25/04/2015

CONHEÇA O DISTRITO DE COPIXABA! SERIE POVOADOS E DISTRITOS DE XIQUE-XIQUE E REGIÃO!

O distrito de Copixaba em Xique-Xique possui uma população de cerca de 4.200 pessoas, esta entre os cinco distrito mais populosos da Bahia .

O Povoado de Copixaba em Xique Xique-(BA), foi criado pela lei municipal de 28-04-1900, nessa época foram criados os distritos de Mata Fome e Tiririca e anexados ao município de Chique-Chique. Pelo decreto estadual nº 11089, de 30-11-1938, o distrito de Mata Fome, Pedras e Canabrava do São Gonçalo passaram a denominar-se, respectivamente, Ibiacema, Marrecas e Uibaí. Pela lei estadual nº 628, de 30-12-1953, o distrito de Ibiacema teve a denominação alterada para Copixaba. O padroeiro de Copixaba é São Sebastião, a igreja matriz se parece com a de Xique-Xique .

O povoado de Copixaba no município de Xique-Xique fica somente a 6 km da cidade de Morpará, bem nas margens do Rio São Francisco, banhado pela represa denominada de Ipueira (Nome também de um trecho em Xique-Xique), o distrito Copixaba possui uma população de pouco mais de 4.200 moradores e faz divisa com os povoados de Ilhota, Barro Branco, Barbeiro, Pajeú e Retiro da Picada. A principal via de acesso é a Rua São José que está localizada no Centro do povoado, o Cep é 47430-000. Um dos maiores eventos no povoado e região são a Vaquejada que acontece no Parque Dois Irmãos na Vila Santa Cruz , antigo Saco da Cruz , nas imediações entre Copixaba e Retiro da Picada, o Copixaba Fest e Paredão do Som realizados no mês de janeiro em Copixaba. Pra homenagear o povoado, o Copixabense Gilmerio Queiroz Amorim, mais conhecido como Mero residente em São Paulo a muitos anos, organiza sempre no final do mês de maio o Encontro dos Copixabenses de Xique-Xique e região na capital paulista .

FONTE: XIQUESAMPA .

Um comentário:

  1. Boa tarde Adriano,por que vc não faz tipo um livro digital falando especialmente dos descritos de xique xique ba ,falando das ilhas em fim da história de xique porém só da zona rural ,por que poucas pessoas sabem da história da zona rural de xique xique ba, em fim séria de muito aproveito saber da cultura, costumes, folclore, lendas desses povoados ,localidade,ilhas etc....aparo sua resposta ....parabéns pelo seu blog e suas histórias 👏

    ResponderExcluir

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.