29/01/2010

SAI O VEREDICTO : DAIANE DOS SANTOS É CONSIDERADA CULPADA.

Ginasta pega cinco meses de gancho por doping .
A ginasta Daiane dos Santos foi considerada culpada da acusação de doping por furosemida. Na manhã desta sexta-feira a Federação Internacional de Ginástica divulgou em seu site que a atleta ficará cinco meses afastada das competições. Com a decisão, a brasileira de 26 anos ainda pode ter esperanças de ir aos Jogos Olímpicos de Londres em 2012, pois a punição foi menor do que seis meses, o que tiraria as chances da atleta de disputar a competição. Ainda na tarde desta sexta Daiane dará uma coletiva de imprensa no Clube Pinheiros, em São Paulo.

O CASO :

A ginasta foi flagrada em um exame antidoping feito fora de competição, em julho do ano passado. O teste de Daiane, que treinava no Clube Pinheiros, apontou a presença da substância proibida furosemida, usada para controlar o peso (diurético). No dia 30 de outubro, o resultado foi divulgado e o caso repercutiu imediatamente em todo o Brasil. Na ocasião, o coordenador da ginástica do Pinheiros, Raimundo Blanco, admitiu estranheza sobre a possibilidade de Daiane ter utilizado uma substância proibida: - Não entendo. Ela não teria motivo para usar essa substância pois está em fase de recuperação, sem estar competindo – limitou-se a dizer Raimundo.

FONTE : POR GUSTAVO TILIO,MSN NOTICÍAS .

MANTEGA ANÚNCIA FIM DO IPI REDUZIDO PARA AUTOMÓVEIS .

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse ontem que está na hora de o Brasil começar a retirar as medidas fiscais para socorrer a economia e garantiu que os incentivos serão eliminados. Ele adiantou que a isenção fiscal - redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) - para a linha branca acabará neste fim de semana e o incentivo ao setor automotivo também tem data marcada para terminar. Segundo ele, a indústria sofreu contração de 5% a 6% em 2009, mas as perspectivas são de crescimento para 2010. Apesar de defender o fim dos pacotes criados para ajudar a economia a enfrentar a crise, Mantega diz que o Estado precisará garantir uma nova regulação ao sistema financeiro internacional e manter sua presença. Hoje, Mantega defenderá a tese da importância do papel do Estado aos empresários reunidos no Fórum Econômico Mundial, em Davos, e cobrará a aceleração de reformas no sistema financeiro. Segundo Mantega, os incentivos fiscais criados para dar fôlego às vendas de eletrodomésticos terminarão no fim de semana, já em um sinal de que o Brasil começa a adotar sua estratégia de saída dos pacotes.

"Os estímulos fiscais estão sendo desativados e chegando ao fim." Desde que foram criados, os incentivos passaram por várias renovações. Na véspera de seus prazos, o governo evitava dar indicações se manteria a medida ou não, até mesmo para incentivar os consumidores a manterem suas compras e não adiarem decisões. Questionado se a decisão seria para valer desta vez, Mantega insistiu que sim, garantindo que não seria uma estratégia de comunicação do governo. "Achamos que, se a economia está crescendo, ela não precisa mais da ajuda do Estado", disse. Ele garantiu que os incentivos para a compra de veículos vão acabar em 31 de março. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

28/01/2010

XIQUE-XIQUE TAMBÉM TEM A SUA IPUEIRA .

















IPUEIRA, segundo o dicionário Aurélio, é um “Lagoeiro formado nos lugares baixos pelo transbordamento dos rios”. Xiquexique tem a sua Ipueira, que para a maioria da população soa como uma coisa pejorativa em relação ao Rio São Francisco. Tenho, ao longo da minha vida, ouvido muitos conterrâneos dizerem que Xiquexique não fica na margem do Rio São Francisco e sim na margem da Ipueira, como se a Ipueira não fosse o Rio São Francisco. Desejam com isso desqualificar e diminuir o nosso LAGO que tão deliciosamente banha a nossa cidade. Considero, sim, a Ipueira como nosso LAGO e fazendo parte integrante do Rio São Francisco. São poucas as cidades do mundo que dispõem de um lago tão formidável como o que temos. São mais de 10 km de comprimento por uma média de 400 m de largura, de águas potáveis, não poluídas, e se não são cristalinas deve-se à cor avermelhada provocada pelas quedas das barrancas são franciscanos.

