07/05/2013

BAIXIO DE IRECÊ (?): EDITAL DA PRIMEIRA ETAPA SERÁ LANÇADO NO DIA 10 DE MAIO .






















Foto (Elmo Vaz): O Baixio de Irecê fica entre os município de Xique-Xique (70%), Itaguaçu da Bahia (25%) e Sento Sé (5%), e por que o nome de Baixio de Irecê? Cheira a Royalties .


Iniciado há 13 anos, o Projeto Baixio de Irecê vai começar a ser implementado sexta-feira, 10 de maio, na cidade, com o lançamento do Edital de licitação para o uso da área e o termo de compromisso com o Banco do Nordeste, para o financiamento. "Os agricultores se cadastram e o banco financia 80%. Os 20% dizem respeito a parcela da infraestrutura de irrigação da Codevasf", explicou Elmo Vaz, presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em visita ao grupo A TARDE dia 30 de Abril. O início da primeira etapa abrange uma área de 4.300 hectares e deve gerar 5 mil empregos diretos na região. Até o final do projeto, a previsão é de que o baixio tenha 50 mil hectares irrigáveis, tornando-se uma das áreas mais irrigadas da América Latina. Após a licitação, o terreno precisará ainda passar pela supressão vegetal e pela correção do solo para torná-lo menos ácido, melhorando a absorção dos fertilizantes. A previsão é de que os menores lotes, de seis hectares, comecem a produzir em seis meses. Os de 15 e 40 hectares podem levar de 6 meses a 1 ano para ter produção.O projeto foi apresentado na oitava reunião do Comitê Estadual para Ações de Convivência com o Semiárido, que aconteceu em Irecê no dia 29 de Abril .

Enquanto a licitação do Baixio do Irecê não sai, o projeto divide moradores da região. Segundo estimativas da Comissão Pastoral da Terra (CPT), há 23 comunidades, totalizando 1.200 famílias, vivendo no entorno do empreendimento. A maioria vive da pesca, da pequena lavoura e da criação de animais. A abertura de vagas com as primeiras fases das obras — a cargo de Andrade Gutierrez, da goiana Emsa e da mineira Barbosa Mello — enche os olhos de alguns, como João Vieira de Souza, de 43 anos, morador de Carneiro. Pai de cinco filhos, Souza tirava o sustento da pesca e da plantação de mandioca e melancia. Após a chegada das empreiteiras, trabalhou um ano e sete meses no projeto de irrigação, com carteira assinada e um salário de R$ 550 mensais. Com o dinheiro, ergueu uma casa de alvenaria — antes morava em uma de taipa — e conseguiu comprar uma TV colorida. Na comunidade vizinha, Boa Vista, é fácil encontrar pessoas contrárias ao empreendimento. A razão é simples: as terras onde os moradores criavam seus animais hoje estão cercadas. Foram desapropriadas pela Codevasf e serão concedidas às empresas vencedoras do leilão. João Ferreira Santos, de 37 anos, criava suas seis cabeças de gado nas antigas fazendas sem ser incomodado pelos ex-proprietários. Agora, sabe que terá de encontrar outra fonte de renda .

Localização: Localizado na região do vale no médio São Francisco, a cerca de 500 quilômetros de Salvador, envolve os municipios de Itaguaçu da Bahia, Xique-Xique e Sento Sé. O Projeto Baixio de Irecê (Não sei o por que desse nome e não entendo), está situado ao norte da Região do Médio São Francisco, no Estado da Bahia. Sua área abarca parcialmente os municípios de Xique-Xique, Itaguaçu da Bahia e Sento Sé. O acesso à área do projeto dá-se principalmente através da Rodovia BA-052, que liga Xique-Xique a Feira de Santana, interligando-se então à malha viária nacional .

Corredor Multimodal: Elmo Vaz também falou sobre o corredor de transporte multimodal, que está em planejamento. "Estamos tentando viabilizar a hidrovia do São Francisco, que etaria ligado a ferrovias e rodovias nas marges do rio, reduzindo os custos de transporte", disse Vaz. O projeto chegaria até Bom Jesus da Lapa, onde passará à Ferrovia Oeste-Leste. O corredor de transporte vai favorecer o escoamento dos insumos em diversas cidades, como Juazeiro, na Bahia, e Petrolina, em Pernambuco. O projeto ainda está em fase de ajustes para começar a ser implementado .

FONTE: ATARDE E JORNAL EXTRA .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.