18/12/2016

CONJUNTO APOLO DE XIQUE-XIQUE FEZ MUITOS SUCESSO NA BAHIA E PIAUÍ.

O Conjunto Apolo de Xique-Xique era chamado de Beatles do Nordeste! Isso por seu repertória romântico que levaram a fazer sucesso na Bahia e Piauí.

O primeiro dos irmãos a incentivar os demais a tocar foi o popular "Macho Veio" incentivado pelo tio Flavio que era violeiro e depois ele comprou o primeiro violão e aprendeu a tocar com os colegas de farra. Principalmente Pivid. Faziam farra no Xique-Xique todo. A primeira Banda quem criou foi Reilson Baraúna e o nome da Banda era os "COMETAS" em 1969. Depois de um ano Reilson mudou o nome da Banda para Thisparedes. Reilson tomou emprestado o radio Orbofom de Cícero Padeiro que era usado caixa amplificada, também usava o amplificador da operaria e amplificador do Colégio senhor do Bonfim. Reilson fez a farda e inaugurou o conjunto na Operaria. O nome era Festa de Arromba. O presidente da Operaria era o senhor Mariano. Depois dessa festa apareceu dois novos componentes: Nivaldo do Sax e Hermes do Trobone. Os primeiros componentes foram (Nelson Cambuy) Reilson Baraúna, Chiquinho Findiga, Edvaldo de Bela, Helio Cambuy, Nivaldo e Hermes. Depois de sete meses terminou o conjunto Thisparedes como era chamado. Ficou oito meses sem tocar. Chegou o circo de Garrincha em Xique Xique, tinha a Banda, mas não tinha quem tocasse. Ele convidou para tocar quize noite no circo. Depois o dono do circo ofereceu os aparelhos e nós compramos. Formamos o Conjunto e Edilton Rapadura colocou o nome APOLO. Ele leu em uma história grega: APOLO, Deus da arte e da beleza. Aí veio o Conjunto Apolo.

O primeiro baile tocado pela banda Apolo foi na Sociedade Beneficente de Operários, foram três bailes. O quarto baile foi no Clube Recreativo Sete de Setembro. Depois desse baile a Banda Apolo comprou um SAX para Hermes e uma bateria para Paixão. Esses instrumentos foram comprados em Juazeiro-BA por Edilton Rapadura. A Banda ensaiou por quinze dias e foi a primeira participação de Hermes e Paixão. O Conjunto na época era formada por quatro irmãos: Hermes, Helio, Nelson e Paixão. Depois de cinco anos ingressou no Conjunto Erisvaldo no Órgão Eletrônico, Cosme na Percussão e Coruja na Guitarra Base. O Conjunto Apolo se apresentava todos com uniformes da banda era uma coleção de seis fardas e era utilizadas nas apresentações. Os ensaios aconteciam na casa de Dona Rosalina Nunes mais conhecida como Rosinha Canã (Mãe de Nelson e os demais). Ela era a empresaria da Banda, também ficava na porta na Rua 24 de outubro, todas as tardes dos ensaios, porque a aporta ficava repleta de gente. A primeira vagem da Banda Apolo foi na cidade de Gentio Do Ouro, depois Central, Lapão, Jussara, Irecê...Tocava por toda a região e depois se apresentarão nas cidades de Santa Rita de Cássia, Barreiras, Formosa do Rio Preto, Riachão das Neves, Serra Dourada e Cotegipe. Se apresentaram também em cidades do Piauí como: Terezina, Floriano São Raimundo Nonato, Corrente, Uruçuí, Bom Jesus do Gurugueia, Eliseu Martins, Caracol e muitas outras cidades onde se apresentaram por pouco mais de dez anos: O estilo da Banda era Renato & Seus Blue Caps, Os incríveis, Goldembois, The-Fivers, Demetrios, Roberto Carlos, Jerry Adriano, Erasmo Carlos, Vanderleia, Cely Campelo, Ronivon, Os Boleros de Altemar Dutra, Trio Irakitã, Agnaldo Timóteo, Carlos Gonzaga, as versões do Beatles e Luiz Gonzaga. 

O Conjunto Apolo teve seu final por que os componentes foram se casando e afastando, tendo outros compromissos. O primeiro que saiu foi Helio que tinha se mudado para Belo Horizonte, depois Hermes para Barreiras e Erisvaldo formou sua própria banda. Na sequência Nelson resolveu tocar sozinho como Nelson e seus Teclados. Quando aparecia alguém interessado em aprender Nelson dava aulas e muitos aprenderam com o mestre, dentre muitos músicos como Baixinho, Carimbo, David, Bau, Cleber de mestre Helio, Carlinhos de Flozinho, Agnaldo Feitosa e muitos outros. Até hoje ensino a tocar vários instrumentos musicas, cobrando por aula ou por mês. Querendo pode entrar em contato Nelson 74 99947-7761 ou procurar na Travessa Djalma Bessa nº 879. Cadê as Palmas. Quando estive em Xique-Xique em 2006 conversei com Nelson por mais de 2 horas, quiz saber do sucesso que a banda Apolo fazia nos anos 70 e 80. Fiquei surpreso, eles eram comparados com Os Fives ou Betles do Nordeste.Parabéns Nelson, nosso ícone da música popular Xiquexiquense.

FONTE: XIQUESAMPA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.