24/09/2017

TIMAÇO! BOTAFOGO DE DE XIQUE-XIQUE DE MANOEL MOURA.

Esse é o time do Botafogo de Xique-Xique de Manoel Moura jogando contra a Seleção de Barra do Mendes. O placar foi Botafogo 6 X 0 Seleção de Barra do Mendes. Escalação: João Petu, Onaldo Neres, Gerino dos Correios, Darinho, Raimundo de Otacílio, Paulinho Neres, Ronaldo, Quinquinha,  Vieira, Arnaldo do Saae (Meu Pai) e Dibinha.

DEP. FEDERAL BEBETO GALVÃO VISITA XIQUE-XIQUE PELA 2° VEZ EM TRÊS MESES.

Em menos de três meses o Deputado Federal Bebeto Galvão visita o município de Xique-Xique! É o deputado federal que mais vezes visitou a cidade, mostrando seu compromisso com o município, provando que não é um político que só aparece quando é época de eleição. Em seu facebook o deputado agradeceu o encontro com amigos e lideranças da cidade: "Após agenda intensa com lideranças políticas e sociais de Xique-Xique, fiz uma pausa para almoço com amigos. Na Residência de Gilmar Barreto, com os amigos Alecio, Rodrigo Eustasio, Geraldo severo, Neilton, Eduardo, França, Alisson, Buchecha, Kerlly, Gleilma, Jaqueline, Cleriston e a anfitriã, senhora Auréa, nos refestelamos com a excelente refeição que alegrou a todos nós. Como compromisso firmado com o município de Xique-Xique, irei destinar mais emendas parlamentares e fiscalizar rigorosamente os atos administrativos e utilização dos recursos públicos da atual gestão", disse Bebeto Galvão. No sábado Bebeto Galvão concedeu entrevista ao programa Semana Revista com Lídice Santos e Gilson Jr. da Rádio Cactus Fm, logo após se reuniu com grandes lideranças políticas, dentre eles: o presidente do PSB no município Neilton Ferreira, os vereadores Padeirinho, Genicassia e Zezinho Alves, além do ex-vice-prefeito Lula, do candidato a prefeito que ficou em segundo nas eleições Eduardo Pessoa e Marinaldo da Cebola. Durante o encontro Bebeto Galvão e participantes analisaram o cenário político local e nacional. 

FONTE: XIQUESAMPA.

PREFEITURA DE BARRA-BA REALIZA O MUTIRÃO DE CIRURGIAS ELETIVAS.

Nesta sexta-feira (22), o Prefeito Municipal da Barra Sr. Deonisio de Assis e o Secretário Municipal de Saúde Sr. Rômulo Oliveira, visitaram as instalações do multirão de cirurgias eletivas realizado pelo Governo do Estado no município. O Mutirão tem como objetivo atender aos pacientes com os seguintes procedimentos; hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica), histerectomia e colecistectomia.

FONTE: ASCOM BARRA BA.

23/09/2017

TRADICIONAL SORVETERIA DO QUINCAS! MELHOR SORVETE E PICOLÉ DO OESTE BAIANO.

O "Bar e Sorveteria do Quincas, situado na Praça Dr. Rossine Almeida (Praça Getúlio Vargas) em Xique Xique é um tradicional ponto de reunião de amigos que querem beber uma cervejinha bem gelada ou degustar os maravilhosos picolés e sorvetes dos mais variados sabores. Os sorvetes e picolés são produzidos por "Legal", herança deixada pelo pai Quincas que agora supervisiona com carinho o trabalho do filho, tudo feito com dedicação e amor no que faz. No tradicional Bar e Sorveteria do Quincas o cliente encontra picolé de caipirinha, manga, , doce de leite, morango, coalhada, tapioca, umbu, limão, rapadura, goiaba...variados sabores feitos da própria fruta. O ambiente reúne ate hoje amigos e clientes que frequentam a anos este famoso estabelecimento comercial.

FONTE: XIQUESAMPA.

14/09/2017

IFBAIANO CAMPUS DE XIQUE-XIQUE OFERTA 80 VAGAS DE CURSOS TÉCNICOS!