São plácidas águas apropriadas à prática de qualquer esporte aquático, tais como vela, remo, esqui, pesca, etc. Nos meses que começam o segundo semestre de cada ano os ventos fortes de agosto e setembro são mais do que suficientes para inflar as velas de qualquer barco que se disponha a singrar as suas águas calmas e profundas.
O nosso lago, é bom que nos acostumemos com essa denominação, é bastante piscoso e é uma delícia ancorar um pequeno barco no meio das suas águas e com uma pequena vara de pescar, que não é de bambu e não possui os sofisticados molinetes, desfrutar da intensa perseguição dos peixes às iscas que podem ser simples minhocas. Em pouco tempo o pescador disporá de uma “fieira” de belos mandis, caborges, piabas e até mesmo algumas pequenas piranhas que ávidas por carne fresca não hesitam, um segundo, em avançar sobre a pobre minhoca que se contorce no anzol.

FONTE : BLOG XIQUE-XIQUE ,www.xiquexiquense.blogspot.com
RESPONSÁVEL : JUARES CHAVES .

FERROVIA DA INTEGRAÇÃO OESTE-LESTE JÁ TEM R$ 1 BILHÃO PARA ESTE ANO DE 2010.
















A construção da Ferrovia da Integração Oeste-Leste recebeu, no Orçamento da União para 2010, o valor de R$ 1,046 bilhão, o que significa que já estão assegurados recursos para o início da obra, cuja extensão total é de 1.516 quilômetros, sendo 1,1mil dentro do estado da Bahia. O Orçamento da União foi sancionado esta semana pelo presidente Lula. Para garantir o cronograma, foi realizada ontem, no Gabinete Civil da Presidência da República, reunião entre a subchefe de Articulação e Monitoramento da Casa Civil, Miriam Belchior, e a secretária da Casa Civil do Governo da Bahia, Eva Maria Chiavon e outras autoridades. Os representantes do governo federal informaram que, pelo cronograma acertado, o início do primeiro trecho, de Ilhéus a Caitité, está previsto para este primeiro semestre.

A conclusão da obra deve ocorrer em julho de 2012, o que foi bem recebido pelos investidores da obra, na medida em que podem planejar investimentos na região, principalmente, na área de mineração.Os empresários da BML reiteraram a proposta de assinatura de contrato para a utilização da ferrovia. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informou que a proposta do governo federal neste sentido está em fase de conclusão, possivelmente, ao final de fevereiro.O governo federal deixou claro que existe base legal definida para o contrato, no que se refere ao direito de utilização da ferrovia pelos investidores para viabilizar a exportação de minério e grãos produzidos na região.

"A reunião foi positiva e marcou avanço nas discussões entre os setores envolvidos com a obra da ferrovia, com a colaboração direta do Governo do Estado”, informou Chiavon. Segundo ela, foi importante para o governo federal mostrar aos investidores que a ferrovia é uma prioridade e faz parte dos planos estratégicos de logística de transporte do país. “Ou seja, a ferrovia é viável, importante e estratégica para os governos federal, Estadual e para os empresários”, acrescentou a secretária.

FONTE : AGECON .

LULA USA ORÇAMENTO PARA FINS ELEITORAIS, DIZ OPOSIÇÃO .

A oposição acusou hoje o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de manipular o Orçamento de 2010 com fins eleitorais. Parlamentares do DEM e do PSDB afirmaram que a exclusão de investimentos da Petrobras da lista negra de obras irregulares do Tribunal de Contas da União (TCU), proibidas de receber dinheiro, busca favorecer a candidatura da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. A oposição criticou ainda a autorização para a contratação de cargos comissionados. Para o deputado Gustavo Fruet (PDSB-PR), a decisão de Lula é uma espécie de aval para que os demais candidatos e seus patronos sigam o seu exemplo."Será uma campanha próxima do vale-tudo", resume. O DEM divulgou nota apontando o que considera "mais um grave crime praticado pelo governo federal com o dinheiro público". O partido anunciou que adotará medidas cabíveis para anular os efeitos dos vetos de Lula à Lei Orçamentária, aprovada pelo Congresso.

