26/05/2011

EDILSON ROCHA:A DIFERENÇA DE UM JORNALISMO SÉRIO,O QUE ESCREVO NÃO HÁ LUGAR PARA O ANONIMATO.

Edilson Rocha - Servidor público e Cinegrafista.
É colaborador do Página Revista.
Contato: edilsonrochasantos@hotmail.com

Em conversas com amigos, invariavelmente sou indagado por que motivo há anos tenho escrevido minhas matérias apenas no Jornal Pagina Revista, passando, às vezes, aos leitores de outros veículos locais – caso dos blogs – o indício de exclusividade no noticioso impresso idealizado e fundado por meu amigo Erasmo Deterra. Esse tipo de questionamento nem deveria existir e, portanto, não procede, pois os motivos são notórios de minha não-participação em outros órgãos de imprensa locais. Não tenho um arquivo de tudo que já escrevi durante a minha vida e, até por isso, não devo confiar totalmente em minha memória, mas me recordo de que, em Xique-Xique, um jornal denominado Cochicho, nos anos 90, também de iniciativa de Erasmo Deterra, foi o primeiro pelo qual comecei a me aventurar como colunista.

Durante esses anos, Erasmo se aprofundou em fazer um jornalismo com responsabilidade, além de, aos poucos, com sua mente voltada para o futuro, ter aperfeiçoado o formato do Jornal Pagina Revista, inclusive disponibilizando-o, mês a mês, na Internet. Caberia até este tipo de assunto ser mais oportuno em datas comemorativas do aniversário do Jornal Pagina Revista ou até mesmo da pessoa de Erasmo Deterra. Porém, dados os últimos absurdos veiculados em certos órgãos de comunicação disponibilizados em Xique-Xique, notadamente em forma de blogs, não poderia, neste momento, perder esta chance de apresentar meus protestos de repúdio, mais uma vez, àqueles que não procuram ser éticos quanto aos comentários que permitem ser publicados nesses seus instrumentos de comunicação virtuais. No jornal em que escrevo não há lugar para anonimato. Aliás, esta é a terceira vez que me reporto a este assunto e, mesmo assim, bem diferente do estilo claro, transparente daquilo que considero jornalismo de verdade e de responsabilidade, certos donos e editores de alguns blogs continuam permitindo o uso desta ação covarde chamada anonimato. Nem sequer se atêm ao disposto na Constituição Federal, art. 5º, inciso IV, que diz: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”.

Tenho a pretensão, não sei quando, de fazer um blog de noticiais em geral, visando à divulgação de assuntos mais restritos ao nosso município e região. Todavia, de antemão, deixo claro que, em nenhuma hipótese, permitirei a insensatez do anonimato de quem quer sejam seus postadores, nem mesmo para tecer elogios, sejam a fulano ou sicrano, a político ou não-político. E por aí vai! Até compreendo que várias pessoas postam comentários anonimamente nesses blogs por desconhecerem a ética jornalística. No entanto, essa mesma compreensão não a aplico aos seus proprietários e editores. Eles conhecem a lei e poderiam, perfeitamente, sem qualquer problema, proceder a um trabalho de moderação, proibindo a postagem, em seus blogs, de assuntos de autoria anônima. O motivo, enfim, de eu escrever apenas no Jornal Pagina Revista é que este faz um jornalismo sério, onde seu proprietário e editor-chefe, ao longo de vários anos, tem demonstrado responsabilidade com o que é divulgado, enquanto alguns blogs locais...

Edilson Rocha - edilsonrochasantos@hotmail.com

FONTE : JORNAL PAGINA REVISTA DE ERASMO DETERRA .
ACESSE: http://www.paginarevista.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.