01/07/2010

O XADREZ E A DAMA NA POLITICA JACOBINENSE .



















A partir da informação da oficialização do apoio da prefeita de Jacobina, Valdice Castro (DEM), lembrei de dois jogos bastante conhecidos pela população, o Xadrez e a Dama. Mesmo sendo disputados em tabuleiros, possuem métodos totalmente diferentes. Um exige mais concentração que o outro... e aí vai . No Xadrez, onde o Rei é mais poderoso, quem ganha o jogo nem sempre é aquele que o mantém vivo; veja lá na Dama, onde a pedra criada durante a partida e que leva o mesmo nome do jogo é comida (ou matada) por uma simples pedra e em jogadas não necessariamente bem articuladas. Lembrando que na Dama, ficar no carreirão, indo e voltando para o mesmo lugar é jogada de amador .

Fazendo uma analogia entre os jogos para lembrar o pragmatismo da política jacobinense, onde o jocoso chega a disputar com o circunspecto, o receio da população é que a Dama não azare um projeto político que está dando certo, como azarou aquele Rei o projeto que não passava de um verdadeiro jogo de interesses mal intencionados que existia na Bahia. Para reforçar tais jogadas, ou melhor, tais interesses, é a atitude da prefeita do Partido Democratas, (do DEM de Jacobina), a agremiação política que respeita somente as decisões de “Maioria*”, ao decidir selar seu encosto com o governador Jaques Wagner, apoiando a sua reeleição, depois de medir o tamanho político e de público das convenções partidárias do Estado.

Entre alguns militantes do Partido dos Trabalhadores da cidade, vários são os comentários sarcásticos em relação à declaração de apoio por parte da prefeita Valdice Castro, ex-primeira Dama (a palavra é apenas uma mera coincidência do tema do texto). Dizem os mais pessimistas que o município volta à “saga do Rui”, onde mesmo com sua importância histórica e eleitoral, sendo um dos maiores colégios eleitorais do Estado, corre novamente o risco de continuar no ostracismo, de Costas para o desenvolvimento, por falta de ações governamentais concretas e de representantes que não priorizam unicamente projetos pessoais. Já os otimistas esperam que o modelo republicano de governar, que o projeto que tá mudando o Brasil e a Bahia sejam os motivos reais para a decisão da prefeita de Jacobina.

É bom lembrar que muita gente pode não saber os papéis do Rei e da Dama no tabuleiro, mas sabe distinguir o que realmente é ímpar.

Viva a seleção do Brasil !

*Xadrez - Jogo sobre um tabuleiro, com 64 casas, em que se fazem mover 32 peças ou figuras de valor diferente.

*Dama - Tábula do jogo das damas que consegue alcançar a última fiada de casas.

*Maioria - Apelido dado a Leopoldo Passo, esposo, secretário e guru da prefeita Valdice Castro .
 
FONTE : Por Gervásio Lima .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.