Para o senador Demóstenes Torres (DEM-GO), o que está em jogo "é a tentativa desesperada e alucinante de eleger a ministra", a ponto de o presidente desautorizar a Controladoria-Geral da União (CGU), que se opõe à liberação de recursos para obras irregulares, e o TCU, que já se manifestou contrário às obras e a criação de mais cargos de confiança. "O presidente prefere obras concluídas a preços exorbitantes, superfaturados e nitidamente viciados do que cumprir determinações pela moralidade pública." Para o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), cabe à ministra Dilma, que segundo ele "é sempre tão corajosa", dizer se considera ou não autoritária a iniciativa do presidente da República de romper o acordo feito com a oposição para votar o Orçamento, derrubando pontos essenciais para sua aprovação no Congresso. "Fala, ministra, é essa a democracia do presidente Lula?", questionou. "Como é que fica o Congresso com essa desautorização?"

FONTE : Por Rosa Costa, Agencia Estado.

ANVISA ALERTA SOBRE REMÉDIO PARA EMAGRECER SIBUTRAMINA.










SÃO PAULO - Depois que a Agência Europeia de Medicamentos (Emea, em inglês) recomendou a suspensão da venda de sibutramina - uma das drogas mais usadas para emagrecimento -, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu enviar um alerta a médicos e farmacêuticos brasileiros sobre o tema. A decisão do comitê europeu foi baseada em um estudo realizado com 10 mil pacientes que mostrou aumento de 16% na incidência de enfarte e derrame em pessoas com histórico de problemas cardíacos que tomaram o medicamento. Para a Emea, portanto, os riscos da substância são maiores do que os benefícios. Também com base nesse estudo, a Food and Drug Administration (agência que regula medicamentos nos Estados Unidos) decidiu que deverá ser incluída na bula uma contraindicação para pacientes com cardiopatias.

No Brasil, embora a bula do medicamento já mencione como possíveis eventos adversos a elevação da pressão arterial e arritmias cardíacas, a única contraindicação é para pessoas com histórico de anorexia. No ano passado, a Anvisa recebeu 37 notificações de eventos adversos do uso de sibutramina - 14 relacionadas a problemas cardiovasculares. Não houve mortes. Segundo o presidente da Anvisa, Dirceu Raposo de Mello, haverá em fevereiro uma reunião da Câmara Técnica de Medicamentos para analisar os resultados desse estudo e decidir qual atitude tomar. "Podemos manter o nível de alerta atual, ampliar as contraindicações e as restrições de venda ou até mesmo proibir a substância no País", afirmou. O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) enviou ontem uma carta à agência pedindo a retirada da droga do mercado brasileiro. O texto alega que "as características da população à qual o medicamento é destinado tornam a situação mais séria, posto que a obesidade é fator de aumento de risco de doenças cardiovasculares."

O presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Ricardo Meirelles, afirmou em nota que "não há, até o momento, evidências de que a prescrição criteriosa do medicamento, apenas para pacientes sem contraindicações formais para o seu uso, ocasione aumento de eventos cardiovasculares". Segundo relatório da Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (Jife), o Brasil está, ao lado da Argentina e dos Estados Unidos, no topo do ranking mundial de consumo de remédios para emagrecer. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

FONTE : Agência Estado .

CONSURSOS PELO BRASIL.






Concurso IFBA 2010 –
Concurso Ebal 2010: 922 vagas em toda a Bahia
Prefeitura de Lavras divulga edital para concurso
Concurso Cairu 2010: prefeitura abre várias vagas
Concurso Tupi Paulista: edital prevê 17 vagas
Prefeitura de Muaná divulga edital para concurso
Concurso Gravataí: edital prevê 175 vagas
Concurso Advocacia Geral da União: edital prevê 111 vagas
Divulgado edital para Concurso do Grupo Hospitalar Conceição – RS
Divulgado edital para concurso da Polícia Civil do Amapá
Concurso UFMT: edital prevê 9 vagas
Resultado final do concurso do Detran-RJ
Concurso RS: CIDUSA de Cruz Alta abre 15 vagas
Prefeitura de Conchal publica edital para concurso
Concurso Salvador: IFBA abre 47 vagas
Concurso Sapiranga: edital prevê 54 vagas
Juiz de Fora abre vagas para agentes de combate a endemias
Prefeitura de Juiz de Fora abre vagas na área da Saúde
IFES-Linhares abre vagas para Professores
Concursos Abertos: Petrobras e Banco do Nordeste

FONTE : http://concursosnobrasil.com.br

27/01/2010

MORPARÁ TEM ESTRADAS COMO MAIOR PROBLEMA E JEEP ANO 1979 COMO CARRO OFICIAL DO PREFEITO .

















