11/05/2010

SÉRIE DE TV APRESENTA A RIQUEZA CULTURAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA .

O programa Bahia de Todos os Cantos, que será exibido próxima quarta-feira (12), às 20h, com reprise no sábado (15), às 8h30, na TVE, terá como destaque o território do Recôncavo. A série vai mostrar a religiosidade responsável pela manutenção da cultura negra, em Cachoeira, o samba-de-roda Tabuleiro de Pindoba, em Cabaceiras do Paraguaçu, e a preservação dos saveiros no distrito de Coqueiros, em Maragojipe, além de outras peculiaridades da região. Para descobrir histórias dos moradores, a equipe do programa percorreu várias cidades do território, que fica a aproximadamente 130 quilômetros de Salvador. No roteiro da viagem, Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira e Maragojipe foram alguns dos municípios visitados, dos 20 que compõem o território. A região marcou a história da Bahia e até hoje é uma referência para a cultura afrobrasileira.

Em Cachoeira, o programa apresenta a tradição das religiões afrobrasileiras que se mantêm vivas nos terreiros do Recôncavo. E em Coqueiros, distrito do município de Maragojipe, o esforço da população para preservar os saveiros, embarcações tipicamente baianas. Série de TV, revista e portal, no endereço eletrônico http://www.bahiadetodososcantos.com.br/ . Este é o escopo do projeto Bahia de Todos os Cantos, que surgiu a partir da revista homônima, produto desenvolvido para o Governo da Bahia e que já está na sua quarta edição. A série contempla 32 episódios com viagens a todos os territórios de identidade do estado.

Desenvolvimento social, cultural e econômico faz parte da pauta do Bahia de Todos os Cantos. O programa identifica os potenciais de cada território e pretende conhecer cada canto da Bahia com o olhar dos seus moradores, além de identificar as potencialidades de cada região, pontuar os caminhos para o desenvolvimento e os traços culturais. O Bahia de Todos os Cantos é programa de TV realizado pela Lima Comunicação, com apoio das secretarias do Planejamento (Seplan), de Cultura da Bahia (Secult), da Empresa Gráfica da Bahia (Egba) e do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb).

FONTE : AGECOM BA .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.