12/04/2010

DEPOIS DE BOB MARLEY O MUNDO CONCHEÇE EDSON GOMES .

Nascido em Cachoeira de São Felix, Bahia a 120 km de Salvador, em 3 de julho de 1955, Edson Gomes no ardor da adolescência, pensou em ser um craque de futebol. Aos 16 anos, porém a tendência musical foi mais forte e ele abraçou a carreira artística, ao ganhar o 1º lugar num festival estudantil do colégio estadual de sua cidade natal. A música era “Todos Devem Carregar Sua Cruz”. As dificuldades do inicio da carreira fazem o jovem Edson Gomes abandonar os estudos e lançar-se no mercado de trabalho. As dificuldades do inicio da carreira fazem o jovem Edson Gomes abandonar os estudos e lançar-se no mercado de trabalho. E se emprega no setor de construção civil e paralelamente tece seu caminho musical: grava um compacto simples como melhor interprete do Festival Canta Bahia, e um outro pelo troféu Caymmi, quando ganhou com a musica Rasta.


Em 1982 Edson parte para São Paulo e encontra sua veia musical no Reggae de Jimmy Cliff e Bob Marley. Dedica-se com afinco à vida artística, e em 1988 grava o seu 1º LP pela EMI: Reggae Resistência, de onde saem Samarina, sucesso absoluto em Salvador, e Malandrinha que o tornou conhecido na mídia. Em 1990, lança recôncavo e dois anos depois o 3 LP, Campo de Batalha. O sucesso se espalha pelo nordeste e pelo Brasil. Edson é requisitado para shows em Alagoas, Sergipe, Maranhão, Bahia para platéias de 5.000 pessoas. Em 1996, ele abre o show de Alphablondy em Salvador no Costa Verde Tênis Clube, onde tocou para quase 22.000 pessoas que cantaram suas musicas. Foi o maior evento de Reggae do ano na Bahia.

Resgate Fatal chega em 1995, também em CD. O disco, sucesso absoluto de vendas e nas rádios com a faixa Isaac. A EMI resgata os sucessos antigos do artista e em sua série “Meus Momentos” (volume 1 e 2) de grande aceitação pelo público.Não há como negar, as músicas de Edson Gomes são inspiradas nos dramas sociais do cotidiano, daí sua conotação política, que encontra eco em movimentos culturais, sindicais e estudantis. Apocalipse, lançado em 1999, traz músicas contundentes como Camelô (Edson Gomes / Zé Paulo Oliveira), O país é o culpado e Apocalipse (também do autor), mas surpresa; é que desta vez Edson Gomes explora o seu lado romântico em canções como Perdido de amor, Amor Sem Compromisso, Me abrace e outras. Seu mais recente álbum foi lançado no ano passado e se chama “Acorde, Levante e Lute”.

FONTE : ReggaeWave .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.