Aqui vamos conferir a passagém do jornalista GUSTAVO NOLASCO e o fotógrafo LÉO DRUMOND de BELO HORIZONTE MG "OS CHICOS" por Xique-Xique, resgatanto personagéns onde será documentada a cultura oral das comunidades do rio São Francisco .
O CACTUS MAÍS IMPORTANTE DO SÃO FRANCISCO :
Quando encontramos uma cidade chamada Xique-xique e que recebe o nome só porque está localizada em uma região de grande concentração deste cactus, imaginamos logo não ser um município antigo e de valor histórico. A atual aparência do cais do porto e a falta de hospedagem, nos fez imaginar o pior.
Os hotéis estavam cheios, servindo às empreiteiras que estão construindo grandes obras de irrigação na região. E a primeira impressão da área do atual cais de Xique-xique não foi das melhores: do antigo e histórico Mercado das Frutas não se consegue ver o rio São Francisco. Um enorme paredão de quase 4 metros de altura foi construído ao longo de toda a margem. A sensação que se tem é de que o rio São Francisco foi todo murado, faltando apenas cercas elétricas ou de arame farpado.
Aos poucos, o desejo de deixar rapidamente a cidade foi desaparecendo. Com ajuda de parceiros, começamos por encontrar um bom e simples pouso. Em seguida, resolvemos passar por cima da muralha do cais e ver de perto o porto de Xique-xique. A movimentação de barcos era intensa. E não eram barcos pequenos. Eram barcas grandes. Num vai e vem frenético. A água já barrenta do São Francisco dava um belo contraste com o colorido das barcas e dos potes de barro, peixes, legumes, verduras e frutas espalhadas ao longo do porto. A gota d’água para a nossa mudança de impressão foi o encontro com Chico de Né. Em poucos minutos de conversa, ele se tornou nosso personagem! Sua história de vida, sua simplicidade e, principalmente, sua risada nos conquistou. Era impossível ficar triste depois de ouvir Chico de Né soltar sua risada!!! Perto dele, Caetano não iria querer ver a de Irene .
Também tivemos a oportunidade de conhecer o povoado de Marreca Velha, às margens do Velho Chico. Uma vila basicamente formada por pescadores e que fica de fronte a imensas dunas de areia. Cenário raríssimo nos 2.700 quilômetros do São Francisco. Se a desconfiança com Xique-xique já tinha ido embora, a admiração ainda não tinha chegado totalmente, mas bastou um pouco de pesquisa sobre a história da cidade para nos rendermos . Xique-xique foi um importantíssimo centro quando da exploração de metais e pedras preciosas na Chapada Diamantina. Numa época em que as margens nordestinas do São Francisco se dividiam entre os impérios da Casa da Ponte e da Casa da Torre, no final do Século XVII e início do Século XVIII .
Neste período, o São Francisco recebia o codinome de Rio dos Currais, pelo grande número de fazendas de gado às suas margens. E eram essas fazendas que supriam de alimentos os devoradores de ouro e diamantes da Chapada. E exatamente próximo a Xique-xique passava a Estrada de Dona Joana, via de acesso dos mineradores aos alimentos do Velho Chico. Sabedores da história, fomos até a Ilha do Miradouro, onde Xique-xique começou. Aos muitos trancos e inúmeros barrancos, a primeira capela da Ilha ainda está em pé. Infelizmente, seu estado de conservação está longe da qualidade da história do município. Mas essa foi a Xique-xique para nós: aos trancos e barrancos. Mas nos conquistou .
A nossa admiração a Xique-xique e sua história também deve ser creditava a alguns grandes amigos: Adriano Brito (Blog http://www.xiquesampa.blogspot.com/ ), nosso braço paulista do São Francisco; a Poliana Pinheiro, pela sua sensibilidade; Juarez Chaves, baluarte da história de sua cidade; Jorge Meira, nosso parceirão; e João da Água, o maior contador de piadas de Xique-xique .
Veja o comentário no site de "OS CHICOS " sobre a minha pessoa .
" Adriano, se não for em Xique-xique, um dia ainda vamos nos encontrar pessoalmente mesmo que em Sampa. O seu trabalho por Xique-xique é exatamente o que queríamos que todos os ribeirinhos fizessem: lutasse pela preservação da história de suas cidades. Abraço" .
Mais uma vês muito obrigado a Gustavo e a Léo pelo reconchecimento ao BLOG XIQUESAMPA,tenha certesa que se precisarem novamente , não tetubeia duas veses,estou as suas disposições.E stamos unidos por uma só causa,ajudar na sobrevivência do VELHO CHICO e sua REVITALIZAÇÃO . Queria agradecer a JORGE MEIRA pela força e o empenho para com GUSTAVO e LÉO DE "CHICOS". Só ajudei a divulgar a minha querida Xique-Xique e ainda a nossa cidade terá mais surpresas,pois o que eu poder apresentarei a nossa cidade da melhor forma possível .
CONFIRA O SITE "OS CHICOS", ACESSE http://www.oschicos.com.br/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Dois ônibus da Emtram que partiram de São Paulo nesta terça-feira (3) às 08:30 e 09:00 hs respectivamente foram assaltados entre as cid...
-
A violência continua assombrando a população de Xique-Xique, nesta quinta-feira (28) a policia civil registrou 4 homicídios e uma tenta...
Venho mais uma vez! parabenizar esse projeto. e seus idealizadores. Gustavo Nolasco e Léo Drumond,e nas pessoas Adriano Brito, Poliana Pinheiro, e Juarez Chaves. pelo incentivo de incluir Xique Xique nesta expedição, que com certeza valorizou ainda mais,e nós Xiquexiquenses agradescemos.um excepcional trabalho que terei o prazer de vê-lo concluido, parabéns a todos...abraços. João Machao
ResponderExcluirO LÉO É BOM MESMO EM,ASSIM COMO O NOSSO JOÃO MACHAO !!! PARABÉNS A ESSES EXCELENTES FOTÓGRAFOS .
ResponderExcluirAdriano o Xiquesampa é sensacional,parabéns .
ResponderExcluirAgradeço a amada musa
ResponderExcluirE ao Senhor da Onipotência
Todo amor e inteligência
A inspiração da poesia
Neste mundo de hoje em dia
Se invertem todos valores
Neste mundo cheio de dores
Me tornei um menestrel
Na literatura de cordel
Lecionei para os doutores.
Se meu cordel faz a festa
Corro aqui todo perigo
Invisível é o inimigo
Que circula pela estrada
Que vai agora ser alargada
Pela propaganda do prefeito
Na Marreca vai dar um jeito
Mas sabemos como é que é
Somos iguais a São Tomé
Cremos no próximo pleito.
A estrada da Marreca
Vai ter patrolamento
Vou andar de jumento
Quebrou minha bicicleta
De buracos está repleta
Digo isto pra todo mundo
Das Pedrinhas até o Rumo
A coisa está tão sinistra
Quem viaja pra Boa Vista
Vira alma do outro mundo!
Conterrâneo, sendo você um cabra da peste daqui de Xiquexique, mando-lhe esses versos de cordel, cujo tema se inspira no blog do prefeito Reinaldinho na sua última postagem .Embaixo, a cópia tirada do referido blog.
ResponderExcluirEstrada de Marreca Velha
Após concluir os serviços de patrolamento da estrada do Pajeú, a Prefeitura agora está fazendo serviços de melhoramento a estrada de Marreca Velha.
Trata-se de um importante serviços de manutenção que tem também uma excelente impacto no transporte escolar.
Por Reinaldo Braga Filho em 30.4.10