O IFbaiano Campus Xique-Xique oferta 80 vagas para cursos técnicos em Agropecuária e Gestão Ambiental. O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Xique-Xique está com inscrições abertas e gratuitas para o processo de ingresso de estudantes (PIE 2018) em seus cursos técnicos. As inscrições começaram dia 1º de setembro  e vão até 9 de outubro. Em Xique-Xique, são 80 vagas em cursos técnicos, da forma subsequente, em Agropecuária (40 vagas – turno matutino) e Meio Ambiente (40 vagas – turno vespertino). Os cursos subsequentes são destinados a candidatos que concluíram ou estão concluindo o ensino médio (ou equivalente). 

Para participar, o interessado deve preencher o formulário de inscrição online (na página do PIE 2018) e, logo após, entregar a documentação exigida no edital, presencialmente ou enviar as cópias via Correios, para o Campus Xique-Xique. Durante o cadastro, o candidato deve sinalizar a opção da reserva de vagas na qual deseja concorrer. O IF Baiano reserva 70% das vagas para estudantes oriundos de escola pública, 25% para ampla concorrência e 5% para pessoas com deficiência). Para classificar os candidatos, será utilizada a análise de desempenho escolar nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática no ensino médio.

Dúvidas: ingressos@ifbaiano.edu.br

FONTE: ASCOM IFBAIANO.

09/09/2017

VAQUERAMA SHOWS JÁ ESTA PRONTO PRO ENCONTRO DE XIQUEXIQUENSES.

O Vaquerama Shows (Prod Vaque) fica na Av. Dr. José Artur Nova, 2878 -Jardim Helena (São Miguel Paulista). A casa foi inaugurada em janeiro de 2016, tem capacidade para 8 mil pessoas, amplo espaço, banheiros amplos, serviço de bar de primeira, mesas, equipe de seguranças preparados, estacionamento para 1000 veículos. Palco, som e iluminação profissionais. No ambiente grande opção de comidas, tira-gosto, bebidas e muito mais. Estrutura totalmente coberta e climatizada, construída numa área de mais de 30 mil metros quadrados, vários eventos acontecem no Vaquerama Shows como shows ao vivo, baladas eletrônicas, bailes sociais, espetáculos, exposições, convenções, jantares, confraternizações, eventos corporativos e empresariais de médio e grande porte. O Vaquerama Shows e Eventos fica na avenida Dr. José Artur da Nova, 2878, no bairro Jardim Helena, ponto estratégico ao lado da Rodovia Ayrton Senna, entre as estações de Trem da CPTM São Miguel Paulista e Jardim Helena/Vila Mara.

Informações:

contato@vaquerama.com.br
www.vaquerama.com.br.
www.facebook.com/vaqueramaoficial/
Telefone: (11) 2586-7014

Por Adriano Brito.

FONTE: XIQUESAMPA.

06/09/2017

JÚLIA RODRIGUES SE DESPEDE DO CONSEG XIQUE-XIQUE! NOVA DIRETORIA FOI ELEITA.

Nesta terça-feira (05) foi eleita a nova diretoria do Conseg (Conselho de Segurança de Xique-Xique)! A ex-presidenta do Conseg Julia Rodrigues (2° a esquerda) foi eleita por dois mandatos de 2013 a 2017 (4 anos). Por meio de uma rede social ela agradeceu a todo população pelo apoio, lutas e conquistas, mesmo com muitas dificuldades. "Hoje se encerra nossa gestão à frente do Conseg. Foram quatro anos de muitos desafios e trabalho, mas também de importantes conquistas e realizações. Agradecemos à toda comunidade Xiquexiquense, pelo incentivo e apoio. Levarei cada um de vocês no meu coração com uma gratidão enorme pela oportunidade e pela satisfação proporcionada quando eu mais precisava. A nova equipe liderada pelo conselheiro Auricelio Silva (Presidente) e Nágila Salvador Freitas (Vice), desejamos votos de êxito, e nutrimos a expectativa de que nosso conselho seguirá seu caminho de consolidação crescente e de ampliação dos espaços de interlocução como legítima representante dos interesses da comunidade Xiquexiquense, novamente nosso muito obrigado a todas e todos que acreditaram e colaboraram, disse Júlia Rodrigues. 

