29/10/2010

REINALDINHO FALA DA SITUAÇÃO DO ESGOTAMENTO SANITÁRIO DE XIQUE-XIQUE .

OBRA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO DE XIQUE-XIQUE .

" Durante muitos anos observei os moradores Xique-Xiquenses cobrando com razão a despoluição da Lagoa do Bairro da Ponta da Ilha e a implantação de um sistema de esgotamento sanitário na nossa cidade capaz de coletar e tratar adequadamente todo o esgoto produzido.
Pensando nisso em 2006 a Prefeitura de Xique-Xique firmou convênio com a Codevasf e contratou através de licitação a empresa UFC, especializada neste tipo de projeto.

A Prefeitura pagou quase R$ 400.000,00 a UFC que dentro do prazo entregou ao nosso Município um projeto executivo completo do nosso esgotamento sanitário. De posse deste projeto, encaminhamos cópia a Codevasf e ao Ministério da Integração Nacional. Segundo o projeto original da UFC, o custo estimado da obra de esgotamento sanitário de Xique-Xique seria de aproximadamente 26 milhões de reais. A Codevasf constatou o recebimento do projeto e nos avisou que faria uma licitação para escolher uma empresa para realizar esse projeto tão importante para Xique-Xique e para o Rio São Francisco.

Para nossa surpresa a empresa vencedora da licitação realizada pela Codevasf, EGC, ganhou a licitação com um preço total de apenas 17 milhões de reais, ou seja, valor muito abaixo do estimado pelo projeto executivo da empresa UFC. Questionamos na época a Codevasf sobre a possibilidade da EGC não conseguir realizar essa obra em Xique-Xique por conta do baixo preço. Mas, a Codevasf nos respondeu que a obra era perfeitamente exeqüível e que a ECG iria ganhar no volume de obras, uma vez que havia ganhado outras obras na Bahia.

Importante ressaltar que a Codevasf tem residindo em Xique-Xique um fiscal de obra, uma pessoa capacitada e que acompanha passo a passo toda a execução da obra. Além disso, a Prefeitura, a Câmara de Vereadores e o SAAE montaram um grupo de acompanhamento da obra que se reunia todas as segundas-feiras com o pessoal da EGC para avaliação dos trabalhos. Nestas reuniões atas eram produzidas, assinadas e encaminhadas a Presidência da Codevasf, semanalmente.

Também não pudemos esquecer que a Codevasf, inclusive com a presença do seu Presidente, realizou aqui em Xique-Xique duas audiências públicas com a sociedade explicando os detalhes da obra, respondendo questionamentos e principalmente assumindo um compromisso público de deixar o calçamento das nossas ruas 100% consertado. Tenho certeza de que nos arquivos da Câmara de Vereadores de Xique-Xique existem gravações de áudio dessas audiências públicas. O resultado desta novela todos nos já sabemos: a EGC, depois da passagem de oito engenheiros residentes em Xique-Xique, fechou as portas e abandonou a cidade. Assim como abandonou obras em pelo menos outras dez cidades as quais também ganhou a licitação com preços subfaturados. E o pior, abandonou todas essas cidades devendo aos trabalhadores, devendo ao comércio local e deixando para traz um rastro de destruição, pois aqui em Xique-Xique e também nas outras cidades, quebrou e não recuperou os calçamentos que receberam tubulações da rede de esgoto.

É claro que como Xique-Xiquense também ficou indignado com a irresponsabilidade e incompetência da empresa EGC, mas confio que Dr. Orlando Castro, Presidente da Codevasf, haverá de encontrar uma solução para o caso de Xique-Xique e também das obras cidades vítimas dessa empresa.

Através de e-mail, ofícios e telefonemas, semanalmente cobramos da Codevasf um solução. Sempre somos muito bem atendidos e recebemos uma mensagem de esperança de que a Codevasf viabilizará uma solução. Mas, verdade seja dita, não suportamos mais esperar. Precisamos dos nossos calçamentos devidamente recuperados e queremos muito que o nosso esgotamento sanitário seja concluído para que tenhamos a nossa cidade atendida pelo projeto e que deste modo possamos contribuir com a revitalização do nosso querido Rio São Francisco.

Diante dessa situação, estamos tentando agendar uma audiência em Brasília com o Presidente da Codevasf para tentarmos obter uma resposta mais concreta a respeito da continuidade das obras de esgotamento sanitário de Xique-Xique" .

FONTE : BLOG DO REINALDINHO (PREFEITO DE XIQUE-XIQUE BA) .

2 comentários:

  1. PARABÉNS REINALDINHO PELA SUA EXCELENTE ADMINISTRAÇÃO,VC DEIXA A JACUZADA DOIDA .

    ResponderExcluir
  2. Parabéns prefeito Reinaldo filho,pelos esclarecimentos dados a nossa população em relação ao saneamento,acho que depois dessa a oposição vai procurar um outro assunto pra falar mau da sua administração.
    Nos blogs de x² so postavam isso ultimamente,espero ter chegado ao FIM.
    "PARABENS PELA MATERIA ADRIANO"
    ABRAÇO

    ResponderExcluir

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.