21/03/2012

DURANTE ENCONTRO NA UPB, PREFEITO DE MORPARÁ APRESENTA PROPOSIÇÕES PARA AMENIZAR SECA .

Lelei ressalta o pleito apresentado à Embasa, para realização de estudo de viabilidade de construção de adutora no rio São Francisco para abastecer a zona rural de Morpará .

Tendo em vista o problema causado pela estiagem na Bahia e o grande número de municípios que decretaram situação de emergência, a União dos Prefeitos da Bahia (UPB), reuniu na tarde desta terça-feira (20), gestores de diversas regiões do estado, principalmente os das áreas mais afetadas para discutir sobre o assunto. Além dos prefeitos, estiveram presentes o presidente da UPB, Luiz Caetano, o secretário Estadual de Relações Institucionais, César Lisboa, o presidente da Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia, Bento Ribeiro, representantes da Casa Civil da Bahia e outros órgãos estaduais .



O prefeito de Morpará, Sirley Novaes Barreto (Lelei), esteve presente no evento. O seu município decretou situação de emergência por conta da falta de água para consumo humano e animal na zona rural. Entre as proposições do prefeito de Morpará durante a reunião, no sentido de minimizar os problemas causados pela seca, estão a discussão de um plano estratégico para convivência com a seca e a liberação de mais recursos para a universalização de cisternas de capacitação de águas da chuva, assim como campanhas educativas para o uso racional da água pelos moradores e intensificação do programa de revitalização do rio São Francisco e seus afluentes, pelos governos estadual e federal .

Ele destacou também a importância de se priorizar a construção de sistemas simplificados de abastecimento de água a partir de poços artesianos perfurados. Dentre as ações já tomadas pelo Executivo Municipal, Lelei ressalta ainda o pleito apresentado à Empresa Baiana de Abastecimento de Água e Saneamento (Embasa), para realização de estudo de viabilidade de construção de adutora no rio São Francisco para abastecer a zona rural de Morpará. A obra beneficiaria também áreas urbanas e rurais dos municípios de Brotas de Macaúbas, Ipupiara e Gentio do Ouro. Como ação emergencial, a Prefeitura de Morpará está contratando, com recursos próprios, empresa para perfuração de quatro poços artesianos nas áreas mais atingidas pela falta de água, as comunidades de Capim de Raiz, Bandarra, Jatobazinho e Lagoa do Ato. Os recursos estimados para os serviços ficarão na ordem dos 35 mil reais .
 
Por Gervásio Lima, Jornalista, Historiador e Colaborador do Blog XiqueSampa .
 
FONTE: XIQUESAMPA .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.