Header Ads

ad

CELITO REGMENDES E BLACK CHAN PERCORREM O ASSURUÁ .


Morro da fonte Velha (povoado de Pachaco) .         Chegando na Vereda .

 Povoado de Cotovelo .                                        Povoado de Vereda Seca .
 Rua da Gameleira                                       Valdir Cunha em Caldeirão do Ouro .

Gentio do Ouro .                                                          Morro do Assuruá com 1400 metros .

Entrando em Santo Inácio .                                             Igrejinha em Santo Inácio .
Aqui morou Licurgo Gomes Lima em Gameleira .     Casa do coronel-politico Renovato Barreto, famoso nos ano 10 e 20 .

Chalé de Manel Alcantara,inacabado decada de 20 .   Casa que foi de Fburino Bessa,Santo Inácio .
Celito Regmendes em Gameleira do Assuruá .                                                       Assistente Black Chan .

O Assuruá é um conjunto de serras com lindos vales, colinas, assentados e mais, boa parte da vegetação ainda se mantém como no passado, nfelizmente a GARIMPAGEM, AGRICULTURA E PECUÁRIA práticada sem o minimo cuidado detonou literalmente grande parte das nascentes e dos riachos auriferos e diamantíferos que foram e são remexidos desde o século XVIII ... A "modernidade" e o passado convivém estranhmente li... riqueeza e pobreza idem .

Postado por Celito Regmendes,Xiquexiquense morando em Uíbai BA .

FONTE : BLOG XIQUESAMPA .

10 comentários:

  1. Aníbal Júnior - Itajubaquara-Gentio do Ouro-Ba.07/03/2010 12:58

    Olá Adriano, agradeço-lhe pelo trabalho divulgado do amigo Celito Regmendes, este também como você é um grande vencedor.
    Celito continue sempre assim explorando as histórias do nosso Distrito de Itajubaquara e do nosso município em geral, pois você é uma das poucas ou única pessoa que conhece muito a história do nosso povo e quero ler logo o livro que você esta escrevendo.

    Um Forte Abraço.

    Aníbal Júnior.

    ResponderExcluir
  2. CELITO REGMENDES,VOCÊ É UM GUERREIRO MEU AMIGO !!! PARABÉNS POR PESQUISAR AS NOSSAS ADVERSIDADES REGIONAIS,GRANDE ABRAÇO. ADRIANO BRITO/BLOG XIQUESAMPA .

    ResponderExcluir
  3. MANUELA,FEIRA DE SANTANA BA .07/03/2010 17:49

    Parabéns Celito vc nos trouxe momentos graciosos nesse trabalho!! Parabéns ao Blog XiqueSampa por divulgar o trabalho do nosso conterrâneo .

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Celito por esse presente.

    ResponderExcluir
  5. Olá Celito:parabenizo pelo belo trabalho, rico em informações, e de belas fotografias, me despertou curiozidade de saber se ainda existe esses garimpos na Região,e gostaria de saber mais sobre o Assuruá? sou João Machado. fotógrafo,Xique-Xiquense moro e trabalho em São Paulo. meus contatos: joaomachado.foto@terra.com.br/joaomachadofotografo@yahoo.com/joaomachadofoto@msn.com (11) 2469-3820 desde ja agradesço...

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Celito o seu trabalho em mostar pra nós um pouco da nossa riquesa pouco explorada .

    ResponderExcluir
  7. celito regmendes12/03/2010 14:25

    olá, brigadão pelos elogios, sim ainda existem garimpos sobretudo de CRISTAL,várias pessoas ainda garimpam OURO como é o caso de valdir cunha q aparece na fotografia,há dois anos penso em fazer uma especie de ensaio fotografico assim como um documentario acerca dos garimpos do assuruá... em resumo, o assuruá é conjunto de serras de terrenos muito antigos q guarda no seu amâgo riquzas minerais incalculáveis, desde o sekulo xvi é explorada, de inicio de forma , digamos, clandestina, a documentação do sekulo xvi até o sekulo xviii é confusa e cheia de lacunas em relação a exploração q ganhou ritmo no entrar do sekulo xix qdo gente experiente vinda de minas gerais, jacobina e rio de contas passa a dissecar literalmente cada riacho, morro,topos e vertentes desse lindo e misterioso planalto baiano... diamante , ouro, carbonato e cristal trouxeram muita gente e muita historia para assuruá, inclusive a familia MACHADO da qual eu faço parte e vc tambem... esse trecho tambem pode ser entendido e comparado a um pendulo, hora atrai muita gente, hora repele, a ultima grande atrção se deu em 1939 qdo muito ouro e cristal foram explorados em gentio e vizinhanças, atualmente a atividade garimpeira é pekena, os orgaõs do governo já flam em exloração de ferro e outros minerais ocultos ou semi ocultos nas suas enranhas, enfim, o ASSURUÁ é uma area de belezas, historias interessantisssimas, rikezas e muito misterios, é uma area q carece de maiores estudos e q merece mais atençaõ de todos nós!!!!! em breve, joão, entro em contato contigo, valeu!!!

    ResponderExcluir
  8. Valeu Celito: agradescido pelas explicações,como disse no comentário anterior sou fotógrafo, e tenho interesse de conhecer e registrar a região. aguardo seu contato...grande abraço!!

    ResponderExcluir
  9. Celito, quando criança muito ouvi de meus avós sobre a Serra de Assuruá. Guardo grande curiosidade, sobretudo por saber que alguns de nossos antepassados em algum momento foram atraídos por essas paragens. Seu trabalho, tem um valor que acredito sequer imagina. PARABÉNS, Primo Véi!

    ResponderExcluir
  10. CELITO REGMENDES É UMA DAS POUCAS PESSOAS NA MICRO-REGIÃO DE IRECÊ QUE CONCHECE COMO NINGUÉM A HISTÓRIA E FATOS DA NOSSA REGIÃO. GRANDE CELITO,VOCÊ É O CARA,PARABÉNS .

    ResponderExcluir

ATENÇÃO!!! Tenha responsabilidade em seus comentários, não nos responsabilizamos por conteúdos impróprios .