22/03/2012

AUMENTA O NÚMERO DE QUEIXAS SOBRE QUALIDADE DA ÁGUA EM XIQUE-XIQUE .

“A qualidade da água do nosso município é ótima, nessa época de calor o corpo da gente fica mais suscetível a esses problemas”, se defende o atual diretor administrativo, Everaldo Nilo .

Pelo menos 15 pessoas deram entrada nos dois Hospitais do Município na primeira semana do mês, e todos com os mesmos sintomas. No início do mês de março a demanda por atendimento médico nos dois Hospitais do município de Xique-Xique teve um aumento considerável. Reclamando de dores de cabeça, ânsia de vômito, diarreia e febre os pacientes queixavam-se da água distribuída pelo Serviço Autônomo de água e Esgoto – SAAE. Alvo de críticas nos últimos meses, a direção do SAAE afirma que a qualidade da água distribuída para a população é confiável, pois está recebendo os tratamentos devidos. “A qualidade da água do nosso município é ótima, nessa época de calor o corpo da gente fica mais suscetível a esses problemas”, se defende o atual diretor administrativo, Everaldo Nilo. “A qualidade da água do nosso município é ótima, nessa época de calor o corpo da gente fica mais suscetível a esses problemas” .

Buscando um trabalho imparcial, o Pagina Revista ouviu as queixas dos enfermos e opiniões de dois médicos. Na opinião da maioria dos enfermos a causa estava na água. “A água está chegando às nossas casas com uma cor alaranjada, como se estivesse sem tratamento nenhum”, disse Maria. Outra entrevistada é categórica, e afirma: “Estamos doentes devido à água que está chegando às casas, vem muito barrenta e está contaminando as pessoas”, desabafa Adriana. Questionado sobre a cor barrenta da água, Everaldo Nilo diz que “nesses últimos dias a ‘turbidez’ da água do rio São Francisco está muito alta, e isso – *a cor da água nas residências - acontece também, porque a água não está tendo tempo de decantar, pois nessa época de calor o consumo de água aumenta. Mas está havendo tratamento da água, sim”, justifica o diretor .

Desconfiança de população aquece mercado de água mineral: Temendo pela saúde muitas famílias que antes não tinham o hábito de comprar água mineral foram obrigadas a economizar a fim de adquirir água de procedência confiável. Em pesquisa realizada no comércio local ficou constatado um aumento nas vendas de água mineral de 149,16% entre os dias dois e oito de março. “Difícil afirmar a porcentagem exata, mas só para se ter uma ideia, não temos água nesse momento, nossos clientes estão sem água. Muita gente que não tinha o hábito de comprar, agora está comprando”, disse um comerciante. Confira a opinião dos profissionais da Saúde:

“Esses pacientes alegavam que o problema era da água; em minha residência ingerimos água mineral, mas tomamos banho, escovamos os dentes com a água pública. Portanto, também estamos expostos aos problemas da água fornecida pelo SAAE”, disse Dr. Ricardo Magalhães .

Mas afinal, o que dizem os médicos sobre os sintomas apresentados em vários pacientes no inicio do mês? Segundo Dr. Ricardo Magalhães, que atende no Hospital Senhor do Bonfim, muita gente foi internada com diarreia, febre, dor de cabeça, ânsia de vômito etc. “Esses pacientes alegavam que o problema era da água; em minha residência ingerimos água mineral, mas tomamos banho, escovamos os dentes com a água pública. Portanto, também estamos expostos aos problemas da água fornecida pelo SAAE”, disse o médico justificando a internação de seu filho, com os mesmos sintomas apresentados pela maioria dos pacientes do Senhor do Bonfim. Segundo o Dr. Ricardo, não se pode afirmar que a causa dos sintomas apresentados pelos enfermos esteja na água que abastece Xique-Xique. Na opinião do médico, “para que possamos afirmar se o problema está realmente na água, ou não, seria preciso realizar exame clínico da mesma”. "...para saber se o problema é da água, é preciso um exame próprio, uma análise da água” .
Dr. Renan Braga disse que para saber se o problema é da água, é preciso um exame próprio, uma análise da água .

Em conversa com a reportagem do Pagina Revista, o diretor do Hospital Julieta Viana, dr. Renan Braga alegou que estava viajando e que por esse motivo não estava inteirado dos fatos, mas confirmou a internação de algumas pessoas se queixando de ânsia de vômito, dor de cabeça, diarreia etc. “Tem um ou dois pacientes com esses sintomas, e outros que você citou, mas sabemos que nessa época o calor aumenta, e pode causar sintomas assim; para saber se o problema é da água, é preciso um exame próprio, uma análise da água” .

*Da redação do Pagina Revista .
*Texto e Fotos: Tâmara Santos – Colaboradora do Pagina Revista .

FONTE: PAGINA REVISTA .

Um comentário:

  1. Bio, Xiquexiquense em Barreiras BA .22/03/2012, 20:04

    Assassinaram o Saae e Hospitais de Xique-Xique, Nilo entende de que em se falando de Saae? Ô Terrinha atrasada .

    ResponderExcluir

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.