24/05/2013

COM CAPTAÇÃO EM XIQUE-XIQUE, ADUTORA É INAUGURADA EM RIO VERDE (ITAGUAÇU DA BAHIA) .



Baixio em Xique-Xique irá gerar 13 mil empregos no Médio São Francisco Baiano‏ .

Cerca de 4,5 mil empregos diretos e 8,5 mil empregos indiretos serão gerados no semiárido baiano com a ocupação da primeira etapa do projeto Baixio de Irecê, localizado nos municípios de Itaguaçu da Bahia e Xique-Xique. No segundo semestre deste ano a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) deverá selecionar os 245 agricultores, a cooperativa e as duas empresas que ocuparão esta etapa do projeto – 4,3 mil hectares – por meio de Concessão de Direito Real de Uso (CDRU). A autorização para publicação da seleção pública foi concedida à Codevasf nesta quinta-feira (23) pelo ministro da Integração Nacional (MI), Fernando Bezerra Coelho, durante a inauguração, pelo governador Jaques Wagner, da Adutora do São Francisco, em Itaguaçu da Bahia (BA), região de Irecê. Na solenidade, que teve a presença do presidente da Codevasf, Elmo Vaz, foram assinados documentos que levarão novas ações da Companhia para a região. “A Codevasf está oferecendo não apenas a estrutura completa de irrigação, como também facilitando o acesso dos futuros agricultores do perímetro a linhas de crédito que viabilizem sua produção”, destacou Elmo Vaz, que durante a solenidade assinou termo de compromisso com o Banco do Nordeste para oferta de uma carteira de R$ 272,8 milhões, por meio do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), para fomento do Baixio.

Os agricultores irrigantes que participarem da seleção pública concorrerão a 47 lotes de 6 hectares – voltados exclusivamente para a produção familiar –, 160 lotes de 15 hectares e 38 lotes de 31 hectares. O lote destinado para uma cooperativa será de 201 hectares, enquanto os dois lotes empresariais serão de 105 e 146 hectares. Em visita a uma estação de tratamento de água da Adutora do São Francisco no distrito de Rio Verde, em Itaguaçu da Bahia, o presidente da Codevasf explicou que a ocupação da primeira etapa do Baixio de Irecê representa uma esperança para a região e que os lotes foram divididos em tamanhos menores em atendimento à demanda regional. “Nós vamos priorizar os produtores da região, os produtores de Itaguaçu, de Xique-Xique e de Irecê – os produtores aqui que querem a oportunidade de ter um pedaço de terra molhada. A irrigação transformou a minha terra [Petrolina] e o Baixio de Irecê vai transformar a terra de vocês”, disse no evento o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, que anunciou novos recursos do programa Água para Todos para a Bahia: R$ 60 milhões .

FONTE: CODEVASF .

2 comentários:

  1. MINISTRO BEZERRA COELHO, NEM SEMPRE TRANSFORMA, DEPENDE DA COMERCIALIZAÇÃO DO PRODUTO. EM BOM JESUS DA LAPA POR EXEMPLO, OS PEQUENOS QUE RECEBERAM LOTES VENDERAM PARA OS GRANDES E ACABARAM FICANDO SEM NADA. OS GRANDES TAMBEM ESTÃO LASCADOS POR FALTA DE COMERCIALIZAÇÃO E SÓ PLANTAM BANANA.

    ResponderExcluir

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.