No mês de maio deste ano, a empresa Águas de Xique-Xique Saneamento Spe LTDA assumiu oficialmente o sistema de abastecimento, água e saneamento do município. Antes a responsabilidade era do SAAE. A nova empresa ganhou uma concessão pública e administrará o sistema de água e saneamento do município por 30 anos. Porém, nos últimos anos a população vem sofrendo com a precariedade do serviço, a nova empresa chegou para resolver esse problema e não será fácil. Isso não será da noite para o dia, muitos moradores entraram em contato conosco para reclamar das constantes falta de água, bem como da cobrança na taxa que aumentou e muito. Nós entramos em contato com Sthefani Albuquerque, que faz parte da assessoria de comunicação da empresa Águas de Xique-Xique. "Gostaria de pedir a população de Xique-Xique, um pouco de compreensão, essa fase de transição é ruim, não é fácil, mas vamos pra cima. A Estação Tratamento de Água ou ETA, está localizado no Bairro da Ponta da Ilha, o sistema elétrico e hidráulico está condenado já há algum tempo. Nesta quinta (19), ocorreu um incidente lá, onde um painel pegou fogo e não sobrou nada. O novo sistema está em processo de finalização, acredito que de outubro a novembro conseguiremos dar um up grade la. Muitas tubulações, só podem ser trocadas ao danificarem, pois não sabemos o que ainda tem vida útil", disse Sthefani Albuquerque.
Já sobre as queixas da população sobre o aumento na tarifa ela disse: "As pessoas não tinham o costume de terem seus consumos contabilizados. Os leituristas não faziam leitura direito e só colocavam taxa mínima pra todo mundo. Nós estamos implantando hidrômetros onde não tem e fazendo a substituição dos que tem problemas pra contar o que é consumido na residência. Mas o aumento existe devido a muitos fatores como consumo, vazamento, desperdício, furto de água descobertos, etc. Hoje os leituristas já passam o dia inteiro, o mês todo fazendo leitura, sinalizando onde os hidrômetros não funcionam pra fazer a troca. É totalmente diferente", disse ela. Sobre as constantes reclamações, perguntei a Sthefani, se os usuários estão usando canais de atendimento, ou indo pessoalmente no escritório para tirar dúvidas, fazer alguma reclamação ou fazer alguma denúncia. "A maioria das pessoa que vai até o balcão para reclamar do valor da conta, tem a mesma média de consumo dos meses anteriores, só que desta vez contabilizado em cima da taxa e excedente. O pessoal do BNH, por exemplo, água não chega com muita pressão porque as pessoas fazem mau uso dela antes de chegar, e com isso perde a pressão porque tem torneira aberta o tempo todo, tem vazamento, desperdício...quem sofre, é quem tá lá na ponta. Então, nós estamos fazendo trabalho de formiguinha, descobrindo e notificando. Em Xique-Xique tem muita ligação clandestina, tem ligação irregular e sem cadastro. Nós estamos lançando campanhas pra poder conscientizar as pessoas a fazerem a coisa certa, depois da conscientização começa o processo de vistoria e notificação", finalizou Sthefani Albuquerque.
FONTE: XIQUESAMPA.