25/03/2018

XIQUE-XIQUE TEM TUDO PARA SER UMA POTÊNCIA DO AGRONEGÓCIO NA BAHIA.

Xique-Xique (BA) tem  aproximadamente 50.000 habitantes, banhada pelo Rio São Francisco, abriga um Porto de grande importância para economia da região.

O Rio São Francisco, um dos principais cursos de água do Brasil, corta o município de Xique-Xique e movimenta a economia local, alem de trazer beleza e esperança de dias melhores ao município. É preciso que o poder público tome iniciativa de revitalizar e preservar o velho chico. A cidade é plana, solo fértil e com grande probabilidade de ser uma potencia do agronegócio na bahia. Como aconteceu com a então Mimoso do Oeste na época distrito de Barreiras e hoje a cidade de Luiz Eduardo Magalhães.  Depois da inauguração do Baixio no povoado da Boa Vista do Santo Antônio. Para chegar em Xique-Xique é muito fácil! Partindo de Salvador pela BR-324, sentido Feira de Santana, seguir pela BA-052, (Estrada do Feijão), passando por Baixa Grande, Mundo Novo, Morro do Chapéu, Irecê, Central, mais 44 km até Xique–Xique. Distância de Salvador: 587 km. O percurso é feito em 6 horas de carro e 10 horas de Ônibus pela Viação Sol (Antiga Águia Branca). 

Em Xique-Xique há váras atrações turística como o Parque Aquático Ponta das Pedras (PAPP) que fica situado próximo ao Hospital Julieta Viana. Toda a população da região, frequenta este parque durante os domingos, que é o dia em que o Parque funciona. Nele há piscinas infantis com alguns brinquedos e também piscinas para adultos. Ilha do Miradouro (Construída entre os séculos XVI e XVII um dos templos mais antigos da Bahia) onde primeiro núcleo populacional de Xique-Xique foi formado por garimpeiros e pescadores bem como o desenvolvimento e a formação da comunidade e como foi construído a secular igreja de Nossa Senhora de Sant’Ana patrimônio do estado. Dunas de água doce sobre o Rio São Francisco, área de proteção ambiental, as maiores da América Latina. Lagoa de Itaparica, maior lagoa do Rio São Francisco, área de proteção ambiental. São vários povoados formados em ilhas sobre o velho chico, além ótimos riachos e praias de água doce. Durante a Festa da Cidade atrações locais, regional e nacional são realizadas entre os dias 10 e 13 de junho. A rede hoteleira conta com ótimos hotéis como Hotel, J. Macedo, Carranca Grande Hotel, Xiqque-Xique Palace Hotel, Pousada Paiva, Pousada São José e mais de 10 pousadas confortáveis para receber seus visitantes. No centro da cidades há sorveterias que funcionam há bastante tempo. Dentre elas a mais tradicional que é a Sorveteria do Quinca (considerado o melhor sorvete da região norte e oeste baiano), Rei do Açai, Ki-Delicia, todas localizadas na região central da cidade.

O município de Xique-Xique conta com diversas escolas públicas e privadas, ambos com educação do maternal ao ensino médio. O maior colégio de Xique-Xique chama-se Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães, mais conhecido como "Modelo". O Mais antigo deles é o Colégio Senhor do Bonfim (CMSB), além do CEEP (Antigo Colégio Reinaldo Braga), Colégio Polivalente, Cécilia Meireles. Escolas Supeiores como Uneb, Unopar e Ifbaiano, e mais outros polos de ensino a distância e semi-presencial. O Baixio da Boa Vista batizado como Baixio de Irecê, mas que a comunidade luta para a mudança na denominação para Baixio da Boa Vista. É o maior projeto de irrigação da América Latina e o 3° maior do mundo, esta localizado no povoado de Boa Vista de Santo Antônio em Xique-Xique tem uma área irrigável de 59.375 ha, até o momento foram investidos cerca de 1,5 bilhão. As estimativas são de que essas duas primeiras etapas do projeto gerem cerca de 25 mil empregos diretos e indiretos em empreendimentos de pequeno, médio e grande portes. Participaram do ato de inauguração no dia 23 de março o presidente da República, Michel Temer, o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, e o presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Avelino Neiva, Prefeito Reinaldo Braga Filho, Deputado Reinaldo Braga entre outras autoridades. São 9 etapas no total, podendo gerar cerca de 100.000 empregos.

A cidade conta com 4 agências bancárias: Bradesco, Brasil, Caixa Economica Federal e Banco do Nordeste, alem de correspondestes da Caixa e Bradesco. São três emissoras de Rádios: Rádio Tribuna do Vale do São Francisco (AM) e Rádio Fm Xique-Xique (Pertencentes ao Grupo Deputado Reinaldo Braga de Comunicação) e Rádio Cactus Fm Comunitária. Na área da saúde conta com o Hospital Julieta Viana, PSFs, e clínicas particulares como Cemi, Cdm, Comt, Top Dente e Pilates Estúdio, Fisiocop, Fisiovital dentre outras. Restaurantes como Supremo Sabor, Churracaria e Restaurante Bode e Cia, Restaurante da Marlene, Restaurante do Carranca Grande Hotel, Kanella’s Bar, Ruys Bar, Restaurante Demorou, Ponto do Mocotó da Irene, Restaurante Irecê Xique e muitos outros que servem um delicioso peixe cozido ou fritoe comidas regional, como no Ceasa, Barzinhos do Cais, etc. O comércio é bem movimentado, principalmente nas culturas que são produzidas no município, com grande movimentação no Porto da Beira do Rio com canos e barcos que chegam a todo instante com  toda produção para ser distribuída em Xique-Xique e região. Lojas como Americanas, Magazile Luiza, São duas Casas Freires, Center Moveis e Eletros, Moveis Nordeste, Shopping da Casa e Lojas Sinai, A Casa Moveis, CAD Água Dourada e muitas outras lojas tradicionais em nossa cidade. Barzinhos é o que não falta na cidade, são vários. Destaque para Abrigo Fes, Boteco Macedo, Pios Bar, Espetinho do Theo, Bar de João Costurado na "Praça dos Quiosques", 

Por Adriano Brito.

FONTE: XIQUESAMPA.

2 comentários:

  1. Se não fosse os Bragas a cidade já teria se desenvolvido há muito tempo. Essa família Braga é que acabou com o desenvolvimento de xique-xique. E tem gente que ainda vota nesse povo.

    ResponderExcluir
  2. Esqueceu de mencionar a FISIOCOP.

    ResponderExcluir

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.