23/05/2012

POPULAÇÃO LOTA A CÂMARA DE MORPARÁ PARA PEDIR APROVAÇÃO DAS CONTAS DO EXECUTIVO MUNICIPAL .


População lota a câmara de vereadores em Morpará: As contas da Prefeitura de Morpará, referentes aos anos de 2009 e 2010 foram aprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) .

Mesmo o gestor tendo respeitado todos os índices constitucionais, principalmente nas áreas da Educação, Saúde, Fundeb e de Pessoal, a bancada de oposição da Câmara de Vereadores Municipal ainda não se manifestou sobre a aprovação do parecer do órgão controlador. Durante sessão realizada no dia 11 de maio, a presidente do Legislativo de Morpará, a vereadora Edinalva Pereira de Almeida (Nalva) – PR, apresentou as contas do Executivo para apreciação dos vereadores. No encontro seguinte, no último dia 18, após rumores circular pela cidade de que uma possível armação política desconsideraria a decisão do TCM, diversos moradores da cidade se dirigiram para a sede da Câmara de Vereadores, onde lotaram o plenário e a parte externa da Casa, para acompanhar o julgamento dos edis. Incomodada com a pressão popular, a presidente da Câmara, vereadora Nalva, alegou ausência de parecer da Comissão de Finanças, Orçamentos e Contas e não colocou as contas em votação, encerrando a sessão em seguida. Indignados com a atitude da presidente, após o término da sessão, como forma pacífica de protesto, cantou o hino nacional e o do município.

O prefeito de Morpará, o Petista Sirley Novaes Barreto (Leley), considera a atitude da presidência do Legislativo Municipal como manobra política, denominando de ‘golpe à democracia’ caso suas contas forem reprovadas. Conforme o alcaide do município, antes de chegar ao Legislativo as contas da Prefeitura foram analisadas pelo TCM, órgão de controle externo responsável pela avaliação técnica e emissão de pareceres, por tanto não justifica a desaprovação. “Se porventura reprovarem nossas contas será um golpe à democracia. Relembrará os anos ditatoriais”, indignou-se. Opinião idêntica tem uma das lideranças políticas do município, o peemedebista João Neto Pereira de Souza, que mesmo aliado da vereadora Nalva e oposição ao governo municipal. Segundo ele “o confronto deverá ser nas urnas, não há motivos para rejeitar as contas do Prefeito, se isso acontecer será uma verdadeira manobra política”. O prefeito Lelei, pré-candidato à reeleição pelo PT, precisará articular a aprovação de suas contas em consonância ao parecer do TCM, pois com a perca de 3 (três) vereadores de sua base, a oposição passou a ter 6 (seis) vereadores, ou seja, 2/3 (dois terços) dos membros da casa, votos suficientes para rejeitar as contas.

Até recentemente o prefeito contava em sua base governista, com os vereadores Dizinho do Assissi (PMDB) e Nalva, ex PT. Demonstrando tranquilidade, o prefeito disse que acredita que os vereadores irão aprovar suas contas, ao votar com consciência e responsabilidade. Já a base governista acredita que a articulação para rejeitar as contas da atual administração é uma estratégia do ex-prefeito de Morpará, Felisberto Almeida Filho (Betinho de Betão), do DEM, que devido se encontrar na relação dos fichas sujas divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral, quer lançar a vereadora Nalva, ex-petista e ex-aliada do governo, para ser a candidata da oposição na eleição municipal deste ano, compondo com o também ex-aliado, o vereador Dezinho do Assissi. A votação da contas devem acontecer na sessão desta sexta-feira, dia 25 .

Por Gervásio Lima, Jornalista, Historiador e Colaborador do Blog XiqueSampa .

FONTE: XIQUESAMPA .

Um comentário:

  1. As contas da Prefeitura só vai para votação pela câmara quando é Rejeitada pelo TCM.

    Portanto existem erro nessa matéria.. Se as Contas foram rejeitadas pelo TCM não existe golpe algum. cabe a Câmara votar.

    O TCM só rejeita quando existem irregularidades.
    Em Xique-Xique houve caso parecido: Magalhães teve suas contas rejeitadas pelo TCM e coube a Câmara votar pela rejeição ou não.

    ResponderExcluir

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.