30/07/2017

XIQUE-XIQUE! JOVEM DE 16 ANOS É MORTO A TIROS DENTRO DE SUA CASA.

Na manhã desta sexta-feira (28), um garoto de 16 anos, Adailson Alves Lino foi assassinado a tiros dentro da sua própria casa, na cidade de Xique-Xique/BA, região da Vale do São Francisco. O delegado Alex Rosa, titular da delegacia da cidade, acredita que a vítima fazia o transporte de droga de sua cidade natal, Dianópolis/TO, para Xique-Xique. A autoria do crime é desconhecida. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) esteve no local e removeu o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) para ser periciado. 

Fonte: Central Notícia.

27/07/2017

BMX SERVIÇOS EM XIQUE-XIQUE! VENDAS DE IMOVEIS, SEGUROS, CONSÓRCIOS E EMPRÉSTIMOS PESSOAIS.

Procurando soluções para seus problemas financeiros em Xique Xique e região? Procure a BMX Serviços-"Soluções e Eficiência pra você". A BMX Serviços é uma Empresa voltada para a área imobiliária, empréstimos pessoais, seguros, consórcios, loteamentos, escriturações e muito mais. Faça uma visita e conheça nossas condições de financiamentos de imóveis, aluguéis, seguros de autos, motos e residenciais. Além de consultar as condições de financiamento de empréstimos. A BMX Serviços esta localizada na Rua Monsenhor Costa, Xique-Xique.

Informações: 74 3661-2733 (Fixo) e 74 99940-6595 (WhatsApp).
Falar com Gerente Geral: José Neto.

FONTE: XIQUESAMPA.

26/07/2017

XIQUE-XIQUE! SEIS PESSOAS COM DROGAS SÃO PRESOS PELA CAESA.

Seis pessoas com droga são apresentadas pela CAESA à delegacia! Nesta segunda-feira (24), por volta das 11h da manhã, uma guarnição da CAESA – Companhia de Ações Especiais do Semi-Árido realizava rondas e abordagens em locais de maior incidência de tráfico e uso de drogas, em Xique-Xique/BA, na região do Vale do São Francisco, quando se deparou com dois jovens em atitude suspeita. Segundo a polícia, ao ser abordada, a dupla foi encontrada com seis pequenas porções de maconha embaladas em sacos plásticos pesando por volta de 25 gramas. Às margens do Rio São Francisco, mais quatro suspeitos foram abordados. Com eles, a polícia encontrou cerca de 20 gramas da mesma droga. A droga e os suspeitos foram apresentados à Delegacia de Polícia Civil de Xique-Xique. 

FONTE: CENTRAL NOTÍCIAS.

24/07/2017

XIQUE-XIQUE! FORÇA TAREFA PARA AJUDAR "SALVAR" O VELHO CHICO.

No dia 20 de Julho de 2017, foram reunidas diversas instituições e instâncias ambientais competentes para realizarem uma ação de resgate e salvamento de peixes em lagoas e marginais do rio São Francisco, na ilha do Gado Bravo, município de Xique-Xique/BA. Durante a travessia da Ipueira, espécie de lagoa berçário que recebe águas do leito principal do rio da Integração Nacional, localizada na frente da sede Municipal, o barco naufragou com toda a equipe técnica formada pelo representante da parte de Fiscalização do IBAMA; professores da rede municipal e estadual de ensino; pescadores artesanais; Colônia dos pescadores Z-37 e bombeiros civis. Apesar do susto, ninguém se feriu, pois todos estavam devidamente protegidos com coletes salva vidas e graças ao bom Deus o local era raso e arenoso.

No percurso da trilha pela vegetação nativa da ilha do Gado Bravo, encontramos um local bem preservado e de difícil acesso para a equipe. Caminhos marcados pela presença de marizeiros, jatobás, genipapos, cruilis, assissis, muquéns, coronhas, pajeús, canafístulas e cipós. Todavia, com muito esforço, conseguimos chegar com êxito ao local previsto: a lagoa marginal denominada " Comprida Grande". Assim, iniciamos a captura dos peixes com redes apropriadas, colocamos em recipientes com água barrenta e fizemos o transporte em caixas de isopor sobre a garupa de uma bicicleta Monark barra circular ano 90. Para nossa surpresa, apesar do difícil acesso, apenas 3% dos peixes morreram: o restante foi devidamente salvo na Ipueira. Dentre as espécies de peixes salvas, encontramos: matrinxã, curimatã, mandi, piau, sarapó, sardinha e piabas. Portanto, com muito empenho e coragem da equipe, os obstáculos iniciais foram vencidos e concluímos mais uma missão em defesa do rio Rio São Francisco (ÓPARÁ).