FONTE: XIQUESAMPA.

S.O.S LAGOA DE ITAPARICA EM XIQUE-XIQUE!

A seca na lagoa Itaparica em Xique-Xique atinge cerca de duas mil pessoas que dependem da água da lagoa para sobreviver. O local se transformou em uma espécie de cemitério de peixes, após milhares deles morrerem por conta da falta de água, e muitos pescadores abandonaram a atividade.

"Tem uma quantidade de duas mil pessoas que recebem impacto, direto porque dependem da lagoa pra pesca, pra criação de animais e pequenas áreas agrícolas", afirmou Roberto Rivelino, secretário de Meio Ambiente da cidade. A lagoa Itaparica era alimentada pelas águas do Rio São Francisco e é maior da região. Agora, o que se vê no local é uma grande poça que tem apenas cerca de dez centímetros de profundidade. A estiagem na região também atinge as criações de gado. “Se você descesse aí e não soubesse nadar morria, porque era fundo. E hoje em dia não, ela tá rasa, parece um prato”, relata dona Amarilda Campos, dona de casa e moradora antiga do local. Há 6 meses não chove em Xique-Xique e a previsão é que só haja chuva na cidade em meados do mês de outubro. Conforme os moradores, essa é uma das piores secas já ocorridas na cidade. “Pra nós que somo filhos dessa terra, que nascemos às margens do Rio São Francisco, presenciar um cenário como esse é algo que parte o coração”, Marquileide Oliveira, professora. 

Poça com 10 centímetros de profundidade foi o que restou de lagoa na Bahia. Para as autoridades ambientais, a seca completa da lagoa parecia ser uma questão de tempo. Por duas vezes, pescadores e agentes do Ibama uniram forças e tiraram do local cerca de 50 mil peixes que foram soltos no rio São Francisco. Do que ficou na lagoa, a maioria se afogou na lama e morreu. Não há uma estimativa da quantidade de peixes mortos no local após a seca da lagoa. “Nós pecamos, a prefeitura pecou, o Ibama, supletivamente aos dois, também pecou, mas tem tempo ainda de corrigir”, disse Wanderley Pinheiro, analista do Ibama. A quase seis meses não chove na região da lagoa de Itaparica. Para o geólogo Railton Barbosa, as queimadas constantes em Xique-Xique contribuíram para a seca da lagoa. "Aqui no entorno da lagoa as queimadas são recorrentes, o desmatamento também, a extração de areia, a pesca predatória. Tudo isso contribui aqui para a seca da itaparica. Associado com a estiagem e a extração irregular de água do subsolo isso provoca a seca muito rápida", disse. Enquanto a chuva não chega, seu Gilberto, que é pescador, alimenta a esperança de voltar a ter a lagoa como fonte de renda. "A gente tem esperança que ela volte, né? A gente se cricou e estamos vivendo uma temporada dessa aqui ao redor dela. Quando ela seca assim é um sofrimento pra nós e pros bichos pra beber", afirmou.

04/09/2017

NATALYA ROCHA FAZ LANÇAMENTO DE SUA CARREIRA SOLO NO 17° ENCONTRO DE XIQUEXIQUENSE.

Com o nome profissional de Naty Rocha, nossa conterrânea da voz potente tem quatro irmãos por parte de mãe, filha do Senhor Davi e Dona Gustava. Irmã de Carlão da Fm Xique-Xique Xique por parte de pai. A musicalidade na família de Naty Rocha é grande tem irmã, primos e ate sobrinho ainda criança que já canta e ta descobrindo instrumentos musicais. começou a cantar aos 9 anos de idade nas escolas por onde estudou, a primeira Banda que Naty Rocha cantou foi na Banda Muleca Forrozeira de Djalma. Logo foi pra Banda Flor do Ketu de Cláudio onde permaneceu por 7 anos e de onde sente saudades de uma época em que conheceu muita gente e se apresentou em vários lugares. 

