31/10/2017

VEM AE 3° BLOCO RETIRO FEST NOS DIAS 09 E 10 DE DEZEMBRO EM RETIRO DA PICADA.

Alô galera de Xique-Xique, Morpará, Torrinha, Copixaba, Itacotiara e região, vem ai nos dias 09 e 10 de Dezembro o 3° Bloco Retiro Fest no Povoado do Retiro da Picada em Xique-Xique no Club KR Dance. Dia 09 tem shows com Tom & Gil e Djayk a partir das 22:00. Dia 10 de Dezembro tem show com Gil no Comando e Dj Liliu a partir das 18:00 hs. Adquira já seu abadá e copo personalizado, essa festa vai ser top.

Organização: San Pereira e Roberto da Pousada.
Informações: 11 96675-1400 (WhatsApp San Produções).

FONTE: XIQUESAMPA.

CAESA PRENDE FUGITIVO NA CIDADE DE JOÃO DOURADO/BA.

Na madrugada deste domingo (29), uma guarnição Companhia de Ações Especiais do Semiárido (Caesa) realizou a recaptura de um fugitivo da custódia da Delegacia Territorial de Miguel Calmon. De acordo com informações do serviço de inteligência, o homem teria sido preso no dia 18 de setembro deste ano pela 24ª CIPM juntamente com mais três comparsas com quem foram encontrados em posse dos mesmos um revólver, um pé de maconha, dentre outros materiais ilícitos. As informações são da Companhia de Ações Especiais do Semiárido (Caesa). Em nota, a polícia disse que Alércio Galharde dos Santos Souza, 22 anos, havia fugido há cerca de 15 dias, após serrar as grades  cela que estava preso.  Ele conduzido e apresentado à Delegacia Regional de Polícia Civil de Irecê.

FONTE: CENTRAL NOTÍCIA.

29/10/2017

DIA 04 DE NOVEMBRO TEM AGNALDO FEITOSA NO POVOADO DE SÃO JOSÉ EM GENTIO DO OURO.

Dia 04 de Novembro tem grande Show de Agnaldo Feitosa a Misericórdia do Forró no Povoado de São José em Gentio Do Ouro Bahia no Clube Espaço Livre a partir das 22:00 hs. Pela manhã haverá quadrangular de futebol entre as equipes de São josé, São Felipe, Itajubaquara e Gentio Do Ouro. Organização: Pezão e Eládio. Apoio: Prefeitura de Gentio do Ouro

FONTE: XIQUESAMPA.

28/10/2017

O MELHOR AÇAI DE XIQUE-XIQUE VOCÊ ENCONTRA NO REI DO AÇAI!

Com esse calor escaldante nada melhor do que saborear o melhor Açai da região! Por isso procure o Rei do Açai em Xique-Xique, conheça o cardápio e deguste o mais delicioso açai da região. O Açai é rico em ferro, cálcio, fibras, vitaminas e sais minerais. Alta concentração de antioxidantes que inibem a formação dos radicais, livres e colesterol, prevenindo o envelhecimento precoce. Contém uma substância chamada antocianina: age aumentando o HDL (bom colesterol) e baixando o LDL (mau colesterol), em consequência disso diminui bastante o risco de ocorrer doenças cardiovasculares.O açaí é considerado um excelente energético natural. É a fruta mais completa da natureza, com capacidade para reforçar a saúde física e mental. Não é por acaso que a cor do Açaí é semelhante à do vinho tinto. O Açaí tem 33 vezes mais antocianinas que a uva. No Reido Açai o cliente encontra alem de várias opções de açai e sorvetes, pode saborear o mais famoso deles que é o "Açai na Barca". O Rei do Açai fica na Avenida J.J Seabra vizinho a Pousada Paiva e funciona das 10:00 às 23:00 hs. 

Informações Disk o Zap do Rei Do Açai:  74 99966-3985 fale com Neneco Costa ou Luciane Figueiredo.

FONTE: XIQUESAMPA.

XIQUE-XIQUE! HOMEM É ASSASSINADO A TIROS, FILHA É BALEADA.