Por Prof' Railton Nascimento Barbosa/Membro da Força Tarefa.

FALA XIQUE-XIQUE.

20/07/2017

PORTO DA BEIRA DO RIO EM XIQUE-XIQUE!

Um dos Portos mais movimentados do Baixo Médio São Francisco é o da Beira do Rio na cidade de Xique Xique! Grande parte do escoamento agrícola vem da produção cultivadas nas ilhas existente no município, vários barcos e canoas trazem lotadas de agricultores com suas mercadorias para distribuição no comercio e comercialização na sede e em cidades vizinhas. São frutas, verduras, pescados, cachaça como a catuzeira, artesanatos e muito mais. Os dias mais movimentados são na quinta-feira que acontece a feira do Porto e na sexta-feira que é dia da feira municipal.

FONTE: FALA XIQUE-XIQUE.

18/07/2017

ZÉ MOLHADO & SEU CONJUNTO! MELHOR BANDA DE FORRÓ DA MICRO-REGIÃO DE IRECÊ NOS ANOS 80 E 90. SAUDADES.

"Boa noite galera, com vocês Zé Molhado e Seu Conjunto o Forró do Jeito que a agente gosta", anunciava o saudoso cantor Bertinho Molhado. Ai o forró comia no birro 80! "Nasci la na cidade e me casei na serra, com linda Mariana a moça la de fora, um dia estranhei os carinhos dela, eu disse adeus Mariana que eu já vou embora"... Dentre vários canções do repertório, essa canção "Adeus Mariana" era um hino pro conjunto, pois a legião de fãs que o conjunto de Xique Xique "Zé Molhado" na região era um das músicas mais solicitadas. Essa foto, uma relíquia tinha os músicos: King Kong (Percussão im memoria), Baixinho (Bateria), Rafael Bahia (Guitarra), Zé Carlos (Filho de Zé Molhado e Sonoplasta), Agnaldo Feitosa (Contra-Baixo e Cantor) e Kleber (Teclados im memoria), na janela estava o vizinho Ari. Ainda fazia parte: Renato (Cantor), Zé Molhado (Sanfona) e seu irmão Bertinho Molhado (Cantor), além da equipe de produção com Chico Tripa, Mumm-Ra e Zé Carlos. Tive o privilegio de sempre ser convidado a viajar com essa equipe inesquecível, conheci várias cidades viajando com o conjunto de Zé Molhado. Era impressionante a quantidade de shows e a legião de fãs que esse conjunto tinha, os bailes viviam lotados, o povo chegava a ir nos hotéis pra conhecer os músicos do conjunto e a curiosidade do povo pra conhecer o sanfoneiro Zé Molhado, na época o musico mais idolatrado na região.

Por Adriano Brito. 

FONTE: XIQUESAMPA.

IRECÊ: DROGAS SÃO INCINERADAS PELA 14ª COORPIN.

Em cumprimento à Lei de Drogas (Lei n° 11.343/06), o Delegado de Polícia Civil Michael Alves, titular da DTE – Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes de Irecê, juntamente com Investigadores de Polícia e representantes da Vigilância Sanitária do Município de Irecê, após autorização judicial, procedeu com a incineração das drogas apreendidas pela Delegacia Especializada de janeiro a junho de 2017. Foram incinerados cerca de: 21 quilos de maconha, 700 gramas de crack e 300 gramas de cocaína na Fazenda do Senhor Libório, Km 05, Rod. BA 255, Presidente Dutra/BA. Amostras das substâncias entorpecentes foram recolhidas para perícia e constatação definitiva. A equipe DTE-Irecê está empenhada em reduzir o tráfico de drogas na cidade e colaborar com a segurança pública.

