Adicionar legenda |
“Pelas Coroas do Velho Chico”, foi a primeira matéria do jornalista publicada.
O texto chama a atenção para a necessidade da preservação do Rio São Francisco.
Nele, Gervásio usa a criatividade e imagens para denunciar o assoreamento do rio, com histórias contadas por ribeirinhos e pescadores.
Na edição do mês de outubro da Com Ciência Ambiental, ocupando 11 páginas da revista, o destaque é o Garimpo da Serra da Carnaíba, no município de Pindobaçu. Gervásio LIMA aborda o risco X benefício da vida no garimpo. Na matéria “Garimpeiros arriscam a vida em busca do ouro verde”, o jornalista, que contou com a colaboração do colega João Batista Ferreira, fala de temas polêmicos como prostituição, trabalho infantil e acidentes de trabalho. “A extração de riqueza natural expõe mineradores ao risco de acidentes em jazidas.
No garimpo da preciosa pedra verde, a temperatura beira os 40º e a possibilidade de desabamentos é constante e o rejeito é descartado a céu aberto”, relata Gervásio. Na edição de novembro, que já se encontra nas bancas de revistas das principais cidades do país, a exploração do ouro em Jacobina é documentada mais de 10 páginas da edição. A história do ouro e dos mineradores são os temas principais.
Os cerca de 20 anos de profissão como jornalista e a graduação no curso de História da UNEB, dão a Gervásrio um olhar mais perspicaz, o que tem rendido elogios da diretoria da redação da revista, Cilene Victor .
TEXTO : GERVÁSIO LIMA .
FONTE : XIQUESAMPA/ GERVÁSIO LIMA, JORNALISTA E HISTORIADOR, COLABORADOR DO BLOG XIQUESAMPA .
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.