10/10/2014

DIRIGENTES, ASSESSORES E FUNCIONÁRIOS DO SINTEPAV-BAHIA UNIDOS NO COMBATE AO CÂNCER DE MAMA .

Sintepav BA realiza campanha de incentivo combate ao câncer de mama .

Com o tema “O primeiro passo é se tocar”, o Sintepav Bahia realiza no mês de outubro uma campanha de incentivo a realização do autoexame e mamografia em combate ao câncer de mama. Os dirigentes, assessores e funcionários do sindicato, demonstraram apoio a causa, vestindo rosa e utilizando a fita da mesma cor, ambos símbolos da campanha, conhecida mundialmente como o Outubro Rosa . 

Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer) as chances de cura para esse tipo de tumor chegam a 95% quando diagnosticado precocemente. Para a diretora de Políticas para as Mulheres do Sintepav BA, Maria do Amparo, é necessário alertar as mulheres sobre a importância da realização de exames periódicos e a informação é o primeiro passo. “Através da campanha vamos reforçar o trabalho desenvolvido com as mulheres com o objetivo de que sejam sensibilizadas e passem a realizar o autoexame, além da mamografia, já que o diagnostico precoce possibilita a cura”, declara Maria do Amparo.  

Passo a passo – Para fazer o autoexame, coloque as mãos na cintura e verifique o formato, tamanho e contorno dos seus seios, observando se existem alterações na região da pele, aréola e mamilo. Leve um braço até a cabeça, examinando cada uma das mamas com a mão oposta ao lado do braço levantado em busca de alterações. Deitada, posicione uma das mãos sob a cabeça com a parte interna dos dedos da outra mão, pressionando no sentido de fora para dentro, em forma de espiral. Em caso de anormalidades, procure o médico.

Mamografia – A recomendação é que todas as mulheres acima dos 40 anos devem fazer mamografia anualmente. Nos casos de câncer de mama na família, a recomendação é a partir dos 35 anos.

FONTE: ASCOM SINTEPAV-BA .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.