13/05/2009

ERASMO DETERRA É DA NOSSA TERRA.


Nasceu em 26/10/1966, no povoado de Desterro, município de Gentio do Ouro, Estado da Bahia. Dos 19 aos 20 anos conviveu com monges na Sociedade Budista do Brasil, alto de Santa Tereza, Rio de Janeiro. Depois de residir durante um ano na Sociedade Budista do Brasil, Erasmo Deterra viajou para São Paulo. Ao chegar a São Paulo no ano de 1987, ingressou-se na Associação Paulista de Tai Chi Chuan, onde conheceu sifu (mestre) Lo Siu Chung, responsável por sua introdução ao estilo Wing Chun Kuen. Chegou a treinar Kung Fu Shaolin do Sul, com o professor Valdir do Gato, da Academia Chuan Fa; participou de cursos sobre massagem chinesa com o professor Juracy Campos Cançado, recebeu aulas de balé, ministrou aulas do estilo Wing Chun em vários bairros paulistas como: Tatuapé, Belenzinho, Vila Maria Alta e Vila Maria Baixa. Profissional liberal desde 1993 (época em que retornou à Bahia, sua terra natal), É discípulo do mestre Lo Siu Chung desde 1987. Fundou em sua cidade a Escola Tradicional de Arte Marcial Chinesa. É o representante da Família Lo de Wing Chun Kung Fu no Estado da Bahia. atua nas áreas de massagem chinesa e arte marcial tradicional chinesa (Wing Chun da Família Lo). Mantém um jornal (Página Revista) de propriedade da Escola Tradicional de Arte Marcial Chinesa, entidade vinculada à Família Lo de Wing Chun Kung Fu.

Os primeiros relatos:
SUN TZU, o primeiro estrategista da China resumiu opensamento marcial chinês, amais de 2.500 anos, com o seguinte dito: “A habilidadesuprema dentro das artes marciais não consiste em obter uma centena de vitórias numa centena de batalhas, mas sim em dominar o inimigo sem combater”. De forma mitológica ou não, a arte marcial (wushu) já existia na China a milhares de anosantes.
Foi travada uma grande guerra (no período dos Soberanos Míticos - 4000 a 2000 a.C.) entre o Deus da Violência, Chi You, e o Imperador Amarelo, Huang Ti. Depois de várias batalhas sem vencedor, Huang Ti (imperador amarelo) se retirou em meditação. Depois de três dias e três noites o Imperador Amarelo recebeu a visita de Xuan Nu (mulher de negro), uma fada com cabeça de mulher e corpo de pássaro. A fada se apresentou: sou a Dama de Negro, qual é o seu desejo? Huang Ti respondeu que gostaria de vencer todas as batalhas. Xuan Nu mostrou ao imperador todos os segredos da arte marcial, tais conhecimentos foram propícios para que o Imperador Amarelo compreendesse a natureza do wushu - arte de combater – e assim, derrotar o Deus da Violência.

Atualmente Erasmo Deterra reside em Xiquexique, aonde vem trabalhando pela proliferação da Família Lo de Wing Chun Kung Fu. Ver site: http://www.deterrawingchun.com/. Deterra é membro oficial da Família Lo de Wing Chun Kung Fu desde o ano de 1996, nove anos após ter sido iniciado na arte do Wing Chun sob a supervisão do mestre Lo Siu Chung. Erasmo Deterra estuda e pesquisa a cultura chinesa (arte marcial, medicina e língua chinesa *mandarim e cantonense).

::Aulas
As aulas acontecem três vezes por semana (Segundas, Quartas e Sextas, das 19hs. às 20hs.), podendo ocorrer todos os dias, caso haja uma nova turma.
As lições podem ser tanto em grupo quanto particular, a depender do interesse do aluno. Para aulas particulares é cobrada uma taxa extra.

::Localização do Wai Man Mou Gun
Rua 13 de Junho, 601 - bairro Polivalente, Xiquexique/Bahia. Informações: (74) 8801-9242.

