Header Ads

ad

A CIDADE DE UIBAÍ COMEMOROU 49 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLITICA .

No dia 22 de Setembro a cidade de Uibaí completou mais um aniversário de Emancipação Politica .

FOTO : Tunico fala num 22 de setembro dos anos 80, ex prefeitos, prefeito (Hamilton ) e vereadores estão no palco .

A 49 anos foi publicado no Diário Oficial da Bahia uma lei com o n° 1494 sancionada por Juracy Magalhães, o ex general cearense que governava a Bahia, dando conta q a partir daquela data o Distrito de Uibaí passava a condição de municipio se desmembrando de CENTRAL que havia se desligado de Xique-Xique em agosto de 1958.


O novo municipio contava com duas vilas, a de Hidrolândia (nome qque substituiu o de Riacho de Areia) e o de Presidente Dutra ( mas logo em 1962, em abril foi sancionada outra lei emancipando-o) .


FOTO : PEDRO ROCHA MACHADO(centro) primeiro prefeito ao lado de hamilton ferreira ex prefeito( filho de joão ferreira 2º prefeito) e dumingão ex prefeito .

A emancipação de Uibaí está ligada naturalmente a fatores políticos, demográficos ( aumento populacional ) e econômicos entre outros de menores destaques.

A Bahia nos anos 50 e inicio de 60 ganha um novo contexto econômico que passa a remodelar toda sua estrutura sócio-econômica . O recôncavo passa ganhar ares de um novo pólo industrial de peso no país enquanto que a região de Irecê se consolida e vai ampliando seu destaque na agropecuária puxada pelo bom iniciado nos anos 40, principalmente pelo triconsórcio Feijão de Arranca, Milho e Mamona .

FONTE : BLOG DO CELITO REGMENDES .
ACESSE : http://celitoblog2.blogspot.com/

Professor Celito Regmenddes é professor de Geográfia, Pesquisador de História e Genealogia de Uibaí e microregião de Irecê Bahia e Fotografo Amador .

Nenhum comentário

ATENÇÃO!!! Tenha responsabilidade em seus comentários, não nos responsabilizamos por conteúdos impróprios .