Na noite desta sexta-feira (27), por volta das 20h30, o comerciante Lucimário Rodrigues de Farias, 37 anos, natural de Pilão Arcado, foi morto a tiros na cidade de Xique-Xique/BA, região do vale do São Francisco. Durante a ação, uma criança de três anos, lara Maria Caetano Farias, filha de Lucimário, foi baleada. Ela foi socorrida às pressas por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Regional de Irecê. A unidade não informou seu estado de saúde. De acordo com informações da delegacia local, dois homens armados que estavam numa moto aproximaram da vítima e efetuaram os disparos. Na sequência, a dupla fugiu. A Polícia Militar foi acionada mas não conseguiu localizar nenhum suspeito. O corpo da vítima foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Irecê. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil. 

Fonte: Central Notícia.

MORRE COMERCIANTE VALDIQUE SOUZA BALEADO DURANTE ASSALTO EM IRECÊ.

Morreu na manhã deste sábado (28) o empresário Valdique Rodrigues de Souza que foi alvejado com dois tiros no rosto durante o assalto ocorrido na tarde desta sexta-feira (27) em Irecê. Valdique não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. O crime ocorreu na tarde da última sexta-feira (27) no ‘Mercadinho Rodrigues’ de propriedade da vítima no bairro Copirecê. A suspeita é que dois menores realizaram o crime. Até o momento os criminosos estão foragidos. 

FONTE: XIQUESAMPA.

OUÇA A RÁDIO WEB XIQUE BRASIL FM DE JORGE MUNIZ NA INTERNET.

Acesse e ouça a Web Rádio Xique Brasil Fm do Xiquexiquense Jorge Muniz. É só digitar na guia do Play Story que irá aparecer o icone da Web Rádio Xique Brasil Fm, faça o download, indique os amigos e divulgue. A Web Rádio Xique Brasil Fm temuma programaão sertaneja de qualidade. Jorge Muniz foi donoda Beira Rio Fm, uma emissora pirata logo após o fechamento da Criativa Fm. Trabalou também na Rádio Tribuna do Vale e Fm Xique-Xique e em uma emissora comunitária no bairro de São Miguel Paulista em São Paulo. A partir do inicio de 2018 a programação será ao vivo direto de Xique Xique. Ouça tabém pelo Blog Xique Brasil: www.xiquebrasilfm.com.br.

FONTE: XIQUESAMPA.

18/10/2017

POR CONTA DA CRISE, PREFEITO DE PRESIDENTE DUTRA REDUZ SALÁRIOS DE SERVIDORES.

O prefeito de Presidente Dutra-BA (Foto), na micro-região de Irecê, Silvio Mário Alves Almeida, decretou algumas medidas que visam reduzir as despesas do município. De acordo com informações, o município esta passando por uma fase bastante delicada e atitudes dessa natureza são necessárias para tentar estabilizar as finanças públicas. Veja o decreto:

DECRETO Nº 206/2017, DE 11 DE OUTUBRO DE 2017.

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE DUTRA, ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições legais, tendo em vista o disposto na Lei Orgânica do Município, CONSIDERANDO a necessidade de garantir a responsabilidade na gestão fiscal do Município para se garantir o equilíbrio entre a receita e as despesas públicas; CONSIDERANDO os ditames contidos na Lei de Responsabilidade Fiscal, no tocante aos gastos equilíbrio das contas públicas, para assegurar a continuidade dos atendimentos à comunidade, porém com o uso racional e eficiente dos recursos públicos em prol da sociedade; CONSIDERANDO os ditames contidos na Lei de Responsabilidade Fiscal, no tocante aos gastos relativos à Folha de Pagamento;

DECRETA:

Art. 1° – Ficam reduzidos em 15% (quinze por cento), o subsídio do Prefeito e da Vice-Prefeita do Município de Presidente Dutra -Bahia, utilizando-se como base de cálculo os respectivos valores nominais praticados em setembro de 2017.

Art. 2° – Ficam reduzidos em 15% (vinte por cento), o subsídio dos Secretários Municipais, compreendendo também, por equiparação, o do Controlador Geral do Município, utilizando-se como base de cálculo os respectivos valores nominais praticados em setembro de 2017.

Art. 3° – Ficam suspensas novas contratações de servidores, ressalvando os casos que importem em descontinuidade de serviços eminentemente essenciais, as quais somente se darão mediante exposição de motivos da autoridade solicitante e com autorização expressa do Prefeito Municipal.

Art. 4° – Todo e qualquer empenhamento de despesas deverá ser precedido de expressa autorização do Prefeito Municipal.

Art. 5° – Ficam reduzidas em 10% (dez por cento) as remunerações dos servidores nomeados para exercer cargos comissionados que permanecerem nos quadros funcionais da municipalidade.