Depoimentos:

*"Quanto ao si fu Deterra, sempre digo que é o ‘cara’ mais bem moldado que já conheci. Não sei se foi o Kung Fu que o fez assim, mas o chamo de mestre, pois é uma pessoa polida, conhecedora e, desde que o conheço só tem procurado elevar-me ao desenvolvimento".
-Luis Carlos Ferreira de Carvalho

*"Conversando com um amigo meu, fiquei sabendo que em minha cidade havia um professor de Wing Chun Kung Fu. Imediatamente matriculei-me e fiz minha primeira aula.
Sou aluna do si fu Erasmo Deterra, discípulo do mestre (si gung) Lo Siu Chung. Logo ‘de cara’ fiquei fascinada com a sutileza, e ao mesmo tempo firmeza das técnicas do Wing Chun Kung Fu, tão entusiasmada que passei de admiradora a praticante assídua. Estou tão maravilhada e ciente do que quero que, pretendo, em breve, reforçar minhas aulas com lições particulares a fim de desenvolver-me mais rápido na fascinante arte do Wing Chun Kuen".
-Aliana Carvalho da Cruz

* "Conheci o si fu Erasmo Deterra em meados da década de 90, e logo na nossa primeira conversa senti que estava diante de um praticante autêntico do Wing Chun Kung Fu; esta foi a primeira vez que tive contato com o legítimo kung fu. Até então, tudo o que eu sabia a respeito da arte foi advindo de livros, revistas e filmes. Após uma demonstração do estilo fiquei totalmente envolvido e encantado com a técnica que decidi iniciar-me nas aulas imediatamente. Ensinamentos esses que carrego comigo – seja na prática das técnicas, seja utilizando seus princípios no quotidiano – por onde quer que eu vá.
Devo muito ao meu si fu por ter compartilhado comigo seus conhecimentos, sua experiência de vida. Por trazer até nós, seus alunos, todas as qualidades boas adquiridas com a vivência na arte do Wing Chun Kuen.
Meus sinceros agradecimentos ao sigung Lo Siu Chung, e ao si fu Erasmo Deterra pela dedicação e empenho constantes aos seus alunos".
-Antonio Cícero Bezerra de Souza .

* "Os meus primeiros contatos com o Wing Chun aconteceram no início da minha adolescência, através de um amigo meu que comentou sobre o trabalho exercido pelo si fu Erasmo Deterra. Ao saber da existência de um professor de Kung Fu em minha cidade, enchi-me de felicidade. De imediato tratei de ir conhecer o trabalho do professor e, para aumentar ainda mais a minha euforia – depois de falar das minhas dificuldades em pagar as aulas -, recebi daquele que hoje é meu si fu (mestre) uma bolsa de Wing Chun. Logo nas primeiras aulas identifiquei-me com as lições ali ensinadas. Era aquilo que eu realmente queria.
Hoje, depois de alguns anos de prática, percebo o quanto é essencial o ensino de uma arte marcial de modo tradicional; e mais ainda da maneira como o si fu Erasmo Deterra transmite a arte, prezando sempre pela conservação da família Kung Fu. São lições que me permitem enxergar no Wing Chun muito além de socos e chutes.Aprender Wing Chun é reaprender a viver, é aprender a buscar o equilíbrio na vida, o respeito pela família, pelo próximo; Wing Chun é muito mais que um sistema marcial, é um exercício de manutenção da saúde. É um exercício para se aprender a fazer as coisas sem rodeios, sem ter que dar voltas".
-Rogério Martins de Carvalho

Só pra lêmbrar Erasmo Deterra ficou instalado um bom periodo na Rua 24 de Outubro e um dos seus alunos foram Júnior filho de Maneca que concerta sofá,Neilson cabelereiro e Rômulo que é filho de Salvador Teixeira,novembro de 1997: Circula a edição n° 5 do mini-jornal Cochicho, de responsabilidade de Erasmo Deterra, contendo 4 páginas;
Parabéns pela iniciativa do JORNAL PAGINA REVISTA,acessem http://www.paginarevista.com/

:: Contatos com Erasmo Deterra: Rua 13 de Junho, 601, Polivalente/Xiquexique, Bahia. Celular: (74) 8801-9242 e-mails: erasmodeterra@hotmail.com ou deterrawingchun@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.