[NEWS][6]

r
v
xique-xique

BLOG XIQUEXIQUE : CRÔNICA DO CINE BONFIM .

Como vimos em estória anterior, a VOZ DA LIBERDADE criada pelo coletor federal Sr. Castilho foi extinta após a descoberta de que o empreendimento havia sido realizado com dinheiro público desviado da Coletoria Federal (ver matéria de. 20.02.10). O outro cinema, "Cine Neide" que funcionava na VOZ DO BARRANCO que vinha sendo mantido por alguns empresários de Xique Xique, inimigos do Sr. Castilho, apenas por uma questão de honra, extinta a causa da sua existência, também fechou suas portas. Xique Xique que contava com 2 cinemas, ficou sem nenhum. Encerrado o processo administrativo e judicial contra o Sr. Castilho, o acervo patrimonial de A VOZ DA LIBERDADE, composto pelos equipamentos da sala de projeção e a sorveteria, foi levado à praça sendo arrematado pelo comerciante Custódio Moraes com o objetivo de manter a sala de projeção agora rebatizada de CINE BONFIM e com entrada pela Rua do Perau. Recomeçava assim, mais uma vez, a movimentação cinematográfica em Xique Xique. Prático como sempre Custódio utilizou mão de obra local para o funcionamento do novo empreendimento, mantendo como locutor, comandando o sistema de alto falantes e o carro de propaganda do cinema, o famoso Mario Leandro (ver 11.11.09), na época conhecido como Mario Veio. Na cabine, operando as máquinas de projeção, também manteve o Sr. Zenhô Vogado de Araújo, que já vinha trabalhando nessa parte desde os tempos da VOZ DA LIBERDADE.

Entusiasmado com a aquisição do cinema, cuja estrutura era bem superior à da antiga VOZ DO BARRANCO que, precariamente funcionou na cidade, Custódio Moraes, o novo dono, se dispôs a introduzir algumas inovações e novidades na arte de projetar filmes. Lembro-me que uma das primeiras melhorias chegadas a Xique Xique foi a introdução da lente e da tela retangular que permitiram a projeção de filmes na modalidade “cinemascope”, que estava muito em moda nos cinemas das grandes cidades. Após a adoção do “cinemascope”, Custódio decidiu substituir o projetor que arrematara junto com o cinema, o qual mesmo apresentando a vantagem de uma projeção ininterrupta não fornecia uma imagem de boa qualidade por questão de luminosidade. No intuito de melhor servir aos cinéfilos partiu para aquisição de um projetor a arco voltaico passando assim a projetar files de 35 mm, fitas que continham as grandes filmagens.

Os assentos do CINE BONFIM ainda continuavam os mesmos da VOZ DA LIBERDADE, bancos de tábua corrida, afixados num piso inclinado o que permitia um maior conforto aos usuários. Mas, dando continuidade à introdução de melhorias no cinema, os longos banco de madeira foram substituídos por cadeiras individuais e anatômicas, bem como foram colocados ventiladores que atenuavam o calor do ambiente.

Apesar de todas as inovações introduzidas o CINE BONFIM continuava operando no mesmo local da antiga VOZ DA LIBERDADE, a Rua Mal. Deodoro, e o desejo de Custódio, o novo proprietário, era construir uma melhor e maior sede para o seu cinema que vinha de vento em popa. Após amealhar algumas economias, foi levantado um prédio na Avenida J. Seabra bem maior e mais confortável que as velhas instalações da VOZ DA LIBERDADE. Mas, por esse tempo, no começo dos anos 1980, a novidade da televisão que jogava sua programação de novelas e filmes por todo o interior do Estado, decretou a morte e o fechamento de centenas de cinemas espalhados por todas as cidades do interior. Xique Xique não foi exceção e lentamente a procura de ingressos para assistir filmes foi se reduzindo drasticamente e em pouco tempo o CINE BONFIM, também, teve as suas portas fechadas por inviabilidade econômica e, a cidade continua sem sala de cinema até os dias de hoje, no que pese o ressurgimento, nas grandes cidades, do salutar hábito de ver filmes.

FONTE : BLOG XIQUEXIQUE DE JUAREZ CHAVES .
ACESSE : http://www.xiquexiquense.blogspot.com/

Jornal Centro Oeste Bahia '

O oeste da Bahia se encontra aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Tenha responsabilidade em seus comentários, não nos responsabilizamos por conteúdos impróprios .

Start typing and press Enter to search