Art. 6° – Os prestadores de serviços da saúde vinculados através de credenciamento terão redução de 10% de seus vencimentos.

Art. 7°. Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação com vigência até 31/01/2018 (trinta e um de janeiro de dois mil e dezoito).

Registre-se, Publique-se e Cumpra-se.
Gabinete do Prefeito, 11 de outubro de 2017.

Silvio Mário Alves Almeida-Prefeito de Presidente Dutra-BA.

FONTE: LÍDER NOTÍCIAS.

17/10/2017

SUSPEITOS DE PARTICIPAREM DE EXPLOSÃO AO CARRO-FORTE SÃO MORTOS EM CONFRONTO COM A POLÍCIA.

Na manhã desta terça-feira, 17, por volta das 9hrs a polícia recebeu informações que na Praça Nova II de Mulungu do Morro, haviam suspeitos do assalto ao carro forte, ocorrido na data de ontem nas proximidades da cidade de Souto Soares. Chegando no local, as guarnições  foram recebidas a tiros, reagindo desta forma à injusta agressão, vindo a alvejar dois indivíduos que foram socorridos ao hospital Municipal Abdias Verde, tendo sido constatado o óbito. Os suspeitos atingidos foram reconhecidos como sendo Valdelino, vulgo: Patrãozinho, e outro apelidado simplesmente de “Bal”. Estavam de posse de uma pistola, cal. .380 e um revolver, cal. .32. e são famigerados na região pela contumácia na prática de delitos.

FONTE: LÍDER NOTÍCIAS.

15/10/2017

CAMPANHA NATAL DO BECO BATE RECORD DE EMPRESAS PARTICIPANTES EM XIQUE-XIQUE.

A Campanha Natal Do Beco bate record de participantes! Para estimular as vendas, duas motos e mais de 150 prêmios serão sorteados. Comerciantes esperam aquecer as vendas para o fim de ano em Xique-Xique. Ainda é outubro mas o comércio de nossa cidade já está em clima natalino. Como forma de aquecer as vendas, a Campanha Natal Do Beco totaliza 123 lojistas que visa aquecer as vendas e afastar a crise econômica vivenciada em todo o país.

“Incentivar o comércio de um modo geral, para fomentar essas compras e lembrar também o sentido do Natal. Crise se responde é com trabalho, não é com omissão. Tem que está criando”, disse Sandra Lucilla Franca Pinheiro ao Blog Xiquesampa, uma das idealizadoras do projeto. “Mesmo recebendo um "Não" ou desconfiança de alguns, queremos fazer com que o comércio se envolva, que o empresariado participe, que o consumidor participe concorrendo a prêmios causa interesse para o consumidor. E esse ano foi difícil, a gente vem entrando agora numa perspectiva de recuperação e precisa ter um esforço a mais para ter um final de ano que se possa comemorar”, destacou Kelly Da Mata ao Blog Xiquesampa, uma das idealizadoras do projeto.

Por Adriano Brito.

FONTE: XIQUESAMPA.

14/10/2017

CRIANÇA DE 2 ANOS ESTA ENTRE AS VÍTIMAS DE ACIDENTE COM ÔNIBUS DA EMTRAM NA CHAPADA.

Quatro das cinco vítimas do acidente com um ônibus de excursão que seguia de Itaberaba para Jacobina foram identificadas. 

Uma criança de dois anos está entre os mortos. Até 17h deram entrada na Polícia Técnica de Jacobina os corpos de três adultos, uma adolescente e da criança. Todos os corpos já passaram por necrópsia. As vítimas foram identificadas como Penélope Pimentel Lopes, 2 anos, Vanessa Diamantino de Almeida, 16, Maria Ruthe Diamantino dos Santos Souza, 48, e Margarida Lopes Mascarenhas, 68. A quinta vítima também é uma mulher e está com a identidade ignorada. Equipes extras foram deslocadas para o DPT de Jacobina e o de Itaberaba para auxiliar nos trabalhos. Todas as vítimas foram identificadas através das digitais. Dos feridos, 27 deram entrada no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) e Hospital Estadual da Criança (HEC), ambos em Feira de Santana. São 18 adultos e nove crianças, de acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Aviões e helicópteros do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) foram usados para auxiliar no resgate. Pacientes que precisavam de cuidados na terapia intensiva pediátrica foram transferidos para o Hospital Geral do Estado (HGE) e Hospital do Subúrbio, em Salvador.