A exemplo da maioria dos pequenos municípios que não possuem uma boa condição econômica, Morpará passa por uma série de dificuldades, principalmente no que diz respeito ao acesso à algumas necessidades básicas, principalmente na área de infraestrutura. Talvez o maior problema enfrentado pela população e por quem precisa chegar até a sede ou a zona rural do município, é a condição de trafegabilidade das estradas. Com sua malha viária totalmente em condição precária, Morpará tem sido visitado apenas por quem realmente precisa, o que tem prejudicado a economia local. Até mesmo os moradores dizem evitar ‘encarar’ a buraqueira das estradas que ligam a cidade a outros municípios vizinhos como Ibotirama e Barra. Além da beleza natural, da tranquilidade interiorana por sua característica rural, a cidade de Morpará, localizada no oeste da Bahia, na microrregião da Cidade da Barra e distante a cerca de 700 quilômetros de Salvador, preserva a rotina típica dos pequenos centros urbanos. Com uma população estimada em aproximadamente 9 mil habitantes, o município fica às margens dos rios São Francisco e Paramirim e tem como principais fontes de renda o comércio pesqueiro e a agropecuária, com destaque para os rebanhos bovinos.

Atípico do comportamento de outros colegas do executivo, que uma das primeiras “ações” é comprar um bom carro, Lelei entra no seu segundo ano de mandato sem adquirir, ou melhor, sem possuir um veículo oficial de gabinete. O transporte “oficial” do prefeito é um Jeep Ford, ano 79, de sua propriedade, inclusive o único bem declarado pelo jovem prefeito ao TRE -Tribunal Regional Eleitoral. O jeep é o responsável em transportar o prefeito para os compromissos municipais na sede e na zona rural do município, inclusive em localidades como Canabrava do Gomes e Santa Rosa, distantes a mais de 70 quilômetros da sede. Lelei justifica sua opção pelo Jeep, que ele chama de “Minha Paixão”, por questões financeiras. Segundo ele, a contenção de gastos e o compromisso com o erário público força esta medida. Quanto as estradas, Lelei informou que o governo do Estado já garantiu a recuperação das BA´s que dão acesso ao município e que as estradas vicinais serão recuperadas paulatinamente, com recursos próprios e através de convênio com o Derba que já foi contatado. Ainda sobre o Jeep - que considera como amuleto - Lelei confessa que: “Eu acho que eu não conseguiria abandonar o meu Jeep. Como se referem ao mesmo, ele é fiel como um cachorro, forte como uma mula e ágil como um cabrito. Constantemente leva o dobro de peso para o que foi projetado e ainda se mantém andando. Ele não possui conforto algum, mas é muito corajoso e também carismático”

FONTE : FOLHA DA BAHIA, POR GERVÁSIO LIMA .

JANEIRO DESTE ANO JÁ É O MAIS CHUVOSO EM SP DESDE DE 1995, DIZ CGE .

Cidade de SP fica 4 horas em atenção nesta terça-feira (26). Zonas Norte e Oeste foram as mais prejudicadas pela chuva.

Com o temporal desta terça-feira (26), janeiro de 2010 já é o mês mais chuvoso em São Paulo desde que o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) iniciou suas medições, em 1995. Com os 37 milímetros do temporal desta tarde, o mês soma 419 milímetros de chuva, superando o recorde de fevereiro de 1995 (407,7 milímetros). A média de chuva para o mês de janeiro é de 239 milímetros. Com isso, o mês atual supera essa média em 65,5%. Após quatro horas, o CGE declarou o fim do estado de atenção para a capital, às 19h25. O temporal foi responsável pelo maior índice de congestionamento de 2010. Foram 175 quilômetros de lentidão às 18h30 em São Paulo, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Os túneis do Anhangabaú, na região central, e Max Feffer, na Zona Sul, chegaram a ser fechados. A chuva que atingiu a capital causou transtornos principalmente nas zonas Norte e Oeste. Os aeroportos de Congonhas, na Zona Sul, e de Cumbica, em Guarulhos, chegaram a ser fechados.

FONTE : WWW.G1.GLOBO.COM

EM PORTO ALEGRE (RS) , LULA CONFIRMA IDA AL HAITI EM FEVEREIRO .















