10/09/2010

CIRPA PROMOVE CURSO DE AGROECOLOGIA EM XIQUE-XIQUE BA .

Nos dias 1, 2 e 3 de setembro/2010, o CIRPA – Centro de Recursos Pesqueiros e Aqüicultura de Xique-Xique, promoveu e realizou um curso de agroecologia, ministrado na área da Estação de Piscicultura de Xique-Xique (Nova Iguira) .

O Curso tem como objetivo capacitar às pessoas no cultivo de culturas agrícolas, obedecendo aos cuidados e fatores que agridem o meio ambiente .

Foram beneficiados 26 agricultores familiares, inclusive, com a participação de jovens entre 16 e 23 anos advindos de localidades pertencentes ao Distrito de Nova Iguira, que por 3 dias tiveram a oportunidade de melhores informações sobre as práticas e efeitos da agroecologia e que tem como conceito, sistematizar todos os esforços em produzir uma proposta de agricultura abrangente, que seja socialmente justa, economicamente viável e ecologicamente sustentável, um modelo que seja o embrião de um novo jeito de relacionamento com a natureza .

Para melhor aproveitamento do grande potencial da nossa gente na agricultura familiar, O CIRPA já se prepara para, em breve oportunidade, realizar outros cursos semelhantes para assim, atender a grande demanda existente em nossa região. Durante o evento, os alunos e participantes tiveram orientações teóricas e práticas, inclusive, com visitas em propriedades agrícolas, vizinhas ao CIRPA, fato que oportunizou a todos uma melhor aprendizagem para a prática da agricultura sustentável em harmonia com o meio ambiente .

Segundo Patrícia, estudante participante do curso, diz que pra ela foi fundamental as orientações, caminhos e práticas, sobretudo, para sua família que produz: cebola, tomate e melancia utilizando o sistema convencional, e que de agora por diante, irá passar a incrementar todo o aprendizado do curso, já que o sistema de plantio convencional acaba com a biodiversidade e com a própria saúde.

O Curso de agroecologia promovido pelo CIRPA, contou com a participação de um técnico da EBDA, como ministrante, na condução dos trabalhos e a participação efetiva da Codevasf e Prefeitura Municipal de Xique-Xique .

TEXTO : JORGE MEIRA .
FONTE : JORGE MEIRA .
PUBLICAÇÃO E FONTE : BLOG XIQUESAMPA .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.