18/05/2012

XIQUEXIQUENSE NIZALDO COSTA TEM MÚSICA GRAVADA POR MARIENE DE CASTRO .

Depois de ter sido gravado por Maria Bethânia, Caetano Veloso e Gilberto Gil ─ nosso conterrâneo Nizaldo Costa tem a canção "Marujo", feita em parceria com o Santoamarense Roberto Mendes, gravada por Mariene de Castro .

A cantora Mariene de Castro uma das grandes revelações da música da Bahia e do Brasil promete agitar o meio musical com seu novo CD, intitulado Tabaroinha, lançado pela gravadora Universal Music e posto no mercado no mês de abril. Mariene põe na sua roda um samba carioca de Arlindo Cruz, Jr. Dom e Babi - A Pureza da Flor, gravado pelo Grupo Revelação no álbum Velocidade da Luz (2006), um samba romântico da lavra do compositor baiano Nelson Rufino, Amuleto da Sorte, à altura dos sucessos de Zeca Pagodinho no gênero, além de Roberto Mendes e Nizaldo Costa com a canção Marujo. Também enriquecem o CD canções de Martinho da Vila, Roque Ferreira, Dorival Caymmi e Luiz Gonzaga, além do 1º samba gravado no Brasil, "Isto é bom" de Xisto Bahia .

Sem dúvida, trata-se da grande revelação da MPB. Apadrinhada por Beth Carvalho e bem conceituada pela crítica, Mariene de Castro se confirma como um dos nomes do samba brasileiro atual. Prova disso é a sua indicação para o Prêmio da Música Brasileira 2011 como Melhor Cantora. Samba Anfitriã e realizadora do projeto ´Santo de Casa´, Mariene é patrocinada pela Natura. Abaixo, trecho da resenha do jornalista carioca Roque Ferreira no Blog Notas Musicais (www.blognotasmusicais.blogspot.com.br):

Referência máxima da música baiana, Dorival Caymmi (1914 - 2008) está (bem) representado em Tabaroinha pela lembrança de Tia Anastácia (Cantiga pro Sinhozinho), faixa de espírito lúdico que vem a ser a adaptação infantil (feita nos anos 70) de História pro Sinhozinho, tema lançado em 1945 nas vozes do Trio de Ouro. Há ecos de Caymmi também no universo praieiro de Marujo (Roberto Mendes e Nizaldo Costa), faixa levada somente pelo violão de Mendes e pelas palmas da cantora e do compositor. É neste mar baianíssimo que a preta retratada em Orixá de Frente (Roque Ferreira) vai botar presente para a rainha das águas. Vale lembrar que Nizaldo Costa teve também a música Festança gravada pela sambista Juliana Ribeiro .

FONTE: XIQUESAMPA E BLOG NOTAS MUSICAIS .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.