Presidente visita no dia 25 país caribenho devastado por terremoto.
Nesta terça-feira, ele liberou R$ 375,95 milhões para ajuda ao país.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira (26) que vai visitar o Haiti no próximo dia 25 de fevereiro. O país caribenho foi devastado por um terremoto de sete graus na escala Richter no último dia 12. Lula confirmou a data durante discurso no Fórum Social Mundial , que é realizado em Porto Alegre. O anúncio foi feito horas depois de o presidente sancionar medida provisória que libera quase R$ 1 bilhão para as vítimas das chuvas no Brasil e do terremoto no Haiti. A ajuda ao Haiti totaliza R$ 375,95 milhões. “Dia 25 vou passar no Haiti e, quem sabe, em 30 dias podemos construir uma Unidade Pronto Atendimento (UPA), com 2,2 mil metros quadrados para atender os hatianos”, disse o presidente.

O dinheiro para a construção da UPA está prevista na medida provisória assinada nesta terá-feira. Lula deve passar pelo país após visita ao México e a outros países da América Central. O presidente criticou ainda a postura dos países envolvidos na manutenção da paz no Haiti, dizendo que nos últimos cinco anos tem pedido recursos para ajudar o país da América Central, mas que tem havido “falta de vergonha” em relação ao povo haitiano. "O que está acontecendo no Haiti é um desrespeito", enfatizou. “Há cinco anos peço dinheiro para o Haiti. Mas esse dinheiro não chega. Ora, porque não acreditam no governo, ora porque mandam por ONGs. Agora, esse terremoto talvez mexa com a vergonha dos seres humanos que governam esse planeta e façamos no Haiti o que deveria ter sido feito há 30 anos, ou há 10 anos quando começou a se discutir a democracia no Haiti”, reclamou Lula.

FONTE : WWW.G1.GLOBO.COM

AS ENCHENTES DO RIO SÃO FRANCISCO EM XIQUE-XIQUE BA.

















As cheias do Rio São Francisco, ou as enchentes como chamávamos, criavam transtornos para as famílias de Xiquexique, mas, para meninada era uma das melhores distrações que podia acontecer e por isso eram ansiosamente esperadas a cada ano. A partir de dezembro, com as primeiras chuvas caídas nas nascentes do rio, em Minas Gerais, as águas do Velho Chico começavam a subir. As notícias da enchente eram trazidas pelos tripulantes dos vapores e das barcas que vinham de Pirapora (MG) para Juazeiro (BA), e logo a gente tomava conhecimento do aumento do volume da água, que chegava devagarzinho e, quase sem ser percebido, ia subindo o cais. A cada dia a população media os centímetros que o nível do rio subia e todos ficavam na expectativa do tamanho da enchente, vez que as cheias variavam de ano para ano e eram lembradas pela área que inundavam na cidade. Para a meninada, no entanto, a perspectiva de uma grande cheia era motivo de muita alegria, pois o fato de tomar banho de rio no local onde era a praça ou determinada rua representava uma grande novidade e desejava ser experimentada por todos os garotos. Era uma grande festa para os jovens da cidade. Bastava que as águas atingissem pelo menos 1 metro de profundidade na parede do cais, que tinha uma altura de 4 metros a partir do leito do rio, já era possível o exercício de saltar e mergulhar nas águas. Tinha-se todo o cuidado para não tocar a cabeça no fundo do rio que era representado por um lagedo o que poderia causar grave acidente. Os mais novos aprendiam com os mais velhos que ao saltar, os braços deveriam estar estirados para frente e logo tocassem a água o corpo deveria fazer uma inflexão para cima para que a entrada na água não se desse na vertical.

















A depender da cheia poderia haver a expulsão de algumas famílias que tinham residências nas ruas próximas ao rio. Lembro-me muito bem da enchente de 1949. Tinha eu 6 anos e foi a maior que conheci. No entanto, na época, os mais velhos já diziam que enchente de 1949, realmente, foi a maior do século XX, garantindo, inclusive que fora maior que a de 1911, tida como uma cheia descomunal. A cidade, naquele ano possuía pequena área urbana e uma população que não ultrapassava os 5.000 habitantes. Ainda não fora construído o Mercado Municipal e, naturalmente, as ruas adjacentes atuais também não existiam. O movimento comercial, inclusive a feira-livre, era realizado a partir da Praça Getúlio Vargas, Rua Belo Horizonte, Rua Beira Rio e ruas vizinhas à Praça D. Máximo, ainda sem o jardim. Quando as águas ultrapassaram o cais, inundaram a Rua Beira Rio e em poucos dias subiram a Rua Belo Horizonte e a Praça Getúlio Vargas com uma rapidez ainda não vista, o povo entendeu que se tratava de uma enchente das grandes e começaram a se mudar para casas de aluguel situadas na Avenida J.J. Seabra, parte mais alta ou mesmo para áreas desabitadas e sem construções, que ficavam para os lados onde hoje se situa o Colégio Senhor do Bonfim, onde, na falta de casas para alugar construíam pequenos e provisórios barracos para se abrigarem enquanto o rio estivesse dentro da cidade. Apesar dos transtornos para os moradores de Xique Xique, os males, por acaso, causados pelas enchentes eram plenamente recompensados pelo humus deixado nas suas margens quando o rio vazava, lá para os meses de junho e julho. Esse húmus era um excelente adubo para plantação e em cima dele os agricultores ribeirinhos, moradores nas inúmeras ilhas que cercam Xiquexique, plantavam o feijão e o milho com que se alimentavam e ainda sobrava algo para vender nas feiras livres. Eram as safras das vazantes ou dos lameiros, como eles chamavam o húmus.









