21/04/2015

XIQUEXIQUENSE DONA "BELEZA" COMPLETOU 100 ANOS .

No dia 09 de março de 2015, Felisbela de Miranda Guedes, conhecida como Dona Beleza, completou 100 anos de vida! A data foi celebrada, no dia 07 de março de 2015, com missa na Igreja Matriz do Senhor do Bonfim, e com festa na Loja Maçônica Luz, Verdade & Justiça, na cidade de Xique-Xique, na Bahia.

Dona Beleza, católica com crença na doutrina espírita, devota de Santo Antônio, mulher de muita fé, nasceu em um barco atravessando a Ipueira, próximo à Xique-Xique, quando fugia de revoltas que estavam acontecendo nessa cidade. Suas origens também estão na Chapada Velha, no município de Gentio do Ouro, mais precisamente na vila de Gameleira do Assuruá, onde nasceram seus pais Joaquim Miranda e Hermínia Bessa. Felisbela de Miranda Guedes ganhou o apelido de Dona Beleza devido a sua pele rosa e a sua beleza que encantavam a todos. Seus pais eram donos do Hotel Bessa, em Xique-Xique, mas a vida não era fácil para a família Bessa e assim Dona Beleza com suas irmãs resolveram fazer doces para vender e colaborar com a renda familiar. Em 5 (cinco) de junho de 1936, Dona Beleza casou-se com o Sr. Osmar Guedes, que era escrivão do Civil. Juntos tiveram 10 filhos. Sete deles faleceram ainda muito pequenos. Ficaram três filhos: Oscar Armando de Miranda Guedes, Osmir Augusto de Miranda Guedes e Clélia de Miranda Guedes. Trabalhou como gerente da Loja Simpatia de Carlos Souza, em Xique-Xique. Depois se tornou proprietária da loja.

Entre 1959 e 1963, Dona Beleza foi auxiliar na administração do prefeito de Xique-Xique, Francisco Marçal da Silva. Trabalhou na secretaria municipal na gestão do prefeito de Xique-Xique, Joel Firmo Meira, conhecido como Maninho Meira, que a definia como “exímia datilógrafa, muito organizada, inteligente e criativa”. Depois de muita luta, resolveu se dedicar apenas à sua família, esposo e filhos. Por muitos anos exerceu a profissão de costureira, mas não com fins lucrativos e sim para ajudar as pessoas carentes, pois Dona Beleza passava o ano todo costurando lindas roupas e colchas para distribuir no mês de dezembro às famílias mais carentes do município. Quando não foi mais possível exercer as funções de costureira, não se contentou em ficar sem ajudar as pessoas e passou a estender a mão àqueles que lhe pediam na porta da sua casa, dando-lhes agasalhos, roupas e comida. Com um grupo de mulheres, Dona Beleza fundou o Clube Joir Brasileiro que mais tarde recebeu o nome de Clube da Fraternidade Zita Magalhães, e que, atualmente, tem o nome de Loja Maçônica Luz, Verdade e Justiça, local mais conhecido como "Maçonaria" e escolhido para a celebração do seus 90 anos, em 2005, e também para a celebração dos seus 100 anos, ocorrido no dia 07 de março de 2015.

Felisbela de Miranda Guedes é um exemplo de vida, uma mulher amorosa, simpática e confiante. Com muita fé conseguiu chegar ao seu centenário lúcida de tudo que ocorre a seu redor e com organização e inteligência administra a sua vida. Avó de seis netos (Kelly, Osmar, Káthia, Frederico, Oscar e Marcelo) e bisavó de seis netos (Ruan, Sabrine, Karine, Dayves, Kate e Sophia), ela aguarda a chegada de mais um bisneto, prevista para novembro deste ano. Nesses 100 anos, ela conseguiu vencer todas as dificuldades da vida e vem hoje aqui nos mostrar que é possível viver 100 anos e ser uma pessoa feliz, jovial, sincera e verdadeiramente apaixonada pela vida. Essa é Dona Beleza! 100 anos de vida! Dona Beleza, um século de amor à vida!

Por Oscar Guedes .

FONTE: XIQUESAMPA .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.