FONTE: IRECÊ LÍDER FM.

17/07/2017

A TOP PUBLICIDADE NET ELEGEU AS MELHORES EMPRESAS DE BARRA-BA EM 2016.

A Top Publicidades Net chegou em Barra-BA com uma inovação e responsabilidade, com um novo sistema de pesquisa séria direta com o público. O evento de escolha dos melhores do ano aconteceu no último sábado (15) na AABB, um evento diferente na cidade. A Top Publicidades Net é também uma Revista impressa e online, uma empresa que também atua no mercado de marketing. Os Melhores de 2016 receberão um prêmio que entrou pra história do comércio Barrense. A escolha dos vencedores teve como base a opinião pública, contando com um processo rigoroso de avaliação e pesquisa. Uma premiação que reconheceu o trabalho de empresários, empreendedores, colaboradores comprometidos e dedicados para melhor atender na cidade de Barra e toda região, com a excelência nos seus serviços prestados. O evento contou com a palestra da Prof Luciene, falando sobre empreendedorismo e dicas de mercado e os agradecimentos do senhor Almerindo (Diretor Geral da Empresa). O Evento teve a apresentação do locutor Nelson Ribeiro.

Confira As Empresas Vencedoras:

Melhor Ótica: Ótica Styllo.
Melhor Carro de Som: Batatinha & Publicidades.
Melhor Clube de Lazer: AABB.
Melhor Borracharia: Borracharia Silva.
Melhor Atacadista: Comercial Nanda Atacadista.
Melhor Fisioterapeuta: Vanessa de Oliveira.
Melhor em Assistência Técnica Para Celulares: Ewerton Celular.
Melhor Restaurante: Restaurante Espaço Gourmet.
Melhor Emissora de Rádio Comunitária: Grande Rio FM.
Melhor Churrascaria: Churrascaria Grill.
Melhor Financeira: JB$ Financeira.
Melhor Preço Para Autos e Motos: JC Baterias.
Melhor Em Comunicação Visual: Komtinta Adesivos.
Melhor Loja de Peças e Acessórios Para Motos: Olga Motos.
Melhor Pizzaria: Pizzaria Ducheff.
Melhor Escritório de Contabilidade: CRamos.
Melhor Copiadora: Recarga & Cia.
Melhor Balneário: Cabeça do Touro.
Melhor Casa de Shows & Eventos: Barra Show.

Por Fillis Niorges/Jornal  Centro Oeste.
Adaptação e Texto Final: Adriano Brito.

FONTE: TOP PUBLICIDADES NET.

DIA 26 DE JULHO TEM FESTA DE NOSSA SENHORA SANTANA NA ILHA DO MIRADOURO!

Dia 26 de julho acontece as comemorações de aniversário da Igreja de Nossa Senhora Santana na Ilha do Miradouro em Xique-Xique. Reinaldo Povão que é um dos idealizadores dos festejos fará um grande evento na comunidade onde reside a 10 anos. As comemorações acontecerão com missa que será celebrada pelo Padre Claudio Nogueira a partir das 10:30 hs da manhã, na oportunidade os casais com mais de 10 anos de união marital terão a oportunidade oficializar a união religiosa (Casamento). A partir das 20:00 hs, Reinaldo Povão vai organizar brincadeiras como corrida de saco, quebra pote, pau de sebo e uma fogueira para as crianças. Segundo Reinaldo Povão, a Igreja esta precisando de mais bancos para acomodações, o mesmo fez um orçamento, cada banco custará R$ 220,00, Reinaldo Povão pede que quem poder colaborar com os custos podem procura-lo ou entre em contato pelo WhatsApp: 74 99975-2956. Sertanistas em busca de ouro no assurua instalou o primeiro núcleo populacional do município de Xique-Xique na Ilha do Miradouro. Em 1691 foi construído a primeira capelinha, templo feito de taipa (barro), 120 anos depois  a construção originária em 1811, a frequência da igreja de Santana do Miradouro extrapola os limites municipais e atrai fiéis de várias regiões da Bahia. O imóvel tem fachada simples, robustos cunhais, porta central e duas janelas. No interior, o púlpito – com bacia de pedra, guarda-corpo de madeira almofadado, grades de coro e comunhão em treliça de madeira – está conservado, assim como o retábulo policromado na capela-mor. 

