29/11/2017

SÓCRATES JR (MORAL) PODE SAIR CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL PELO PSOL.

Sócrates Jr (Taxista Moral) pode sair candidato a Deputado Estadual em 2018! Atualmente Sócrates Jr. Tem um programa na Rádio Mais Fm de Irecê. 

As eleições de 2018 se aproximam e vamos as urnas escolher os representantes para o governo federal, estadual, além de senadores, deputados federais e estaduais. Na região de Irecê alguns nomes se apresentam como possíveis candidatos a deputado estadual e que poderão representar a microrregião na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) de 2019 a 2022. Além de nomes conhecidos no cenário político de Irecê e região como Jacó (PT), Zé das Virgens (PcdoB), Zé Carlos da Cebola, Luizinho Sobral (PTN) e Reinaldo Braga (PSL) o nome de Sócrates Júnior – Moral (PSOL)  poderá também ser um dos nomes a compor a disputa por uma das 63 vagas da ALBA em 2018. Sócrates tem 33 anos, nasceu em Irecê, mas viveu boa parte de sua vida em Xique-Xique, onde estudou e trabalhou. É filho de Sócrates da “EBDA” e de D. Neta, pai de Ana Júlia, irmão de Adriana, Angela, Pâmela e Lucas, hoje é locutor na Rádio Mais FM e sócio na empresa de Audiovisual “Nestante”, filiado ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), foi presidente do Diretório de Xique-Xique até 2016 e hoje é Secretário de Comunicação no Diretório Municipal de Irecê. Tem superior incompleto em Cinema na UFRB (Universidade Federal do Recôncavo) tendo atuado em mais de 12 filmes e ficou conhecido como o personagem viral de internet “Moto Táxi Moral” que criticava de forma cômica e criativa à ex-gestão de Irecê, alcançando a somatória de aproximadamente 1,5 milhões de visualizações no facebook. Vamos conversar um pouco com essa figura ribeirinha-caatingueira que já cantou na Sambart e hoje está na política regional.

XiqueSampa – Você será candidato a deputado Estadual?

Sócrates Júnior-Há essa possibilidade sim, mas o PSOL pensa de forma coletiva, se democraticamente o partido se convencer com a maioria que meu nome tem as condições necessárias para ser apresentado como possível candidato a Deputado Estadual, lá estarei.

XS – Quais seriam os nomes do PSOL para representar a Região de Irecê ?

SJ–O PSOL tem crescido muito na região, não somente em número de filiados, mas também nos quadros e na formação contínua, além de diretórios que sempre estão sendo instituídos na região. Davi Tourinho, hoje é o nosso representante municipal, além de ser membro do Diretório Estadual, participamos da plenária Estadual, que escolheu Fábio como novo presidente estadual, mas ele prefere ficar na articulação e na formação política. Temos um excelente quadro na região, com nomes muito bons, como Rodolfo Carneiro, que é cientista político e professor universitário, tem Ruby Santos, professora, militante LGBTQ+  que vem desempenhando um importante papel  na luta feminista na região, temos Jamile Calado, adovagada e uma aguerrida militante de Mulungu do Morro, Pâmela Lúcia, farmacêutica que vem construindo uma forte luta pelos direitos da classe e da saúde na região, Railton Barbosa, professor, ambientalista e conhecido como Guardião do Velho Chico, foi candidato a vereador com uma aceitação histórica em Xique-Xique, Saul Rocha, sindicalista e professor com uma militância forte e aguerrida, Paulo Victor, militante LGBTQ+ e jovem com força na luta, Vinicius Kabelo, filiado recentemento com uma construção bacana na militância, Pitágoras Souza, jovem militante de Xique-Xique que representa com excelência sua comuidade, Paulo Martins, grande filiado do partido que vem também galgando ótimas forças, são muitos nomes bons, ótimos quadros. Não caberia numa entrevista.

XS–Mas dentre os nomes do PSOL, quais desses poderão concorrer em 2018?

SJ–Então, ao meu ver, há muitas possibilidades dentro de um partido tão diverso e democrático, mas até então fala-se em Sócrates Júnior como provável candidato a Deputado Estadual, Railton Barbosa (Xique-Xique) e Paulo Martins (Central) como possíveis candidatos a Deputado Federal.

XS–O Candidato Será Sócrates Júnior ou Moral?

SJ–Sócrates, claro. Respeito muito a importância do personagem Moral na política regional, mas ele é um personagem, que pode, ou não aparecer em diversas campanhas. Inclusive o personagem fez parte de duas campanhas em 2016, tanto em Irecê, quanto em Feira de Santana. Mas há sim, porque não, a possibilidade dele participar ativamente de uma provável campanha em 2018, seja comigo, ou com outras pessoas, inclusive, podendo nem ser eu o ator, né, o futuro a Deus pertence.

XS–O Moral tá sumido, por onde ele tem andado?

SJ–Moral é um personagem, ele nem some e nem desaparece, ele é uma ficção e como tal prescinde de tempo, espaço, roteiro, enredo. Tenho trabalhado em outras produções audiovisuais, como por exemplo o filme “A Estátua Inabitada” onde atuo como o “Poeta” e a possibilidade de retorno aos palcos tanto com banda, como no teatro.

XS–O que te motiva a ser possivelmente candidato a deputado?

SJ- A possibilidade de  uma representação popular com mandato coletivo, que dialogue com a diversidade, com as minorias, que tenha a juventude como sua perecepção mais representativa. 1/3 da população regional é de jovens entre 15 a 29 anos, uma parcela muito grande, que precisa ser atendida, que necessita de mais cursos na universidade estadual, tanto em Xique-Xique, quanto em Irecê, e porque não sedes em outras cidades?! cursos voltados para as necessidades regionais, que formem agrônomos, veterinários, agorecologistas, engenheiros de pesca, ambientais, professores nas diversas áreas e muitos outros profissionais. A juventude tem de ser abraçada além da educação de qualidade e fortalecida, tem de ter espaços de convivência, residencias universitárias nas diversas cidades. Imagina aí, uma universidade estadual fortalecida com diversos cursos, uma residência pública a nível regional onde possa ter estudantes de diversas cidades atendidos? Bom, todo né?! Além disso temos que combater o machismo, o femincídio na região é assustador. Temos que combater a homofobia, o racismo e buscar fomentar as comunidades quilombolas e a juventude rural. Temos de olhar pra juventude negra, o extermínio é assustador. Temos de nos preocupar com a segurança, os altos índicios de homícidio na região tem de ter uma preocupação das forças estaduais. É clichê, mas tem de ser dito e repetido, a educação é a principal mola propulsora, mas associado a políticas públicas voltadas para a cultura, pois onde não há cultura a violência e a criminalidade faz protagonistas e plateias.

Por Adriano Brito.

FONTE: XIQUESAMPA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.