16/02/2013

MORRE DJALMA BESSA ILUSTRE FILHO DE XIQUE-XIQUE .

Morreu na madrugada dessa Sexta-Feira em Brasília, o Xiquexiquense Dr. Djalma Alves Bessa, um dos nomes mais ilustres de nossa cidade . 

Djalma Bessa nasceu em Xiquexique, em 8 de outubro de 1923, filho de Luís Alves Bessa (Seu Lulu Bessa) e D. Adalgisa de Souza Bessa.  No ano de 1948 graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade do Recife e em Geografia e História junto à Faculdade Manoel da Nóbrega. Foi advogado, professor, promotor público e político brasileiro com atuação no estado da Bahia onde foi deputado estadual, deputado federal e senador .

Promotor de justiça na Bahia e professor do Centro de Ensino Unificado de Brasília, assessorou a Casa Civil da Presidência da República e a presidência da Câmara dos Deputados. Estreou na política ao ser eleito suplente de deputado estadual pelo PTB em 1954 sendo efetivado posteriormente e reeleito pelo PSD em 1958 e 1962 e pela ARENA em 1966. Deputado federal em 1970, 1974, 1978 e 1982, presidiu o diretório regional arenista e migrou para o PDS após o retorno do sistema pluripartidário determinada pela reforma político-eleitoral do governo João Figueiredo. 

Em 1994 foi eleito suplente de senador pelo PFL exercendo o mandato no período em que Waldeck Ornelas foi Ministro da Previdência Social (1998-2001) no governo Fernando Henrique Cardoso. Djalma Bessa deixa a viúva, D. Gesélia Nogueira Bastos Bessa, também xiquexiquense, e os filhos Maria de Fátima, Adão Luiz e Djalma Filho .
 
 
 
 
FONTE: BLOG DO ZECA .

2 comentários:

  1. Então pq a Escola q mudaram o nome do Deputado Djama Bessa para Domingos Alves da Costa não retoma o seu nome original????

    ResponderExcluir

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.