Tombada pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac) em 2013, a Igreja de Nossa Senhora Santana na Ilha do Meio em Xique-Xique foi restaurada em dezembro de 2016, tem 18 km de extensão, possui um barroco muito especial, muito particular. Trata-se de uma igreja franciscana, com elementos franciscanos elaborados por pessoas da terra, a população local, tornando-se por isso atração única. Na edificação estão ainda, pintura tipo escaiola – que imita o mármore ou pedras ornamentais –, com pequenos medalhões, anjos, jarros e guirlandas. Dois altares em alvenaria ocupam os ângulos na nave. O piso interno é de ladrilhos, com tabuado no coro e lajotas de barro cozido no adro. As linhas altas e a abóbada facetada, elementos típicos do século XVII, só foram encontradas nesta e em igrejas de Jandaíra e Queimadas. A ilha onde está localizada a capela é muito fértil e conserva vegetação natural com árvores e coqueiros. 

Foto: Marki Oliveira.

FONTE: FALA XIQUE-XIQUE.

16/07/2017

ACUSADOS DE ROUBAR MOTO EM BURITIRAMA SÃO PRESOS PELA CAESA EM XIQUE-XIQUE!

Dois homens foram presos na manhã desta quarta-feira (12), em Xique-Xique, acusados de roubar uma motocicleta, na cidade de Buritirama. Segundo a polícia, uma guarnição da Caesa, que fazia patrulhamento no centro da cidade de Xique-Xique, localizou uma motocicleta Honda, NX Bros, de cor vermelha e placa PAW-9160, licença de Brasília/DF - estacionada na ‘Praça da Caldeira’. Após diligências, dois suspeitos foram localizados em uma residência, na Rua 51, bairro BNH Novo. No local, a polícia encontrou 320g de maconha, pronta para o consumo, acondicionados em uma sacola plástica; 408g de sementes de maconha; dois papelotes de cocaína, uma touca ‘ninja’, além de uma balança de precisão e uma motocicleta com restrições de roubo. Os acusados foram conduzidos à Delegacia de Polícia local, onde foram autuados e presos em flagrante por trafico de drogas e posse ilegal de veículo roubado.

FONTE: CARAÍBAS FM.

DIA 22 DE JULHO TEM FESTIVAL DE ROCK NO CLUBE ESPAÇO LIVRE EM XIQUE-XIQUE!

Um evento diferentes de todos que o município de Xique-Xique já teve! Em comemoração ao dia mundial do Rock, vem ai dia 22 de julho o grande Festival de Rock de nossa cidade "Rock Fest 2017" no Clube Espaço Livre com as Bandas Som de Lotus e Atlanta a partir das 22:00 hs. Evento organizado por Bizourinho Produções. O dia 13 de Julho é a data que celebra anualmente o dia mundial do rock e foi escolhida em homenagem ao Live Aid em um megaevento que aconteceu no dia 13 de julho de 1985. A celebração é uma referência a um desejo expressado por Phil Collins, participante do evento, que gostaria que aquele fosse considerado o "dia mundial do rock".

FONTE: XIQUESAMPA.

11/07/2017

TRAGEDIA! VIATURA POLICIAL MATA PAI E FILHO EM XIQUE-XIQUE!

Um homem de 45 anos e o filho dele, de 21 anos, morreram em um acidente envolvendo a motocicleta em que estavam e uma viatura da Polícia Militar, na noite de segunda-feira (10), na BA-052, no trecho da cidade de Xique-Xique, norte da Bahia, de acordo com a Polícia Civil. O delegado da cidade de Xique-Xique, Alex de Souza Rosa, informou que um policial militar que dirigia a viatura da Companhia Independente de Policiamento Especializado/Semiárido também ficou ferido e foi encaminhado para o Hospital Julieta Viana. O estado de saúde dele é desconhecido. Os veículos colidiram por volta das 18h30, próximo ao aeroporto da cidade. Com a colisão, a viatura tombou. Os ocupantes da motocicleta não resistiram aos ferimentos e morreram no local. Os corpos foram levados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Irecê.O delegado disse que o veículo da PM era acompanhado por outra viatura, que seguia para a sede da companhia em Xique-Xique, quando ocorreu a colisão com a moto. Não há informações sobre a causa do acidente.

