneos, o vereador Dika Xique-Xique agradeceu a seus pais: "Primeiramente agradecer a Deus! Segundo a esses dois meu pai Valdu e minha mãe e Marilza que a quem devo todos os dias, o meu muito obrigado por terem me educado, e assim ter me tornado esse homem que sou. Como sempre digo a humildade é tudo. E seus joelhos no chão podem te levar bem mais altos que seus pés.

Por Adriano Brito.

FONTE: XIQUESAMPA.