28/05/2009

SAÚDADES DA BOA E VELHA CARNAÚBA.


Ah que saúdades da boa e velha Carnaúba!Era época de junho as férias da escola se aproximava e todos lá em casa nos preparavamos para esperar a Caçamba de Zelino na porta da casa do meu avô Senhor Amando de Laura carnaubanos de nascença.Lá pelas 13:00 hs a concentração na casa do meu avô,estava cada vês mais aumentando iamos chegando aos poucos eu é claro,Osmar,Zé de Marina,Jorge cabaré (in mémorian), Jairo Panca ou Jairo Proza,Marquinhos,Cristovão,Churé,Gilmar,Toinho,João Pedro,Silvano,Zé Galégo,Dilto,Lêu Leprêu,Zé Preto,Zé Carlos,Apolonho,Rui de Gerson,Alzira minha mãe,Tia Clarisse,Tia Rosalia,Tia Marina,Celinha,Daiane,Sinara,Tâmara,tios Rei,Ricardo,Gilson e Almir...e haja concentração de carnaúbanos e era assim praticamente todos os finais de semana tinha um baba na Fazenda dos "brancos" como é conhecida até hoje.Chegavamos na Fazenda e juntavamos as outras "estrelas"selecionavéis como:Bicudo,Nêgo Gato,Calango,Fuçura de Nico,Domingos da Jega,Migelão e Omão.Era uma festa só,marcavamos o campo inteiro com areia do riacho pra preparar o Maranaúba (nome do nosso campo),atrás do Gol adversário a mulherada cantando "Eu vi,eu vi,eu vi um avião e nele estava escrito carnaúba é campeão" ou então "Rema,rema,rema remador vou comer o ...do cobrador se o cobrador for vigarista vou ...do motorista,se o motorista for ligeiro vou...dos passageiros se essa p... não virar olé olé o lá eu chego lá."e jogavam poeira perto do goleiro adversário era uma farra só,e sempre ganhavamos ou empatavamos.Bons tempos.

OSMAR,Um Carnaúbano medroso.
Na nossa querida e saudosa Carnaúba existe o homem mais corajoso que o mundo já ouviu falar,chamado de taradão o popular OSMAR ou "penbinha","jackes taradão" ou até mesmo "fogoso".Numa certa ocasião Osmar tomando umas duas criou coragem influenciado por Omaõ então resolveu ir a uma caçada em plena madrugada pegaram seus jegues e seus "bacamartes" e partiram chegando nos "Altins" se alojaram em baixo de uma quixabeira "penbinha" cansado e pra lá de bagdá dormiu e nessa o exército de Omão e Bícudo resolvera irem atrás de um caititu deixando o "taradão" sozinho,sabemos que o jegue ringe de hora em hora se é ditado não sei,então quando o animal rinchou o taradão ficou com tanto medo que em questão de segundos o valente e destemido Osmar estava no ponto mais alto da quixabeira e de tando medo e susto defecou e se mijou todindo permanecendo por ali por horas a espera dos demais.

Mais uma peripécia de OSMAR.Como de costume na Carnaúba em épocas de clássicos de futebol envolvendo Sél.da Carnaúba X Sél.das Lajes um dos melhores confrontos que era uma rivalidade a altura de grandes jogos como Fla X Flu.Não faltava um cachacinha,churrasquinho.A caçanba de Zélino trazia os jogadores e demais ovacionados com os gritos e a presença do saudoso Flávinho (Im Memória).A Carnaúba escalada com:Osmar,João Petú,Zé Galêgo,Rocha,Omão,Zé de Marina,Xuré,Jilmar de Ermano,Jairo Panca,Carlinhos de Marina e Flávinho atrás do gol adversário a torcida local comandada por minha mãe (Alzira),Nizia,tia Clarice,Diana,tia Rosália,Raimunda...azuclinando o pobre goleiro das Lajes;"eu vi eu vi um avião e nele estava escrito carnaúba é campeão" isso sem faltar as famosas quixabas em baixo da trave ou até mesmo pó de areia no olhos do adversario.No decorrer da pardita aos 40 minutos do segundo tempo contra-ataque do time das Lajes a bola sobra para o atacante Galégo sozinho em direção ao gol da carnaúba Osmar não sabia o que fazer então escuta-se Flávinho gritar de bem longe "Osmar sai do gol" envés deste ir em direção ao atacante pra tentar lhe tirar a bola o "penbinha" abandonou a trave indo em direção ao pé de Juá atrás do gol fumar um cigarro de palha,resultado gol das Lajes mais a carnaúba chegou ao empate aos 63 minutos por intermédio de Flávinho em um penalty anotado e arrumado pelo juiz carnaúbano meu primo Dilton.Saúdades dos tempos de outrora e do meu Padrinho Flávinho.

Breve mais postagéns Carnaúbanas.


2 comentários:

  1. Oi meu nome é gleison neto de Marina e anterior Miranda amãos já falecidos ,só queria lembrar que você esqueceu de mencionar o nome do meu pai edilson Miranda filho deles também, mais ficou boa a matéria eu era pequeno mais tomei muito banho no riacho da carnauba

    ResponderExcluir
  2. Oi Gleison, pois somos primos! Sou filho de Alzira primo do seu pai. Tia Marina e Tio Antenorzinho num perdia um forró que minha mãe fazia em seu aniversário de 12 de julho. MMeus primos Zé de Marina, Dilton, Edilson, Carlinhos, Celinha, Sônia e o finado David (Pai de Helder Miranda) era os que mais frequentava os forró na Carnaúba. Saudades.

    ResponderExcluir

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.