Em entrevista nesta terça (11) a Rádio Cactus Fm o Major Maltez da Cipe/Semiárido disse que tem notado muito na região que muitos condutores ainda em motos sem nenhuma condição. Segundo o Major Maltez a moto deste acidente estava sem farol, sem luz de freio, sem luz nenhuma, os condutores sem capacete, e com a escuridão da estrada, infelizmente o motorista da viatura viu a moto do nada, freou e tentou ainda desviar, mas já tava muito em cima, colidindo no fundo da moto, pois tanto a viatura como os condutores da moto vinham de Irecê pra Xique-Xique. Os dois condutores da moto foram atingidos e morreram na hora. Já o motorista da viatura perdeu o controle vindo a capotar numa ribanceira. O policial foi socorrido prontamente para o Hospital Julieta Viana e transferido para o Hospital Regional de Irecê, fez exames, permaneceu a noite em observação e teve  alta no fim desta manhã.

FONTE: XIQUESAMPA.

CÂMARA DE VEREADORES DE XIQUE-XIQUE ENTREGA MEDALHA JOEL FIRMO DE MEIRA A EDVAN BRITO.

No dia 07/09/2017 aconteceu solenidade de entrega da medalha Joel Firmo de Meira a Edvan Brito​ em solenidade realizada na presidência da casa, através de indicação do Vereador Delmartim Marques Nogueira, autor da honraria e foi entregue ao ilustre cidadão Xiquexiquense Edvan Pereira de Brito, professor de português da Universidade Americana de Arkansas. De família humilde, concluiu o ensino médio em Xique Xique​ e foi morar em São Paulo, na capital paulista trabalhou como carteiro durante 5 anos, antes de ingressar com bolsa de estudos no curso de Letras da PUC-Rio, em 2001, concluiu seu curso de bacharelado em Português e Linguística. Edvan Brito foi contemplado por uma bolsa de estudos pelo Programa Raça, Desenvolvimento e Desigualdade Social (Capes/Fipse). Por meio desta bolsa ele pode fazer um intercâmbio de um semestre em 2005 na Howard University nos Estados Unidos da América. Depois de trabalhar por quase 2 anos como escrivão do Judiciário para o Tribunal de Justiça de São Paulo, Edvan decidiu ir para os Estados Unidos, onde fez mestrado em Comunicação com bolsa de estudos Howard University, em Washington DC.

Na Universidade de Howard University em Washington (EUA) iniciou sua carreira de professor de Português para estrangeiros em 2010. Entre 2011 e 2016 concluiu o mestrado e um doutorado em Linguística. Em agosto de 2016, Edvan ficou compromissado a começar a trabalhar como Professor de Português e Cultura Brasileira na Universidade de Arkansas. Segundo o vereador Delmartim, um Xiquexiquense com tanta garra qualificações não poderia deixar de ser homenageado pela casa, pois assim estaria incentivando os nossos conterrâneos a lutar por seu crescimento em todo mundo, e servir de exemplo para todo o município. Estiveram presentes a cerimonia os vereadores Mirlam Oliveira Sampaio​, Quinquinha, Orlandão, Nino Meira​, Nilson e Delzão.

FONTE: CÂMARA DE VEREADORES DE XIQUE-XIQUE.

10/07/2017

XIQUEXIQUENSE REVELADA NO "JUDÔ PARA TODOS" EMILLE LIMA É CAMPEÃ PARANAENSE DE JUDÔ E VAI DISPUTAR O BRASILEIRO.