Acidente: O veículo da Empresa de Transporte Macaubense (Emtram) saiu de Itaberaba, na região da Chapada Diamantina, por volta das 5h, com destino a Jacobina. A empresa informou que não faz essa linha e que o ônibus foi alugado pelos organizadores da excursão. O acidente aconteceu na BA-421, no trecho que liga os municípios de Mundo Novo e Piritiba. A Polícia Militar informou que, por volta das 8h30, policiais militares da 98ª Companhia Independe de Polícia Militar (CIPM/Ipirá) e do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv) foram acionados por populares para atender a ocorrência. Ao chegar ao local, os policiais acionaram ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que socorreram as vítimas. O número de feridos não foi informado, nem o estado de saúde delas. Uma moradora de Itaberada, que pediu para não ser identificada, informou que a excursão era com destino a um parque aquático em Jacobina e que o ônibus transportava muitas mães com os filhos. Ainda de acordo com a polícia, inicialmente as vítimas foram encaminharam para os hospitais municipais de Mundo Novo e Piritiba, mas em seguida foram transferidas para unidades de saúde de Feira de Santana.

A Polícia Militar informou ainda que isolou a área e acionou o Departamento de Polícia Técnica (DPT) para a remoção dos corpos, que serão encaminhados para o DPT de Itaberaba e de Jacobina, segundo informações da Secretaria de Segurança Pública. Em nota, o prefeito de Itaberaba lamentou a tragédia e informou que o município vai decretar luto de três dias. "Estou profundamente triste com esse acontecimento trágico. Desde cedo estamos dando total apoio aos familiares das vítimas, enviamos equipes para o local, decretamos luto oficial de três dias e de imediato suspendemos as atividades que ocorreriam amanhã. Estamos de prontidão, e que Deus conforte a todos neste momento de dor e comoção", diz a nota. A prefeitura também informou que duas ambulâncias foram encaminhadas para prestar socorro. "O prefeito Ricardo Mascarenhas e o secretário Municipal da Saúde João Rodrigues Jr. estão em contato direto com o prefeito e o secretário Municipal de Saúde da cidade de Piritiba, onde aconteceu o acidente. Neste sentido, já deslocamos para o local do acidente 02 ambulâncias com equipes médicas para o apoio no socorro das vítimas", diz o texto. 

O governador Rui Costa, que estava com agenda programada na cidade nesta sexta-feira (13), também cancelou as atividades. Nas redes sociais, ele lamentou o acidente. "Quero pedir a todos vocês orações pelos baianos que estavam no ônibus que partiu de Itaberaba em excursão a Jacobina e, infelizmente, capotou. O grave acidente aconteceu próximo a Piritiba. As equipes de socorro e salvamento estão mobilizadas. Vamos fazer uma corrente de pensamentos positivos e orações. Deus esteja conosco!", postou. A programação incluia a inauguração do Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), com o Departamento de Polícia Técnica (DPT), e a entrega da primeira etapa da reforma das instalações da sede do Comando de Policiamento da Região da Chapada (CPR/Chapada) e da sede da Companhia Independente de Policiamento Tático (Rondesp/Chapada).

FONTE: CORREIO DA BAHIA.

07/10/2017

516 ANOS DE RIO SÃO FRANCISCO! SEM REVITALIZAÇÃO VELHO CHICO PASSOU POR TRANSPOSIÇÕES E AGONIZA.

Ilha da Champrona em Xique-Xique! Onde passava o rio são francisco secou.

No último dia 04 de outubro o Rio São Francisco completou 516 anos de descobrimento! Mas não há muito o que comemorar, a barragem de sobradinho registra a menor vazão desde 1970, riachos deixaram de existir, ribeirinhos sofrem com a seca. A transposição do velho chico mata a seca de mutos outros moradores que não tinham acesso a água com facilidade. Mas será se a transposição foi correta, por que não fizeram a revitalização do rio, com essa transposição será se pensaram minuciosamente nos impactos ambientais? Ate quando esse projeto realmente é benéfico? A escassez hídrica do rio foi tema do IV Encontro dos Comitês Afluentes do Velho Chico realizado na última sexta-feira (6) no Hotel Catussaba em Salvador. Contudo, para o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, ainda existe salvação, “desde que o programa de revitalização seja efetivamente tirado do papel e que todos, incluindo os órgãos públicos, os empreendedores da iniciativa privada e os usuários, se empenhem em cumprir o Plano de Recursos Hídricos da Bacia”. O rio foi transportado levando água pra cidades do nordeste, na nossa região a Adutora do São Francisco transporta água de Xique-Xique para 15 municípios da região de Irecê, as erosões, a falta de revitalização e poluição por parte da população são alguns desses fatores que contribuem para a morte anunciado do nosso Rio da Integração Nacional

