18/02/2011

EMPRÉSTIMO VIRA POLÊMICA EM JACOBINA BA .

10 MILHÕES QUE O MUNICÍPIO QUER TOMAR EMPRESTADO VIRA POLÊMICA .
O Projeto de Lei encaminhado pela prefeita de Jacobina Valdice Castro, pedindo autorização para tomar um empréstimo no valor de 10 milhões de reais foi o principal assunto na cidade durante a semana. Ao contrário de outras “matérias” que geralmente ou praticamente sempre passam despercebidas na Câmara Municipal, o pedido de autorização para o empréstimo chamou a atenção por vários motivos, entre eles está o da contradição da chefe do Executivo municipal que em entrevista em uma emissora de rádio da cidade disse que o município passava por dificuldades financeiras por conta de dívidas herdadas de ex-gestores, inclusive de empréstimos contraídos. Segundo a alcaide a dívida chega a 30 milhões de reais, o que vem comprometendo sua gestão.

A interrogação é, se os 30 milhões que deve já prejudica, 40 milhões não prejudicará mais ainda? Outro fato que indigna é que o empréstimo seria para aplicar em obras de infraestrutura, quando a sociedade clama pela melhoria da área de saúde. Durante a sessão de quarta-feira, 16, o grupo de oposição da administração municipal, hoje resumido em apenas três vereadores, fez duras críticas ao Projeto. O vereador Carlinhos do PT pediu que o Projeto fosse retirado de pauta. Conforme ele, o problema não é o valor que se pretende tomar emprestado, e sim a licitude da aplicação do mesmo, já que a finalidade não está clara. Considerado pelo vereador como complexo, do ponto de vista técnico, ele pediu que o projeto fosse melhor avaliado.

“As informações técnicas são imprescindíveis. Em tão pouco tempo, fica difícil avaliar sua viabilidade. Não é admissível aprovar um projeto que não temos conhecimento de causa. Não vejo urgência para aprovação. Precisamos ser convencidos de que o município será realmente beneficiado e que o empréstimo não irá comprometer administrações futuras”, salientou Carlinhos, sugerindo que o projeto fosse colocado à disposição da comunidade, através de uma audiência pública. “Sabemos da importância da melhoria da infraestrutura do nosso município, o que sugiro inclusive uma discussão mais ampla para apontarmos os problemas e buscar meios para solucioná-los, mas antes disto deveremos nos preocupar com a saúde que agoniza e os caprichos pessoais de alguns teimam em não aceitar ajuda para melhorar”, alfinetou o vereador Carlinhos do PT, se referindo à polêmica em relação à implantação do Programa Samu 192 no município.

Com 6 votos contra 3, o parecer do projeto de lei foi aprovado. Votaram a favor os vereadores Rose do Junco, Antonio Souza, Batista do Junco, Noedson, Gildo Mota e Robertão. Votaram contra, Carlinhos do PT, Hildebrando Cedraz e Milton Sena .
 
FOTO : ALBJACOBINA .
FONTE : GERVÁSIO LIMA (JORANALÍSTA, ACESSOR DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE MORPARÁ E COLABORADOR DO BLOG XIQUESAMPA) .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.