17/04/2010

PREFEITO DE SALVADOR PEDE 250 MILHÕES PARA ENFRENTAR CHUVA .

FOTO (Claudionor Junior Agência A TARDE) .
No Rio Vermelho, praia é tomada por lixo espalhado pelas chuvas .

No Bairro da Paz, população sofre as consequências das chuvas ,Casas são demolidas na Vila Canária População contabiliza prejuízos dos últimos diasChuva dá trégua, mas os problemas da população continuamRiscos fazem moradores de Vila Canária deixarem suas casasMoradores de Vila Canária começam processo de mudança para o AeroportoVoluntários organizam doações na Escola Iracy Fraga, em Águas ClarasMoradora expõe situação de risco em Águas Claras Móveis destruídos pelas chuvas em Vila Canária Restos da casa que desabou em Vila Canária Família começa limpeza do que conseguiu salvar em Pirajá Doações são reunidas por voluntários em Águas ClarasConjunto Habitacional Campo Verde, na CIA-Aeroporto, recebe desabrigados de Vila CanáriaHaroldo Abrantes

No Bairro da Paz, população sofre as consequências das chuvas . O prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro, admitiu que o município não tem capacidade para enfrentar os problemas causados pelo acúmulo de água. Nos primeiros 16 dias do mês, choveu 543,6 milímetros (média dos oito postos de medição da Defesa Civil na cidade), quando o esperado para todo o mês seriam 326,2 milímetros. "Precisamos da ajuda dos governos federal e estadual, com a doação de materiais, recursos humanos e financeiros", disse, lembrando que pediu ao Ministério da Integração Nacional R$ 250 milhões para investimentos em obras de infraestrutura. Na tarde de hoje, a administração municipal emitiu um comunicado conclamando "toda a sociedade civil, iniciativa privada e terceiro setor a colaborar com a doação de alimentos não perecíveis, colchões, travesseiros, cobertores, lençóis, roupas e outros utensílios para atendimento das pessoas carentes desabrigadas por força das chuvas". Mesmo com a trégua das chuvas na Bahia, mais quatro cidades decretaram hoje situação de emergência. No total, são 31, incluindo Salvador. O motivo é a água acumulada no solo, que continua causando deslizamentos e desabamentos de imóveis. A Defesa Civil de Salvador, por exemplo, registrou entre a meia-noite e o fim da tarde de hoje, 360 ocorrências, das quais 157 deslizamentos de terra e 18 desabamentos parciais ou totais de imóveis.

Segundo a Defesa Civil do Estado, Salvador é a cidade com mais prejuízos por causa da chuva: duas crianças morreram, 28 pessoas ficaram feridas e há 534 desalojados e 215 desabrigados. No Estado, o número de mortos chega a cinco, o de feridos a 379 e são 7.454 desalojados e 3.249 desabrigados. Apesar dos estragos depois de nove dias seguidos de chuva, o sol voltou a aparecer, na tarde de hoje, sobre Salvador e o Recôncavo Baiano. Os estragos causados pelas intensas precipitações, porém, preocupam - ainda mais com a perspectiva de novas pancadas de chuva, previstas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

FONTE : ESTADAO.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.