25/10/2015

DESERTO? IMAGEM E TRISTE REALIDADE! INFELIZMENTE A LAGOA DE ITAPARICA EM XIQUE-XIQUE SECOU .

A Lagoa de Itaparica em Xique Xique, sinônimo de fartura de peixes e muita água secou! Fenômeno nunca visto em nossa terra e região . 

Nos anos 80 Luiz dos Santos (Conhecido como Tonho de Marcolino), Carlos Luiz dos Santos, (Conhecido como Sinhorzinho) e José Luiz dos Santos (Conhecido como José de Tonho), os três eram quem tomavam conta da Lagoa de Itaparica, numa época de muita fartura, os mesmo faziam partilha de peixes para os moradores da região, eram muitos queridos pelo povo de local bem como das proximidades como Saco dos Bois, Lavrinha e outros povoados vizinhos. Onde tinha muita água, hoje se passa carros e animais, com a seca a lagoa se transformou em campo de futebol. No visinho povoado de Pedra Vermelha existe um morador chamado Senhor Vandu sabe toda história daquele lugar, o mesmo é um contador de histórias da lagoa e de piadas, até hj o povo o procura o Senhor Vandu para relembrar dos velhos tempos. Recentemente o professor Railton Nascimento Barbosa visitou o local e chorou quando viu o estado em que se encontra o local. "A sensação que eu tive foi de estar em área totalmente devastada que pode não voltar mais ao que era antes, pois o canal que alimenta a mesma na época das cheias está totalmente assoreado, desde a Ponte de Aroldo até o Saco dos Bois. São quase 20 Km de canais, do Rio São Francisco até a foz na própria Lagoa. Sem contar que eu passei minha infância neste local, as pescarias com meus pais e meus queridos irmãos, as brincadeiras...durante a enchente de 1992, vimos as águas cobrirem o teto da casa de taipa e carnaúba onde morávamos. Hoje encontrá-la totalmente seca é de doer na alma", disse o professor Railton Nascimento Barbosa.

Sobre a Lagoa de Itaparica: Uma área de proteção ambiental (APA), esta localizada entre os Municípios de Xique-Xique e Gentio Do Ouro-BA! Fica em uma Unidade de Conservação e impressiona pela beleza dos espelhos d’água e pela presença das matas de carnaúbas, que rodeiam a lagoa. É possível avistar a lagoa de diversas partes das formações rochosas em Santo Inácio. A Lagoa de Itaparica possui 78.550 ha. A Lagoa de Itaparica é conhecida por suas belezas naturais, pela sua biodiversidade e pela presença constante dos carnaubais e plantas aquáticas como a vitória- régia. Além do belo visual oferecido em grande parte do ano, a lagoa de Itaparica atrai pescadores profissionais e amadores, pois ali se refugiam os maiores exemplares de peixes como surubim e dourado, desejados por todos.

Colaboração: Railton Nascimento Barbosa e Lilian Magalhães .
Fotos: Railton Nascimento Barbosa .
Texto e Pesquisa: Adriano Brito.

FONTE: XIQUESAMPA .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.