Em 2012 a convite do Xiquexiquense Dinei, Naty Rocha veio veio pra São Paulo pra cantar na extinta Banda Sabor de Cana por onde permaneceu por 1 ano. Dai pra cá ficou se dedicando ao trabalho, compondo músicas e fazendo pocket show com voz & violão. "Meu sonho é cantar pra meus conterrâneos, em breve estarei visitando nossa terra. Tô morrendo de saudades", disse Naty Rocha. Leve Naty Rocha pro seu evento: 74 97337-9441 (WhatsApp)! Barzinhos, Casamentos, Farras, Shows e muito mais. No 17° Encontro de Xique-Xique a cantora Xiquexiquense Naty Rocha se junta ao maestro Raposo, um guitarrista e um saxofonista lançando sua carreira solo e vai valançar o Vaquerama Shows (Prod Vaque) neste sábado dia 09 de setembro. Organizado por Jose Pereira e Lindacy Nunes.

FONTE: XIQUESAMPA.

03/09/2017

VOLANTE XIQUEXIQUENSE KADU É O NOVO REFORÇO DO ROSÁRIO CENTRAL DE SERGIPE.

Chegou essa tarde deste domingo (03) o volante Xiquexiquense Kadu como novo reforço do Rosário Central para a disputa do Campeonato Sergipano da 2° Divisão.

Na tarde deste domingo (03) o volante Xiquexiquense Kadu foi recebido no Aeroporto de Sergipe pelo presidente Manoel Neto o popular Neto de Pachego que também é nascido em Xique-Xique Ba. Kadu foi contratado para a disputa da segunda divisão do campeonato sergipano pela equipe formada recentemente na cidade de Rosário do Catete-SE. A equipe é presidida pelo Xiquexiquense Manoel Neto 9Neto de Pacheco) que por alguns anos foi presidente do Maruinense também de Sergipe. Manoel Neto esta montando uma equipe forte para disputar a elite do sergipano em 2018. O jogador Kadu é filho de Joaquim da Canoa Diplomata, atua como lateral-esquerda e volante, se destacou na Seleção de Xique-Xique, jogou por equipes em Pernambuco e Brasilía e profissionalmente atuou Gama-DF, Espigão do Oeste-RO e Ji-Paraná-MS.

FONTE: XIQUESAMPA.

JOVEM É ASSASSINADO CRUELMENTE A GOLPES DE FACA E TIROS EM XIQUE-XIQUE.

Por volta de 01 da manhã deste domingo (3), a Polícia Civil registrou mais um assassinato na cidade de Xique-Xique. De acordo com informações da polícia, um jovem identificado como sendo Geovane Araújo Santos, 21 anos, que acabara de ser pai,foi brutalmente assassinado a tiros de arma de fogo e  golpes de arma branca. O delegado titular desta Depol, Alex Roza, informou à redação da Página Xique-Xique, que a polícia recebeu a informação de que havia um corpo no Bairro Ponta da Ilha, nas proximidades de uma fazenda local, de imediato policiais civis se designaram até o local onde constataram o fato.  O corpo da vítima apresentava várias perfurações de tiros e de faca. A autoria e motivação do crime se encontram indefinidas até o momento. Uma equipe do DPT – Departamento de Polícia Técnica de Irecê esteve no local a fim de realizar a remoção do cadáver e encaminha-lo para o IML – Instituto Médico Legal de Irecê. 

FONTE: PÁGINA XIQUE-XIQUE.

ESCOLINHA DO ESTRELA AZUL PROCURA FUTUROS CRAQUES NOS POVOADOS DE XIQUE-XIQUE.

A Escolinha de Futebol Estrela Azul iniciou um grande projeto visando expandir o trabalho e descobrir novos talentos para o esporte. O projeto foi realizado na Zona Rural do município de Xique-Xique. Segundo Jeames que é técnico do Estrela Azul e professor de educação física, será instalado núcleos da escolinha em algumas localidades a serem visitadas, bem como nos povoados de Boa Vista, Rumo, Marreca Velha, Brejo do Catu e Retiro da Picada. Interessados em receber a visita da equipe em outra localidade da Zona Rural, entre em contato com Ninho ou Tarcisio Meira através dos contatos, 74-99971-1788 ou 74- 99991-6505. “O projeto visa dar oportunidades às crianças da nossa Zona Rural, descobrir talentos para fortalecer nossas equipes”. Diz Jeames (Ninho).