A foto que aqui ilustra é uma raridade e mostra claramente o aspecto da cidade banhada pelo rio São Francisco quando ainda não existia o famigerado muro de concreto, vendo-se a rampa da Praça Getulio Vargas e a rampa da Rua Belo Horizonte, além de toda a extensão da Rua Beira Rio. No que pesem os transtornos causados pela enchentes quase anuais, a ausência delas era motivo de muita tristeza para a população de Xiquexique pois isso significava falta de chuvas nas cabeceiras do rio e, consequentemente, falta de grãos nos lameiros. A falta do húmus não animava os barranqueiros a plantarem o milho, a mandioca e o feijão, pois sem a cheia do rio não havia a certeza da colheita. Assim, com todas as agruras que passavam, as populações ribeirinhas preferiam o rio cheio, mesmo que tivessem o desconforto de mudar de endereço. ERAM ASSIM AS ENCHENTES DO VELHO CHICO EM XIQUEXIQUE.

FONTE : BLOG XIQUE-XIQUE (www.xiquexiquense.blogspot.com ).
Responsável e Fundador : Juares Chaves .

26/01/2010

SÃO PAULO COMPLETOU 456 ANOS COM VÁRIAS HOMENAGÉNS .













A cidade de São Paulo completou nesta segunda-feira seus 456 anos de fundação, com uma maratona de eventos para a comemoração. Logo pela manhã, um passeio ciclístico marcou o início das comemorações. Cerca de seis mil ciclistas se reuniram na Ponte Octávio Frias de Oliveira, um dos cartões-postais da cidade. Uma missa solene em homenagem à cidade foi realizada na Catedral da Sé. Os espetáculos musicais estão marcados para começar às 15h, no Parque da Independência. Uma das presenças confirmadas é do cantor e compositor mineiro Milton Nascimento. O dia amanheceu ensolarado em São Paulo, mas ocorreu uma pancada de chuva no início da tarde. Na madrugada desta segunda-feira, quatro casas desabaram durante um temporal em Carapicuíba, na Grande SP. Ninguém ficou ferido.

* CIDADE NASCEU A PARTIR DE UMA CABANA :

Em 25 de janeiro de 1554, a Vila de são Paulo de Piratininga foi fundada pelos padres jesuítas Manoel da Nóbrega e José de Anchieta. Os dois chegaram à região acompanhando os colonizadores portugueses vindos da Vila de São Vicente, no litoral do estado. A cidade teve origem em uma cabana onde moravam o português João Ramalho, que vivia na região antes da fundação das vilas, e sua mulher, uma índia chefe do tribo indígena que ocupava a região. Os dois religiosos criaram um colégio no local e a vila foi se expandindo ao redor.

Atualmente um dos maiores centros financeiros do mundo, São Paulo teve um período de lento crescimento econômico em seu início, pois era distante do litoral e não produzia nada de interesse para Portugal. A situação começou a mudar com a expansão das lavouras de café a partir da segunda metade do século XIX. Um desenvolvimento industrial começou a se fortalecer a partir do início do século XX. Os dois eventos econônicos começaram a atrair gente de todo o país e de todo o mundo, situação que prossegue até os dias atuais. A população da cidade está estimada em cerca de 10 milhões de pessoas. "A cidade que não pára" tem seus problemas, como violência, engarrafamentos diários nas longas avenidas e, principalmente, as chuvas, que na última semana causaram transtornos e irritação para os paulistanos. Mas São Paulo tem o dinamismo e força econômica reconhecidos.

FONTE : SIDNEY RESENDE .