Emille Gomes Lima nasceu na região da Ilha do Meio em Xique-Xique, filha de Edilson Lima conhecido como "Apulso" e Elma Gomes, começou a treinar com o professor Marcelo Marques no Projeto "Judô Para Todos" na Academia Stillus. A quase dois anos sua família mudou para o estado do Paraná e foi lutando com seriedade que Emille sagrou-se campeão Paranaense num campeonato disputado na cidade de Campo Mourão. Sua irmã Camille Lima também participou por equipe, mas também foi vice-campeã do brasileiro em 2015 atuando pela Academia Stillus revelada no Projeto Judô Para Todos. As irmãs Xiquexiquense são verdadeiras campeãs, o campeonato brasileiro de judô será em Salvador nos dias 19 e 20 de agosto deste ano, a família agora corre atrás de patrocínios, uma parte já conseguiram com as passagens de ida para Salvador, agora é lutar pela passagem de vlta para o Paraná. "Agradeço ao professor Marcelo Marques bem como o professor Samu que colaborou para a realização deste sonho" disse o orgulhoso pai Edilson Lima.

FONTE: XIQUESAMPA.

09/07/2017

GENTIO DO OURO COMPLETA 127 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA.

Neste domingo 09 de julho o município de Gentio do Ouro completa 127 anos de emancipação política! Gentio do Ouro é um município brasileiro do estado da Bahia. Em 2016 sua população estimada foi de 11.603 habitantes. Vista de toda a vila de Santo Inácio, a antiga sede do Município criado, com nome de Gameleira e território desmembrado do município de Xique-Xique, pelo Ato Estadual de 9 de Julho de 1890, sendo instalado em 9 de Dezembro de 1890. Pela Lei Estadual nº 2.017. de 2 de Agosto de 1927, o município recebeu o nome de Assuruá. Foi extinto pelos Decretos Estaduais nº 7.455, de 23 de Junho de 1931 e nº 7.479, de 8 de Julho de 1931 e reanexado seu território ao município de Xique-Xique e Criaram na Vila de Assuruá uma Sub Prefeitura. O município foi restaurado, com território desmembrado do município de Xique-Xique e sede em Santo Inácio, pelo Decreto Estadual nº 8.546, de 15 de Julho de 1933, sendo reinstalado em 9 de Agosto de 1933. 

Recebeu o nome de Santo Inácio do Assuruá pelo Decreto Lei Estadual nº 10.724, de 30 de Março de 1938, e o de Santo Inácio pelo Decreto Estadual nº 11.089, de 30 de Novembro de 1938. Sua sede foi mudada para a Vila de Gentio do Ouro pela Lei Estadual nº 628, de 30 de Dezembro de 1953, recebendo o município essa denominação.N a pecuária destacam-se os rebanhos de equinos, bovinos, ovinos, caprinos,suínos e asininos. Conforme registro da JUCEB, possui 05 indústrias, 140º lugar na posição geral do Estado da Bahia, e 47 estabelecimentos comerciais, 266º posição dentre os municípios baianos. No setor de bens minerais, é produtor de ouro, seu parque hoteleiro registra 60 leitos. No ano de 2001 o município registrou 2.227 consumidores de energia elétrica com um consumo de 1.545Mw/h. O município é rico no turismo, pra isso o novo secretário Oscar Guedes vem desenvolvendo um ótimo trabalho de exploração do turismo local em todo município de Gentio Do Ouro.

FONTE: XIQUESAMPA.

08/07/2017

XIQUEXIQUENSE LUCIANO DO SALGUEIRO ENTRA COM AÇÃO E TJD-PE SUSPENDE TÍTULO DO SPORT!

Luciano da Rocha Nascimento nasceu em Xique-Xique no interior da bahia no dia 08 de julho de 1983, é o jogador mais antigo do Carcará do Sertão, chegou ao clube em 2004 e foi campeão da série b do pernambucano em 2005  junto com outro Xiquexiquense o jogador Sidny.