FONTE: PÁGINA XIQUE-XIQUE.

02/09/2017

A AMI ASSOCIAÇÃO DA MELHOR IDADE DE XIQUE-XIQUE PRECISA DA SUA AJUDA! QUEM PODER COLABORE!

Atenção! Com o objetivo de angariar fundos para que a AMI (Associação da Melhor Idade) na Rua Monsenhor Costa S/N no Centro de Xique-Xique possa participar do desfile de 07 de Setembro e pra manutenção daquela instituição, será realizado uma feira da pechincha neste domingo (3) na Escola Alípio Castelo Branco no bairro Senhor do Bonfim (BNH Velho). Quem poder colaborar com roupas, sapatos, bijuterias ou qualquer produto favor entregar na AMI ou entrar em contato pelo WhatsApp: 74 99942-3101 ou 3661-2032. Sua colaboração será de suma importância para manter viva a casa onde nossos idosos possam ter um lar com dignidade.

A AMI (Associação da Melhor Idade) é uma iniciativa dos voluntários da Casa de Oração Meu Lar; contamos com o apoio dos amigos e parceiros do comércio de nossa cidade, entre outras entidades que já manifestaram a intenção de abraçar esta causa. Lembrem-se sempre a caridade é um alívio para a alma! Você empresário, comerciante, anônimo, cidadão e todos aqueles que queiram ajudar a manter e colaborar a entidade é muito fácil procure a Ong AMI e os voluntários da Casa de Oração Meu Lar em Xique-Xique .

ONG AMI - Associação Melhor Idade, Entidade Mantedora .
MEULAR - Mansão Espírita União, Luz, Amor e Renovação .

FONTE: XIQUESAMPA.

PROGRAMA DE NELLY VASCONCELOS COMPLETA 9 ANOS PELA FM XIQUE-XIQUE.

Programa do Movimento do Bem de Nelly Vasconcellos vai completar 9 anos no ar no próximo dia 02/09/17 pela Fm Xique-Xique. No dia 02 de setembro (Sábado) o programa do Movimento do Bem da jornalista e radialista Nelly Vasconcelos completou 9 anos no ar pela Rádio Fm Xique-Xique. O Programa do Movimento do Bem é transmitido aos sábados, das 10:00 hs ao ao meio-dia sempre com uma mensagem de paz, participação do ouvinte, distribuindo brindes, valorização de cultura, entrevistas, informações e o que é mais importante um programa pioneiro na região a ajudar pessoas carentes, aqueles que realmente precisa de uma singela "mão amiga". Nelly Vasconcelos com sua bondade, profissionalismo, carinho e gesto cativante consegue atrair comerciantes, empresários e pessoas dispostas a ajudar ao próximo, as menos favorecidas, sem cunho político nenhum, mas com amor peculiar que que Deus te deu. 

O programa do Movimento do Bem é um programa que não tem músicas em sua grade de programação, mas sim uma grande participação de conterrâneos ouvintes não só de nossa terra, mas também do Brasil e do mundo, alem de ser um dos programas mais populares de nossa região. Nelly Vasconcellos que fundou o Jornal Expressão em nossa cidade com a participação de Leia diretamente da Inglaterra. Quem anuncia no programa do Movimento do Bem é retorno garantido, basta observar a enorme participação dos ouvintes, esse que é o maior responsável alem da gaitada e profissionalismo da nossa amiga Nelly Vasconcelos .

Contato o programa do Movimento do Bem por e-mail: programadomovimentodobem@gmail.com
Curta a página do Programa do Movimento do Bem: https://www.facebook.com/pages/Programa-do-Movimento-do-Bem/1606147909659359?sk=info&tab=page_info .
Ouça a Fm Xique-Xique pelo site: www.radiofmxiquexique.com.br ou pelo link: http://acheradios.com.br/radio-xique-xique-993-fm/ . Ligue para a Fm Xique-Xique: 74 3661-1533 ou 74 3661-1534 .

Por Adriano Brito .

FONTE: XIQUESAMPA.