FOTÓGRAFO XIQUEXIQUENSE JOÃO MACHADO REGISTRA A FESTA DE YEMANJÁ .
No ano de 1923 houve uma diminuição no pescado da vila de pescadores do Rio Vermelho. Tentando buscar ajuda na Mãe D'Água, Iemanjá, saíram a dois de fevereiro para ofertar presentes à deusa. Ano após ano os pescadores repetiram essa cerimônia. A princípio era feita em conjunto com a Paróquia do Rio Vermelho, devido ao sincretismo entre a rainha do mar e Nossa Senhora da Conceição. Nos anos 60 houve uma reação da Igreja Católica contra o culto pagão, fazendo com que a festa perdesse, oficialmente, a devoção à santa católica. A Igreja de Santana, localizada no mesmo local da festa, sempre mantem as portas fechadas no dia 2 de fevereiro.
Hoje em dia as homenagens a essa orixá começam de madrugada, com devotos do candomblé, da umbanda e do catolicismo colocam as ofertas e bilhetes com pedidos em balaios que serão atirados ao mar. Esse balaios são levados por cerca de 300 embarcações, com o saveiro levando a oferenda dos pescadores sempre a frente do cortejo.
FONTE : GOOGLE.
FOTOS : JOÃO MACHADO .
sempre é bom vê fotos de joão , o mago do click!!1
ResponderExcluirCara,esse João Machado realmente é fora de série,sempre acompanho fotos dele aqui!!! Parabéns,lindas imagens.
ResponderExcluirO trabalho de João e show de bola, cada click uma nova surpresa, fantastico...
ResponderExcluirJoão Machado
ResponderExcluirValeu pessoal, obrigado pelo carinho.
http://www.joaomachadofotografo.com.br/