09/12/2009

FALHA DE BOMBA EM USINA AGRAVOU A CHEIA DO TIETÊ!!SÃO PAULO TEVE O DIA MAIS CHUVOSO DOS ÚLTIMOS 2 ANOS.


Uma bomba do sistema da usina elevatória de Traição não funcionou hoje e foi o maior problema no Rio Pinheiros, que comprometeu 25% da capacidade de bombeamento e piorou ainda mais a capacidade de escoamento das águas do Rio Tietê, na capital paulista. A informação é da Secretaria Estadual de Saneamento e Energia (SSE), em comunicado divulgado esta tarde em conjunto com o Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee) e a Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae). A secretaria informa que há estudos para a instalação de duas bombas adicionais. Devido à chuva forte e persistente desde a madrugada, o Rio Tietê transbordou hoje de manhã na cidade de São Paulo pela segunda vez desde que foi concluído o aprofundamento da calha do rio, em 2006. O último transbordamento foi em 8 de setembro deste ano. A água invadiu as pistas da Marginal Tietê e bloqueou a via em vários trechos.

Inaugurada em 1940, a usina elevatória de Traição tem como objetivo reverter o curso das águas dos rios Tietê e Pinheiros. Do ponto de vista energético, a reversão do rio tem como propósito manter volumes d' água nos reservatórios do Rio das Pedras e Billings suficientes para garantir a geração na Usina Henry Borden. A operação do sistema de reversão do Rio Pinheiros só é acionada justamente para o controle das enchentes. De acordo com a SSE, os radares registraram chuva de intensidade média de 84 milímetros na Bacia do Alto Tietê, que corresponde a dois terços de toda a chuva prevista para o mês de dezembro. O órgão estadual atribui a esse volume excessivo de chuvas no Alto Tietê a origem dos pontos de inundação. Em média o Rio Tietê subiu 7 metros e o Rio Pinheiros, 4 metros.

O Daee afirmou no comunicado que executa periodicamente o desassoreamento e a limpeza dos rios Tietê, Cabuçu de Cima, Tamanduateí e dos piscinões do ABC e Pirajuçara e que só neste ano já foram retirados 380 mil metros cúbicos de sedimentos. A Emae disse que, por sua vez, retira 200 mil metros cúbicos de sedimentos e assoreamento, além de 2,8 mil toneladas de lixo por ano do Rio Pinheiros. A nota da SSE conclui que é necessário lembrar a população de que é preciso colaborar, não jogando lixo nas ruas, córregos e rios.

Fonte:Claudio Feustel, Agencia Estado, Atualizado: 8/12/2009 19:37 .

* SÃO PAULO TEVE DIA MAIS CHUVOSO DOS ÚLTIMOS 2 ANOS. São Paulo teve ontem (08/12/2009) o recorde de chuvas dos últimos dois anos, segundo informações do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), entidade ligada à Prefeitura. Até as 13 horas, choveu na cidade 67,4 milímetros, o que corresponde a 33,5% da média esperada para o mês de dezembro, de 201 milímetros. O volume supera os maiores dados registrados nos últimos dois anos, que foram 60,8 milímetros em 29 de janeiro de 2008e 62,2 milímetros em 19 de dezembro de 2007. Pelo menos 89 pontos de alagamentos foram registrados na cidade até às 13 horas, afirmou o CGE. Por volta das 15h30, as chuvas já haviam diminuído e a cidade de São Paulo não tinha mais nenhum ponto em estado de atenção. A cidade foi colocada nessa situação às 3h14 da madrugada em razão do mau tempo.

Durante este período, houve transbordamento do Ribeirão dos Meninos, no Ipiranga, do Rio Tietê na altura da Ponte das Bandeiras, do Rio Pinheiros na altura das Pontes Cidade Universitária e Jaguaré e do Córrego Três Pontes, no Itaim Paulista. De acordo com o Corpo de Bombeiros da cidade, 44 pessoas ficaram ilhadas nesta manhã e tiveram de ser socorridas. Quatro desabamentos foram registrados, sendo dois na zona sul e dois na zona leste. Seis pessoas morreram entre ontem e hoje devido a deslizamentos na região da Grande São Paulo.

Fonte:Priscila Trindade, Agencia Estado, Atualizado: 8/12/2009 16:44 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.