19/10/2012

OSCAR: LIVRO "OS CHICOS" QUE TEM UMA PARTE CONTADA EM XIQUE-XIQUE GANHA PRÊMIO JABUTI 2012 .

Livro Os Chicos é vencedor do Prêmio Jabuti 2012 na categoria “Fotografia”

O livro Os Chicos – Fotografia, do mineiro Leo Drumond, é o vencedor do Prêmio Jabuti 2012 na categoria Fotografia. A obra é fruto do projeto homônimo, no qual Drumond e o jornalista Gustavo Nolasco percorreram toda a extensão do Rio São Francisco para contar a história dos “Franciscos” e “Franciscas” que moram nas comunidades ribeirinhas do maior rio inteiramente brasileiro.O livro de Drumond foi lançado no final de 2011 juntamente com Os Chicos – Prosa, de Nolasco. As obras foram publicadas pela editora NITRO Editorial, de Belo Horizonte. De 2007 a 2011, Drumond e Nolasco percorreram as margens do rio São Francisco; passando pelos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. Este longo trabalho de pesquisa revelou um pedaço da história do rio da integração nacional por uma ótica até hoje pouco explorada: a partir da narrativa das próprias pessoas que vivem às suas margens.As experiências humanas, sociais e culturais que os ribeirinhos quiseram mostrar aos autores foram o caminho escolhido para construir uma nova forma de falar sobre a combinação de um bem natural e a necessidade do homem de transmitir, pela oralidade, sua cultura para as novas gerações .


Chicos e Chicas:

Em homenagem ao nome do rio e para satisfazer suas veias de repórteres, o fotógrafo Drumond e o jornalista Nolasco impuseram o instigante desafio de percorrer as comunidades ribeirinhas à caça apenas de personagens que se chamassem Francisco ou Francisca. “O objetivo era mostrar de forma lírica que o Chico de Petrolina, por exemplo, tem toda uma relação com o rio e uma forma de transmitir oralmente sua cultura, folclore e histórias completamente diferentes de um Chico de Pirapora”, explica Drumond. O Prêmio Jabuti é o mais importante prêmio literário do Brasil, lançado em 1959, idealizado por Edgard Cavalheiro então presidente da Câmara Brasileira do Livro .

Veja a matéria do site "Os Chicos" de 27 de Abril de 2010, falando sobre o Blog Xiquesampa, O Xiquexiquense de Juarez Chaves, Jorge Meira e Poliana Pinheiro:

DEU NO SITE "OS CHICOS": XIQUE-XIQUE CONTADA PELOS FILHOS AUSENTES . 

A cidade de Xique-xique foi a que mais referências tinha na internet, quando da pesquisa prévia feita pela produção de Os Chicos nas cidades que constavam no roteiro de viagem. Foram encontrados bons sites sobre a história e o dia-a-dia da cidade. Mas o mais impressionante é que todos eles eram feitos por filhos da terra que moravam em outras praças. O principal foi o deles doi o Blog Xiquesampa, www.xiquesampa.blogspot.com o blog foi criado em abril de 2009 por Adriano Brito, um Xiquexiquense que reside em São Paulo/SP. Atualizado diariamente, o blog tanto dá notícias sobre o dia-a-dia da cidade, como também publica matérias sobre a história de Xique-Xique. 

O Blog divulgou e acompanhou toda a passagem da equipe do projeto Os Chicos pela cidade. Inclusive, o principal apoiador de Adriano Brito no blog, Jorge Meira, foi quem deu estrutura para que o jornalista Gustavo Nolasco e o fotógrafo Leo Drumond pudessem realizar a pesquisa no município. O fotógrafo Leo Drumond e o jornalista Gustavo Nolasco agradeceram ao blog Xiquesampa, ao vivo, quando foram entrevistados por Neli Vasconcelos, durante o Jornal da Tribuna da FM Xique-Xique . 

Outro site importante é o www.xiquexiquense.blogspot.com, do advogado Juarez Chaves. Xiquexiquense, ele hoje vive em Fortaleza/CE, mas não perde nada do que acontece na cidade. Durante a produção de Os Chicos, Juarez deu várias dicas de contatos na cidade, mostrando o quanto considera relevante a divulgação de Xique-Xique. Boas dicas também foram dadas por Poliana Pinheiro, estudante de jornalismo em Salvador/BA e uma fotógrafa de mão cheia. Foi através dela que Nolasco e Drumond chegaram ao personagem escolhido para retratar Xique-Xique: Chico de Né, um ex-agricultor do povoado Marreca Velha. Poli Pinheiro também possui um belo blog: www.olharespelosertao.blogspot.com/

FONTE : OS CHICOS ( http://www.oschicos.com.br/ ) . 

"O Blog Xiquesampa agradece o reconchecimento de Gustavo Nolasco e Léo Drumond de "Os Chicos". Parabéns, será uma honra poder ajuda-los novamente", Adriano Britto .

Mais informações:

Leo Drumond – (31) 9137-7079
Gustavo Nolasco – (31) 9627-7379

FONTE: OS CHICOS E XIQUESAMPA .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.