Juiz anulou um gol do Carcará em decisão polêmica com ajuda do árbitro de vídeo! O resultado da partida final do Campeonato Pernambucano, em que o Sport venceu o Salgueiro por 1 a 0 e conquistou o título, corre o risco de ser impugnado. Na tarde desta quinta-feira (6), o Tribunal de Justiça Desportiva de Pernambucano determinou à Federação Estadual que não homologue o resultado até o julgamento da ação impetrada pelo goleiro Luciano, do clube do interior. O jogador questiona a anulação de um gol de seu time, confirmada após consulta ao árbitro de vídeo. O lance questionado ocorreu aos 24 minutos do segundo tempo da partida realizada no dia 28 de junho, em Salgueiro. Após a cobrança de um escanteio, Álvaro fez o gol do time da casa. No entanto, o auxiliar Emerson Carvalho considerou que, na cobrança feita por Daniel, a bola fez uma curva e saiu de campo antes de chegar à área. O árbitro Wilton Pereira Sampaio atendeu a marcação. Diante das reclamações, o árbitro de vídeo, Péricles Bassols, foi consultado. Depois de cerca de cinco minutos, Wilton Sampaio confirmou a marcação do assistente Carvalho e deu tiro de meta. Pouco depois, o Sport fez 1 a 0 e garantiu o título. Em sua ação pedindo a impugnação da final, Luciano, que é goleiro reserva do Salgueiro, alega que Emerson Carvalho estava mal posicionado. 

Nesta quinta, o vice-presidente do TJD de Pernambuco, Vitor Andrade Vieira, presidente em exercício do tribunal, recebeu a petição do goleiro e determinou à federação que não faça a homologação do resultado da partida, e consequentemente do título do Sport, até o julgamento do mérito da questão. Isso deve ocorrer em duas semanas. Vieira disse que apenas atestou a "a admissibilidade da petição", atendendo ao artigo 84, §3º do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). "O Presidente do Tribunal (STJD ou TJD), ao receber a impugnação, dará imediato conhecimento da instauração do processo ao presidente da respectiva entidade de administração do desporto, para que não homologue o resultado da partida, prova ou equivalente até a decisão final da impugnação", diz o texto. A Federação Pernambucana tem dois dias para se manifestar sobre a ação do goleiro reserva do Salgueiro. O mesmo prazo foi dado ao Sport. Em seguida, será aberto o prazo para a procuradoria do tribunal se manifestar.

FONTE: XIQUESAMPA.

IRECÊ SEDIA EVENTO DA UPB E TCM/BA SOBRE PRESTAÇÃO DE CONTAS.

A Bahia é o estado com maior índice de prefeituras com contas reprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM/BA): quase 48%. O evento orientou gestores e técnicos sobre prestação de contas e contou o com apoio da Caixa Econômica Federal (CEF) e do Sebrae.

Diante desta realidade, a União dos Municípios da Bahia (UPB) criou o Projeto UPB Itinerante, em parceria com o TCM/BA, e que tem rodado o estado. Irecê sedia o evento, que começou nesta quarta-feira (5), no centro de convenções do Hotel Copa 70, com a presença de prefeitos, vereadores e servidores de municípios da região. Até esta sexta-feira (7), técnicos especializados da Escola de Contas do Tribunal estarão no local orientando sobre as regras da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e formas de prestação de contas exigidas pelo TCM/BA. O evento conta o com apoio da Caixa Econômica Federal (CEF) e do Sebrae. Na abertura do encontro, o prefeito de Irecê e presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável (CDS), Elmo Vaz, deu as boas vindas a todos e falou sobre os problemas que sua gestão tem enfrentado. "Temos a vontade de desenvolver ações e obras para a população, mas os recursos são limitados. Temos um passivo grande de precatórios trabalhistas. A gestão passada nos impôs, de forma maldosa, um acordo de 6% e de INSS na ordem de R$ 20 milhões, quem foram renegociados no fim do mandato. 

Além desse absurdo, só tivemos acesso às contas após o fim do mandato, tendo recebido a prestação de contas do ano anterior no dia 17 de abril deste ano". Elmo também destacou a importância do UPB Itinerante para as prefeituras: "Todos sabemos das dificuldades que passam os municípios nesse momento de recessão econômica e instabilidade política que passa o país. Nós precisamos do apoio da UPB e de entidades como a Caixa Econômica Federal e o Tribunal de Contas municipal para que possamos qualificar nossos técnicos e consequentemente errar menos também". O presidente da UPB e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, ressaltou que o sucesso do evento - quase 300 participantes - demonstra o compromisso de prefeitos e técnicos municipais da região de Irecê em fazer um bom trabalho. Ele destacou a postura pedagógica do tribunal, “mais preocupado em orientar que punir”, e voltou a criticar a injusta distribuição de recursos entre os entes federados: “Esse país só será grande quando compreender que o município é a peça fundamental da governança”. 