Em Xique-Xique a lagoa de itaparica berçario natural e maior lagoa do velho chico secou recentemente deixando milhões de peixes mortos. Segundo o Ibama mais de 3 milhões de peixes morreram. No domingo (1) Dom Luiz Cáppio realizou uma missa na ponta das pedras, nas margens do rio são francisco, reunindo centenas de fiéis. O popular Frei Luiz orou e pediu proteção pro nosso rio. Na quarta-feira (4), o padre Cláudio Nogueira realizou uma missa na Lagoa de Itaparica, reunindo moradores locais, do povoado do Saco dos Bois e região, do vice-prefeito Eliecy Tarrão e dos vereadores Orlandão e Mirlan Olivera. Neste sábado houve mais uma missa no povoado do "Paulista" na região do angico. A seca do Rio São Francisco vem mudando a paisagem ribeirinha em nossa cidade, nosso "Pantanal" Xiquexiquense reflete a dor do sertanejo, o velho chico respira por aparelhos, ribeirinhos vive sem condições de navegar com suas canoas e até de barco de remo eles sofrem pra desencalhar seu meio de transporte fluvial. Muitas famílias andam mais de 2 km para irem as escolas ou pegar lata d'´agua na cabeça, os motores não consegue puxar mais a água que só encontram lama, sua agonia é vista pelo moradores e por aqueles que conviveram com as enchentes de 1949 e 1979, com os Vapores (As chamadas Gaiolas). O certo é que nosso rio são francisco precisa urgente de revitalização, plantação de matas ciliares e atenção especial das esferas federal, estadual e municipal. 

Por Adriano Brito.

FONTE: XIQUESAMPA.

VAI SER SUCESSOS! VEM AI A 5° CAMPANHA DO NATAL DO BECO EM XIQUE-XIQUE.

Mais de 120 comerciantes e empresários Xiquexiquenses já estão confirmados na 5° Campanha Natal do Beco de nossa cidade. Vamos premiar e aquecer as vendas do seu empreendimento e do nosso comercio. Participe você também. Procure a Sandra Lucilla Franca Pinheiro na Lucilla Modas ou Kelly Da Mata. O cliente que comprar na Loja participante ganha um cupom pra concorrer a prêmios como motos, tv, geladeira, máquina de lavar, aparelhos de som e muito mais. As entregas dos prêmios serão no dia 13 de Janeiro de 2018 numa confraternização no Parque Aquático Ponta das Pedras em Xique Xique. 

Informações: 74 99984-5839 (WhatsApp).

FONTE: XIQUESAMPA.

03/10/2017

DIA 04 DE NOVEMBRO TEM PELA 1° VEZ EM XIQUE-XIQUE OS CLONES DA SOFRÊNCIA NO PARQUE AQUÁTICO.

Noite da Sofrência! Dia 04 de novembro vai acontecer a noite mais romântica de Xique Xique no Parque Aquático Ponta das Pedras a partir das 21:00 hs. Seu coração vai se apaixonar, pela primeira vez em nossa cidade a Banda Os Clones da Sofrência, uma das melhores bandas de arrocha romântico do momento. E mais Patricia Molhado & Banda, Swingueira e Paredão do Dheymisson Aguiar o Gigante. O evento contará com uma mega estrutura com telão, iluminação profissional, segurança, torre de som e muito mais. Participe dos programas de Uelda Santana, do Jornal da Tribuna e do Sábado Show de Danton Gustavo Gomes Sampaio na Fm Xique-Xique e do programa Bom dia Novo Dia de Francisco Mascarenhas da Cactus Fm e concorra a ingressos do evento. Haverá um concurso de dança no Paredão Dheymisson Aguiar valendo brindes. Compre seu ingresso antecipado e concorra um presente surpresa.

Cobertura Fotográfica: Tv Xique-Xique de Edson Nogueira Ribeiro.
Apoio Cultural: Xiquesampa Adriano Brito.
Realização: Center Eventos de Danton Gomes.

FONTE: XIQUESAMPA.