12/05/2016

IFBAIANO DE XIQUE-XIQUE! EDUARDO SALLES COMEMORA LIBERAÇÃO DE RECURSOS E FUNCIONAMENTO.

O IFBaiano oferece 3.055 vagas anuais na Bahia para estudantes do ensino médio, superior e pós-graduação.

Em Brasília na última segunda-feira (9), o Deputado Estadual Eduardo Salles participou, juntamente com o reitor do IF Baiano, Geovani Nascimento, da cerimônia de inauguração do Campus de Serrinha. Durante o evento, o parlamentar comemorou a notícia de que a SETEC/MEC (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação) autorizou o funcionamento dos Campi do IFBaiano em Xique-Xique, Alagoinhas e Itaberaba. Na prática, a autorização dada pelo Ministério da Educação permitiu a liberação orçamentária de 40% dos recursos necessários para o término das obras de construção das unidades de Xique-Xique e Itaberaba, na ordem de R$ 15 milhões. O valor, conforme o reitor, permitirá atualização e adequação dos projetos à quantia liberada pelo Ministério da Educação. Geovani Nascimento acredita que vai poder realizar uma nova licitação para o reinício das obras o mais rápido possível. Outro ponto comemorado pelo deputado e o reitor foi a liberação de recursos para o início das aulas. 

Enquanto as sedes do IFBaiano não ficam prontas, as salas de aula funcionarão em instalações provisórias. Segundo Carlindo Rodrigues, diretor do Campus de Xique-Xique, após as diversas reuniões realizadas com as presenças do Prefeito de Xique-Xique Ricardo Magalhães, do Deputado Estadual Eduardo Salles, do Deputado Federal Cacá Leão e do Vice-Governador João Leão, a expectativa é que as aulas no município comecem no segundo semestre, mesmo sem o término das obras da sede própria. “Estamos finalizando com a Prefeitura a cessão de salas para realizarmos as aulas”, explicou Carlindo Rodrigues. Em Xique-Xique, neste primeiro momento, serão oferecidos cursos de FIC (Formação Inicial Continuada) de operador de irrigação, agricultor familiar, auxiliar agropecuário e auxiliar técnico em agroecologia. “Serão 350 vagas disponíveis”, afirma Carlindo Rodrigues.

Obras: A construção da sede própria do IFBaiano está paralisada porque a empresa que venceu a licitação declarou falência e suspendeu os trabalhos. Conforme Carlindo Rodrigues, ainda são necessários em torno de R$ 15 milhões para finalizar as construções dos módulos pedagógicos, administrativo e o laboratório. “Como deputado representante de Xique-Xique, tenho muito interesse em ver o IFBaiano funcionando e criando oportunidades para os jovens de Xique-Xique”, disse Eduardo Salles.

FONTE: ASCOM/EDUARDO SALLES .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.