A mesa de abertura contou ainda com o conselheiro substituto do TCM/BA, Ronaldo Sant’anna, do gerente de governo da Caixa, Silvio José, e do presidente da UNNIPI e prefeito de Central, Uilson Monteiro. O evento teve entre seus ouvintes os prefeitos de São Gabriel (Hipólito Rodrigues), Xique-Xique (Reinaldo Braga), Itiruçu (Wagner Pereira Novaes), Capim Grosso (Lydia Pinheiro), Souto Soares (André Luiz Sampaio), Seabra (Fabio Miranda). Irecê é a quarta região do estado visitada este ano pelo projeto UPB Itinerante, que pretende capacitar 75% dos técnicos municipais da Bahia. No primeiro dia de encontro, os prefeitos tiveram acesso ao atendimento da Caixa Econômica Federal para orientar sobre a contratação de convênios federais. O Sebrae tirou dúvidas sobre compras governamentais de micro e pequenas empresas. Nas palestras, foram esclarecidas as regras adotadas no Controle Interno, no cumprimento da Lei De Transparência e demais exigências da LRF. Na quinta (06) e sexta-feira (07) vão ser oferecidas oficinas para utilização da plataforma digital E_TCM e para acesso ao Sistema Integrado de Gestão e Auditoria (SIGA).

FONTE: CARAÍBAS FM.

02/07/2017

SÉRIE POVOADOS DE XIQUE-XIQUE! BOA VISTA, POVOADO EM FRANCO DESENVOLVIMENTO.

O povoado de Boa Vista fica a cerca de 45 Km da sede do município de Xique Xique, a viagem é por uma estrada vicinal. 

O povoado da Boa Vista tem importância estratégica para a região em função de sediar o projeto de irrigação Baixio de Irecê que na verdade deveria se chamar Baixio da Boa Vista! Além de infraestrutura, a comunidade clama por uma estrada de asfalto pra facilitar melhor deslocamento da comunidade para Xique-Xique como também para facilitar no futuro com o escoamento agrícola do Baixio de Irecê. O Colégio Damázio Gozaga de Sena conta com cerca de 600 alunos e forma alunos para o ensino médio. Em 2012 a prefeitura fez o calçamento da principal avenida da Boa Vista, que deu outro visual à localidade e mais conforto aos moradores; alem de uma nova escola, centro de informática e um posto de saúde da família beneficiando também moradores do Canto de Pedra, Nova Boa Vista, Roçado, Cantinho, Sítio, Vista Nova, Brejo da Taboa, Sálina, Silva, Alto do Silva e Carneiro. As necessidades que deverão surgir quando forem distribuídos os lotes do projeto de irrigação da Codevasf exigirão tratamento de cidade, pois surgirão Agrovilas às dezenas na região, que deverá receber de três a quatro mil novos moradores. Falta verba federal para esse projeto ir adiante.

O Baixio tem uma área bruta de 95.119 ha, o canal principal tem uma extensão total de 84 km e a implantação do arranjo de obras foi prevista para execução em etapas. Sua área total irrigável é de 58.659 ha de superfície agrícola útil. Esse projeto infelizmente esta parado, aguardando liberação do governo federal para seu andamento, projeto esse considerado o maior da america latina o que geraria em torno de 10.000 empregos direta e indiretamente fazendo com que a região da Boa Vista se desenvolvesse rapidamente, aumentando a economia do município e região. Principais culturas indicadas nos estudos para produção: abacaxi, abóbora, algodão, banana, cana-de-açúcar, cebola, coco, feijão, goiaba, limão, mamão, maracujá, milho, melancia, melão, pimentão, tangerina, tomate e uva. Novas culturas a serem implementadas: café, cana-de-açúcar e pinhão manso. O Projeto prevê também sistema de produção baseado na caprinovinobovinocultura, consorciado a outras atividades complementares, tais como apicultura, fruticultura e avicultura.

Por Adriano Brito.

FONTE: XIQUESAMPA.